Páginas

20 de abril de 2010

“Higiene Pessoal, Habitacional e Social”

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa dinamizou nos dias 19, 23 e 26 de Março de 2010 a quarta edição da Acção de Sensibilização sobre “Higiene Pessoal, Habitacional e Social”. A acção contou com a participação de 14 beneficiárias (12 mulheres e 2 dois homens), com idades compreendidas entre os 23 e os 61 anos de idade e que apresentavam algumas necessidades de aquisição de conhecimentos nesta área.

Os objectivos da Acção passaram por:
- Procurar melhorar a qualidade de vida das famílias beneficiárias;
- Identificar a origem das palavras título do tema – Higiene, Higiene Pessoal, Habitacional e Social/Ambiental;
- Promover hábitos saudáveis ao nível da higiene pessoal, habitacional e social/ambiental;
- Reflectir sobre a ligação existente entre a higiene e a auto-estima;
- Promover um momento de reflexão quanto à importância da higiene e possíveis doenças causadas pela falta desta;
- Esclarecer dúvidas e curiosidades em relação ao tema.

A avaliação formativa da Acção foi realizada ao longo das sessões através da observação directa da adesão e desempenho das tarefas, bem como de um resumo da sessão anterior, feito pelos participantes. Globalmente todos tiveram uma boa recordação dos conteúdos trabalhados nas sessões, o que demonstra a atenção e interesse dos participantes nos conteúdos trabalhados, facto este comprovado pela participação activa nas sessões.

A avaliação final da Acção foi efectuada mediante o preenchimento, por parte dos participantes, de um questionário de avaliação, com vista aos mesmos, em conjunto com os técnicos efectuarem uma autoavaliação final das possíveis mudanças a nível das competências adquiridas, assim como uma avaliação da Acção em si. As informações recolhidas através deste questionário foram sujeitas a uma análise de conteúdo. De realçar que o grupo evidenciou uma avaliação significativamente positiva da Acção, manifestando ter aprendido ou visto reforçadas algumas competências ao nível da Higiene, considerando a mesma como útil para o seu futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário