Páginas

22 de dezembro de 2011

Passeio à Igreja S. Francisco e Museu do Vinho do Porto


No decorrer do dia 15 de Dezembro, realizou-se um passeio turístico – cultural, à Igreja S. Francisco e Museu do Vinho do Porto, intercalado com um almoço-convívio no NorteShopping. Esta actividade foi organizada pelo Serviço de Animação e Desenvolvimento Comunitário, do Centro Comunitário da Vila de Prado, da Cruz Vermelha Portuguesa, da Delegação de Braga. Algumas utentes do GAAS da Vila de Prado, através da parceria estreita existente entre estes dois Serviços, tiveram a oportunidade de participarem. 

A Igreja de S. Francisco tem muitos pontos de interesse para visitar, embebidos por vários estilos arquitectónicos – gótico, barroco, rococó, manuelino. Na visita guiada, foram dadas explicações elucidativas sobre a evolução da sua construção e sobre toda a arte presente. As utentes gostaram bastante da visita a este Monumento Nacional e de toda a envolvência em volta da religião (uma das grandes áreas de interesse das participantes).

No período da tarde, realizou-se uma visita guiada ao Museu do Vinho do Porto, na qual foi dada a conhecer a história e importância do comércio do Vinho do Porto no desenvolvimento desta cidade, através de diversos painéis e postos multimédia que ilustraram a actividade comercial, a região vinhateira, a linha-férrea do Douro, os barcos rebelos, a evolução das garrafas e diversos objectos relacionados com o referido vinho.
Tal como na visita guiada realizada no período da manhã, as utentes mostraram uma enorme satisfação por tudo o que viram e pelas explicações que foram dadas, existindo a partilha de alguns conhecimentos relacionados com o mundo de trabalho que lhes é muito próximo, que, de certa forma, conhecem muito profundamente a nível prático – a agricultura.
Uma utente da Equipa, por iniciativa própria, trouxe um bolo-rei para um lanche-convívio (esta oferta foi facilitada pelo facto de trabalhar numa Pastelaria), que se realizou, no final do passeio, nas instalações do Centro Comunitário.

É de salientar que para as utentes do GAAS da Vila de Prado, este passeio foi de extremo interesse, uma vez que nunca tinham visitado a cidade do Porto.

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga
Vila de Prado – Vila Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário