Páginas

28 de fevereiro de 2012

"Dar Vida aos Anos: Envelhecimento Activo"


"A Bogalha" - II Actividades de 2011


No mês de maio e sendo este considerado o mês do coração, foram realizadas ações de sensibilizacão sobre a importância dos hábitos de vida saudável, destinadas aos beneficiários do RSI e população em geral, sobre; “A Alimentação”(infância e alimentação saudável); “Higiene oral”. Estas ações foram realizadas em parceria com formadores externos, destinadas a beneficiários do RSI e população geral, realizadas na JFSV.
O mês terminou com uma camihada até aos escadórios do Bom Jesus, para motivar a prática de exercíco físico na adoção de um estilo de vida saudável, tendo sido dinamizado em parceria pelo ginásio “Gym Tónico”.

Para celebrar o “Dia Mundial da Criança”, foi realizada no mês de junho uma atividade dirigida aos nossos pequenos beneficiários do RSI, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos. Esta atividade teve lugar nos insufláveis que se encontravam instalados nos campos da rodovia e patrocinada pela própria Assoc. Juv. “A Bogalha”.

“Porque ser criança é uma aventura..”


"A Bogalha" - Actividades de 2011








A equipa de acompanhamento/atendimento social da Assoc. Juv. “ A Bogalha” - S. Victor, aproveita para partilhar algumas iniciativas que constaram do seu plano de atividades do ano de 2011. No mês de março foi realizado o “Projeto + Eu”- Programa de Treino de Competências Pessoais e Sociais, , destinado a um grupo de 12 elementos, beneficiários do RSI com o objetivo de promover as capacidades de auto-estima, respeito, confiança e gosto por si mesmo. Num total de 8 sessões com a duração de 90m cada, foram abordados diferentes módulos: Como está a minha auto-estima?; Gosto de mim?; Confio nas minhas decisões?; Aprendo a relaxar.

“Porque você é muito mais importante do que pensa”

De salientar ainda que no mês de março, foi realizado para toda a população feminina da comunidade, o “Jantar da Mulher”,sendo as receitas revertidas para o apoio de famílias carenciadas acompanhadas por este GAS. A cada participante foi oferecida uma pequena lembrança: um pack de brochuras com descontos em várias lojas e gabinetes de estética.

Dando continuidade à partilha de algumas iniciativas que constaram do plano de atividades do ano de 2011 da equipa de acompanhamente/atendimento social da Assoc. Juv “ A Bogalha” - S.Victor, no mês de maio foi realizado o projecto “Em Familia...”, destinado a familias beneficiárias do RSI, com menores a cargo onde foram abordados 4 módulos: “O que é ser Pai e Mãe?”; “Estilos educativos”; “Comunicação e Relação”; “Regras limites e rotinas”. Esta ação teve como objetivo principal a criação de um momento de reflexão sobre a relação pais/filhos, aumentar a eficácia na parentalidade e o fortalecimento das relações familiares.

“Espera de teus filhos o que a teus pais fizeres”

24 de fevereiro de 2012

“Oncologia: compreender, prevenir, tratar”


A Câmara Municipal de Barcelos, através da Casa da Juventude, organiza, nos dias 19 e 20 de abril, entre as 9h00 e as 17h30, no auditório dos Paços do Concelho, as sextas Jornadas de Educação para Saúde, subordinadas ao tema “Oncologia: compreender, prevenir, tratar”. A iniciativa dirige-se a profissionais de educação, profissionais de saúde, instituições educativas e socioculturais, jovens, pais e encarregados de educação e autarcas.
As Jornadas de Educação para a Saúde apresentam um programa diversificado, que assenta nas áreas da saúde e da educação, com diversas actividades:

- Painéis científicos, com o desenvolvimento de várias áreas no domínio da educação para a saúde, aprofundando o tema oncologia: compreender, prevenir, tratar, envolvendo a participação de oradores com diferentes experiência.

- Mostra de projectos/Workshops/Actividades/Informação, dirigida a associações, instituições que se dediquem às áreas da educação e da saúde.

- Comunicações livres e posters científicos.

Propõe-se a participação de comunicações livres e posters na área de Oncologia: compreender, prevenir, tratar, como forma de permitir a apresentação de projectos de sucesso, dar a conhecer estudos, publicações.

A organização inclui uma pareceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Cávado III – Barcelos/Esposende e realiza-se no âmbito do projecto Agarra-te à Vida, promovido pela Casa da Juventude, nas áreas da educação para a saúde, educação sexual e prevenção das toxicodependências.

A participação nas Jornadas é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória através do preenchimento e envio da ficha disponível, que é válida após confirmação.

As inscrições para comunicações livres, posters, mostra de projectos e atividades das instituições estão abertas até ao dia 27 de Fevereiro; para a participação nas Jornadas podem ser feitas até 10 de abril.

Para mais informações ou inscrição:
Casa da Juventude – Câmara Municipal de Barcelos
Rua da Madalena, nº 37 4750-315 Barcelos
Telefones: 253 814 307 ou 253 814 308
Fax: 253 814 309
E-mail: casadajuventude@cm-barcelos.pt

"Alimentação Saudável…Sempre" - Envelhecimento e Saúde


22 de fevereiro de 2012

"Gestão Doméstica" - Acção de Sensibilização



Decorrente do plano de actividades do GAAS da ASCREDNO para o ano de 2012, o GAAS levou a cabo mais uma acção de sensibilização para os utentes do rendimento social de inserção, no dia 17 de Fevereiro, contando com a colaboração do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP). A Dra. Vânia leitão, do CAFAP orientou a acção de sensibilização intitulada “Gestão Doméstica”, com especial enfoque na importância da elaboração de um orçamento familiar.

Foram abordados diversos assuntos, nomeadamente: Etapas para elaborar um orçamento familiar; Importância de reflectir sobre os nossos rendimentos e as nossas despesas, dando particular destaque à contabilização de todas as despesas, mesmo as mais supérfluas; Diversas fontes de rendimentos; Categorização das despesas: Despesas Mensais (fixas e variáveis), Despesas Periódicas e Despesas Pontuais/Extras; Balanço mensal; Alteração de comportamentos/hábitos de consumo; Dicas para poupar: compras, água, gás e electricidade.

Procedeu-se, igualmente, à visualização de dois vídeos e um caso prático alusivos ao tema que foi posteriormente discutido do grupo.

Esta sessão contou com a participação de 17 utentes beneficiários do rendimento social de inserção.

20 de fevereiro de 2012

Teatro Parquê?!


"Agir com riso, motivação e caminho que valida"


A Associação Anima Com Riso (ACRI) irá promover, com a colaboração da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, duas palestras subordinadas aos seguintes temas: "Agir com riso, motivação e caminho que valida" e "Risoterapia - intervenção e otimização".
Estas palestras irão realizar-se nos dias 1 e 31 de Março, respetivamente, pelas 21h15, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Rua de S. Paulo N.º1, 4700-042 Braga).

Num discurso baseado nas vivências e práticas dos atores desta associação, recorre-se ao ato de rir, num clima simples e proativo, para partilhar os testemunhos, saberes e ferramentas de quem faz desta associação a sua realização pessoal e social. O ato de rir, realizado com regularidade, condiciona de modo positivo o nosso estado consciente, constituindo um ponto de partida para a realização de interações que motivam e potenciam a ação da cada um e seus pares no quotidiano e meio. A tomada de consciência destas potencialidades e o respetivo foco como meta, gera bem-estar pelo estado positivo,sendo uma consequência da prática proativa que estimula estados de espirito semelhantes àqueles que surgem naturalmente pelo ato de rir.

Ambas as palestras se dirigem ao público em geral, sendo que terão especial interesse para as áreas da educação, recursos humanos, gestores/as de equipas de trabalho, profissionais ligados à área da saúde e instituições de solidariedade social. Os temas serão apresentado e trabalhado de modo transversal às diversas idades e interesses.

Cada palestra terá o custo de 3€/pessoa adulta.

Será necessário realizar inscrição prévia (Inscrições limitadas à lotação da sala) para este e-mail ou para o seguinte contacto:
Celeste.Magro@blcs.pt
253 205 977

Liderança com Endorfinas: Motivação pelo Ato de Rir


"Ciganos Portugueses"

A entrada é livre, com inscrição prévia via e-mail para ciganosportugueses@gmail.com.

Um Dia pela Vida!


Aumento de Qualificações


No seguimento das ofertas formativas divulgadas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, o GAAS do RSI de S.º Adrião está a proceder ao encaminhamento dos/as utentes, com planos de inserção com ações negociadas no âmbito da Educação, para inscrição nos cursos existentes no Centro de Formação Profissional de Braga, Mazagão. Existem ofertas a vários níveis: Educação e Formação de Adultos B1 + B2; Educação e Formação de Adultos Secundário Profissionalizante; Educação e Formação de Adultos - Básico Profissinal; Educação e Formação de Adultos Secundário; Educação e Formação de Adultos B3; Educação e Formação de Adultos B2+B3.

Para mais informações, contatar o GAAS do RSI de S.º Adrião ou o Centro de Emprego de Braga ou o Centro de Formação Profissional de Braga, em Mazagão.

Novas Oportunidades


O GAAS do RSI de S.º Adrião, reuniu com diretor do CNO da Escola Secundária Alberto Sampaio, o qual divulgou a sua metodologia de trabalho e mostrou disponbilidade para a realização de sessões de esclarecimento, para todos/as os/as interessados em aumentar as suas habilitações escolares e/ou competências técnico-profissionais.

Após esta reunião, a equipa do GAAS do RSI de S.º Adrião procedeu ao encaminhamento de 34 beneficiários/as do Rendimento Social de Inserção, com baixas habilitações ou habilitações insuficiente, que não se encontram, ainda, inscritos em CNO, para uma sessão de esclarecimento, que será agendada pelo CNO suprareferido, com o intuito de prestar todos os esclarecimentos a quem pretende aumentar as suas competências escolares ou profissionais.

A sessão está aberta a todos/as os/as interessados. A data da mesma será divulgada logo que seja possivel.

Seminário - "Envelhecimento Activo"


A Associação Gerações promove no próximo dia 8 de Março de 2012, no Auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, um seminário sobre a temática do Envelhecimento Activo, onde estarão presentes diversos especialistas.

Esta acção tem como objectivo assinalar o Ano Europeu do Envelhecimento Activo, sendo este um momento em que se pretende sensibilizar a população e os técnicos que interagem diariamente com este público, para as questões e para os desafios que decorrem do envelhecimento.

A sessão de abertura terá início às 14h30, sendo a primeira intervenção da responsabilidade da Dra. Ana Sousa que abordará o tema “Envelhecimento Activo: Dar Vida aos Anos”, seguida pela Dra. Ana Pinheiro com o tema “Solidão na Terceira Idade” e pelo Professor Doutor Arthur Neto com a apresentação “Desafios durante a transição da vida laboral para a reforma”, terminando com um debate participativo em torno das intervenções apresentadas durante a tarde.

Inscrições e Informações:
Avenida Marechal Humberto Delgado 499-515
4760-012 Vila Nova de Famalicão
252374480 | 932886644
geral@associacaogeracoes.com

O ingresso no seminário tem o custo:
Geral: 10€
Estudantes: 5€

1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses


Ação Qualidade de Vida 2012


Candidaturas até 8 de março

Ação Qualidade de Vida 2012 é um processo de candidatura anual, criado pela Associação Salvador, para atribuir apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora (paraplegia, tetraplegia e mobilidade reduzida), cuja integração social possa estar limitada pela falta de recursos financeiros.

As candidaturas estão abertas até dia 8 de março para duas categorias:
- "Vida com Dignidade" - apoios que procuram satisfazer necessidades básicas do candidato, contribuindo para uma melhoria da sua condição de vida.
- "Mudança de Vida" - apoios a atribuir para tornar a pessoa mais ativa, promovendo a sua melhor integração na sociedade.


Para mais informações consulte http://www.associacaosalvador.com/

10 de fevereiro de 2012

“Intervenção social com famílias em situação de pobreza: estratégias com sucesso”


A EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga promove nos próximos dias 12, 19, 26 de março e 2 de abril, em Braga, a ação de formação “Intervenção social com famílias em situação de pobreza: estratégias com sucesso”, dirigida aos técnicos superiores de intervenção social e educativa e a outros profissionais interessados na temática.

Partindo de e para o conhecimento dos profissionais que trabalham diretamente com esta população, esta formação pretende repensar as formas de intervir com as famílias economicamente muito vulneráveis, articulando a compreensão do seu funcionamento e estrutura com a reformulação das estratégias de intervenção. Ao longo da formação, os profissionais poderão analisar a sua experiência profissional, refletindo acerca de práticas/ modelos eficazes e alternativos para alcançar o sucesso na intervenção social com famílias economicamente muito vulneráveis (abordagens colaborativas).

A data limite para inscrição é 8 de março.
As inscrições estão limitadas a 18 participantes.

Informações:
EAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal
Núcleo Distrital de Braga
braga@eapn.pt
Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq.
4700-251 Braga
Tel. + 00351 253 331 001 Fax: + 00351 253 331 002
www.eapn.pt

9 de fevereiro de 2012

"Planeamento Familiar - Sexualidade"





O gabinete de atendimento e acompanhamento social (GAAS) da Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Nogueiró (ASCREDNO) realizou dia 24 de Janeiro de 2012 mais uma das acções contempladas no plano de acção para 2012, e consistiu numa acção orientada pela Enfermeira Rosa e Enfermeiro Lúcia da UCC da ASSUCENA, sobre o "Planeamento Familiar - Sexualidade".

Esta acção contou com a participação de 13 beneficiários da prestação do RSI e teve lugar na Junta de Freguesia de Nogueiró.

A acção abordou algumas temáticas, nomeadamente a informação sobre o cancro da mama: dados estatísticos, respectivos factores de risco, rastreio, sintomas, diagnóstico, tratamento, auto-exame, os métodos contraceptivos e por fim abordou-se as infecções sexualmente transmissíveis.

Programa de Treino de Competências Pessoais e Sociais





Arrancaram no dia 4 e 5 de Janeiro a III e IV edição do Programa de Treino de Competências Pessoais e Sociais destinado aos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI). Este programa, promovido pelo GAAS da ASCREDNO, pretende promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, facilitadoras da inserção sócio-profissional, tendo os seguintes objectivos:
• Valorizar a importância da comunicação na realização de objectivos pessoais e sociais;
• Sensibilizar e desenvolver estratégias de eficácia comunicativa em contexto de interacção;
• Evidenciar vantagens inerentes à utilização do estilo de comportamento assertivo;
• Identificar estratégias que permitam saber dizer não de forma assertiva;
• Compreender o que são emoções e de que forma, cada um, pode fazer a sua gestão emocional;
• Aprender a aceitar e a negociar uma solução válida para a resolução de um conflito e a elaborar e cumprir um compromisso;
• Perceber de que forma a auto-estima interfere nas relações sociais estabelecidas diariamente.

Estas acções contaram com a participação de 13 beneficiários da prestação do RSI e teve lugar na Junta de Freguesia de Nogueiró.

6 de fevereiro de 2012

Grupo de Reflexão "Interação Pais-Filhos" IV


A Equipa de Atendimento Acompanhamento Social do Centro Comunitário, da Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Braga), promoveu um Grupo de Reflexão sobre Competências Parentais, que se reuniu durante 10 sessões, desde Outubro 2011 até Janeiro de 2012. Neste Grupo participaram 12 Mães.

