Páginas

26 de novembro de 2010

"Pobreza e Exclusão Social"



Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal
Núcleo Distrital de Braga
Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq.
4700-251 Braga
T. +00351 253.331001
www.reapn.org

24 de novembro de 2010

“Alimentação Saudável a baixo Custo”


O mês de Outubro é foi o mês da alimentação saudável, onde se relembrou a importância da alimentação e o impacto que tem na nossa vida diária. Desta forma, o Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social (GAAS) da Associação Sócio-Cultural de S. Gens de Salamonde (Vieira do Minho) achou pertinente realizar uma acção onde abordamos questões de como fazer uma alimentação saudável e económica.


A acção “Alimentação Saudável a baixo Custo” teve início no dia 23 de Outubro, com a participação de oito beneficiárias.
Esta acção tem como objectivos sensibilizar os beneficiários para a adopção de práticas de hábitos alimentares saudáveis, conhecer técnicas de armazenamento e conservação dos alimentos, sensibilizar os utentes para o reaproveitamento de sobras e alimentação saudável e económicas, conhecer práticas e receitas de reaproveitamento de sobras e receitas económicas e promover a troca de experiências entre as famílias.

No decorrer da acção tivemos a participação de uma enfermeira do Centro de Saúde que abordou o tema da alimentação saudável e os problemas de saúde que podem advir de uma má alimentação durante a sessão a enfermeira convidou as beneficiarias para um pequeno rastreio da diabetes, calcular o IMC e medir a tensão arterial. Neste rastreio foram detectados alguns problemas de saúde nomeadamente a diabetes e excesso de peso, a enfermeira aconselhou a marcação de uma consulta para o médico de família.

Numa fase posterior, a acção decorrerá numa para confeccionar algumas receitas saudáveis, económicas e de reaproveitamento de sobras onde terão também oportunidade de trocar experiências. A compra dos ingredientes será efectuada por algumas beneficiárias e ajudante familiar que auxiliará na compra de produtos a preços económica. Ainda no âmbito da formação, e aproveitando a «nova pirâmide da alimentação» o grupo irá participar numa aula de ginástica no ginásio municipal e com a contribuição de uma professora de Educação Física.



23 de novembro de 2010

"Gestão do Orçamento Familiar" - Intervenção


Os Ajudantes de Acção Directa do GAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa acompanham ao nível do rendimento Social de Inserção, dois agregados familiares ao nível da Gestão do Orçamento Familiar. Este acompanhamento começou após ter sido diagnosticado pelos Técnicos grandes dificuldades a este nível.

Caso 1
Trata-se de um agregado familiar com cinco elementos (a progenitora e quatro filhos). O marido da titular encontra-se detido. O acompanhamento ao nível da gestão do orçamento familiar tornou-se evidente, uma vez, que foi detectado pelos técnicos um elevado número de dívidas, sendo algumas bastante antigas. A nossa intervenção iniciou-se com a elaboração de um plano/tabela de gestão do orçamento familiar, onde constam os rendimentos, assim como as despesas mensais, dando prioridade às essenciais (alimentação, gás, água, electricidade, educação, renda).
Detectamos que a causa da maior dívida da titular eram compras efectuadas na mercearia da aldeia, assim sensibilizamos a mesma a realizar as compras em grandes superfícies, tendo sido inicialmente acompanhada por nós. Convém realçar que antes de acompanharmos a beneficiária às grandes superfícies, elaboramos em conjunto com a mesma uma ementa semanal na qual incluímos em maior número o consumo de alimentos mais saudáveis e económicos. Esta situação permitiu que a mesma não acumulasse mais dívidas e pudesse comprar produtos mais baratos (marca branca).
Ao longo do nosso acompanhamento fomo-nos apercebendo que havia despesas que poderiam ser evitadas, assim dirigimos a nossa intervenção nesse sentido. Verificamos que a progenitora não tinha o hábito de preparar o pequeno-almoço para as menores, dando-lhes dinheiro para o tomarem na escola, assim como o lanche.
Outra das estratégias passou por incentivar a beneficiária à colocação de telefone fixo, uma vez que nos apercebemos que semanalmente a mesma comprava dois cartões (no valor de 12,50€) para o marido lhe ligar da prisão para o telemóvel. A partir daí o marido começou a telefonar para o telefone fixo, tendo havido uma redução de custos considerável. Conseguimos ainda sensibilizar a titular a proceder ao cultivo do quintal, de forma a fazer face a algumas despesas através da colheita de alguns legumes.
Com esta intervenção, conseguimos fazer com que a beneficiária tivesse a noção de que a soma das receitas mensais era superior às despesas. Assim sendo, conseguimos que a mesma adquirisse competências que lhe permitiram fazer face às suas despesas e pagar as dívidas no prazo de um ano.

Caso 2 

Família de etnia cigana composta por 5 elementos (progenitora e quatro filhos). O companheiro da titular encontra-se detido. No decorrer do acompanhamento a esta família, verificou-se existir um elevado défice por parte da titular ao nível das competências da gestão do orçamento familiar. Existia um elevado número de dívidas (mercearia, farmácia, Infantário e EDP).
Para combater esta situação, foi criada uma tabela preenchida conjuntamente com a titular mensalmente, onde constam os rendimentos, as despesas e dívidas a pagar. Sensibilizou-se a mesma para a importância de dar prioridade ao pagamento das despesas essenciais, já referidas no caso 1, assim como o pagamento parcelado das dívidas, tendo sido estipulado com a titular o valor a pagar mensalmente e prazo de pagamento.
Neste momento, a beneficiária já conseguiu pagar as dívidas da farmácia, mercearia e infantário, faltando apenas terminar a da EDP, uma vez que era um valor bastante elevado.
Outra das situações em que havia uma má gestão do dinheiro estava relacionada com as despesas da titular sempre que visitava o companheiro na prisão (táxi; roupas novas; comida; tabaco e dinheiro para telefonemas). De realçar que estas visitas inicialmente eram realizadas semanalmente. Sensibilizou-se a beneficiária para a importância de reduzir o número de visitas, assim como os géneros que levava ao companheiro, de forma a conseguir economizar mais dinheiro, que lhe seria útil para o pagamento das dívidas.
Consideramos que neste caso, a nossa intervenção revelou-se de sucesso, uma vez que a titular conseguiu liquidar a maioria das dívidas, assim como se consciencializou a mesma para a importância de uma correcta gestão do orçamento familiar, uma vez que já consegue distinguir as despesas mais prioritárias.

Adriano Teixeira
Maria José Peixoto
Marisa Guimarães
Marisa Santos

19 de novembro de 2010

“Prevenção da Violência Escolar: Bullying”


O Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com o ACES de Vila Nova de Famalicão, vem, por este meio, convidar Vossas Excias, a participar na Acção de Formação “Prevenção da Violência Escolar: Bullying”, a realizar no próximo dia 25 de Novembro, pelas 18h, no Pequeno Auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

Intervenções
Moderador: Dr. Leonel Rocha (Vereador do Pelouro da Educação e Desporto)

18h – Prof. Doutora Beatriz Oliveira Pereira (Prof. Associada c/ Agr.), Universidade do Minho, Instituto de Educação

Destinatários
Direcção das Escolas, Docentes, Não docentes, Encarregados de Educação, Associação de Pais, outros profissionais

Conteúdos Programáticos

Os conceitos: Violência; Agressividade; Indisciplina; Bullying;

Formas de manifestação

Os perfis:
- Vitima;
- Agressor;

Sinais de alerta,

O papel da escola:
- Metodologias de Intervenção;
- Promoção de competências pessoais e sociais em crianças e jovens;
- Monitorização de recreios;
- Dinâmicas de grupo.

Inscrição

Solicitamos confirmação por e-mail: serviçoseducativos@vilanovadefamalicao.org / claudiacosta@vilanovadefamalicao.org
Tel.: 252 308 240/252 320 954 – Cláudia Costa/Isabel Marques/Mariana Pereira
Fax: 252 377 110

17 de novembro de 2010

"Sexualidade na Pessoa com Deficiência"


Vimos por este meio divulgar a Sessão de Informação / Formação subordinado ao tema "Sexualidade na Pessoa com Deficiência", que irá decorrer no próximo dia 20 de Novembro no Centro de Actividades Ocupacionais, Rua Joaquim Castro Gomes – Tamel São Veríssimo, das 10h00 às 12h00.

Esta formação será ministrada pelas formadoras 
do Projecto Átomo da Cerciag (Águeda)
- Maria Manuel Carvalho (Professora de Actividade Física Adaptada); 
- Catarina Marques (técnica de Serviço Social).

Esta iniciativa destina-se a todos os pais de alunos com Necessidades Educativas Especiais, bem como, à comunidade em geral.

16 de novembro de 2010

"Magusto Comunitário"


No dia de S. Martinho, realizou-se no Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa, da Delegação de Braga, um Magusto aberto à comunidade local, no qual participaram 16 utentes da Equipa de Atendimento e Acompanhamento Social. Alguns utentes faziam parte do Grupo de Reflexão “Interacção Pais-Filhos”, promovido pela Equipa, que está a decorrer às Quintas-Feiras durante o período da tarde. Essas utentes contribuíram para a realização da festa, trazendo castanhas (aquelas que tinham a actividade profissional ligada aos Trabalhos Agrícolas e que cultivam esse fruto) e ajudando a cortar as necessárias para a realização do Magusto. A experiência de darem o seu contributo na realização foi descrita como gratificante, sentindo que fizeram parte da festa como participantes/convidadas activas.
Para festejar o dia, a acompanhar as castanhas, havia caldo verde, broa e bebidas. A animação esteve a cargo do "Grupo dos Romeiros da Quinta do Sorrilhal”, que com as suas vozes, os vários instrumentos musicais e boa disposição conseguiram levar as pessoas a “darem um pezinho de dança”.
Os utentes comeram, beberam, dançaram e conviveram num ambiente de descontracção, com várias pessoas do Concelho e vários Técnicos do Centro Comunitário. Referiram que tiveram uma tarde bastante diferente do habitual e agradeceram à Equipa o convite que tinham recebido.


GAAS da Vila dePrado da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga
Vila de Prado - Vila Verde

15 de novembro de 2010

"Cidadania e Responsabilidade Social Empresarial (CRSE)" - Workshop


A Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal promove o Workshop sobre Cidadania e Responsabilidade Social Empresarial (CRSE), dirigido a Entidades Empregadoras e Técnicos de Intervenção Social, integrado nas Acções de Sensibilização a desenvolver no âmbito do Proj. JANUS (POPH, Tip. Interv. 6.1 – Formação para a Inclusão), que decorrerá no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Verde, no dia 19 de Novembro de 2010 (ver, por favor, o Programa e Ficha de Inscrição, em anexo)

Este Workshop tem como objectivos:

‐ contribuir para uma reflexão e partilha de boas práticas no domínio da CRSE;
‐ contribuir para o debate acerca dos benefícios e obstáculos que as empresas encontram na implementação e desenvolvimento das práticas de CRSE;
‐ contribuir para uma reflexão sobre os domínios de intervenção e os pilares estratégicos em que assentam os Projectos/Programas de CRSE;
‐ contribuir para o debate acerca dos domínios de intervenção empresarial que podem ser potenciados através do estabelecimento e desenvolvimento de parcerias entre as empresas e as entidades públicas e privadas, no domínio da CRSE;
‐ contribuir para uma reflexão acerca dos Programas de Apoio à Empregabilidade.

Inscrições/Informações:
 Carlos Barbosa
Coordenador do Projecto JANUS
Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal – Núcleo Distrital de Braga
Rua Ana Teixeira da Silva, 34 – 1º Esq., Real
4700-251 Braga
Tel.: 253 331 001 | Fax.: 253 331 002
Email: braga@reapn.org

12 de novembro de 2010

"Gestão do Orçamento familiar"


Num contexto de crise económico-financeira, o Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da Associação Sócio-Cultural S. Gens de Salamonde (Vieira do Minho) está a desenvolver acções de «Gestão do Orçamento familiar» em várias freguesias do Concelho. O objectivo essencial é orientar as famílias na gestão do orçamento familiar. Para isso, são facultadas várias dicas e procedimentos úteis para a poupança e rentabilização dos rendimentos.

A primeira acção decorreu na freguesia de Rossas, durante o mês de Outubro. Actualmente, uma nova acção iniciou na freguesia de Vieira do Minho. O programa prevê 5 sessões de uma hora e meia, incidindo sobre vários aspectos fundamentais para uma boa gestão do orçamento familiar:
- Diagnóstico de hábitos de consumo;
- Definição de orçamento;
- Elaboração de orçamento mensal;
- Dicas para poupar no orçamento: supermercados, comunicação, electrodomésticos, energia, água, vestuário e medicação;
- Dicas para evitar/pagar dívidas

Desta forma recorremos a várias actividades e dinâmicas práticas: inquérito, visualização de vídeos (exemplo), elaboração de orçamento mensal, leitura de dicas de revistas e do site da Deco, jogos práticos, etc.
Para o efeito, criámos um jogo pedagógico «Vamos às compras» com vista à aplicação dos rendimentos. Cada equipa constituída recebe um cheque com igual valor. Posteriormente, deverá efectuar as compras do mês, passando pelos passos abordados - elaboração de lista de compras, estabelecimento de prioridades, gestão do orçamento, etc. A equipa vencedora será a que conseguir, com o mesmo valor, efectuar as compras necessárias e, até mesmo, poupar algum. Para isso é colocado um conjunto de produtos com vários preços, uns de marca branca, outros de marcas mais conhecidas.

No que se refere ao endividamento, incidiu-se particularmente, na necessidade de evitar contrair dívidas. Todavia, para quem possui dívidas, sublinhou-se a importância do planeamento do pagamento das mesmas e do estabelecimento de objectivos/Metas mensais. Por fim, sugeriu-se ao presentes a construção de um mealheiro, para estimular a poupança e conseguir fazer o seu pé-de-meia para enfrentar situações inesperadas.



