Páginas

27 de outubro de 2009

Seminário Final do projecto Bridges for Inclusion - 06 de Novembro de 2009

Em Dezembro de 2007 a Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal (REAPN) deu início, em parceria com mais cinco países (Bélgica, Bulgária, Espanha, França e Roménia) e duas organizações internacionais (European Anti-Poverty Network e International Labour Office), ao Projecto Transnacional "Bridges for Inclusion".

Este projecto, financiado no âmbito do Programa Comunitário do Emprego e da Solidariedade Social - PROGRESS (2007-2013), tem como objectivo tornar mais clara a relação entre o emprego, a protecção social e a inclusão, fomentando estratégias e práticas em contextos (particularmente, os provenientes do empreendedorismo social, da economia social e do desenvolvimento local) onde esta relação positiva pode ser concretizada.

Ao longo destes 24 meses de desenvolvimento do projecto, foi possível fazer uma análise europeia das medidas e acções de emprego, de bem-estar social e da inclusão social ao nível europeu (European Overview) e ao nível de cada país parceiro (Relatórios Nacionais de Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Portugal e Roménia); promover o intercâmbio de experiências, evidenciando acções pertinentes no que diz respeito à relação entre emprego, inclusão, protecção e economia social (Relatórios Bilaterais dos Peer Reviews); e ensaiar estratégias e micro-intervenções com o objectivo de capacitar as organizações da economia social para fomentar pontes entre emprego e inclusão social (Laboratórios Nacionais).

Todo este processo culminará com a proposta de um Road Map. Este produto procurará identificar as principais aprendizagens obtidas ao longo do projecto - ilustrando-as com as experiências concretas dos Laboratórios Nacionais - e permitirá indicar caminhos para a construção de pontes efectivas entre emprego, protecção social e inclusão.

É com o objectivo de dar a conhecer parte do património desenvolvido pelo Projecto Bridges for Inclusion e de promover uma reflexão alargada sobre as recomendações e conclusões do projecto, que iremos promover o Seminário Final do Projecto Bridges for Inclusion. Assim, vimos por este meio convidá-la(o) para participar neste seminário que terá lugar no próximo dia 06 de Novembro, no Porto, na Fundação Cupertino de Miranda.

Agradecendo desde já a Vossa presença que muito nos honraria, sem outro assunto de momento subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos,



O Presidente da REAPN

(Pe. Agostinho Cesário Jardim Moreira)


O Director do Projecto

(Sérgio Aires)



Nota: Informações/Inscrições contactar Angelina Lopes (angelina.lopes@reapn.org | 225 420 802) ou Armandina Heleno (armandina.heleno@reapn.org | 225 420 803)

Sem comentários:

Enviar um comentário