O SAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu no passado dia 27 de Novembro (sexta-feira), no Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, uma Acção de (In)Formação para pais subordinada ao tema da Educação para a Saúde, mais concretamente sobre a Saúde Sexual e Reprodutiva de jovens. Esta Acção foi executada no âmbito de uma candidatura da Delegação de Fafe da CVP à medida 2 (Formação) do Programa Cuida-te do Instituto Português da Juventude.
O Programa Cuida-te promovido pelo Instituto Português da Juventude, I.P. visa trabalhar na área da saúde juvenil e na promoção de estilos de vida saudáveis, inserindo-se na área da Educação para a Saúde, tendo como principal objectivo promover a aquisição de conhecimentos e competências nesta área, de forma global e integradora, inter-relacionando as suas diferentes componentes: somáticas, psico-afectivas e sociais.

Ainda no mesmo dia ocorreu, em horário pós-laboral, uma Acção de Formação subordinada à mesma temática e com a duração de 3 horas, mas tendo como destinatários elementos da direcção, funcionários e voluntários da instituição.
Importa destacar que, ainda no âmbito da candidatura ao Programa Cuida-te realizou-se no dia 10 de Setembro de 2009 um Teatro Debate (medida 3 do Programa), com a duração aproximada de 2 horas, tendo participado 17 jovens pertencentes a famílias beneficiárias do R.S.I. em acompanhamento pelo SAAS com idades compreendidas entre os 15 e os 22 anos, dos quais 10 eram do sexo feminino e 7 do sexo masculino. Pretendeu-se através do teatro debate "Nem muito simples, nem demasiado complicado" chegar ao público-alvo de uma forma subtil, informando-os e sensibilizando-os de que determinados tipos de comportamento a nível da sexualidade são um factor de grande risco para a sua saúde.
Sem comentários:
Enviar um comentário