GAAS A.S.S de Salamonde
Vieira do Minho

10 de novembro de 2010

"Competências Pessoais e Sociais"


O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da Associação Sócio-Cultural de S. Gens de Salamonde (Vieira do Minho) iniciou um programa pedagógico, no dia 29/10/2010, com vista a trabalhar as Competências Pessoais e Sociais dos beneficiários do RSI dinamizado pela psicóloga e educadora.
O programa está a decorrer no concelho de Vieira do Minho, semanalmente, com um grupo de cinco beneficiárias. No entanto espera-se iniciar, o programa, com outros grupos noutras freguesias do concelho.

O programa é composto por 15 Sessões, seis delas destinadas ao trabalho das competências pessoais e as restantes destinadas as competências sociais. Assim, começa-se por trabalhar a auto-estima, o auto-conceito, gestão das emoções e objectivos pessoais. Num segundo momento abordam-se temas como a comunicação verbal e não verbal (vestuário, higiene, postura, expressões faciais, etc) valores, cidadania, estilos comportamentais, assertividade, aprender a dar e receber elegios, defender opinião, exprimir desacordo, lidar com injustiças.

O objectivo do programa é treinar as competências, quer pessoais quer sociais, apostando desta forma em dinâmicas grupais muito práticas: roll playing, dramatizações, resolução de casos práticos, visualização de filmes, debate, etc.

5 de novembro de 2010

Linha de Apoio à Prova de Condição de Recursos


A Segurança Social tem à disposição de todos os cidadãos uma linha de apoio temporária para ajudar no preenchimento da Prova de Condição de Recursos na Segurança Social.

Ligue 808 200 230, dias úteis das 09h00 às 18h00.

Assim, os cidadãos que recebem Abono de Família para Crianças e Jovens, Subsídio Social de Desemprego e titulares do Rendimento Social de Inserção, e que ainda não realizaram a Prova de Condição de Recursos, podem ligar para esta linha de apoio e solicitar ajuda no preenchimento do formulário bem como esclarecer as suas dúvidas.

A Prova é feita apenas no serviço Segurança Social Directa, no período indicado no ofício que receber na sua morada.

Se não tem a sua morada actualizada na Segurança Social e por isso não recebeu o ofício, tem na mesma que fazer a Prova de Condição de Recursos para continuar a receber os subsídios.

Pode actualizar a morada por telefone. Ligue 808 266 266 dias úteis, das 8h00 às 22h00.

Faça a Prova de Condição de Recursos na Segurança Social Directa.

Na intranet e internet encontra toda a informação acerca da Condição de Recursos.

"Saúde Postural "


A Sessão de Informação / Formação subordinado ao tema "Saúde Postural", irá decorrer no próximo dia 11 de Novembro na E.B. 2.3 Gonçalo Nunes, das 17h00 às 18h30.

Esta formação será ministrada pela equipa técnica do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) e pretende abranger todos os agrupamentos com os quais temos parceria.

Esta iniciativa destina-se a todos os pais de alunos com Necessidades Educativas Especiais, bem como, à comunidade em geral.

3 de novembro de 2010

"Alimentação" - Intervenção


No decorrer da intervenção com a família A, constatou-se na área da alimentação, ausência de confecção de refeições saudáveis.
Foi trabalhado com os 4 elementos do agregado, o casal e duas crianças, a importância da refeição mais importante do dia, o pequeno almoço, sobretudo para as crianças. Houve necessidade de acompanhar num longo período a observação da confecção do pequeno almoço, até que este fosse incluído na rotina diária. Foi-lhes explicado que com a ausência desta refeição a rentabilidade e aprendizagem na escola não é a mesma.

Foi proposto a aprendizagem e confecção de pratos saudáveis e económicos, tais como: arroz com salsichas, arroz com atum, pataniscas com arroz de feijão, massa à bolonhesa, entre outros.
Estas actividades foram concretizadas envolvendo outras famílias e desenvolvidas no espaço habitacional de cada uma, alternadamente. Foi feito o acompanhamento das senhoras aos supermercados para comparar preços e ver produtos alternativos e incentivo ao consumo de marcas brancas.

Em conjunto com a família, iniciou-se a elaboração de ementa semanal, de acordo com os produtos alimentares existentes. De seguida elaborou-se uma lista de compras, como prática ao longo da intervenção, de forma a sensibilizar para a poupança e evitar gastos excessivos em produtos menos necessários. Foi ainda abordada a roda dos alimentos, educando a família para as porções a consumir de cada grupo de alimentos de forma a contemplar refeições saudáveis.

No decorrer da intervenção, a família mostrou empenho na aprendizagem, embora com retrocessos que iam sendo ultrapassados com a persistência das auxiliares.

Maria de Belém Freitas
Sara Silva
Ana Maria Cardoso

AAD do GAAS da Casa do Povo de Fermentões