No dia 18 de Outubro de 2010 realizou-se o 1º Encontro de Educadores Sociais, na Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa. Participaram neste encontro a Dra. Alexandra Constantino (representante do Núcleo de Qualificação e de Famílias e Territórios da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital da Seg. Social de Braga) e 5 Educadoras Sociais (do GAAS dos concelhos de Fafe, Celorico de Basto e Vieira do Minho).
Procedeu-se a uma reflexão sobre o papel/funções do Educador Social. Foram identificadas 3 áreas de intervenção prioritárias:
> Trabalhar a Educação não-formal no acompanhamento realizado às famílias.
No que concerne a esta área definiram-se os conceitos de competências pessoais e sociais, que se revelam de uma importância fulcral na intervenção com os beneficiários, na medida em que poderão ser facilitadores para a sua autonomização. Neste sentido, abordou-se a importância de desenvolver um conjunto de competências nestas famílias, por forma a que a sua integração social e profissional seja possível.
> Realizar actividades em grupo com/entre beneficiários, numa lógica de prevenção primária/secundária, tendo em conta as necessidades encontradas na elaboração dos diagnósticos familiares, em áreas temáticas que se considerem prioritárias.
> Coordenar o trabalho dos Ajudantes de Acção Directa (AAD). A opinião foi unânime relativamente à importância de realizarem reuniões com os AAD, no sentido de discutir casos e trocar informações pertinentes, definir estratégias de intervenção e alternativas para superar eventuais dificuldades, elaborar instrumentos de trabalho, entre outros.
De seguida, concluiu-se que se evidencia vantajosa a apresentação do trabalho das Educadoras Sociais, tendo ficado definido que será o SAAS de Fafe a iniciar este trabalho, no 2º Encontro de Educadores Sociais, a realizar no dia 22 de Novembro de 2010, no Centro Social e Paroquial de Gagos – Celorico de Basto.
Procedeu-se a uma reflexão sobre o papel/funções do Educador Social. Foram identificadas 3 áreas de intervenção prioritárias:
> Trabalhar a Educação não-formal no acompanhamento realizado às famílias.
No que concerne a esta área definiram-se os conceitos de competências pessoais e sociais, que se revelam de uma importância fulcral na intervenção com os beneficiários, na medida em que poderão ser facilitadores para a sua autonomização. Neste sentido, abordou-se a importância de desenvolver um conjunto de competências nestas famílias, por forma a que a sua integração social e profissional seja possível.
> Realizar actividades em grupo com/entre beneficiários, numa lógica de prevenção primária/secundária, tendo em conta as necessidades encontradas na elaboração dos diagnósticos familiares, em áreas temáticas que se considerem prioritárias.
> Coordenar o trabalho dos Ajudantes de Acção Directa (AAD). A opinião foi unânime relativamente à importância de realizarem reuniões com os AAD, no sentido de discutir casos e trocar informações pertinentes, definir estratégias de intervenção e alternativas para superar eventuais dificuldades, elaborar instrumentos de trabalho, entre outros.
De seguida, concluiu-se que se evidencia vantajosa a apresentação do trabalho das Educadoras Sociais, tendo ficado definido que será o SAAS de Fafe a iniciar este trabalho, no 2º Encontro de Educadores Sociais, a realizar no dia 22 de Novembro de 2010, no Centro Social e Paroquial de Gagos – Celorico de Basto.
Olá boa tarde,
ResponderEliminarsou educadora social numa equipa de rsi em espinho. Adorei esta ideia!
Por favor se fizerem outra eu gostaria de participar se for possível.
O meu contato é raquelferreira82@gmail.com
Obrigada. Continuação de bom trabalho.
Raquel Ferreira