Páginas

21 de março de 2013

"Comportamentos Agressivos e Agressividade"

Nos dias 20 e 21 decorreram a ação de sensibilização dedicada aos pais e a ação de operacionalização dedicada aos mais novos sob o tema "Comportamentos Agressivos e Agressividade". 
As sessões decorreram na junta de freguesia de Nogueiró e destinavam-se a beneficiários do Rendimento Social de Inserção acompanhados pelos GAAS da ASCREDNO e de Sto. Adrião. 
A animação das sessões foi assegurada pelos pelos psicólogos do Centro de Saúde de Braga, Ana Sizalda Oliveira e Paulo Passos. 

18 de março de 2013

'Máfia' romena no rendimento mínimo

Há nove acusados por crimes de corrupção e burla à Segurança Social no âmbito de uma agência mafiosa no rendimento mínimo, conta esta segunda-feira o Jornal de Notícias (JN), que adianta que esta rede viveu dois anos à custa do Estado.

Dia Nacional dos Alcoólicos Anónimos


Mais de 40% das sinalizações às comissões de menores pertencem a famílias com problemas de álcool

Mais de 40% das situações sinalizadas às comissões de proteção de menores pertencem a famílias com problemas de alcoolismo, que estão também na origem de 16% dos casos de abuso infantil e negligência, segundo a Sociedade Portuguesa de Alcoologia.



"Dia da Mulher" - ASCREDNO


Em comemoração do Dia Internacional da Mulher o GAAS da ASCREDNO, em parceria com Esprominho, proporcionou um dia diferente a algumas utentes beneficiárias do RSI. Tiveram direito a uma sessão de cabeleireiro gratuita! Os cuidados capilares estiveram a cargo dos alunos do CEF de Cuidados de Estética do Cabelo. E a avaliar pela satisfação das "clientes" têm futuro na área!

"Um escritor entre nós" - Francisco José Viegas


14 de março de 2013

“Tour” Grupo F21



Já quase que podemos dizer que temos uma digressão.
O Grupo F21 convida a estarem presentes nos próximos eventos já agendados:

F21 em concerto – dia 22 de março, pelas 21h30 na Fábrica ASA

F21 apresenta “CARTA”, Teatro-Fórum – dia 23 de março, pelas 15H00 na Casa da Cultura em Paredes.



"O Grupo F21 surgiu no âmbito do Projecto KRISIS da área de Comunidade da Guimarães Capital Europeia da Cultura, em conjunto com a Casa do Povo de Fermentões. O grupo desenvolve um trabalho artístico de forma a suscitar a mudança social e comunitária. Ao longo de várias sessões e conversas em torno de situações de injustiças, após vários ensaios e com a colaboração de elementos fundamentais, como Hugo Cruz da Associação PELE e Rafael do Vale da banda Mão Morta, o grupo desenvolveu o primeiro trabalho, “PARQUÊ?!” , através de Teatro Fórum. Este espectáculo teve quatro apresentações (Casa do Povo de Fermentões, Paço dos Duques em Guimarães, sede da PELE no Porto e Escola Fernando Távora em Fermentões) com grande receptividade e sucesso."

Comemoração do Dia Internacional da Mulher

O GAAS do Centro Social da Paróquia de Polvoreira comemorou o Dia
Internacional da Mulher, 12 de Março, com 8 beneficiárias do
Rendimento Social de Inserção com uma visita a um espaço estético do
Curso de Manicure-Pedicure Massagista de Estética da Escola de
Formação Profissional ESCFOP, onde tiveram oportunidade de realizar
manicure, pequenas depilações e ainda esfoliações faciais.

O objectivo desta actividade foi transmitir a importância da imagem e
do aspecto físico nos dias de hoje.

No final, olharam-se no espelho e muitas referiram sentirem-se muito
diferentes e entusiasmadas com o impacto desta pequena transformação
nas outras pessoas principalmente no marido. Durante toda a actividade
divertiram-se e houve grande convívio e troca de experiências entre as
mesmas.

A Escola de Formação Profissional ESCFOP disponibilizou-se a
futuramente, desenvolver mais iniciativas desta índole.

8 de março de 2013

“Dou-te os Meus Olhos”

Como forma de sinalizar o dia 8 de Março (Dia Internacional da Mulher) na comunidade Barcelense, o Projeto A Teu Lado...promovido pelo GASC e cofinanciado através da medida 7.3 do POPH, pretende realizar, nesse mesmo dia, uma tertúlia intitulada “Dou-te os Meus Olhos”, com a participação da Dr.ª Célia Ferreira e da Dr.ª Olga Cunha da Universidade do Minho. 
A esta tertúlia antecederá a visualização do filme com o mesmo nome, sobre a temática da violência doméstica, às 21h, no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos. 
A todos os interessados pedimos que adiantassem a reversa do lugar através de um email com o primeiro e último nome de forma a podermos planear a ocupação da sala. 

