A equipa técnica do GAAS da ASCREDNO, tendo em conta as necessidades observadas nos beneficiários de RSI, elaborou um Programa de Treino de Competências Pessoais e Sociais, que implementou durante os meses de Março e Abril de 2011.
Era objectivo deste programa a promoção e o treino de um conjunto de competências pessoais e sociais, indispensáveis ao processo de inserção socioprofissional dos indivíduos. Foram estrategicamente trabalhadas competências pessoais, como a gestão emocional, auto-estima e objectivos individuais, assim como competências sociais, relativas à comunicação, assertividade, valores e atitudes.
O programa foi implementado ao longo de três sessões semanais, de noventa minutos cada uma, em ambiente próprio e ajustado à concretização dos objectivos. Os participantes, 9 homens e 11 mulheres, foram distribuídos por dois grupos, o que permitiu uma condução das sessões mais eficaz.
A grande aposta deste programa fez-se ao nível das dinâmicas de grupo implementadas, que passaram pela visualização de filmes, debates, “brainstorming”, entre outras, o que se revelou manifestamente importante na transmissão da informação, devido à heterogeneidade dos participantes.
No final das sessões, cada participante levou consigo um certificado de participação e um panfleto, com a síntese dos principais conteúdos abordados. Procedeu-se, ainda, à avaliação do programa e do formador que dirigiu as sessões, tendo sido a opinião maioritária a de considerar as sessões bem organizadas e a actividade pertinente para a vida diária.
Pensamos que este programa de treino constitui um esforço concertado no sentido de consciencializar e treinar um conjunto de competências pessoais e sociais, determinantes no processo de autonomização/inclusão das pessoas na sociedade.
Era objectivo deste programa a promoção e o treino de um conjunto de competências pessoais e sociais, indispensáveis ao processo de inserção socioprofissional dos indivíduos. Foram estrategicamente trabalhadas competências pessoais, como a gestão emocional, auto-estima e objectivos individuais, assim como competências sociais, relativas à comunicação, assertividade, valores e atitudes.
O programa foi implementado ao longo de três sessões semanais, de noventa minutos cada uma, em ambiente próprio e ajustado à concretização dos objectivos. Os participantes, 9 homens e 11 mulheres, foram distribuídos por dois grupos, o que permitiu uma condução das sessões mais eficaz.
A grande aposta deste programa fez-se ao nível das dinâmicas de grupo implementadas, que passaram pela visualização de filmes, debates, “brainstorming”, entre outras, o que se revelou manifestamente importante na transmissão da informação, devido à heterogeneidade dos participantes.
No final das sessões, cada participante levou consigo um certificado de participação e um panfleto, com a síntese dos principais conteúdos abordados. Procedeu-se, ainda, à avaliação do programa e do formador que dirigiu as sessões, tendo sido a opinião maioritária a de considerar as sessões bem organizadas e a actividade pertinente para a vida diária.
Pensamos que este programa de treino constitui um esforço concertado no sentido de consciencializar e treinar um conjunto de competências pessoais e sociais, determinantes no processo de autonomização/inclusão das pessoas na sociedade.
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