Páginas

24 de novembro de 2011

12 Dicas 12 Meses


Mês de Novembro

Gestão do Orçamento Pessoal/Familiar

Este mês sugerimos-lhe:

Algumas ideias para poupar com as aquisições a crédito:

Quando decidir recorrer ao crédito para adquirir determinado produto ou serviço não esqueça que:

• Adquirir um crédito é, também contrair uma dívida que, mais cedo ou mais tarde vai ter que pagar.

• Sugerimos-lhe algumas questões que pode ponderar para si próprio quando pensar adquirir algo: Preciso mesmo disto? Será necessário contrair um crédito para o adquirir? O meu orçamento suportará mais esta despesa, esta prestação? Poderia primeiro efectuar uma poupança?

• Se pensar em recorrer ao crédito pessoal é importante obter toda a informação sobre as diferentes formas disponíveis e compare as várias propostas. Esclareça-se sobre o contrato e os encargos. Não contrate nada sem saber exactamente quanto e como vai pagar.

• Quando optar por realizar os seus pagamentos com o cartão de crédito procure ser disciplinado e controle os gastos. Facilmente perdemos a noção de quanto já gastámos. As taxas de juro são elevadas, por isso, procure apenas utilizar o período a crédito sem juros. Evite efectuar levantamentos de dinheiro com o seu cartão, a crédito, pois isso irá acrescer mais despesas.

• Quanto ao crédito à habitação, tenha em conta que é uma decisão para quase toda a vida e é uma das principais despesas dos agregados familiares: Pondere bem a sua decisão de comprar ou arrendar uma casa, pesquise o mercado (diversas instituições financeiras), compare as condições de financiamento, analise os encargos, e negoceie as condições.

Sem comentários:

Enviar um comentário