Páginas

27 de março de 2012

Dia da Mulher - “Mente Sã, Corpo São”


No dia 8 de março, dia da Mulher, o Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da Santa Casa da Misericórdia de Vizela preparou uma atividade para utentes do sexo feminino, designada de “Mente sã, corpo são”. 




A atividade teve como objetivo promover o bem-estar físico e psicológico das utentes na perspetiva de lhes proporcionar mais uma ferramenta para lidarem com as mais diversas situações de stress no quotidiano. Primeiramente, e com o objetivo de motivar as utentes, pediu-se que exemplificassem momentos de tensão no seio familiar ou na vida relacional e estratégias possíveis para lidar as pressões diárias. De seguida, e dados os esclarecimentos necessários para o processo de relaxamento, iniciou-se o mesmo através da leitura de um guião previamente elaborado. Num cenário de pouca luz, com algumas velas presentes e música relaxante as utentes puderam descentrar-se das suas preocupações diárias durante um período aproximado de 35 minutos. No final, as utentes verbalizaram que se sentiam mais relaxadas e calmas. 

Por fim, realizou-se um pequeno convívio com as utentes, entregaram-se rosas alusivas ao dia da mulher e certificados de participação.


Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social
Santa Casa da Misericórdia de Vizela

22 de março de 2012

"Cor é Vida" inaugura Sede

A Família Cor é Vida, inaugura a sede da Associação Cor é Vida em Ermesinde, área pedonal inferior da Estação loja 5 e 6,  dia 31 de Março pelas 15horas.

Apresentação:




19 de março de 2012

Recolha de Medula Óssea


"Ser dador de medula óssea é uma opção para doar Vida"




"Férias Desportivas" - Páscoa 2012


"Semana de Ação" - Serviço Social


Curso Básico de Psico-Oncologia


"Como esticar um orçamento familiar e prevenir o endividamento"


"‘Como esticar um orçamento familiar e prevenir o endividamento’ foi o tema que serviu de base à sessão de esclarecimento realizada ontem, no Posto de Turismo. Dinamizada pelo Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) de Braga, a iniciativa teve na plateia beneficiários do rendimento social de inserção das freguesias de Espinho, Sobreposta, Pedralva, Lamaçães, Nogueiró e Tenões.

A sessão, solicitada pelo Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social de Nogueiró, foi uma das iniciativas com que o CIAC assinalou ontem o Dia do Consumidor.
Dirigida por Carlos Malheiro, técnico do CIAC, a iniciativa visou sobretudo dar dicas às pessoas para que possam esticar o seu orçamento.

Entre os conselhos partilhados por Carlos Malheiro destacavam-se sugestões tão simples como fazer uma lista antes de ir às compras e comprar apenas e só o que lá está estipulado. Os conselhos visaram também os gastos energéticos: usar lâmpadas economizadoras, não deixar os electrodomésticos em ‘stand by’, escolher o tarifário de electricidade que for mais económico de acordo com as rotinas do agregado familiar, entre outros. A sessão foi bastante interactiva, com a audiência a aproveitar para esclarecer muitas dúvidas relacionadas com questões de consumo.
"

Redacção, Correio do Minho, 16 de Março de 2012.


15 de março de 2012

"Dia Internacional da Mulher" - RSI


No dia 8 de Março o GAAS da ASCREDNO decidiu comemorar o "Dia Internacional da Mulher" proporcionando um dia diferente às beneficiárias de RSI. Para isso contamos com a colaboração da Esprominho e dos seus alunos dos cursos de Cabeleireiro e de Estética. Assim, as beneficiárias do RSI tiveram direito a tratamento de cabelo e a manicure. Realçando a beleza de cada uma, o sorriso!

"Só cuidando de mim terei força suficiente para cuidar dos outros."

Resta-nos agradecer à Esprominho por ter possibilitado mais um momento feliz às nossas utentes e aos alunos dos cursos de Cabeleireiro e de Estética pela forma carinhosa que nos receberam. Muito obrigado!

UM DIA PELA VIDA em Barcelos


Dia da Mulher


No dia 08 de Março, o Centro Comunitário de Prado, da Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Braga), através dos diferentes Serviços que o compõem, decidiu comemorar o Dia da Mulher com uma actividade muito simples: entrega de uma flor. Assim, a todas as mulheres que nesse dia participaram em alguma actividade do GAAS Prado, foi entregue uma flor.

Com esta oferta, pretendeu-se valorizar as utentes da Equipa, neste dia, que, de certa forma, algumas mulheres sentem-no como um dia especial. Uma vez que a Equipa trabalha, na sua maioria, com uma população bastante fragilizada, os Técnicos da mesma são da opinião, que estes pequenos gestos contribuem, de forma significativa, para a satisfação e bem-estar das utentes. As utentes ficaram muito contentes por serem valorizadas desta forma.

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga
Vila de Prado - Vila Verde

12 meses 12 temas


Mês de Reflexão sobre: Estratégias de Coping e Auto-Estima no quotidiano
No passado dia 24 de Fevereiro, a convite do GAAS Prado, uma Técnica/Voluntária promoveu uma Acção de Reflexão sobre “Estratégias de Coping e Auto-Estima no quotidiano”. Esta Acção tinha como principais objectivos: conhecer e construir estratégias pessoais de coping e, dentro das possibilidades, transportar essas estratégias para a vida quotidiana.

De uma forma simplificada, foi explicado aos participantes: (a) conceito de coping; (b) modalidades das estratégias de coping; (c) exemplos de mecanismos de defesa; (d) conceito de Auto-estima; (e) factores relacionados com a Auto-Estima.
Através da auscultação dos utentes, a Equipa soube que os mesmos gostaram de participar nesta Acção.

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga
Vila de Prado - Vila Verde

14 de março de 2012

Ação de sensibilização: Problemas ligados ao álcool


No âmbito da sua intervenção no domínio da educação para a saúde, tendo-se já organizado debates em torno das doenças cardiovasculares e saúde oral, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social tem prevista para o mês de Março nova ação de sensibilização sobre os problemas ligados ao álcool a desenvolver com a colaboração do médico de Medicina Geral e Familiar, Dr. Marc Gomes, o qual a ADCL agradece a sua cooperação.

Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) - Guimarães

Actividade Anual:12 meses 12 temas


Mês de Reflexão sobre... “Reutilização de Materiais Recicláveis”

No passado dia 22 de Fevereiro, realizou-se no Centro Comunitário de Prado, da Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Braga, um Workshop sobre “Reutilização de Materiais Recicláveis”, aberto a toda a comunidade local.

O GAAS Prado tem a Actividade Anual (à semelhança do ano anterior) “12 meses 12 temas – Mês de Reflexão sobre...”, que pretende, dentro das possibilidades, responder às necessidades/dificuldades (e possível falta de informação), apresentadas pelos utentes/famílias e comunidade, em determinadas áreas específicas. Com a realização destes workshops e acções de informação/sensibilização, pretende-se proporcionar, em certa medida, uma mudança de atitudes e de comportamentos psicossociais.

Neste sentido, no Mês de Fevereiro foram convidadas 6 utentes do GAAS Prado, a participar neste Workshop e aprenderem estratégias simples e práticas, de modo a enfrentarem, de uma forma mais eficaz, a problemática do lixo.
Deste modo, com esta Acção também se pretendia consciencializar a população para a importância da reciclagem, com vista à protecção do meio ambiente e à redução do desperdício.

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga
Vila de Prado - Vila Verde

12 de março de 2012

“Fotografia Participativa”


O G.A.A.S. da Casa do Povo de Fermentões foi selecionado para o projeto “Fotografia Participativa” um projeto da Amnistia Internacional Portugal e Plataforma de Ação Fotográfica”

O Projeto Comunitário “Fotografia Participativa” desenvolve-se a nível nacional, sendo o G.A.A.S. da Casa do Povo de Fermentões a única equipa da zona Norte a ser envolvida. A iniciativa partiu da Amnistia Internacional e da Plataforma de Ação Fotográfica para a implementação de um projeto que utiliza a fotografia participativa como um meio de promover a participação das populações carenciadas, incentivando a identificação e procura de soluções para os seus problemas.

As sessões decorrerão no final do mês de Março até meados de Abril.
Desta forma o G.A.A.S. da Casa do Povo de Fermentões dá continuidade à participação em iniciativas de intervenção comunitária não só para a capacitação da população local mas também para a aproximação da mesma a formas de cultura e estratégias de participação ativa na resolução de problemas da comunidade.

Projecto - "Viver Emoções Positivas"


Passeio a Macedo de Cavaleiros – Entrudo Chocaleiro / Caretos

Numa altura, em que exitem os festejos carnavalescos, o Serviço da Animação/Desenvolvimento Comunitário, do Centro Comunitário de Prado, decidiu dar a conhecer a alguns utentes desta Valência da Cruz Vermelha Portuguesa, algumas tradições do nosso país, existentes no Carnaval. Para isso, organizou um Passeio ao Concelho de Macedo de Cavaleiros, com o objectivo destes experienciarem alguns acontecimentos do Entrudo Chocalheiro e conhecerem os Caretos com os seus trajes de lã coloridos. Como o Projecto “Viver emoções Positivas”, pretende proporcionar aos utentes da Equipa, através de várias actividades (ex: passeios, visitas guiadas a espaços culturais), de um modo geral, o desenvolvimento de capacidades de auto - valorização, a estimulação do interesse pela área cultural e a promoção do convívio social, a Equipa convidou 7 utentes da mesma, para esta actividade. Com este passeio, os utentes tiveram um dia repleto de actividades, e através da auscultação dos mesmos, estamos certos que cumprimos o objectivo principal deste projecto – vivência de emoções positivas.

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga
Vila de Prado - Vila Verde

"Serviço Social, a sua Dinâmica e os Desafios"


O Serviço Social da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE vai organizar as suas primeiras jornadas no próximo dia 30 de Março, no Auditório do Hospital Pedro Hispano.

Neste encontro pretende-se reflectir sobre as perspectivas que cruzam a actualidade do Serviço Social, a sua dinâmica e os desafios que se colocam à sua intervenção, com destaque também para o trabalho que vem sendo desenvolvido no Hospital Pedro Hispano e no Aces Matosinhos.

O programa abarca quatro grandes temas: «Planeamento Estratégico no Serviço Social», «Rede Social – Comunidade versus parceria institucional», «Sistemas de Informação para o Serviço Social» e «Intervenção do Serviço Social da ULSM».

Nesse sentido, gostaríamos de contar com o sua presença, propondo-lhe a inscrição nestas jornadas através do endereço jornadas.s.social@ulsm.min-saude.pt

Interculturalidade e Empregabilidade



Projecto - "Viver Emoções Positivas"


Cabeleireiro


Mais uma vez, o Centro Comunitário de Prado, da Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Braga), através da coordenação entre os diferentes Serviços que o constituem, nomeadamente GAAS Prado, organizou, para alguns utentes deste Equipamento Social, duas idas ao cabeleireiro. Esta actividade aconteceu nos dias 06 e 07 de Fevereiro, e ocorreu no Sábio do Lago (Lago – Amares).

Este “evento” revela-se de uma extrema importância, uma vez que as utentes do GAAS Prado, ao apresentarem situações sócio-económicas precárias, não têm oportunidade de irem com a regularidade necessária ao cabeleireiro e, consequentemente, de cuidarem da melhor forma da sua auto-imagem.

Sempre que esta actividade se realiza denota-se nas utentes uma grande satisfação por terem sido convidadas a terem estes cuidados de beleza. Paralelamente, incentivamos que estes se prolonguem no tempo e que se estendam a outras áreas. A pedido dos utentes, e tendo em consideração os resultados positivos, existe a intenção de dar continuidade às “idas ao cabeleireiro”.

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga
Vila de Prado - Vila Verde

9 de março de 2012

"Envelhecimento Activo" - Reflexões e Práticas


I Jornadas do Serviço Social


Projecto "A Teu Lado..." na Rádio!


O Projecto "A Teu Lado...", promovido pelo GASC e enquadrado na medida 7.3. do POPH, no âmbito de um conjunto de actividades de sensibilização da
comunidade Barcelense previstas, está a preparar em parceria com a Rádio Barcelos, *um programa dedicado aos temas da Igualdade de Género e Violência Doméstica*. Este programa, com o objectivo de despertar consciências para os valores da cidadania e igualdade de género e diminuir a tolerânica à violência doméstica, terá uma frequência mensal ao longo de doze meses e irá para o ar, em directo, na primeira terça-feira de cada mês, às 19h.