Contamos com a vossa presença. 
A ENTRADA É LIVRE

Projeto A Teu Lado...
Campo 25 de Abril, n.º 24, 1.º andar
4750-102 Barcelos
Tel. 253 816 196 | 93 370 91 60

Email: ateulado.gasc@gmail.com
Plataforma Online: www.maispertodeti.com

II Conferência Internacional sobre Igualdade Parental no Séc.XXI

No âmbito da II Conferência Internacional sobre Igualdade Parental no Séc.XXI, a realizar em Junho em Coimbra, a Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direito dos Filhos faz o convite à apresentação de comunicações nas seguintes sub-temáticas:

- Mediação Familiar
- Guarda Partilhada/residência alternada
- Alienação Parental e Conflitos Parentais
- Direito de Família e Tribunais de Família e Menores
- Serviços de promoção e proteção de Crianças e Jovens

PROCEDIMENTOS
Os interessados nas sub-temáticas acima apresentadas são convidados a submeter:

- Um Resumo que com o tamanho máximo de uma (1) página, arial 11 e espaço simples, contemple:

Nome do(s) autor(es), filiação institucional e contacto(s);
Sub-temática a que se candidata;
Título;
O problema investigado, objetivos e resultados;
Enfoque teórico;
Metodologia de investigação e sustentação empírica;
Biografia sumária do(s) autor(es) e orientador(es)/ coordenador(es) da investigação (esta informação excede o limite da página).

As comunicações devem ter por base trabalhos de investigação concluídos ou em curso posteriores a Janeiro de 2012.

A data limite para a submissão do Resumo é 15 de Março de 2013, para o e-mailigualdadeparental@gmail.com . Os resumos serão selecionados pela Direção da APIPDF até 25 de Março de 2013.

http://igualdadeparental.org/eventos/iia-conferencia-internacional-sobre-igualdade-parental-no-seculo-xxi/

6 de março de 2013

Fórum Comunitário 2013


"Jogo Dramático" - Formação

Formação Modular da Apoiasses Formação

CURSO: Jogo Dramático 25 horas 5ª e 6ª feiras das 14h00 às 18h00
Destinatários: pessoas com idade igual ou super a 18 anos; escolaridade mínima de 9º ano.
Conteúdo do curso: O papel do jogo no desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto; Jogo simbólico, jogo dramático e dramatização; Exercícios dramáticos com e sem objectos.
Data de início prevista: 14-03-2013
Local de realização: S. Victor
Apoio: subsídio de alimentação

INSCRIÇÕES: enviar e-mail para marisa.apoiassesformacao@gmail.com indicando que pretende fazer inscrição no curso de Jogo dramático, e indicando também nome completoescolaridade, e nº de telefone.

4 de março de 2013

"Governo vai responsabilizar famílias que abandonem idosos em lares ou hospitais"

Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2881733&page=-1 


Esta notícia tem diversas dimensões muito preocupantes.
Pensemos alto: a sociedade que todos ajudamos a construir tem permitido criar condições de conciliação da vida familiar com o cuidado às gerações mais velhas? Eu responderia um redondo "não!".

Andamos todos a tentar encontrar culpados, a apontar o dedo, a expiar a culpa. A "família", esse sistema a que nunca apertámos a mão porque é uma construção emergente da interacção dos seus membros, tem sido um amplo saco de pancada, um alvo para apontar o dedo. E que apoia a família a apoiar? Devemos preocupar-nos em apontar o dedo ou em encontrar soluções? Guy Ausloos chamou-me a atenção para que a palavra CULPABILIDADE encerrava em si um conceito bem mais interessante do que o de CULPA... a (H)ABILIDADE. Estaremos dispostos a potenciar as nossa habilidades para encontrar soluções?

Num contexto social onde as pessoas têm direito a 15 dias por ano para cuidar dos seus doentes/dependentes, o que é uma "fartura" sobretudo quando o nível de dependência é elevado. Onde as pessoas são penalizadas fortemente se optarem por trabalhar a meio tempo ou por se reformarem antes dos 65 anos, opção ora suspensa... Onde as respostas sociais são provavelmente cada vez menos acessíveis face ao rendimento disponível das famílias. Onde apenas uma medida, que tenho de aplaudir, foi tomada neste sentido, embora  ainda não esteja devidamente consolidada a nível nacional, refiro-me ao internamento por exaustão familiar da RNCCI. Afinal quem são os culpados?

Fiz recentemente um estudo com uma aluna e uma colega (http://www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP1067_ed.pdf) onde se percebeu que os adultos de hoje, se confrontados com a necessidade de cuidar dos seus pais, respondem, numa maioria esmagadora, que gostariam de cuidar deles informalmente. Mas será isto possível? Haverá condições para que possam cuidar? Se pensarmos que aos 65 anos, as suas mães terão 92 anos em média, idade que ultrapassa largamente a esperança média de vida, quando estivermos mais disponíveis para cuidar, já não existem as pessoas que gostaríamos de cuidar. Afinal, onde está o encontro geracional de que tanto falamos?

Depois há outra questão raramente referida. Quando há recusa no cuidar ou na comparticipação de uma resposta social por parte de um filho... alguém já pensou na história que pode estar por detrás de uma destas decisões? Alguém já pensou que na base de um corte relacional pode haver muita informação que não se pretende partilhar? Alguém já pensou que não tem direito a apontar o dedo sem compreender as razões? Alguém terá direito a impor o apoio, supostamente recíproco, a um(a) filho(a) que foi antes maltratado, negligenciado ou abandonado, por exemplo?

Claro que também há famílias onde os maus tratos existem. Não recuso esta realidade. Essas famílias têm de ser responsabilizadas e acompanhadas. Mas será este o problema de fundo? Não haverá outros?

Talvez seja mais fácil apontar o dedo e seguir em frente, como se os problemas ficassem resolvidos.
Ou os problemas que se pretendem resolver são outros? Os das instituições que assim passarão a ver comparticipadas ou pagas as camas ocupadas... São estes os problemas a resolver? São estas as nossas prioridades?

By Sónia Guadalupe in insistente-social.blogspot.com/

"Ética no campo do serviço social"