Páginas

25 de outubro de 2011

12 Dicas 12 Meses


Mês de Outubro

Gestão do Orçamento Pessoal/Familiar

Este mês sugerimos-lhe:




Poupar na Organização e Decoração da Casa


Entre a manutenção, decoração e organização, uma casa exige recursos financeiros… Partilhamos aqui algumas ideias para organizar/decorar a casa com pouco dinheiro, muitas vezes utilizando ou reciclando apenas aquilo que já tem.


1. Reutilize frascos de comida de bebé, de alimentos ou especiarias para guardar todas as pequenas ninharias que por vezes andam espalhadas em mil e uma gavetas. Também pode utilizar frascos de vidro ou de plástico para organizar os muitos elementos que compõem o armário da casa-de-banho: cotonetes, pensos rápidos, maquilhagem, bolas ou discos de algodão… Poupar dinheiro na organização é muito fácil!

2. Aproveite os cestos ou tabuleiro que possam estar guardados e coloque-os na entrada ( para as chaves, carteiras ou luvas), na sala (com os carregadores, comandos, etc.) ou na cozinha para organizar o correio, os documentos escolares e outros papéis necessários para o quotidiano. São elementos muito decorativos e versáteis.

3. Recorte papel usado – aproveitando o lado em branco – agrafe e acabou de criar um pequeno bloco de notas para colocar junto do telefone ou para afixar no frigorífico para escrever a lista de compras.

4. Evite empilhar revistas. Antes de as colocar na reciclagem, recorte as páginas que interessam e arquive numa pasta física ou digitalize e arquive numa pasta digital.

5. Organize os jogos de lençóis com este simples truque: guarde o lençol de baixo, o lençol de cima e uma almofada dentro da segunda almofada.

6. Recicle uma antiga escada de madeira, encoste a uma parede e pendure toalhas na casa de banho. Uma boa dica para poupar dinheiro na decoração também!

7. Cuvetes de gelo resistentes e coloridos são uma excelente maneira de organizar clipes, pioneses, borrachas e outro material de escritório nas gavetas de uma secretária.

21 de outubro de 2011

Doenças Infecciosas - Formação


No âmbito da implementação do Programa de Respostas Integradas nas Toxicodependências de Barcelos, os quatro projectos dos eixos da Prevenção (Projecto PES), Redução de Riscos (GIRUBARCELOS), Tratamento (Projecto Sorrir) e Reinserção Social (Oficinas Saber e Ser) juntaram-se na organização de uma formação, particularmente sobre o tema das doenças infecciosas, como a Tuberculose, as Hepatites Víricas e o VIH/SIDA, com vista à promoção da partilha de conhecimentos e reforço da articulação entre projectos e serviços da rede.

Neste momento, a formação sobre Tuberculose e VIH/SIDA já estão agendadas e realizar-se-ão, respectivamente, nos dias 3 e 15 de Novembro, às 10h00, nas instalações do Projecto SORRIR. A Sessão sobre Hepatologia está prevista para 22 ou 23 de Novembro, estando esta data ainda sugeita a confirmação. As sessões serão dinamizadas por profissionais de saúde especializados nessas patologias, nomeadamente Dr. Arturo Soto do ACES-Cávado III, Dr. Alexandre Carvalho do Hospital de Baga e Dra. Graça Ferraz do Hospital Santa Maria Maior de Barcelos.

Enquanto parceiros de rede, é com enorme prazer que convidamos Vossa Exas. a participar nas referidas acções, acreditando que a iniciativa se constitui numa mais valia para todos os intervenientes.

Informações/Inscrições:
Centro Comunitário Moinhos de Vento - IPSS
Avenida de Sequeade, n.º 265
4755-516 Sequeade - Barcelos
Telefax - 253952943
Telemóvel - 961579389/961579397
e-mail geral- moinhosdevento@gmail.com

10 de outubro de 2011

Encontro dos GAAS do distrito de Braga I


Decorreu no dia 30 de Setembro de 2011 um encontro com 55 técnicos de 22 Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social do distrito de Braga com o objetivo de proporcionar um espaço de partilha de experiências designadamente, sobre a aplicação de metodologias e técnicas de intervenção social e ainda sobre a aplicação de procedimentos utilizados nos atos técnicos inerentes às medidas da Ação Social e às do RSI. Deste modo, pretendeu-se contribuir para a melhoraria do desempenho pessoal e profissional dos técnicos que trabalham nas áreas do desenvolvimento social.

Assim, foram colocadas desta feita os seguintes desafios às seguintes equipas:

Parcerias: um motor para o desenvolvimento local
                Equipa do Centro Social de Bairro – Famalicão

Desenvolvimento Social e comunitário: exemplo de um projeto de participação ativa e de promoção da cidadania
                Equipa da Casa do Povo de Fermentões – Guimarães

Gestão, Organização e Dinamização do Trabalho em Equipa – a experiência do GAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa

Receita do RSI à moda de Sto. Adrião
               Equipa do Centro Cultural e Social de Sto. Adrião – Braga

Avaliar, planear e intervir: um trabalho partilhado e multidisciplinar
               Equipa da Associação de Fomento Amarense – Amares

Da minha parte, considero que foi um momento particularmente rico que revelou muito trabalho das equipas, empenho, capacidade de reflexão, procura de metodologias que provocam efetivamente mudanças, criatividade, procura de rigor no desempenho das suas práticas profissionais.
Concluo que, só o debate enriquece a nossa reflexão e abre-nos para realidades fundamentais que melhor nos capacitam no nosso desempenham pessoal e profissional.
Acho que temos de continuar a aprofundar mais este debate.
Por isso, já está marcado o próximo encontro para mais 22 gabinetes. Este realizar-se-á na ASCREDNO no dia 14 de Outubro às 9h30.



Alexandra Constantino

Caminhada - Luta contra a Pobreza


GIS - Formação Co-Financiada


As Irmãs Hospitaleiras – Casa de Saúde do Bom de Jesus, através do seu Gabinete Integrado de Serviços em Saúde Mental – GIS, disponibiliza um Plano de Formação dirigido a Técnicos e Outros Profissionais, com intervenção nas áreas de abrangência das políticas integradas de habilitação e reabilitação profissional.

Esta formação é Co-financiada pelo POPH - Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito da Tipologia 6.4 Qualidade dos Serviços e Organizações - Formação e Sensibilização de Técnicos e Outros Profissionais de Reabilitação Profissional.

Desta forma, serve este email para divulgar as seguintes acções:
- Curso de Noções Básicas de Socorrismo - Presencial / 50 Horas / Início Outubro
- Curso de Treino de Competências Sociais - Presencial / 25 horas / Início Novembro
- Curso de Tecnologias de Apoio à Formação - Distância 75 horas / Início Outubro
- Curso de Planos Individuais de Intervenção - Distância / 75 horas / Início Novembro

Os programas (clique aqui) de cada um dos cursos estão disponíveis na nossa página assim como outras informações.

Para efectuar a sua proposta de Inscrição por favor aceda ao formulário "Ficha de Inscrição Formando" (clique aqui).

Para qualquer informação ou dúvida utilize os contactos do Gabinete Integrado de Serviços em Saúde Mental - GIS.

Susana Marinho
Serviço Atendimento
 Rua Prof. Dr. Carlos Lloyd Braga, n.º34, 4715-319 Braga
Telefone 253 061 971 - Telemóvel 961 687 759
 gis.csbj@ihscj.pt - www.gis.org.pt

O Social da Saúde Mental


3 de outubro de 2011

Mãos na Massa - Workshop


12 Meses, 12 Dicas


Mês de Setembro

Gestão do Orçamento Pessoal/Familiar

Este mês sugerimos-lhe:

Poupar com as Refeições

Trazemos-lhe este mês algumas sugestões para gastar menos e conseguir, ao mesmo tempo, uma alimentação mais saudável.
Tome o pequeno-almoço em casa. Mais simples é impossível. Se pensar no valor que gasta diariamente e multiplicá-lo pelos cinco dias da semana e depois pelas quatro semanas do mês, se calhar terá o montante certo para pagar a conta da electricidade ou da água, por exemplo!

E quem diz pequeno-almoço, diz almoço e lanche! Se pode ir almoçar a casa, então vá! Se não, porque não levar o seu almoço de casa – uma boa sanduíche, um iogurte e fruta, uma salada com o que ‘tiver à mão’ ou então levar uma caixinha com o que sobrou do jantar e aquecer no microondas do serviço! Tenha sempre consigo bolachas e fruta para um lanche saudável e económico! Mesmo que não o faça diariamente, quando começar a aperceber-se da quantidade de dinheiro que pode poupar, vai certamente render-se!