Hoje, dia 6 de Março de 2012, das 19h às 20h, *ligue-se à Rádio Barcelos
91.9 FM e participe do 1.º programa do fórum "Entre Nós"*. Este fórum
contará com a presença de convidados especialistas nos temas abordados, da
equipa técnica do projecto A Teu Lado... e de uma Jurista em todos os
programas.

Podem acompanhar a edição através do site: www.radiobarcelos.com ou
sintonizar a frequência 91.9 FM no seu rádio!
Contamos convosco!v

7 de março de 2012

UM disponível para doar alimentação!


Os serviços da ação social da Universidade do Minho, pólo de Azurém (Guimarães), pretende doar os excedentes da alimentação da cantina a instituições com cantina social ou com interesse em distribuir esta alimentação a pessoas carenciadas.

Caso alguém ou alguma instituição tenha interesse/disponibilidade, contatem a Dr.ª Celeste Pereira, do Departamento Alimentar da Universidade do Minho.
www.uminho.pt

XIII Diálogos sobre Educação


"Os Homens por detrás da Máscara"


A Aliança Artesanal e o Município de Vila Verde, vão assinalar o Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 9 de Março, pelas 14H30 no Salão Nobre do Municipio de Vila Verde, com uma Palestra subordinada ao tema "Os Homens por detrás da Máscara", orientada pelo Prof. Dr. Luís Santos, Coordenador do Departamento de Ciência Política e do Conhecimento, da Universidade Fernando Pessoa.

Gostaríamos de poder contar com a participação de todas/os nesta palestra, remetendo o convite em anexo.

A inscrição é gratuita!

Efectuem a inscrição nos seguintes e-mails: aurea.azevedo@gmail.com e/ou alexandrina.cerqueira@cm-vilaverde.pt , indicando o nome das pessoas que vão participar e contactos.

2 de março de 2012

RSI - Técnicas de Procura de Emprego


No dia 23 de Fevereiro de 2012 a Equipa do GAAS do Centro Social da Paróquia de Polvoreira, juntamente com o Gabinete de Inserção Profissional (GIP), dinamizou uma sessão de esclarecimento para beneficiários do Rendimento Social de Inserção, sobre técnicas de procura de emprego, mais direcionada para informar, orientar e até inscrever para ofertas formativas. A sessão decorreu na sede da junta de freguesia de Polvoreira.
O grupo presente confirmou que foi uma boa iniciativa, esteve motivado e participativo.

1 de março de 2012

Televisão Digital Terrestre – TDT


O sinal analógico de televisão vai ser desligado a partir de 12 de Janeiro, 1ª fase assinalada a verde no mapa, e até 26 de Abril, 3ª fase assinalada a azul no mapa. Para garantir que continuará a ver televisão gratuitamente como até aqui, quem não possui um televisor compatível com a TDT, terá que comprar um descodificador.

Assim, quem for:
- Beneficiário do Rendimento Social de Inserção;
- Reformado ou Pensionista com rendimento mensal até 500 euros;
- Portador de um grau de deficiência igual ou superior a 60%.

Tem direito a:
- Um subsídio correspondente a 50% do preço do descodificador que comprar, até ao limite de 22 euros, que será atribuído uma única vez por agregado familiar e desde que não tenha televisão paga.


Para solicitar este subsídio deve-se:
- Preencher o formulário que está disponível em www.tdt.telecom.pt e nas lojas PT;

- Juntar cópia dos seguintes documentos:
- Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão ou Passaporte;
- Cartão de Contribuinte;
- Fatura de compra do descodificador;
- Comprovativo de morada (fatura da eletricidade, água, gás, telefone ou outros serviços de comunicações eletrónicas);
- Comprovativo do NIB ou referir que não tem conta bancária;
- Comprovativo da sua condição (beneficiário do RSI, reformado ou pensionista, deficiência)


- Enviar tudo, até 60 dias no máximo após a data da fatura de compra do descodificador, para:
Apartado 1501
Estação de Correios de Devesas
Vila Nova de Gaia
4401-901 Vila Nova de Gaia


Para mais informações:
Ligue 800 200 838 (número gratuito).
Consulte o Guia TDT