Páginas

30 de outubro de 2013

"Inclusão pelo Desporto" - III Congresso



"Gestão da Economia Doméstica" - Formação

Informações:
Nelson Rodrigues
Centro Cultural e Social de Sto. Adrião
Rua do Centro Cultural e Social de Sto. Adrião, 4715-016
Tel.: 253 200 693 | Fax: 253 200 695 
E-mail: ccssa.rsi@gmail.com

"Acolhimento Institucional e Saúde Mental"



"R.S.I. uma garantia de cidadania?"


participação no seminário é gratuíta mas sujeita a inscrição prévia e obrigatória até 20 de Novembro para os seguintes contactos:  
liliana.pinto@eapn.pt | 225 420 808

"Gosto de Ti"


Art&Tur - Barcelos


Este ano, como novidade, o Festival ART&TUR alarga o seu tempo de programação, de modo a poder apresentar ao público barcelense e nacional belíssimos documentários, alguns deles produzidos por excelentes profissionais portugueses. 

Mas o Festival  ART&TUR’13 não é apenas cinema, é também fotografia, dança, animação, etnografia,com a participação de inúmeras associações culturais de Barcelos e o apoio da Câmara Municipal.


29 de outubro de 2013

“Competências Domésticas”

A Equipa do GAAS do Centro Social da Paróquia de Polvoreira, em parceria com o CLDS: “Projeto Arca Social” (ADCL - Associação para o desenvolvimento das comunidades locais), desenvolveu um conjunto de atividades para um grupo de pais.
- Atividade “Competências Domésticas”
Objetivos:
- Reconhecer a importância da divisão das tarefas domésticas pelos vários membros da família.

Nesta atividade esteve presente um grupo de dez beneficiários do Rendimento Social de Inserção e teve um total de uma sessão. Esta atividade destinou-se a adultos e têm como foco de intervenção a melhoria das dinâmicas familiares e a promoção no seio da família, bem como, das várias formas de comunicação, permitindo o desenvolvimento pessoal e social de cada elemento da família.


"Reciclar Surpreender Inovar"

No sentido de dar seguimento às atividades ocupacionais com o principal objetivo de estimular a aquisição de hábitos, cumprimento de regras, gestão do tempo e integração social, demos continuidade ao atelier criado em 2012 - “Reciclar Surpreender Inovar”. Este projeto tem vindo a ser trabalhado ao longo de todo o ano de 2013 alternando a constituição do grupo sempre que muda o tema, permitindo assim o envolvimento de um maior número de clientes.
Com o decorrer dos meses as clientes vão adquirindo prática e conhecimento na aprendizagem, resultando no aperfeiçoamento do trabalho por elas elaborado. Cumulativamente com o decorrer dos trabalhos as clientes partilharam as suas fragilidades, necessidades e carências, mas também, as suas competências e interesses, contribuindo para promover a sua autoestima e independência pessoal/profissional.
Esta atividade permite ainda estimular a aquisição de hábitos, tais como: assiduidade, pontualidade, participação e empenho, cumprimento de regras, gestão do tempo, cooperação e integração social.


Reaproveitar Somar Improvisar – “Atelier de Culinária”

No período de 7 de abril a 18 de junho de 2013, a equipa do rendimento social de inserção promoveu um atelier de culinária que aconteceu em dois momentos, teórico e prático. O teórico realizou-se no pólo de leitura de Arcozelo e consistiu numa pesquisa na internet de receitas de culinária variadas, entradas, sopas, pratos principais e sobremesas, consideradas saudáveis, económicas e práticas. Com o decorrer do tempo as clientes partilharam os seus conhecimentos e necessidades, mas também, as suas competências e interesses, contribuindo para promover a sua autoestima e independência pessoal/profissional. A parte prática foi dinamizada na APAC, através da elaboração de uma entrada e uma sobremesa selecionadas e elaboradas pelos clientes das receitas pesquizadas pelos mesmos.
Com esta atividade pretendeu-se ainda estimular a aquisição de hábitos, tais como: assiduidade, pontualidade, participação e empenho, cumprimento de regras, gestão do tempo, cooperação e integração social e higiene.


"À Descoberta do Ambiente"


No dia 25 de julho de 2013 realizou-se a atividade “À Descoberta do Ambiente”, incluída no projeto “Respeitar Sorrir e Intervir”, levado a cabo pela equipa do Rendimento Social de Inserção, e cuja população-alvo versa primordialmente os descendentes da faixa etária entre os seis e os doze anos dos clientes desta valência. 
O destino foi o Estádio do Dragão e a Empresa Lipor, a atividade que assenta em princípios de integração e igualdade de oportunidades, teve como objetivo promover a atividade física, a alimentação saudável, o respeito pelo ambiente e não menos importante a socialização. 
A equipa contou com o apoio da Junta de Freguesia de Arcozelo para a realização desta atividade que decorreu com bastante sucesso. 


23 de outubro de 2013

"Públicos com Necessidades Especiais"


"INTERFACES"


"Sustentabilidade e Qualificação do 3º Sector"


Vacina contra a Gripe gratuita para +65

A vacina contra a gripe é gratuita para os cidadãos que têm 65 ou mais anos.
Está disponível na sua unidade de saúde, a partir de Outubro, não necessitando de receita médica ou guia de tratamento, nem está sujeita a pagamento de taxa moderadora.
A vacina tem indicação para ser efetuada durante todo o outono e inverno, de preferência, até dezembro.
A gripe é uma doença contagiosa que, apesar de na maioria dos casos curar espontaneamente, pode provocar complicações, particularmente em pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. Para saber mais informações úteis sobre a vacinação contra a gripe, consulte o Portal da DGS ou Portal do Utente . 


Pela sua saúde, vacine-se contra a gripe na sua unidade de saúde. 


Parceria ASCREDNO - AND atribui 15 kits escolares!


No dia 27 de Setembro 15 crianças tiveram um dia diferente!  Pois, da parceria estabelecida entre o Serviço de Atendimento/Acompanhamento (SAAS) da Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Nogueiró (ASCREDNO) e a Associação Nova de Dimensão (AND) resultou a atribuição de 15 kits de material escolar a crianças de famílias carenciadas acompanhadas pelo SAAS da ASCREDNO.
Na entrega estiveram presentes Maria José Diaz Garcia e Dennis Molinski, representantes da AND.

Cerimónia de Assinatura de Protocolos


No dia 20 de Setembro, em Valongo, a ASCREDNO aceitou o convite e marcou presença na cerimónia de assinatura dos protocolos de colaboração entre o IEFP e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e as suas uniões distritais de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real e a União das Mutualidades Portuguesas. Uma iniciativa que passa para o papel o que a ASCREDNO já vem fazendo há algum tempo com os vários Parceiros. Excelente iniciativa!

22 de outubro de 2013

Jornadas da APCG


"Jornada pela Cidadania"


O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Social da Paróquia de Polvoreira comemorou a Jornada pela Cidadania. 
A Jornada pela Cidadania é uma iniciativa nacional de um conjunto de entidades, que tem como principal objetivo celebrar o Ano Europeu dos CIDADÃOS 2013 e sensibilizar todos para a importância da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 
Este dia, 17 de outubro é o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, e por isso, esta iniciativa é também um apelo a todos os cidadãos para que participem nesta luta e promovam uma sociedade mais inclusiva. A ação realizada pelo Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Social da Paróquia de Polvoreira foi a apresentação de um Blitz Movie que é um spot de curta duração que tem como objetivo transmitir uma mensagem num curto espaço de tempo. 
Essa mensagem tem de ter uma carga emocional forte, para que seja retida e recordada. Este Blitz Movie trabalhou três temáticas, sendo a igualdade de género, a violência doméstica e o tráfico de seres humanos. 

Nesta ação estiveram presentes 20 beneficiários do Rendimento Social de Inserção e foi um momento de reflexão, e alerta Sobre a problemática e ainda um momento de partilha sobre possíveis soluções e melhorias. 
No final da sessão foi passada uma folha branca por todos os participantes no qual os mesmos escreveram possíveis estratégias para a diminuição da Pobreza. Podemos verificar que todos partilharam experiências e o debate foi positivo.

Prémio SIC Esperança – Rock in Rio Escola Solar


Pelo quarto ano consecutivo, a SIC Esperança lança o Prémio SIC Esperança – Rock in Rio Escola Solar. 
Este prémio, destina-se a Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações sem fins lucrativos e Organizações não-governamentais, desde que legalmente constituídas e devidamente registadas, tendo como objetivo financiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida, em particular de pessoas socialmente desfavorecidas. 

Para esta edição, a temática é a Cidadania, sendo o prémio de 20.000 euros

As candidaturas decorrem entre o dia 6 de outubro e 29 de novembro

SIC Esperança, vale a pena acreditar! 

Informações:
Verónica Pereira 
Estagiária SIC Esperança 
vpereira.estagiario@sic.pt 
Tel.: 214 246 490

Concurso de vídeo "Jovens vozes em combate à pobreza"

No âmbito da 8ª edição dos Dias Europeus do Desenvolvimento, a Comissão Europeia lançou um concurso de vídeo sobre o combate à pobreza, dirigido a crianças e jovens de idades compreendidas entre os 13 e os 24 anos.
Objetivo: O concurso de vídeo dos Dias Europeus do Desenvolvimento 2013 (European Development Days) - "Jovens vozes em combate à pobreza" visa incentivar crianças e jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 24 anos a participarem no diálogo sobre o combate à pobreza global.
Destinatários: O concurso está aberto a todas as crianças e jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 24 anos. Para avaliar o preenchimento deste critério, vale a idade considerada na data da formalização da candidatura.
Como participar: O desafio colocado aos participantes é, através de um vídeo de duração igual ou inferior a 120 segundos, revelarem como combateriam a pobreza caso a sua opinião fosse ouvida. O vídeo terá que ser realizado numa das cinco línguas oficiais do concurso: inglês, francês, alemão, português ou espanhol.  
Todas as candidaturas devem ser submetidas através do preenchimento do formulário de inscrição disponível na página do Facebook da European Development Days - não é necessária conta do Facebook para entrar no concurso.
Os vídeos apresentados a concurso devem ser previamente partilhados no YouTube. É permitido apenas um vídeo por participante.
O prazo de apresentação de candidaturas termina a 1 de novembro de 2013.

Formação GRATUITA para profissionais de Saúde




Encontro de Boas Práticas - Escolas aLer+


10 de outubro de 2013

26º Festival de Teatro de Barcelos


O Champimóvel vai estar em Barcelos!



O Município de Barcelos, numa ação conjunta com a Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos e a Fundação Champalimaud, irá receber o Champimóvel, de 14 a 19 de outubro.
Trata-se de um show animado interativo em 4D, com a duração de cerca de 25 minutos, intitulado  “O Futuro da Ciência”. Os participantes fazem uma viagem através do corpo humano, apresentada pela personagem Champi, transmitido num simulador transportável por um camião TIR.
Champimóvel é um projeto de divulgação e promoção da ciência da Fundação Champalimaud, dirigida especialmente ao público com faixas etárias entre os 9 e os 14 anos. As crianças, a partir dos 6 anos, poderão assistir, desde que acompanhadas por um adulto.
O Champimóvel vai ficar instalado no Parque da Cidade, entre as 10h00 e as 18h00, de 14 a 18 de outubro, e das 10h00 às 12h30 no dia 19 de outubro. Cada sessão comporta cerca de 20 pessoas, sendo todas as sessões gratuitas.
Nos dias 14, 15, 16, 17 e 18, as sessões destinar-se-ão às escolas e, no dia dia 19, da parte da manhã, para o público em geral, tendo as sessões início às 10h00, 10h35, 11h10, 11h45 e 12h10.
Para as sessões de sábado, 19 de outubro, os lugares podem ser reservados, pessoalmente, na Biblioteca Municipal, através do telefone: 253 809 641, do telemóvel: 919000244 ou do e-mail: sabebcl@cm-barcelos.pt

Apresentação do Livro - "Assento doméstico"


"A Doença Psiquiátrica e o Estigma"



8 de outubro de 2013

"SOS na Zona Pobre"

Com as novas regras do RSI e da habitação social, os pobres estão ainda mais pobres. Nalgumas zonas, como certos bairros da freguesia de Campanhã, no Porto, a miséria é atroz. Os direitos humanos essenciais são violados, os apoios do Estado são uma fraude, a reinserção social uma ficção. Ser pobre é viver num mundo à parte, de onde nunca se consegue sair

Segurança Social: Datas de pagamento dos subsídios sociais e pensões em outubro

Fique a saber o dia de pagamento

Com o objetivo de prestar um melhor serviço ao cidadão, a Segurança Social tem uma data fixa mensal para o pagamento dos subsídios sociais e familiares e pensões, permitindo um melhor planeamento e uma salvaguarda para os beneficiários, na medida em que sabem exatamente o dia em que recebem.



”Cantinho Social”

O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Social da Paróquia de Polvoreira retomou o seu Atelier de Trabalhos Manuais:”Cantinho Social” onde participam seis  beneficiárias do Rendimento Social de Inserção e é realizado quinzenalmente.
O Atelier de Trabalhos Manuais tem como principais objectivos  fomentar as relações interpessoais e interacção entre as beneficiárias, assim como, desenvolver a criatividade e o sentido crítico; ocupar os tempos livres; combater o isolamento social; proporcionar momentos lúdicos e recreativos; partilhar saberes e conhecimentos; promover a socialização e reconhecer e respeitar a existência da diversidade cultural.

Desta forma deixamos aqui alguns trabalhos desenvolvidos neste atelier.



1 de outubro de 2013

"O endividamento e o sobre-endividamento das famílias - problemática e soluções"



Número de beneficiários do RSI volta a cair em agosto


Segurança Social
Foto: Global Imagens
Segundo o Instituto da Segurança Social, há menos quatro mil pessoas a receberem este rendimento do que em julho e menos 30 mil que em agosto de 2012.
O número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção voltou a cair em agosto, existindo agora pouco mais de 265300 pessoas a receber esta prestação.
De acordo com números divulgados pelo Instituto da Segurança Social, há menos quatro mil pessoas a receberem este rendimento do que em julho e menos 30 mil que em agosto de 2012.


Fonte: TSF