Páginas

20 de novembro de 2009

Acção de Sensibilização: “Saúde Ambiental”

No âmbito do Núcleo Local de Inserção de Vizela, tendo como entidade responsável a Santa Casa da Misericórdia de Vizela através do Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social, foram realizadas um conjunto de acções de sensibilização/informação ao nível da Educação para a Cidadania, Educação Ambiental e de Educação para a Saúde.

Neste seguimento, e com a colaboração da Técnica de Saúde Ambiental do Agrupamento de Centros de Saúde Guimarães/ Vizela, e após uma acção teóricade sensibilização para a Redução, Reutilização e Reciclagem /Separação dos resíduos sólidos urbanos, decorreu no passado dia 29 de Outubro de 2009 uma visita à Estação de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos da Associação de Municípios do Vale do Ave sita em Riba D’ Ave. Estiveram presentes cerca de vinte e cinco beneficiárias do Rendimento Social de Inserção/ Acção Social, tendo o transporte sido gentilmente cedido pela Santa Casa da Misericórdia de Vizela. As participantes nesta visita tiveram a oportunidade de verificar como se processa a separação / triagem dos resíduos para posteriormente serem transportados para empresas, onde serão alvo de reciclagem.

Observou-se ainda o processo de compostagem que consiste na decomposição de resíduos domésticos orgânicos por acção de microrganismos, poupando custos ambientais (poluição), da qual resulta a formação do composto, material estável semelhante ao húmus, para ser usado como fertilizante nas terras.

No final da visita foi oferecido a todas as participantes um pequeno ecoponto doméstico de modo a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos nesta visita.

Um dia diferente para estas 25 beneficiárias da prestação pecuniária do RSI, que aprenderam que, evitando a poluição, se consegue tornar útil aquilo que, para além de inútil, é prejudicial ao ambiente que nos rodeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário