Páginas

10 de outubro de 2014

Espetáculo de Teatro “Círculo de Transformação em Espelho”



O Teatro Oficina apresentou no CCVF a sua mais recente produção, “Círculo de Transformação em Espelho”. 
Numa pequena cidade, a abertura de um curso de teatro desperta o interesse de um carpinteiro recentemente divorciado, de uma estudante de liceu, de uma antiga atriz e do próprio marido da professora, que nele se inscrevem, compondo a mais improvável das turmas. 
Como num divertido filme indie que progressivamente se revela, os participantes realizam os imaginativos (e, por vezes, estranhos) exercícios teatrais pensados pela professora, sem se aperceberem de que, à medida que a sua relação evolui, as atividades letivas aparentemente inconsequentes dão lugar a dramas reais, de que são os protagonistas. 
“Círculo da Transformação em Espelho”, de Annie Baker, é uma peça com um título complicado para explicar uma coisa simples. Cinco atores num exercício teatral convidam o público a participar e somos todos testemunhas e vítimas de uma transformação comum. 
Este espetáculo ganhou o Prémio Obie para Melhor Peça de Teatro Americana de 2010, integrando também as listas de referência do The New York Times e da The New Yorker para o mesmo ano. 
O GAAS do Centro Social da Paróquia de Polvoreira em parceria com o Teatro Oficina levou a assistir a este espectáculo um grupo de nove beneficiários do RSI em acompanhamento pelo gabinete. Esta foi uma experiência diferente, que se revelou muito enriquecedora, pelo que a adesão das famílias à atividade foi plena.