Páginas

20 de setembro de 2010

"Higiene Pessoal" - Intervenção

A Equipa do GAAS trabalhou a área da Higiene pessoal numa família monoparental (mãe e 2 crianças). Foram utilizados alguns instrumentos, nomeadamente mapas de tarefas destinadas à mãe para esta proceder ao tratamento de roupas; lembrar os banhos da própria e das crianças e respectiva higiene oral. Como a mãe não cumpria estas tarefas, a equipa passou a estar presente no tratamento de roupas para que houvesse sempre roupa lavada e arrumada nos respectivos roupeiros.

Posteriormente marcou-se 2 dias na semana para assistir e demonstrar como dar o banho às crianças. Como era ao final da tarde, as crianças vestiam logo o pijama já que habitualmente dormiam vestidas, porque, segundo a mãe, já estavam prontas no dia seguinte para irem para o infantário. Nestes dias a equipa tomava conta das crianças depois do banho para que a mãe tomasse banho também. Esta atendia ao nosso apelo e, pelo menos nestes 2 dias tratava da higiene já que habitualmente não o fazia, nem ao fim de semana.

A criança mais nova tinha piolhos, a equipa fez a desparatização à cabeça da menina na presença da mão para que esta aprendesse caso acontecesse de novo.
Esta família teve um período que cumpria muito bem as tarefas relacionadas com a higiene pessoal, no entanto tem avanços e retrocessos conforme a vontade da mãe. É um dos casos difíceis deste GAAS. Continua em acompanhamento.

No decorrer da intervenção com a família A, denotou-se ausência de banho regularmente, assim como a higiene oral. Entendeu-se então que se deveria apostar na sensibilização com a família para aquisição dos produtos de higiene necessários.

Iniciou-se com o uso de alguns instrumentos de trabalho tais como: mapa de banho e de higiene oral, onde cada elemento da família pudesse apontar o dia em que efectuou a higiene. A família foi receptiva a esta sugestão, uma vez que não consideravam o banho regular como rotina diária. Foi abordado com as crianças, a necessidade de efectuar a higiene todas as manhãs antes de irem para a escola. Houve necessidade da colaboração da AAD num certo período de tempo de observação até que estes o fizessem sozinhos e percebessem que era importante fazê-lo.

Abordou-se igualmente a ideia de que os pais são modelos para os filhos, devendo portanto manter hábitos de higiene. Foram envolvidos os pais nestas tarefas, responsabilizando a mãe no cuidado de os acompanhar na higiene oral e no banho.
Foi conseguido, após meses de insistência que estes efectuassem a higiene. Inicialmente com a necessidade de recorrer aos mapas elaborados e posteriormente com autonomia já o faziam sem este recurso. Com isto foi gratificante perceber que o trabalho desenvolvido teve resultados positivos.


Auxiliares de Acção Directa do GAAS Casa do Povo de Fermentões
Ana Maria Cardoso
Maria de Belém Freitas
Sara Silva

2 comentários:

  1. Acho bastante interessante o vosso trabalho, deve ser gratificante ajudar essas famílias, continuem beijos...

    ResponderEliminar