Páginas

3 de novembro de 2010

"Alimentação" - Intervenção


No decorrer da intervenção com a família A, constatou-se na área da alimentação, ausência de confecção de refeições saudáveis.
Foi trabalhado com os 4 elementos do agregado, o casal e duas crianças, a importância da refeição mais importante do dia, o pequeno almoço, sobretudo para as crianças. Houve necessidade de acompanhar num longo período a observação da confecção do pequeno almoço, até que este fosse incluído na rotina diária. Foi-lhes explicado que com a ausência desta refeição a rentabilidade e aprendizagem na escola não é a mesma.

Foi proposto a aprendizagem e confecção de pratos saudáveis e económicos, tais como: arroz com salsichas, arroz com atum, pataniscas com arroz de feijão, massa à bolonhesa, entre outros.
Estas actividades foram concretizadas envolvendo outras famílias e desenvolvidas no espaço habitacional de cada uma, alternadamente. Foi feito o acompanhamento das senhoras aos supermercados para comparar preços e ver produtos alternativos e incentivo ao consumo de marcas brancas.

Em conjunto com a família, iniciou-se a elaboração de ementa semanal, de acordo com os produtos alimentares existentes. De seguida elaborou-se uma lista de compras, como prática ao longo da intervenção, de forma a sensibilizar para a poupança e evitar gastos excessivos em produtos menos necessários. Foi ainda abordada a roda dos alimentos, educando a família para as porções a consumir de cada grupo de alimentos de forma a contemplar refeições saudáveis.

No decorrer da intervenção, a família mostrou empenho na aprendizagem, embora com retrocessos que iam sendo ultrapassados com a persistência das auxiliares.

Maria de Belém Freitas
Sara Silva
Ana Maria Cardoso

AAD do GAAS da Casa do Povo de Fermentões

2 comentários:

  1. E a família o que achou desta iniciativa?
    Eu achei muito interessante o vosso trabalho. Continuem!

    ResponderEliminar
  2. A família foi-se envolvendo na aprendizagem da confecção das refeições e acabou por ter a iniciativa de preparar por si prórpia e incluir na ementa semanal. Foi interessante a consciencialização no que respeita às dieferenças de preços das diversas marcas e a poupança que poderiam fazer se optarem por marcas brancas. A avaliação da reacçãoda família é positiva.

    ResponderEliminar