Páginas

31 de maio de 2013

Changeathon








O Changeathon está de volta! Desta vez o evento acontece nos dias 14 e 15 de Junho no GNRation, o novo espaço da criatividade em Braga.
Numa altura em que os índices de pobreza crescem a olhos vistos por todo o mundo, uma nova onda de empreendedorismo tem vindo a surgir, para fazer frente aos problemas sociais que nos afectam todos os dias. Este evento pioneiro em Portugal tem como objectivo dar aos empreendedores sociais os recursos que precisam para criarem soluções sustentáveis de combate aos problemas que assolam a nossa sociedade. Durante dois dias, os participantes recebem mentoria e formação em ferramentas e metodologias que lhes permitem desenvolver as suas ideias de forma mais estruturada.

Quer possuam uma ideia própria e a queiram desenvolver, ou simplesmente tenham a vontade de mudar o mundo, toda a gente é convidada a inscrever-se.
Prova disso são os resultados das edições anteriores, que se traduziram em projectos novos, que pretendem colmatar falhas na nossa sociedade:
  • iRide quer ajudar os estudantes a partilhar boleias e a reduzir despesas
  • U-Play  é uma plataforma online para gestão e promoção do desporto universitário 

No final, as equipas apresentam a ideia a um painel constituído por elementos de referência na área social e os vencedores serão premiados com 3 meses de incubação no GNRation e a assinatura de 1 ano do software de facturação online InvoiceXpress.

Este evento é organizado pelo GNRation em parceria com o Factory e conta com o apoio da Signa, da Subway Braga, da Fundação EDP e do InvoiceXpress.

"Movimento para o Emprego"


"Foi apresentado, passado dia 23, na Fundação Gulbenkian, o Movimento para o Emprego que é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e da COTEC Portugal , em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Este Movimento nasce do desafio lançado às empresas e outras entidades portuguesas para uma mobilização coletiva face à grave situação de desemprego que o país atravessa, sobretudo entre as novas gerações mais qualificadas. 
O Movimento para o Emprego é uma resposta da sociedade civil,  empresas e outras entidades, com o apoio das políticas ativas de emprego, sendo uma iniciativa que teve a adesão de mais de uma centena de entidades. É também uma iniciativa aberta a todos os que ainda se queiram associar, criando estágios remunerados para os mais de 140 mil jovens licenciados desempregados"




Encontro Nacional de Associados da EAPN Portugal


30 de maio de 2013

"A Função dos Juízes Sociais"


Mostra Fotográfica RETRATO DE MIM


O Geocaching dos Direitos!

O geocaching é a caça ao tesouro dos tempos modernos. Promove a exploração do património natural e cultural através de um estímulo que passa pela procura derecipientes escondidos (geocaches) em locais estratégicos por todo o mundo, através de coordenadas ou pistas.
O objetivo não é o de ficar com o(s) “tesouro(s)” para si mas assinalar que se descobriu a geocache e contribuir para a sua divulgação.

O geocaching dos direitos é uma atividade promovida pela CPCJ de Barcelos cujo objetivo é o de sensibilizar para os direitos da criança, de uma maneira lúdica, pró ativa e juvenil.

Os interessados deverão procurar as geocaches escondidas pela cidade de Barcelos e escrever os seus comentários nos blocos que encontrarem em cada geocache, sem os remover. Os blocos foram ilustrados para esta atividade, representando os direitos das crianças e têm dados importantes sobre estas temáticas bem como a pista para as geocaches seguintes (dez no total).
Encontrarão também um objeto representativo do direito descrito (não deverão remover esses objetos a não ser que tenham outro de igual significado em substituição).

Garantimos reflexão interessante sobre o tema, acesso a arte e alguma aventura.

Venha conhecer Barcelos através dos direitos da criança!
Boa exploração!


