Páginas

7 de maio de 2012

Fotografia Participativa

O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da Casa do Povo de Fermentões foi a única Associação Parceira da zona Norte no Projeto Fotografia Participativa, um projeto em conjunto com a Amnistia Internacional Portugal e a Plataforma de Ação Fotográfica
  
O  Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da Casa do Povo de Fermentões participou num projeto que envolveu a Amnistia Internacional (AI) e a Plataforma de Ação Fotográfica (PAF). O projeto utiliza a fotografia participativa como um meio de promover a participação das populações carenciadas, incentivando a identificação e procura de soluções para os seus problemas.
Durante 3 sessões envolveram-se 29 participantes em reflexões acerca da pobreza, falta de recursos, exclusão social , insegurança e formas de solucionar estes problemas na comunidade onde residem. Para além destes temas, os participantes tiveram oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre cidadania e fotografia.

Foram distribuídas máquinas fotográficas aos participantes para durante uma semana fotografarem elementos da comunidade (exemplos positivos e exemplos de problemas) e aspectos específicos dentro de um conjunto de temas. As fotografias foram apresentadas num momento posterior e reflectiram-se as problemáticas e os recursos necessários para serem solucionados. Desta forma incentivou-se à participação ativa da população na resolução dos problemas da comunidade.
Os participantes tiveram ainda oportunidade de construírem máquinas pinhole com caixas de sapato e improvisaram um estúdio de revelação para assim revelarem as suas fotografias.
Esta iniciativa foi um sucesso do ponto de vista da participação ativa, da motivação e da troca experiências entre os participantes. Espera-se que o conjunto de fotografias culmine, num futuro próximo, numa exposição aberta à população em geral, não só pelo reconhecimento do trabalho efetuado mas também para  gerar reflexões e mudanças a nível social e comunitário.
O  Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da Casa do Povo de Fermentões enaltece a disponibilidade demonstrada pela PAF e pela AI e o empenho de todos os participantes, que fizeram desta iniciativa um exemplo a nível de intervenção comunitária.

Sem comentários:

Enviar um comentário