Páginas

19 de setembro de 2012

"Um modelo de Avaliação de Famílias de Risco"


Os alunos do segundo ano do Mestrado em Psicologia da Família da Faculdade de Filosofia desenvolveram uma ação de formação intitulada «Um modelo de avaliação de famílias de risco». 

A ação decorre no próximo dia 25 de setembro, terça-feira, às 14h00, na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica – Braga. 

O evento destina-se a técnicos responsáveis pela avaliação das famílias de risco, como psicólogos, assistentes sociais, gestores de caso e outros técnicos envolvidos no processo, bem como a profissionais e estudantes da área de Psicologia, Serviço Social e Sociologia. 

Sob supervisão da Doutora Armanda Gonçalves, os alunos verificaram, através do estágio, a necessidade de um protocolo que fornecesse aos técnicos diretrizes para uma avaliação adequada à tipologia de famílias em risco. 

Assim, esta ação propõe um modelo de avaliação que possa servir de ponto de acesso à família, para que técnicos e famílias consigam, em conjunto, traçar e percorrer um caminho positivo e eficaz. 

Os interessados devem inscrever-se através de:
acao.de.formacao2012@gmail.com

"As Comunidade Ciganas e a Intervenção Social"


Núcleo Distrital: Coimbra 

Dias: 23, 29 e 30 de Outubro de 2012 

Horário: 10h.00 às 13.00h e das 14.00h às 17.00h 


Local: EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Coimbra 

Data de início: 2012/10/23 

Carga horária: 18 horas


Inscrição: Associados da EAPN: 45€ // Não associados: 75€ 

Inscrições limitadas a 18 participantes a realizar até 18 de Outubro para: 

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Coimbra 
Estrada de Coselhas, Quinta da Conchada, Lote 19/20, 1º dto 
3000-125 Coimbra 
Telefone 239834241 e fax 239840796 
E-mail: coimbra@eapn.pt 


Formação Financiada - 12º Ano


"Princípios Orientadores dos Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental"


A Associação dos Familiares e Amigos dos Utentes da Casa de Saúde S. João de Deus de Barcelos (AFAUCSB) em parceria com a Cefolgest vem, estão a promover o curso “Princípios Orientadores dos Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental (CCISM)” no âmbito da “Qualificação para os Profissionais de Saúde” a decorrer de 14 a 28 de Setembro de 2012, dias úteis, das 19h às 22h com a exceção do dia 27.

Este curso tem a duração de 30h e divide-se em 10 sessões (pós-laboral). 

A formação corresponde um Certificado Homologado pelo POPH e pela Entidade Formadora Certificada Cefolgest, sendo ministrado por formadores especializados em Saúde Mental. 

A frequência nestes cursos é gratuita, com atribuição de um subsídio de alimentação para os dias de formação. 

Critérios de Admissão: os candidatos devem ter um curso superior e estar no ativo. A seleção segue uma ordem de registo de pré-inscrição e depois a elegibilidade do candidato. 

Caso pretenda efetuar a sua pré-inscrição por favor manifeste esse interesse para este e-mail (olgapires@cefolgest.pt ou tanialuisacosta@gmail.com). 

Pode obter mais informações por telefone: 
253 813 051 - Unidade Paul Adam Mckay
253 251 617 - Cefolgest. 

Local| Unidade Paul Adam McKay, em Barcelos (valência sócio-ocupacional da AFAUCSB).

Formação Financiada - 12º Ano


"Financiamento para novos projetos de empreendedorismo – Miragem ou Realidade?"


ISS participa no evento Portugal Maior


Vai realizar-se de 5 a 9 de dezembro de 2012 o evento Portugal Maior – Encontro Internacional para o Envelhecimento Ativo, na FIL, no Parque das Nações, que integra o Congresso Internacional de Geriatria e Gerontologia e a feira Natalis. 

O evento conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, com parceiros de diversas áreas de atividade e com a Escola Superior de Educação João de Deus, responsável pela organização do Congresso que decorrerá nos dias 7, 8 e 9 de dezembro. 

O Instituto da Segurança Social (ISS) é um dos parceiros da iniciativa e participará com o desenvolvimento de diversas ações no âmbito do Voluntariado, da Rede Social, do Envelhecimento Ativo, entre outras. 

O Portugal Maior irá decorrer no Pavilhão 2, e o espaço contará com seis áreas temáticas:
 • Alimentação
 • Apoio Social
 • Bens, equipamentos e consumo
 • Desporto, lazer e tempos livres
 • Ensino, formação e cultura
 • Saúde e bem-estar
 • Serviços
 • Turismo

Em cada área temática decorrerão conferências e workshops dedicados à temática do Envelhecimento Ativo. 