O percurso inicia em:

Pista 1:
De costas para a igreja de Santa Maria Maior
à direita o solar dos pinheiros e à esquerda eis o castelo com o seu esplendor
ao centro do jardim o pelourinho
e mesmo no cantinho
bem escondidinho
encontras o primeiro tesourinho
mas que belo
alojado na parede lateral do castelo

(N 41º31.693; W 008º37.333)

28 de maio de 2013

Gupo F21 em Taíde


O Grupo F21 anuncia a sua próxima atuação:

sábado, 01 de junho, às 21H00
no salão da Confraria em Taíde (Póvoa de Lanhoso)
a convite do Centro Social de Taíde

27 de maio de 2013

7ª Jornadas de Educação para a Saúde


"Laços" - espaço de Intervenção e Mediação Familiar


O espaço de Intervenção e Mediação Familiar – LAÇOS – é um espaço que se dedica ao apoio junto das famílias e crianças em situação de conflito familiar, essencialmente nas situações de separação ou divórcio, com vista a promover a resolução de situações de crise familiar. 
O foco da nossa intervenção são as crianças, com objectivo de garantir aos menores o direito ao convívio regular com ambos os pais e família alargada. 

Este espaço integra o antigo Gabinete de Mediação de Conflitos da Fundação Vieira Gomes, ao qual demos o nome de Laços, alargando o seu âmbito de intervenção. 

Os principais focos da nossa intervenção são:
- A mediação familiar
- A avaliação psicológica, essencialmente em processos de Divórcio/separação, com necessidade de regulação das responsabilidades parentais. 

A FUNDAÇÃO VIEIRA GOMES é Instituição de solidariedade social, sediada em Braga, na freguesia de Real. 
Como responsável do espaço LAÇOS, peço que divulguem junto dos vossos colegas, amigos e instituições que julguem pertinentes e nos ajudem a dar a conhecer a nossa intenção de contribuir para a melhoria da intervenção junto das famílias e crianças em situação de conflito familiar. 

Podem contactar-nos e consultar informação em: 

Lara Santos
Fundação Vieira Gomes, Rua Costa Gomes, 32 – Real, 4700-262 BRAGA 
Tlf: - 253 307 310 / 966 506 639 
Site: http://www.fuvigo.com 
e-mail: lacosfvg@gmail.com 
blog: lacosfvg.blogspot.pt

21 de maio de 2013

"Humanitude, a Arte de Cuidar com Amor"


“Vida em Projeto: Criança, acolhimento e autonomia”

A Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL), em parceira com a Universidade do Minho, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e Câmara Municipal de Guimarães, irá levar a cabo, integrada nas comemorações do dia mundial da criança, no dia 31 de Maio de 2013, a partir das 14horas, um encontro subordinado ao título: “Vida em Projeto: Criança, acolhimento e autonomia”, na plataforma das artes e da Criatividade em Guimarães. Esta ação destina-se a todos quantos, ativamente envolvidos no acolhimento institucional de crianças e jovens, buscam a melhor resposta possível para cada criança e cada jovem.
  
Este será um momento que visa refletir sobre boas práticas de acolhimento institucional, mas também para refletir sobre os novos desafios e politicas sociais, em que contaremos com a presença do Exmo. Sr. Secretário de Estado da Solidariedade Social Marco António Costa.


Abertas as candidaturas para os Prémios BPI Capacitar e BPI Seniores

O BPI abriu no passado dia 2 de Maio, as candidaturas para duas iniciativas de responsabilidade social – a quarta edição do Prémio BPI Capacitar e a primeira edição do Prémio BPI Seniores - que visam apoiar instituições privadas sem fins lucrativos com donativos num total de 1 milhão de euros, o que constitui uma das mais relevantes ações de Responsabilidade Social Corporativa em Portugal.

O período de candidaturas decorrerá até dia 15 de Junho.
 
 



Mais informações em:
 

KERIGMA na EAEA

A KERIGMA, Instituto de Inovação e Desenvolvimento Social,  foi nomeada como membro da Direção da EAEA - European Association for the Education of Adults/ Associação Europeia para a Educação de Adultos, através da sua representante, Susana Oliveira, para o período 2013-2015. 

7 de maio de 2013

II Encontro de Centros Comunitários do Norte



"Alcoolismo e Toxixodependências" - RSI


A Equipa do GAAS do Centro Social da Paróquia de Polvoreira, em parceria com o CLDS: “Projeto Arca Social” (Associação para o desenvolvimento das comunidades locais), desenvolveu um conjunto de atividades para um grupo de dezasseis beneficiários do Rendimento Social de Inserção. 

- Atividade “ Alcoolismo e Toxicodependências" 
Esta atividade destinou-se a adultos e teve como foco de intervenção o desenvolver de competências pessoais e sociais, melhorar as relações familiares e ainda alertar e prevenir sobre o alcoolismo e a toxicodependência.  

IV Jornadas Gerontologia Social