Páginas

15 de setembro de 2010

“Promoção da Saúde”

O Centro Social e Paroquial de Fragoso é uma Instituição Particular de Solidariedade Social presta serviços à comunidade envolvente com as valências de Creche, Centro de Dia, Actividades de Tempos Livres, Apoio Domiciliário e Atendimento/Acompanhamento Social à Comunidade. Adicionalmente, é promovido o apoio psicossocial em problemáticas associadas à perca de autonomia e auto-estima, isolamento social, organização da vida quotidiana, apoio ao exercício da cidadania e apoio familiar ao nível das relações e dinâmicas. O objectivo da instituição é rentabilizar os seus recursos, associados às necessidades da comunidade e apoiar de uma maneira sustentável, os problemas que grupos da população, em particular os grupos sociais mais desfavorecidos, vivenciam na sua vida quotidiana.

Neste sentido, o Serviço de Atendimento/Acompanhamento Social organizou mais uma actividade “Promoção da Saúde”, que decorreu no mês de Agosto de 2010, no CSPF e teve como objectivos informar, sensibilizar e fomentar estilos de vida saudável. O grupo era constituído por quinze pessoas, seis homens e nove mulheres, com idades compreendidas entre os 35 e 50 anos, desempregados de longa duração, baixa escolaridade e ausência de competências pessoais e sociais. Estes elementos tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos no âmbito da saúde com as sessões de três horas diárias, três vezes por semana, apresentadas por profissionais especializados: Professor de Educação Física - “Dizer Sim ao Exercício Físico”; Fisioterapeuta - “ A Fisioterapia na Reabilitação”; Podólogo - “Cuide os seus pés”; Médico de família - “Promoção da Saúde”; Enfermeiro -“Cuide da Sua Higiene”; Nutricionista -“ Faça uma Alimentação Saudável”.

Todos estes profissionais colaboraram de forma voluntária na actividade e contribuíram para o desenvolvimento pessoal e social dos elementos que constituíam o grupo, mas também, de forma indirecta, os maridos, filhos e/ou outros indivíduos com quem os formandos partilharam e partilharão a experiência. Ainda tivemos tempo de elaborar alguns trabalhos em grupo para sistematizar a informação das sessões e sairmos para actividades ao ar livre. As sessões foram organizadas tendo em conta as vulnerabilidades sociais da comunidade local patentes na área de intervenção do CSPF. Foram abordadas questões básicas como a higiene oral, higiene pessoal, alimentação, entre outras, valorizou-se a educação não formal, com o objectivo de facilitar aos formandos a compreensão dos conteúdos.

Pretendemos com esta actividade favorecer a participação activa dos elementos do grupo, valorizar as suas experiências pessoais e colaborar com os mesmos, no sentido destes encontrarem as suas próprias estratégias para a mudança de comportamentos (mais saudáveis).

Sem comentários:

Enviar um comentário