Páginas

15 de maio de 2014

“Depressão na Criança: Escola e Família” no Mosteiro de Tibães


O Mosteiro de São Martinho de Tibães irá acolher, na Sexta-feira, dia 23 de Maio, às 21 h 30, uma sessão de esclarecimento sobre Depressão na Criança: Escola e Família. 
Tendo como público-alvo os pais, educadores e professores, esta sessão aberta ao público, será orientada pelos psicólogos Paulo Passos e Ana Oliveira do ACES-Braga. 
A temática, sempre oportuna e atual, versará algumas das questões que têm preocupado os pais, educadores e comunidade em geral. 
Segundo os autores: “O cenário das manifestações depressivas infanto-juvenis encobre-se de um vasto desconhecimento, sobretudo pela diversidade de exibição sintomática e pela divergência para com a definição dos critérios depressivos adultos."  
Apesar do aumento da frequência de quadros depressivos na criança, as preocupações institucionais, sociais e familiares não têm demonstrado as necessárias preocupações na luta contra esta patologia. 
A Organização Mundial de Saúde refere que “… a depressão pode atingir cerca de 20% da população, bem como se pode tornar na principal causa de incapacidade no ano de 2020”. 
Sabe-se que as vivências depressivas na criança promovem significativamente recorrências desta patologia, na idade adulta. Os diversos tipos preventivos deveriam ser efetivados no sentido da identificação, prevenção, tratamento e vigilância, com medidas de sensibilização, formativas/informativas nos espaços relacionais da criança (sobretudo família e escola).

Sem comentários:

Enviar um comentário