Não deite comida fora! O que sobrar do jantar pode ser reaproveitado no dia seguinte: como exemplos, desfaça o que restou do frango de churrasco, junte-lhe legumes e faça uma quiche deliciosa ou então aproveite as sobras de uma salada russa para servir de acompanhamento a um bife grelhado.

Se gostar ou quiser ser mais criativo pode ainda ir mais longe na cozinha: confeccionar o seu próprio pão e/ou pizza; aprender a fazer compotas; fazer gelados com iogurtes ou sumos de fruta para sobremesa. Substitua os refrigerantes por sumos de frutos da época ou chás de ervas e sirva-os frescos. Conseguirá poupar algum dinheiro e obter uma alimentação mais saudável.

Para ajudá-lo nas suas compras, a DECO disponibiliza, on-line, um simulador para poder escolher qual o supermercado mais barato na sua área de residência.

Clube das Caminhadas - PN Peneda do Gerês


No dia 15 de Setembro, o Centro Comunitário de Prado, da Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Braga), organizou, a pedido dos utentes, e com o intuito de dar continuidade à actividade da semana anterior, um Passeio a alguns locais de interesse paisagístico e ecológico, uma vez que gostaram da experiência ocorrida no dia 08 de Setembro – Visita Guiada ao Museu da Geira; Visita ao Santuário S. Bento da Porta Aberta e Visita Guiada às Instalações da Água Luso.

Embora, esta acção estivesse pré-definida para uma caminhada, com o objectivo de dar seguimento ao Clube das Caminhadas (pelas Vias Romanas), nos Concelhos vizinhos, os utentes foram auscultados, à semelhança do que aconteceu em algumas actividades anteriores, no sentido da programação das actividades para o dia completo, ir de encontro às necessidades e predilecções dos utentes.

Da parte da Manhã, os utentes puderam optar, segundo as suas preferências e grau de mobilidade, entre uma Visita Guiada ao Museu Vilarinho das Furnas e uma caminhada por uma parte do Trilho “Águia do Sarilhão”.
Na Visita Guiada ao Museu Vilarinho das Furnas mostrou-se a vivência do povo local, através da exposição dos vários materias, sendo possível verem a maneira como viviam, os utensílios que usavam, etc.

A caminhada iniciou-se no Museu de Vilarinho das Furnas – o Trilho termina na margem esquerda da Albufeira Vilarinho das Furnas. Os utentes passaram por áreas de mato e pinhal, de vegetação ribeirinha, de medronhal e de carvalhal. Também foi possível avistar a Fraga do Sarilhão, onde a águia-real construía os seus ninhos.
Depois da hora de almoço, os utentes avistaram a Marina de Rio Caldo, a Albufeira da Caniçada, as Pontes de Rio Caldo, a Barragem da Caniçada, o “Braço” de Salamonde, na Embarcação “Rio Caldo”, que proporcionou um agradável e relaxante passeio num barco de recreio.
Os utentes da Equipa apreciaram bastante a participação nesta actividade, referindo que foi óptima para conhecer a beleza paisagística do Parque Nacional da Peneda do Gerês, “conviver” e “sair de casa”.

A Equipa é do parecer que estas actividades promovem de uma forma informal e extraordinária (1) o convívio social e inter-geracional; (2) o combate ao isolamento; (3) o desenvolvimento de competências sociais e pessoais (entre outros fins), sendo acções que, pelo seu sucesso de objectivos alcançados, devem ser repetidas.

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga
Vila de Prado – Vila Verde




Torreira +65


O GAAS – Gabinete de Atendimento/Acompanhamento Social da Associação Em Diálogo organizou, juntamente com a Fundação Bissaya Barreto, uma colónia de férias para os utentes com idade superior a 65 anos de idade que, simultaneamente, participam no Projecto de Animação Sociocultural do Centro Comunitário do Vale do Cávado.

Ao longo de oito dias intensos foram proporcionadas aos dez idosos participantes, várias actividades, na freguesia da Torreira, concelho de Aveiro. Festas temáticas, serões recreativos, jogos tradicionais, passeios de comboio, visitas culturais, festas populares e ginástica geriátrica foram algumas das actividades em que afincadamente participaram, e, mais importante ainda, nas quais “se divertiram”, como afirmou Rosa Silva, de 84 anos.

No final, ficou a nostalgia de um regresso previsto à chegada e a certeza de que não faltarão à chamada, aquando um novo regresso àquele espaço!