Páginas

6 de fevereiro de 2012

Grupo de Reflexão "Interação Pais-Filhos" IV


A Equipa de Atendimento Acompanhamento Social do Centro Comunitário, da Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Braga), promoveu um Grupo de Reflexão sobre Competências Parentais, que se reuniu durante 10 sessões, desde Outubro 2011 até Janeiro de 2012. Neste Grupo participaram 12 Mães.

Ao realizar-se esta actividade pretendeu-se dar continuidade ao trabalho desenvolvido, sobre a mesma temática, em anos transactos (2008/2009/2010). Nos 4 Grupos de Reflexão foram abordados diferentes temas, uma vez que as temáticas relacionadas com as competências parentais são muito diversificadas e este Grupo (e os outros) beneficiava com a aprendizagem e aprofundamento dos temas definidos em conjunto (Técnica e utentes), pretendendo-se melhorar e/ou aprofundar as competências parentais mais significativas, para aquelas utentes-participantes. Assim, a formação deste Grupo tinha como principais objetivos (a) refletir sobre a importância de estratégias assertivas na interação pais-filhos; (b) promover estratégias de promoção de comportamento positivo e controlo de comportamento inadequado/negativo. Procedeu-se, maioritariamente, à reflexão sobre os seguintes temas (I) Comportamentos; (II) Atenção; (III) Elogios; (IV) Rótulos; (V) Regras; (VI) Ordens e (VII) Reforço Positivo.

Nas sessões, existiram algumas Dinâmicas de Grupo (ex: Trocafilhos), o que conferiu ao Grupo uma troca de experiência, partilha e aquisição de conhecimentos, de uma forma mais informal e animada.

Nesta 4ª edição, introduziu-se uma novidade, ao nível de formato de actividades – visionamento de vídeos, sobre vários temas – (a) a aprendizagem de comportamentos pela imitação/exemplo; (b) a influência dos pais sobre os filhos; (c) a importância do papel de Mãe na vida de um filho; (d) rótulos; (e) regras e limites – de forma a proporcionar um debate no grupo sobre as várias mensagens que pretendiam transmitir. Como as utentes aderiram muito bem ao visionamento dos vídeos, pretende-se repetir esta actividade em próximas edições.

As utentes fizeram comentários muito favoráveis, num instrumento apropriado para o efeito, à realização/existência deste Grupo: “Eu achei que estas sessões foram muito positivas; ajudam a refletir e a saber como se lida melhor com a vida, na fase em que este mundo está.”; “Para mim foi muito importante; ajudou-me em algumas coisas e deu-me muitas ideias. Gostei muito. Deveriam haver mais encontros destes. Aliviei muito e muito obrigada por tudo.“; “Foi positivo, porque ajuda a uma pessoa sair da rotina. (…) Acho que deveria haver formações assim.”; “”Eu gostei muito de participar neste grupo e dos temas que foram discutidos. São temas muito interessantes com muita utilidade no dia-a-dia. Espero que continue este trabalho com outras pessoas.”; “Eu gostei de tudo que assisti para aprender a lidar com as minhas filhas. (…) Deu para eu me distrair e animar. Eu estava fechada em casa.”

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga
Vila de Prado - Vila Verde


Sem comentários:

Enviar um comentário