Páginas

1 de abril de 2013

"Teatro nos Moinhos de Vento" - Teatro Oprimido


O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social (GAAS) do Centro Comunitário Moinhos de Vento (Núcleo Local de Inserção de Barcelos) encerrou, no passado dia 14 de Março, as sessões colectivas, baseadas no “Teatro do Oprimido”, iniciadas em Novembro de 2012. 
Com base na dimensão sócio-educativa, esta ação centrou-se nas questões-problema, trazidas pelos próprios participantes. Esta iniciativa enquadrou objetivos do projeto 2012 (Projeto ECO), com continuidade no projeto 2013 (Projeto INTEGRA). 
Com esta ação pretendeu-se essencialmente a promoção de uma maior consciência crítica sobre a realidade social; o desenvolvimento de competências de Cidadania e de Relacionamento interpessoal, através da desmecanização corporal/ sensorial, promovendo-se, assim, um maior contacto e expressão através das emoções, bem como uma maior consciência acerca da sua capacidade criativa e artística. 

Esta iniciativa contou com a participação de 8 utentes (RSI e ação social) do gaas, e com a colaboração da psicóloga Cláudia Silva, a dinamizadora do grupo, que desenvolveu um trabalho com os participantes, através de jogos, recorrendo a técnicas do Teatro do Oprimido, nomeadamente, teatro-imagem; improvisação teatral e teatro-jornal, tendo-se, assim, desenvolvido uma pequena encenação, baseada em técnicas do Teatro-Jornal, em que se parte de notícias do nosso quotidiano, de modo a lermos criticamente essa realidade, desmontando o que está por detrás, digamos nas entrelinhas das notícias. 

O projecto culminou, pois, com esta encenação, apresentada à comunidade no passado dia 14 Março, finalizado com um lanche convívio. 


"Ser cidadão não é viver em sociedade, é transformá-la." 
Augusto Boal

Sem comentários:

Enviar um comentário