Páginas

15 de abril de 2013

"A crise, o seu inverso e a crítica dela"

Organização: direção do curso e alunos do mestrado em Sociologia.
Workshop a 18 de abril, com entrada livre (mediante inscrição). Exposição de 9 a 17 de maio, com candidaturas de trabalhos até 2 de maio.
Sala de Atos do ICS, campus de Gualtar, Braga
 Workshop e exposição de fotografia
 
A crise oferece múltiplos olhares e discursos. A fotografia potencia essa multiplicidade, construindo e devolvendo outros sentidos do momento presente. Com o intuito mostrar peças desse olhar sociológico sobre a crise, a direção do curso de Sociologia e os alunos do 2º ciclo de estudos em Sociologia da Universidade do Minho promovem um workshop de fotografia a 18 de abril (das 18h às 20h, na Sala de Atos do ICS-UMinho) e uma exposição de fotografia alusiva ao tema, no mesmo espaço, entre 9 e 17 de maio.

O workshop tem entrada livre, mediante preenchimento do formulário. O principal requisito para participar na exposição de fotografia como autor/a é apresentar uma abordagem fotográfica que incida sobre uma das vertentes da crise e do seu protagonismo atual, captado e revelado pela objetiva. Os trabalhos selecionados e expostos serão também objeto de publicação eletrónica, na qual se incluem os comentários dos autores às fotografias expostas.

Mais informaçõesmestradosociologia.um@gmail.com, 962868081, 917900243


11 de abril de 2013

Atelier de Trabalhos Manuais


O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Social da Paróquia de Polvoreira continua a promover um Atelier de Trabalhos Manuais onde participam cinco beneficiárias do Rendimento Social de Inserção e é realizado quinzenalmente. 
Esta atividade visa a promoção de formação à equipa do G.A.A.S. do Centro Social da Paróquia de Polvoreira na área das artes plásticas e recuperação de materiais/objectos, com o intuito de replicar essas aprendizagens em actividades/ateliers desenvolvidos com os beneficiários do rendimento social de inserção acompanhados pelo Gabinete. 
O Atelier de Trabalhos Manuais tem como principais objectivos, fomentar as relações interpessoais e interacção entre as beneficiárias, assim como, desenvolver a criatividade e o sentido crítico; ocupar os tempos livres; combater o isolamento social; proporcionar momentos lúdicos e recreativos; partilhar saberes e conhecimentos; promover a socialização e reconhecer e respeitar a existência da diversidade cultural. 
Uma vez que este atelier se realizou numa data aproximada da Páscoa, as actividades desenvolvidas foram alusivas ao tema.

"Vamos Contar Histórias"


Em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos e a Junta de Freguesia de Sequeade, o Centro Comunitário Moinhos de Vento, no passado dia 27 de Março, reuniu mais de 50 pessoas, incluindo 15 beneficiários e filhos de beneficiários do gaas, numa tarde cheia de luz, ação e animação, com a participação TPC - Grupo de Teatro amador de Carapeços, Barcelos. 

O TPCzinho foi a secção do TPC (formada por 18 elementos, dos 10 aos 18 anos) que apresentou o trabalho “Vamos Contar Histórias”, que contou com a apresentação/encenação de 3 histórias: “O Temível Drácula”; “A Intrépida Loja dos Chapéus” e “Joanão e Joaninha”, que fez as delícias dos espetadores, sobretudo dos mais jovens. 

Uma tarde bem passada, com certeza!

Café Concerto Solidário


Prevenção de Burlas a Idosos

"A PSP solicita aos parceiros da CSIF, que intervenham com a população idosa, no sentido de alertarem os mesmos para a entrada em circulação de uma nova nota de 5 euros, a fim de evitar burlas, alertando-os de que não há troca/substituição das referidas notas, muito menos em contatos ao domicilio por alegados funcionários de bancos ou outros."

Carlos Manuel Silva
Agente Pr. n.ºs 542/143580

2 de abril de 2013

Férias Ativas - Páscoa 2013

Cumprindo com o que é já uma tradição, os GAAS da ASCREDNO e do CCSSto. Adrião proporcionaram um dia diferente às crianças beneficiárias de RSI que se encontravam em férias escolares. 
Foi no dia 27 de Março, como o S. Pedro não colaborou decorreu na junta de freguesia de Nogueiró. 
"Os Falcões" e os "Incríveis" foram desafiados em vários jogos a "ganhar num minuto". Com muito empenho, diversão e muitas, muitas risadas, num ápice chegou a hora do lanche! Oh...

