Páginas

28 de abril de 2010

“Olimpíadas do Estudo”

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa dinamizou, no período das férias escolares da Páscoa de 2010, pelo terceiro ano consecutivo, uma Acção de Promoção de Competências de Estudo, intitulada por “Olimpíadas do Estudo”, junto de crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos de idade, que se encontram a frequentar o 2.º ou 3.º ciclo do ensino básico, todas elas pertencentes a famílias do R.S.I. acompanhadas pela Equipa Técnica.

A Acção de Promoção de Competências de Estudo concretizou-se através da realização de cinco sessões com a duração de 120 minutos, correspondendo à seguinte estrutura: Módulo 0 – Introdução ao programa (Sessão n.º 1); Módulo I – Organização do tempo de estudo e planeamento de tarefas (Sessão n.º 2); Módulo II – Atenção, concentração, memória e resolução de problemas (Sessão n.º 3); Módulo III – Leitura e Escrita (Sessão n.º 4) e o Módulo IV – Preparação para os testes (Sessão n.º 5).

Os objectivos gerais da Acção de Promoção de Competências de Estudo são promover nos participantes um profundo conhecimento e domínio dos seus processos de aprendizagem, assim como das suas capacidades e tendências para controlar esses processos durante a mesma. A Acção focou-se essencialmente na promoção de algumas competências de estudo (como a organização do tempo de estudo e planeamento de tarefas, estratégias de memorização e preparação para os exames), na estimulação de alguns processos cognitivos básicos essenciais para a aquisição de aprendizagens (atenção e concentração) e ainda no desenvolvimento de algumas competências de leitura e escrita.

A iniciativa ocorreu em 3 locais diferentes, nomeadamente:
- nas instalações do SAAS da Delegação de Fafe da CVP (onde participaram 5 crianças de famílias beneficiárias do R.S.I. oriundas do Bairro da Cumieira, do Lugar de Pardelhas (ambos da freguesia de Fafe) e da freguesia de Medelo;
- nas instalações do Centro Social e Paroquial de Regadas (onde participaram 7 crianças pertencentes a agregados familiares beneficiários do R.S.I. das freguesias de Regadas, Arnozela e Silvares S. Martinho);
- nas instalações da Junta de Freguesia de Moreira do Rei (onde participaram 5 crianças de famílias beneficiárias do R.S.I. das freguesias de Moreira do Rei e Estorãos).

A concretização da 3.ª Acção de Promoção de Competências de Estudo contou ainda com a colaboração do Centro Social e Paroquial de Regadas e da Junta de Freguesia de Moreira do Rei, mediante a cedência das suas instalações para a dinamização da iniciativa (tendo a última assegurado também o transporte para as sessões de crianças pertencentes a famílias beneficiárias do R.S.I. da sua freguesia).


Sem comentários:

Enviar um comentário