Páginas

17 de novembro de 2009

Projecto "Renascer no Feminino"

O projecto “Renascer no Feminino” baseia-se num conjunto de acções que visam a inclusão social das beneficiárias do Rendimento Social de Inserção.

Como é do conhecimento geral,o Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Social da Paróquia de Polvoreira tem como objectivo combater a pobreza e a exclusão social, através da prestação do Rendimento Social de Inserção, de modo a conferir às pessoas e aos seus agregados familiares apoios adaptados à sua situação pessoal, que contribuam para a satisfação das suas necessidades essenciais e favoreçam a progressiva inserção laboral, social e comunitária.

Neste sentido, o Gabinete considerou pertinente promover acções diversificadas no âmbito da Gestão Doméstica, da Saúde, das Competências Parentais e da Organização de Actividades Recreativas.

O projecto terá como público-alvo um conjunto de nove mulheres com idades compreendidas entre 32 e os 52 anos. A igualdade de género do grupo assentou no pressuposto de formação de um grupo homogéneo com características comuns, uma vez que se pretende desenvolver competências pessoais e sociais criando um espaço de diálogo e troca de experiencias, proporcionando a valorização do seu auto-conceito.

Com base na avaliação diagnóstica da equipa técnica, as principais problemáticas detectadas no grupo de trabalho são: baixa escolaridade, desemprego de longa duração e problemas de saúde. Assim sendo, a selecção do grupo surgiu do acompanhamento psicossocial do GAAS no qual se constataram as seguintes vulnerabilidades:

- Dificuldades na organização e gestão davida quotidiana, nomeadamente na gestão de contas e na gestão habitacional;

- Ausência de cuidados de higiene pessoais regulares;

- Ausência de hábitos alimentares saudáveis e adopção de comportamentos alimentares erróneos;

- Baixa auto-estima e sintomatologia depressiva consequente do isolamento social em que se encontram;

- Descuido da própria saúde e não utilização dos recursos de saúde (não comparência às consultas de medicina familiar e planeamento familiar).

- Dificuldade em estabelecer as directrizes educacionais, nomeadamente na delimitação de regras e limites e uma comunicação saudável com os filhos;

As acções a desenvolver são as seguintes:

Sessão – Gestão doméstica (29 de Outubro – período da tarde): esta sessão teve como objectivo fomentar um espaço privilegiado de partilha sobre gestão do orçamento familiar face aos reduzidos recursos do agregado familiar. Foram partilhados também conselhos úteis de poupança nas despesas fixas mensais, como por exemplo: luz, agua, gás, etc.

2ª Sessão – Gestão Habitacional (5 de Novembro - período da tarde): tem como intuito o esclarecimento/reflexão acerca da organização e limpeza do lar e partilha de experiências e dúvidas.

3ª Sessão – Aula de Yoga (10 de Novembro - período da manhã): tem como finalidade proporcionar ao grupo um momento lúdico, relaxante e uma experiência nunca antes vivida. Paralelamente, pretende-se também criar um espaço de maior proximidade, empatia e confiança entre as ajudantes de acção familiar e o grupo.

4ª Sessão – Workshop de Pastelaria (19 de Novembro - período da tarde) no qual se pretende ensinar a confeccionar dois bolos (semi-frios). A actividade surgiu do interesse que as beneficiárias demonstraram em aprender a fazer doces, dado não saberem e nunca terem feito. O objectivo passará fundamentalmente pelo saber-fazer, desenvolvendo a sua auto-estima e valorização no seio familiar. Para a execução desta actividade solicita-se a colaboração da cozinha do A.T.L no que concerne à cedência do espaço. Importa salientar que os ingredientes serão fornecidos gratuitamente por um supermercado.

- Sessões dinamizadas com a colaboração do ACES-Guimarães (Equipa de Saúde Pública) no desenvolvimentos de acções de sensibilização de forma a promover a educação para a saúde e a prevenção para a doença, nomeadamente ao nível do Planeamento Familiar, Alimentação e Higiene Corporal. Esta parceria foi já aprovada pelo Director do Centro de Saúde Guimarães e pelo Sr. Carlos Oliveira há algum tempo atrás, estando neste momento o GAAS a aguardar o agendamento das sessões.

6ª Sessão – Sessão intitulada “ Ser mãe” que tem como objectivo fundamental desenvolver competências parentais, apoiando as famílias na sua função educativa. A sessão abrange áreas como o auto-conhecimento, formas de comunicação, promoção de atitudes positivas e compreensão da educação enquanto processo em construção permanente. Como se considerou pertinente ser a última sessão, aguarda-se o agendamento das sessões dinamizadas pelo centro de saúde, para calendarizar esta mesma sessão.

Será importante salientar, que no final de cada sessão será entregue um questionário de avaliação das sessões aos intervenientes para que possamos obter algum feedback da pertinência das aprendizagens por parte dos mesmos no que diz respeito ao desenvolvimento do projecto.

Uma vez que a implementação do projecto visa cimentar e desenvolver o relacionamento interpessoal e as competências sociais dos intervenientes considerou-se conveniente proporcionar no final de cada sessão do projecto um momento de convívio proporcionando um pequeno lanche para o grupo, tendo solicitado a colaboração de pastelaria que cederá gratuitamente o bolo.

Para a realização das sessões pede-se a colaboração do espaço da junta de freguesia onde o Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial está sediado. À excepção da sessão 3 (Aula de Yoga) e da sessão 4 (Workshop de Pastelaria) que se solicita as instalações do Centro Social da Paróquia de Polvoreira (valência ATL).

O material necessário para a realização do projecto será: data-show (para a apresentação das sessões), toalhas, faca, utensílios de cozinha, nomeadamente uma colher de pau, typerware, travessa (para o workshop de pastelaria) e colchões para a realização da aula de yoga.

Nestas sessões os custos passaram apenas pelas despesas correntes como água e luz, uma vez que se conseguiu o apoio de entidades particulares que financiam os pequenos lanches.

Centro Social da Paróquia de Polvoreira.
Tel.: 253 524 461 | Fax: 253 527 535
rsipolvoreira@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário