A violência nas relações de intimidade é um problema que afecta muitas mulheres em Portugal, tendo consequências nefastas a vários níveis. Muitas dessas mulheres poderão beneficiar de uma intervenção terapêutica em grupo, a qual tem diversas potencialidades: validar a sua experiência de vitimação, reduzir o isolamento social aumentando a sua rede relacional, receber/proporcionar encorajamento e suporte, ter a oportunidade de aprender através das experiências de outras mulheres, identificar problemas comuns e partilhar estratégias de resolução de problemas, adquirindo novas competências.G
Neste sentido, a Universidade do Minho (UM) em parceria com Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) estão a desenvolver uma intervenção terapêutica em grupo gratuita para mulheres que se encontrem actualmente em situação de violência conjugal, ou que tenham saído da relação recentemente (últimos 6 meses). Esta intervenção insere-se no Projecto intitulado GAM – Grupos de Ajuda Mútua. Nesse âmbito, para além de pretendermos proporcionar intervenção terapêutica em grupo para essa população, é nosso objectivo estudar a eficácia da intervenção, bem como o processo de mudança subjacente.
Para tal, gostaríamos de ter a colaboração das vossas instituições, quer no encaminhamento de participantes, quer na divulgação desta iniciativa para que as próprias mulheres possam tomar a decisão de se inscreverem.
Para o esclarecimento de qualquer dúvida, por favor contacte a Dra. Andreia Machado (telemóvel 93 202 7984; e-mail: andreiamachado@iep.uminho.pt) ou o nosso site: www.gam-uminho.net.

Sem comentários:
Enviar um comentário