Ao realizar-se esta actividade pretendeu-se dar continuidade ao trabalho desenvolvido, sobre a mesma temática, em anos transactos (2008/2009/2010). Nos 4 Grupos de Reflexão foram abordados diferentes temas, uma vez que as temáticas relacionadas com as competências parentais são muito diversificadas e este Grupo (e os outros) beneficiava com a aprendizagem e aprofundamento dos temas definidos em conjunto (Técnica e utentes), pretendendo-se melhorar e/ou aprofundar as competências parentais mais significativas, para aquelas utentes-participantes. Assim, a formação deste Grupo tinha como principais objetivos (a) refletir sobre a importância de estratégias assertivas na interação pais-filhos; (b) promover estratégias de promoção de comportamento positivo e controlo de comportamento inadequado/negativo. Procedeu-se, maioritariamente, à reflexão sobre os seguintes temas (I) Comportamentos; (II) Atenção; (III) Elogios; (IV) Rótulos; (V) Regras; (VI) Ordens e (VII) Reforço Positivo.

Nas sessões, existiram algumas Dinâmicas de Grupo (ex: Trocafilhos), o que conferiu ao Grupo uma troca de experiência, partilha e aquisição de conhecimentos, de uma forma mais informal e animada.

Nesta 4ª edição, introduziu-se uma novidade, ao nível de formato de actividades – visionamento de vídeos, sobre vários temas – (a) a aprendizagem de comportamentos pela imitação/exemplo; (b) a influência dos pais sobre os filhos; (c) a importância do papel de Mãe na vida de um filho; (d) rótulos; (e) regras e limites – de forma a proporcionar um debate no grupo sobre as várias mensagens que pretendiam transmitir. Como as utentes aderiram muito bem ao visionamento dos vídeos, pretende-se repetir esta actividade em próximas edições.

As utentes fizeram comentários muito favoráveis, num instrumento apropriado para o efeito, à realização/existência deste Grupo: “Eu achei que estas sessões foram muito positivas; ajudam a refletir e a saber como se lida melhor com a vida, na fase em que este mundo está.”; “Para mim foi muito importante; ajudou-me em algumas coisas e deu-me muitas ideias. Gostei muito. Deveriam haver mais encontros destes. Aliviei muito e muito obrigada por tudo.“; “Foi positivo, porque ajuda a uma pessoa sair da rotina. (…) Acho que deveria haver formações assim.”; “”Eu gostei muito de participar neste grupo e dos temas que foram discutidos. São temas muito interessantes com muita utilidade no dia-a-dia. Espero que continue este trabalho com outras pessoas.”; “Eu gostei de tudo que assisti para aprender a lidar com as minhas filhas. (…) Deu para eu me distrair e animar. Eu estava fechada em casa.”

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga
Vila de Prado - Vila Verde


1 de fevereiro de 2012

Lançamento do “Um Dia Pela Vida de Braga”


Auditório do Museu D. Diogo de Sousa, 4/Fev. às 15:00

No dia 4 de fevereiro será lançado o projeto “Um Dia Pela Vida” de Braga, às 15 horas, no Auditório do Museu D. Diogo de Sousa (na Rua dos Bombeiros Voluntários - Maximinos) em Braga, com o Colóquio Médico "Vamos Falar de Cancro", seguido de um momento musical com o grupo “Caminhos da Romaria” e de um convívio.

"Um Dia Pela Vida" é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito do programa internacional da American Cancer Society, o "Relay For Life".

É o 10º evento concretizado na área de ação do Núcleo Regional do Norte num total de 31 edições no território nacional e tem como principais objetivos: informar, educar e angariar fundos para os programas de prevenção e rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro. "Um Dia Pela Vida" representa a esperança de que aqueles que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que o estão a combater serão apoiados e que um dia o cancro será vencido!

Contamos com a sua presença!

PROGRAMA

Processos e Estratégias do Envelhecimento