Que venham as próximas!

1 de abril de 2013

"Um(a) Assistente Social com alma e Coração numa organização transpessoal"


"Educa e Alerta!"


"Teatro nos Moinhos de Vento" - Teatro Oprimido


O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social (GAAS) do Centro Comunitário Moinhos de Vento (Núcleo Local de Inserção de Barcelos) encerrou, no passado dia 14 de Março, as sessões colectivas, baseadas no “Teatro do Oprimido”, iniciadas em Novembro de 2012. 
Com base na dimensão sócio-educativa, esta ação centrou-se nas questões-problema, trazidas pelos próprios participantes. Esta iniciativa enquadrou objetivos do projeto 2012 (Projeto ECO), com continuidade no projeto 2013 (Projeto INTEGRA). 
Com esta ação pretendeu-se essencialmente a promoção de uma maior consciência crítica sobre a realidade social; o desenvolvimento de competências de Cidadania e de Relacionamento interpessoal, através da desmecanização corporal/ sensorial, promovendo-se, assim, um maior contacto e expressão através das emoções, bem como uma maior consciência acerca da sua capacidade criativa e artística. 

Esta iniciativa contou com a participação de 8 utentes (RSI e ação social) do gaas, e com a colaboração da psicóloga Cláudia Silva, a dinamizadora do grupo, que desenvolveu um trabalho com os participantes, através de jogos, recorrendo a técnicas do Teatro do Oprimido, nomeadamente, teatro-imagem; improvisação teatral e teatro-jornal, tendo-se, assim, desenvolvido uma pequena encenação, baseada em técnicas do Teatro-Jornal, em que se parte de notícias do nosso quotidiano, de modo a lermos criticamente essa realidade, desmontando o que está por detrás, digamos nas entrelinhas das notícias. 

O projecto culminou, pois, com esta encenação, apresentada à comunidade no passado dia 14 Março, finalizado com um lanche convívio. 


"Ser cidadão não é viver em sociedade, é transformá-la." 
Augusto Boal

“Competências Domésticas”

A Equipa do GAAS do Centro Social da Paróquia de Polvoreira, em parceria com o CLDS: “Projeto Arca Social” (Associação para o desenvolvimento das comunidades locais), desenvolveu um conjunto de atividades para um grupo de pais.
- Atividade “ Competências Domésticas”
Objetivos:
- Reconhecer a importância da divisão das tarefas domésticas pelos vários membros da família.

Nesta atividade esteve presente um grupo de dezasseis beneficiários do Rendimento Social de Inserção e teve um total de uma sessão. Esta atividade destinou-se a adultos e têm como foco de intervenção a melhoria das dinâmicas familiares e a promoção no seio da família, bem como, das várias formas de comunicação, permitindo o desenvolvimento pessoal e social de cada elemento da família.

"Reforma do Arrendamentos Urbano"


“Eu com os Outros”


A Equipa do GAAS do Centro Social da Paróquia de Polvoreira, em parceria com o Projeto: “Para uma Cidadania ativa” EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Braga e o CLDS: “Projeto Arca Social” (Associação para o desenvolvimento das comunidades locais), desenvolveu um conjunto de atividades para um grupo de crianças, jovens e pais beneficiários do Rendimento Social de Inserção. 

- Atividade “Eu com os Outros” (Adultos) 
 Objetivos: 
       - Tem como foco de intervenção a melhoria das dinâmicas familiares; 
       - Promoção da harmonia no seio da família; 
    - Promover o desenvolvimento pessoal e social de cada elemento da família. 

Nesta atividade esteve presente um grupo de oito beneficiários do Rendimento Social de Inserção e teve um total de três sessões. Em cada uma das sessões foi dinamizada uma temática, sendo que na primeira sessão se abordou os estilos de comunicação e o relacionamento interpessoal; numa segunda sessão trabalhou-se a temática “Quem sou eu afinal” e por último a aplicação de dinâmicas de grupo.

