Páginas

14 de setembro de 2011

Visita Guiada às Instalações da Água do Fastio e ao Museu da Geira


O Centro Comunitário de Prado, da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, organizou para o dia 08 de Setembro de 2011, duas Visitas Guiadas, no Concelho de Terras de Bouro - Instalações da Água do Fastio e Museu da Geira (que ainda não foi inaugurado).

Durante o Período da Manhã, os utentes presenciaram alguns procedimentos de rotulagem, embalagem, controlo de qualidade, etc... existente nas instalações fabris destas águas minerais. Na hora de almoço, existiu um convívio no Santuário de São Bento da Porta Aberta, onde os utentes tiveram a oportunidade de visitar este Santuário.

No período da tarde, realizou-se uma Visita Guiada ao Museu da Geira, onde se procedeu ao visionamento de um vídeo sobre as Vias Romanas (principalmente, a Via Romana XVIII – existente neste Concelho), com o intuito de dar continuidade ao Clube das Caminhadas pelas Vias Romanas do Distrito de Braga (à semelhança do que já aconteceu no Concelho de Braga – o Clube das Caminhadas estendeu o seu percurso às Vias Romanas deste Concelho).

Os utentes do Centro Comunitário de Prado, incluindo os utentes da Equipa do GAAS Prado, gostaram muito das Visitas Guiadas proporcionadas neste dia. Nas instalações da Água do Fastio tiveram conhecimento de algumas curiosidades sobre os vários procedimentos existentes (ex: “molde” para fazer as garrafas/garrafões).
A Visita Guiada ao Museu da Geira foi muito dinâmica e elucidativa, uma vez que, por exemplo, existiu um vídeo demonstrativo e explicativo da necessidade da construção das Vias Romanas, do processo da sua própria construção, das várias ligações existentes entre as diferentes Vias Romanas, etc. Ao longo da visita, foi possível, por exemplo, ver algumas réplicas dos meios de transporte existentes na Época e várias maquetas ilustrativas do percurso das Vias Romanas; “Estalagens” da altura; “Repousos” e “Oficinas” para os meios de transporte e cavalos. O feedback acerca destas Visitas Guiadas foi muito positivo, pretendendo-se com as mesmas, entre outros objectivos, proporcionar o convívio social, combater o isolamento, dar a conhecer o Património Cultural da nossa Região.

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga
Vila de Prado - Vila Verde


Sem comentários:

Enviar um comentário