Visite www.portugalmaior.fil.pt

Formação Financiada - 12º Ano


13 de setembro de 2012

“Semana Europeia das Doenças da Próstata”


de 17 a 23 de Setembro

Dado que estas patologias podem ser prevenidas, e a informação é sempre um bom meio para a prevenção, o Serviço de Urologia deste Hospital encontra-se a organizar um programa que passa pela informação/sensibilização quer através de folhetos informativos quer através de uma acção em Auditório. 

A organização solicita aos GAAS que incitem a população adulta com quem trabalham, (RSI, população com quem exerçam actividade e familiares) a participar numa acção informativa em contexto de Auditório, com uma duração aproximada de 1 hora. 

Foram efectuados também convites às forças de Segurança locais. 

Alerto que a problemática diz respeito a ambos os sexos, dado que se trata de uma patologia que, embora afecte especificamente a população masculina, a população feminina pode sempre estar de rectaguarda, alertando e apoiando. 

A acção vai decorrer no próximo dia 19 deste mês, pelas 15 horas

Helena Santiago
Hospital de Braga
Sete Fontes – São Victor
4710-243 Braga
Tel.: 253 027 201 | Fax: 253 027 999
+351 253 027 129 | Ext:10045 
+351 915 303 540 |+351 961 794 372 
www.hospitaldebraga.com.pt

11 de setembro de 2012

Sessões de Esclarecimento - Alterações ao Regime Jurídico do RSI


Nos dias 04, 06 e 07 de Setembro de 2012 o Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Social da Paróquia de Polvoreira realizou sessões de esclarecimento sobre as alterações ao regime jurídico do Rendimento Social de Inserção, inerentes à entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 133/2012, de 27 de junho e da Portaria n.º 257/2012, de 27 de agosto. 

Nas sessões, a equipa expôs os trâmites inerentes à atribuição da prestação do RSI (nomeadamente a documentação obrigatória na fase de instrução), a forma de cálculo da prestação, as obrigações assumidas pelos beneficiários, o contrato de inserção, entre outros assuntos de relevo decorrentes da nova legislação, nomeadamente a apresentação do pedido de renovação da prestação do RSI a pedido do requerente. 

No decurso das sessões, os beneficiários puderam colocar as suas dúvidas e angústias relativamente à prestação de que beneficiam, bem como tomar conhecimento das alterações fundamentais que ocorreram. 
As sessões contaram com a presença de cento e treze beneficiários, tendo a duração de cerca de uma hora e trinta minutos por cada sessão.

3 de setembro de 2012

Formação Financiada


Piquenique Comemorativo

O GAAS do Centro Social da Paróquia de Polvoreira organizou no dia 10 de Agosto de 2012, um Piquenique comemorativo, que se realizou no Parque Pedro Miguel Fernandes da Silva, em Polvoreira, no qual participaram onze famílias acompanhadas pelo GAAS.
Esta ação teve como objetivo criar um momento lúdico e de partilha entre as famílias, com a realização de jogos tradicionais e jogos de futebol entre pais e filhos, em que todos participaram ativamente.
Procedeu-se, ainda, à entrega dos certificados de participação (entregues pela Diretora Técnica da Instituição) a todos os elementos que participaram na formação de educação parental “Entre Pais” e nas atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto “Para uma Cidadania Ativa”, de forma a valorizar a participação destes elementos nas atividades e a prestar-lhes, de alguma forma, o reconhecimento pelo seu esforço. E como não poderia deixar de ser, foi oferecido e partilhado um lanche entre todos, tendo os próprios beneficiários também contribuído para a prossecução do mesmo, trazendo bebidas e comida que partilharam com os restantes elementos, momento este que proporcionou uma maior proximidade à equipa do GAAS, assim como entre cada uma das famílias que participaram no piquenique.
 
Foi, sem dúvida, uma tarde diferente, divertida, descontraída, em que todos revelaram posturas menos rígidas, próprias ao contexto em que se encontravam e que, de certa forma, enriquecem o trabalho desenvolvido pelo GAAS junto das famílias em acompanhamento.

Datas de pagamento dos subsídios sociais em setembro

Com o objetivo de prestar um melhor serviço ao cidadão, está a Segurança Social a introduzir uma data fixa mensal para o pagamento dos subsídios sociais e familiares, permitindo um melhor planeamento e uma salvaguarda para os beneficiários, na medida que passam a saber exatamente o dia em que recebem o subsídio.

Complemento Solidário para Idosos (CSI)
 
Prestações Familiares
Subsídios de Desemprego, Doença e Parentalidade
 
Ação Social e Fundos de Garantia Salarial
Rendimento Social de Inserção (RSI)