“As Comunidades Ciganas: Desafios de sempre, Estratégias urgentes”


A EAPN Portugal  Rede Europeia Anti-Pobreza - desenvolve, desde a sua fundação (1991), atividades com e sobre as Comunidades Ciganas. Sendo estas comunidades um dos grupos sociais que mais graves situações de pobreza e de exclusão social enfrentam em Portugal e na Europa, é compreensível que constituam um dos principais focus de atenção de uma organização que tem como missão combater a pobreza e a exclusão social.
As comunidades ciganas têm vindo a adquirir uma crescente visibilidade, enquanto um dos grupos sociais que mais evidencia a necessidade de uma intervenção urgente e específica. Neste sentido, e tendo presente as orientações da Comissão Europeia aos Estados-membros no sentido de definirem estratégias nacionais de inclusão para estas comunidades, a EAPN Portugal considerou pertinente a realização de um Encontro europeu onde vários agentes, instituições e entidades com responsabilidade nesta matéria, possam apresentar um conjunto de compromissos e de estratégias de intervenção tendo presente os vários desafios e oportunidades neste domínio.
Neste contexto, a EAPN Portugal está a organizar um Seminário Europeu subordinado ao tema As Comunidades Ciganas: Desafios de sempre, Estratégias urgentes que irá decorrer no dia 23 de Abril 2013 na Fundação Engenheiro António da Almeida, no Porto. Com este evento pretendemos por em evidência a situação atual das comunidades ciganas na Europa, identificando estratégias de intervenção tendo como pano de fundo as orientações da U.E,, da Estratégia Europeia 2020 e da nova programação de Fundos Comunitários. Pretendemos ainda promover a reflexão sobre as principais dificuldades de inclusão e, consequentemente, a apresentação de um conjunto de estratégias que promovam uma mais efetiva inclusão destas comunidades.
As inscrições são gratuitas e devem ser enviadas até ao dia 19 de Abril ao cuidado de Maria José Vicente para o seguinte email: mj.vicente@eapn.pt.

"Nós e o Chocolate" - Workshop


O CHOCOLATE EM SOBREMESAS 

O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social (GAAS) do Centro Comunitário Moinhos de Vento (Núcleo Local de Inserção de Barcelos) desenvolveu, no passado dia 8 Março, um workshop sobre o delicioso tema do chocolate, no âmbito do Projeto 2013_Projeto INTEGRA. 
Os 6 participantes (utentes do gaas) tiveram a oportunidade de conhecer os tipos e variedades de chocolate, aprender algumas receitas simples com chocolate e experimentar uma receita simples em que o ingrediente principal era o chocolate. 
Cada participante elaborou um delicioso Salame de Chocolate! Os participantes levaram ainda um pequeno livro de receitas, em que mais uma vez, o ingrediente principal era o chocolate. 


"Qualquer pessoa saudável, se encanta com o chocolate” 
Bob Green

"Boas práticas judiciais no âmbito da violência doméstica"


"Importas-te?"


No Ano Europeu dos Cidadãos, a Fundação EDP convida e desafia todos os estabelecimentos de ensino que ministram o ensino secundário e superior e outras organizações da sociedade civil a participar no programa IMPORTAS-TE?, disponível a partir de hoje no nosso site em www.fundacao.edp.pt. 
Até 14 de Junho, iremos disponibilizar gratuitamente o DVD do “Quem se Importa”, o último documentário da reputada realizadora brasileira Mara Mourão, que mostra o trabalho de 18 empreendedores sociais, cujas ideias visionárias já transformaram milhões de vidas à escala global. 
Recomendado pela Unesco, o filme tem sido selecionado para diversos Festivais Internacionais de Cinema e ganhou recentemente o prémio de melhor documentário no DocMiami International Film Festival. Clique para ver o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=mETyX_WigCE 

Para receber o DVD na sua organização, basta preencher o formulário de inscrição disponível no nosso site, com o compromisso de utilizá-lo, sem quaisquer fins comerciais, como uma ferramenta poderosa para disseminar a mensagem de que “qualquer pessoa pode mudar o mundo”, organizando uma ou mais sessões para visionamento e debate coletivo junto do seu público interno e respetiva comunidade envolvente. 
Para isso preparámos um guia didático de apoio à dinamização do debate e com sugestões de atividades, as quais inclusivamente, poderão ser aprofundadas em contexto de sala de aula. Através desta iniciativa, a Fundação EDP, ambiciona construir, em conjunto com toda a sociedade civil, em especial os jovens, uma cultura de cidadania ativa, onde todos seremos transformadores, capazes de dar resposta aos desafios sociais de hoje, nas respetivas comunidades em que estamos inseridos. 

Contamos com a sua adesão a este movimento.

"Como baixar o IMI"


Modelagem de Balões - Workshop