Páginas

20 de novembro de 2009

Projecto "Actividade Sénior"

Atentos à crescente importância das actividades físicas destinadas a idosos, e numa perspectiva de prevenção e combate aos riscos inerentes ao processo de envelhecimento e consequente elevação da sua qualidade de vida, a TEMPO LIVRE (Centro Comunitário de Desporto e Tempos Livres, CIPRL) organizou o projecto Actividade Sénior.

O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Social Paroquial de Ronfe articulou então com esta entidade para o desenvolvimento de actividades físicas semanais, dinamizadas, em regime de itinerância, por um professor licenciado em Educação Física e devidamente capacitado para o trabalho específico com a população idosa.

Assim, integrarão estas actividades 9 utentes do G.A.A.S. do Centro Social Paroquial de Ronfe, beneficiários do Rendimento Social de Inserção (5 mulheres e 4 homens, com idade igual ou superior a 55 anos), juntamente com alguns utentes do Centro de Dia da nossa instituição.

As actividades terão início em Novembro de 2009 e término em Junho de 2010 com uma festa de encerramento, e consistirão em actividades regulares de ginástica, dança e yoga, e em actividades pontuais como caminhadas, visitas culturais, rastreios à saúde e pequenas acções de formação.

Pretendemos acima de tudo combater a letargia e os sentimentos de desvalia que muitas vezes assomam os nossos utentes, aumentando a sua capacidade funcional, potenciando a sua convivência com outros idosos e provocando transformações no seu modo de ser e estar, promovendo assim a sua saúde psicológica e auto-estima.

Todos os participantes neste projecto estarão ao abrigo de um seguro de actividades desportivas assegurado pela TEMPO LIVRE, segundo a legislação em vigor (Decreto-Lei 146/93 de 26 de Abril).

A Equipa Técnica do G.A.A.S. do C.S.P. Ronfe (Guimarães)

gaas.cspr@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário