Páginas

19 de maio de 2014

“Programa de Intervenção de competências Pessoais, Sociais e Profissionais.”

O GAAS do Centro Social da Paróquia de Polvoreira/Protocolo RSI dinamizou a 3ª sessão –“ Como Comunico” do “Programa de Intervenção de competências Pessoais, Sociais e Profissionais.”
Dinamizado pela Elisabete Costa (educação social) que está a estagiar no GAAS do Centro Social da Paróquia de Polvoreira/ Protocolo RSI.

Esta sessão teve como objetivos:
·        Refletir sobre o conceito de comunicação;
·        Refletir sobre a importância da comunicação nas relações interpessoais;
·        Identificar diferentes formas de comunicar;
·        Fomentar o desenvolvimento de competências de comunicação (verbal e não verbal);
·        Desenvolver a capacidade de escuta activa;
·         Treinar a sensibilidade dos participantes para a compreensão das emoções através do tom de voz;
·         Promover a expressão de opiniões individuais;
·        Promover o desenvolvimento social da comunicação;
·        Promover uma comunicação assertiva e o respeito pelo espaço do outro na interação;
·        Promover um pensamento e discurso coerente e fluido.

No  No final da atividade foi partilhado um pequeno lanche, e todos mostraram grande satisfação e motivação.


15 de maio de 2014

“Depressão na Criança: Escola e Família” no Mosteiro de Tibães


O Mosteiro de São Martinho de Tibães irá acolher, na Sexta-feira, dia 23 de Maio, às 21 h 30, uma sessão de esclarecimento sobre Depressão na Criança: Escola e Família. 
Tendo como público-alvo os pais, educadores e professores, esta sessão aberta ao público, será orientada pelos psicólogos Paulo Passos e Ana Oliveira do ACES-Braga. 
A temática, sempre oportuna e atual, versará algumas das questões que têm preocupado os pais, educadores e comunidade em geral. 
Segundo os autores: “O cenário das manifestações depressivas infanto-juvenis encobre-se de um vasto desconhecimento, sobretudo pela diversidade de exibição sintomática e pela divergência para com a definição dos critérios depressivos adultos."  
Apesar do aumento da frequência de quadros depressivos na criança, as preocupações institucionais, sociais e familiares não têm demonstrado as necessárias preocupações na luta contra esta patologia. 
A Organização Mundial de Saúde refere que “… a depressão pode atingir cerca de 20% da população, bem como se pode tornar na principal causa de incapacidade no ano de 2020”. 
Sabe-se que as vivências depressivas na criança promovem significativamente recorrências desta patologia, na idade adulta. Os diversos tipos preventivos deveriam ser efetivados no sentido da identificação, prevenção, tratamento e vigilância, com medidas de sensibilização, formativas/informativas nos espaços relacionais da criança (sobretudo família e escola).

Atelier de Trabalhos Manuais - RSI

O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Social da Paróquia de Polvoreira esta a promover um Atelier de Trabalhos Manuais onde participam cinco beneficiárias do Rendimento Social de Inserção.  


O Atelier de Trabalhos Manuais tem como principais objetivos, fomentar as relações interpessoais e interação entre as beneficiárias, assim como, desenvolver a criatividade e o sentido crítico; ocupar os tempos livres; combater o isolamento social; proporcionar momentos lúdicos e recreativos; partilhar saberes e conhecimentos; promover a socialização, reconhecer e respeitar a existência da diversidade cultural.   

De uma forma geral, as beneficiárias participaram de forma assídua e empenhada no decorrer da ação, tendo-se mostrado bastante satisfeitas com a mesma.


13 de maio de 2014

“Centro de Apoio Psicológico à Comunidade”


A Equipa Técnica da VALEDESTE envia, por este meio, os melhores cumprimentos aos Parceiros Sociais, e vem dar conhecimento do seu mais recente Projeto “Centro de Apoio Psicológico à Comunidade”. 
A VALEDESTE é uma Cooperativa de Solidariedade Social que tem como objetivo principal desenvolver a sua atividade nos ramos da Solidariedade Social e Saúde, levando a cabo ações de promoção e apoio à infância, à juventude e à população adulta assim como o apoio integrado à família e à comunidade. 
O Centro de Apoio Psicológico à Comunidade (CAPC) é uma resposta social que visa responder às necessidades da população, procurando promover o bem-estar e uma melhor qualidade de vida, através de consultas de acompanhamento psicológico a crianças, jovens e adultos, e ainda através de ações de promoção da saúde e prevenção de comportamentos de risco. 
A presente resposta social destina-se especialmente à população com carências socioeconómicas. 
A candidatura ao serviço de apoio psicológico poderá ser realizado pelo próprio, por outrem ou por encaminhamento institucional. 

Cooperativa de Solidariedade Social 
sede provisória na Clieste-Clínica do Povo, na Rua da Isabelinha, nº 553, em Viatodos.
correio@valedeste.com.pt 
Tel.: 961 500 506


“Café da Manhã em Família - Ser Pai, Ser Mãe: um desafio..”


O Município de Braga associa-se no dia 15 de maio à celebração do Dia Internacional da Família assinalando este acontecimento de modo a intensificar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família.
Nesse sentido, convidamos para um “Café da Manhã em Família - Ser Pai, Ser Mãe: um desafio..”, que se realiza nesse mesmo dia, das 10h às 12h, no GNRation. 

O programa deste encontro conta com a participação do Presidente da Associação Famílias, Dr. Carlos Aguiar Gomes e com o Vice-Presidente do Município, Dr. Firmino Marques, e visa refletir sobre a importância da educação parental no desenvolvimento social do concelho. 

As inscrições deverão ser realizadas para o Gabinete de Ação Social, até ao dia 14 de maio, através do e-mail: geral.gas@cm-braga.pt


12 de maio de 2014

"Animafofos": Campanha Zoo St.º Inácio - RSI

​O Protocolo do RSI de ​St.º Adrião encontra​-se​ na preparação das atividades de Verão, tendo realizado uma série de contatos com várias entidades das áreas do entretenimento, educação, desporto e lazer, com o intuito de estabelecer parcerias. Uma dessas parcerias foi realizada com o ZOO de St.º Inácio. 

Temos o objetivo de proporcionar um dia educativo e divertido a algumas crianças/jovens que acompanhamos. 
Mas, apesar de tudo, a entrada tem um custo e para o suportar estamos a criar um conjunto de produtos destinados a angariar fundos, tais como: porta-chaves, marcadores de livros, …., todos com formas de animais. 
Em breve divulgaremos todos os produtos, os quais terão um custo simbólico. 
Contamos consigo. 

As crianças irão ao ZOO … com a sua ajuda!

Aceitamos pedidos. 
Custo de cada Animafofo: 2 animais.
As imagens abaixo ilustram alguns dos modelos disponíveis.

Ajude-nos a Ajudar, adquira um animafofo.

Meia Maratona Solidária


6 de maio de 2014

“Programa de Intervenção de competências Pessoais, Sociais e Profissionais.”

O GAAS do Centro Social da Paróquia de Polvoreira/Protocolo RSI dinamizou a 2ª sessão – As minhas caraterísticas pessoais, relações interpessoais e gestão de conflitos; do “Programa de Intervenção de competências Pessoais, Sociais e Profissionais.”
Dinamizado pela Elisabete Costa (educação social) que está a estagiar no GAAS do Centro Social da Paróquia de Polvoreira/ Protocolo RSI.
Esta sessão teve como objetivos:
·         - Refletir sobre as competências do self;
·       -   Refletir com o grupo sobre o self;
·         - Promover o conhecimento (auto e hetero);
·     - Promover competências para a valorização pessoal e social, considerando a sua auto-estima através de um procedimento participativo e criativo;
·         - Promover o bem-estar pessoal e grupal;
·        - Proporcionar a afirmação pessoal;
·         - Incluir e incentivar a uma postura ativa participativa na comunidade;
·        -  Melhorar o relacionamento consigo próprio e com os outros;
·        -  Desenvolvimento de competências cognitivas e emocionais.
·         - Refletir sobre o significado de conflito, situação conflituosa, resolução de conflitos;
·        -  Refletir sobre diferentes formas de resolução de problemas;
·         - Procurar diversas alternativas de solução face a um conflito;
·         - Seleccionar e aplicar a alternativa mais adequada à situação-problema;
·         - Desenvolver estratégias de coping.

No final da atividade foi partilhado um pequeno lanche, e todos mostraram grande satisfação e motivação.


5 de maio de 2014

"Toca a Mexer nos Moinhos"


"Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome" - Voluntariado



Aproxima-se mais uma Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome. Vai realizar-se nos dias 31 de Maio e 1 de Junho de 2014, sábado e domingo. Uma vez mais, vimos solicitar a colaboração dos cidadãos para que, todos juntos, possamos continuar a Alimentar esta Ideia.
Para se inscrever como voluntário para colaborar no armazém ou nos supermercados nesta Campanha, agradecemos que preencha este formulário
http://goo.gl/5xmh1T e que divulgue esta iniciativa junto dos seus contactos.

O Armazém Júnior que proporciona uma experiência de voluntariado as mais novos, é destinada a crianças dos 7 aos 13 anos que sejam familiares directos do voluntário adulto desta Campanha. Vai funcionar no Domingo, dia 1 de Dezembro, das 10h às 12.00h. Por razões de segurança, durante este horário o armazém funciona unicamente para as crianças e as vagas são limitadas.  Por isso a inscrição é necessária e, se desejar inscrever um voluntário júnior, deverá assinalá-lo no campo que reservámos para esse efeito neste formulário.

Em caso de dúvida ou se quiser contactar-nos, utilize o e-mail voluntariosbancoalimentar.braga@gmail.com poderá ainda fazê-lo através dos números 925405552 ou 925405550.