Páginas

16 de junho de 2010

"Quinta das Manas"

Técnicos das equipas dos GAAS, do Concelho de Braga, organizam visita a quinta das Manas.


No passado dia 4 de Maio, pelas nove horas, realizou-se uma visita à quinta pedagógica Quinta das Manas. Esta actividade surge no âmbito da Educação, destinando-se a beneficiários/as do Rendimento Social de Inserção, no sentido de promover práticas de alimentação saudáveis e adequadas aos seus recursos.

A escolha daquele espaço (sediado na freguesia de Polvoreira, Guimarães), visou o contacto com uma realidade diferente da de Braga, uma vez que a maioria dos/as utentes não tem possibilidade de deslocar para outras regiões.
Esta actividade tinha como principais objectivos:
- Promover o convívio entre os diferentes serviços (SAAS) e seus beneficiários;
- Trocar experiências e desenvolver actividades conjuntas;
- Sensibilizar para práticas de alimentação saudáveis e adequadas os recursos disponíveis;
- Aprender técnicas de como fazer pão, sopa, compotas e doces;
- Orientar para hábitos de alimentação diária, saudável e equilibrada no sentido da prevenção de doenças relacionadas com os maus hábitos alimentares;
- Dar a conhecer a biodiversidade e o contacto com a natureza;
- Explorar os ciclos biológicos dos animais e plantas;
- Sensibilizar para a preservação do meio ambiente.

Iniciou-se este encontro com a apresentação dos elementos das várias Equipas. Posteriormente o Enfermeiro Henrique apresentou algumas noções sobre hábitos de alimentação, com o intuito de sensibilizar para uma alimentação saudável e económica, adequada aos recursos deste público.

Durante a visita foi possível a confecção e degustação de sopa e pão, realizados pelos próprios participantes. De seguida, procedeu-se ao reconhecimento e exploração do espaço. No período da tarde, realizou-se um “safari”, visita panorâmica pela quinta, e mais tarde promoveu-se um momento de animação e convívio entre todos os intervenientes.

Esta iniciativa permitiu aos/ás beneficiários/as desfrutar de momentos de convívio, lazer, bem como, a partilha de experiências e de hábitos alimentares saudáveis, num contexto de vida natural. Permitiu também uma proximidade entre as equipas e os beneficiários, que facilitarão um trabalho futuro mais profícuo, com vista na sua inserção social.

Sem comentários:

Enviar um comentário