Com base numa avaliação diagnóstica das famílias acompanhadas pelo Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro, foi possível verificar que as principais vulnerabilidades das famílias são: baixa escolaridade, baixa qualificação profissional, desemprego de longa duração, falta de hábitos de trabalho, ausência de expectativas e baixo auto-estima.
Neste sentido, o Atelier Eco-Natal visou promover uma estratégia de actuação de combate à pobreza e à exclusão social, através da promoção do desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais, junto de pessoas com dificuldades no acesso ao sistema de ensino e formação, nomeadamente aqueles que provêm de meios desfavorecidos e de famílias desestruturadas.
O Atelier Eco-Natal teve início no dia 9 de Novembro e terminou a 16 de Dezembro de 2009 e funcionou todas as segundas e quartas das 10h às 11h30 nos Ateliers de Tempos Livres do Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro.
Foram desenvolvidas as seguintes acções:
· Elaboração das prendas para oferecer no S. Martinho;
· Elaboração de dois pinheiros de Natal (um feito de rolos de papel higiénico e outro com tampas de frascos de Mokambo);
· Elaboração de dois presépios de Natal (um para exposição no Centro Comunitário e outro para os utentes exporem nas suas casas). Nesta actividade, foram utilizados os seguintes materiais: cones de linhas, jornal, sprays prateado e dourado, pauzinhos de gelado, ráfia, papel de várias cores e texturas;
· Pintura de frascos e boiões de iogurte para suporte de velas;
· Decoração de velas.
Estas actividades proporcionaram aos participantes uma ocupação útil dos seus tempos livres, como também uma consciencialização para a reutilização de materiais recicláveis e para uma melhor gestão dos recursos sólidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário