Páginas

27 de julho de 2011

Curso de Alfabetização 2011


O Gabinete de Atendimento e de Acompanhamento Social à Comunidade do Centro Comunitário Moinhos de Vento terminou, no passado dia 24 de Junho do corrente ano, mais um curso de Alfabetização que promoveu em parceria com a Direcção Regional de Educação do Norte.

Esta data foi também marcada por uma visita de estudo que os formandos realizaram a Viana do Castelo.
Visitamos o Museu do Traje, o Navio Hospital Gil Eannes (Museu) e depois de um reconfortante almoço, próximo de uma praia local, partimos rumo ao Santuário de Santa Luzia.

Os formandos agradecem esta iniciativa e todo o empenho e dedicação da professora Sofia Macedo nas sessões e dinâmicas que foram realizando ao longo da formação lectiva.



25 de julho de 2011

“Pintura em Barro”


No passado dia 13 de Julho, realizou-se no Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga, um Workshop que incidiu sobre o tema ”Pintura em Barro”.

Esta actividade inserida no âmbito do “Projecto Viver Emoções Positivas”, contou com a participação de 4 utentes da Acção Social do Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social de Prado, teve como objectivo, promover o convívio social, aumentar as aptidões pessoais e sociais, favorecer a integração social e estimular o interesse pelas áreas artísticas/culturais.
As participantes demonstraram bastante interesse e motivação, com a iniciação desta actividade.

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga
Vila de Prado – Vila Verde

15 de julho de 2011

"Pintura Anima"


O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social (GAASC) à Comunidade do Centro Comunitário Moinhos de Vento, (Núcleo Local de Inserção de Barcelos) promove, de 4 a 18 de Julho, um programa de reinserção através de arte, em contexto de ateliês ocupacionais de desenho e pintura, em parceria com a Oficina de Reinserção do Saber e Ser – Eixo de Reinserção do PRI de Barcelos do IDT, Cruz Vermelha Portuguesa Delegação de Barcelos.

As sessões decorrem às segundas e sextas-feiras, das 10h às 12h30m, na Oficina de Reinserção do Saber e Ser da Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Barcelos.

Esta actividade, desenvolvida no âmbito do Projecto de Acção 2011 – Projecto VIVE, conta com a participação de 4 beneficiários de RSI e Acção Social do GAASC, e tem como principais objectivos aumentar as aptidões pessoais e sociais de forma individual ou de grupo, de acordo com as características desta população alvo; favorecer a integração social, estimulando competências artísticas; promover o relacionamento inter-pessoal e social.

Os participantes demonstraram grande entusiasmo, motivação e empenho ao iniciar o trabalho coletivo, com a preciosa colaboração da Dr.ª Manuela Pinheiro da Cruz Vermelha, elaborando um trabalho com os típicos galos e a banda de Barcelos.
Aguardemos a conclusão do trabalho!

A Equipa Técnica do Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social à Comunidade
Centro Comunitário Moinhos de Vento-Sequeade, Barcelos



14 de julho de 2011

Concerto de Solidaridade


Teatro do Oprimido


No passado dia 10 de Julho, os beneficiários do Rendimento Social de Inserção e Acção Social, acompanhados pelo GAAS do Centro Social e Paroquial de Ronfe, que integraram o grupo de Teatro do Oprimido dinamizado pela PELE/N.T.O. Porto, apresentaram, no Paço dos Duques em Guimarães, a peça “Fabricar”.

Esta actividade resultou da parceria realizada com a Fundação Cidade de Guimarães/Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, no âmbito do Projecto Krisis.

Foram realizadas 15 sessões de Teatro do Oprimido, que culminaram na apresentação do passado Domingo, em metodologia de Teatro-Fórum.

Pensámos ter sido uma excelente apresentação final, com a sala D. Afonso no Paço dos Duques completamente cheia, com o público a envolver-se activamente na actividade e aplaudindo no final todo o grupo de forma efusiva. Abaixo podem ser visualizadas algumas fotos das sessões/ensaios e da apresentação final.

Pretendemos dar continuidade a esta actividade, reforçando a aposta no Teatro do Oprimido como metodologia de intervenção social. Pensámos que esta metodologia de intervenção pela arte permite combater a letargia e os sentimentos de desvalia de alguns beneficiários, potencia a sua rede de suporte social, aumenta a sua capacidade funcional e autonomia, provoca transformações no seu modo de ser e de estar, e promove em larga medida o seu humor e auto-estima.

Pensámos igualmente que as apresentações públicas do nosso trabalho permitem combater as representações sociais negativas que a sociedade possui acerca dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (e que são, por vezes, obstáculo à inserção).



Imagens em full screen

“Cinema de Natal e Carnaval”


O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social à Comunidade (GAASC) do Centro Comunitário Moinhos de Vento, (Núcleo Local de Inserção de Barcelos) promoveu no dia 20 de Dezembro de 2010 e 7 de Março de 2011 na sede da instituição em Sequeade, sessões de cinema, com a exibição dos filmes: “Toy Story 3” e “Gru o Maldisposto”. Nela participaram filhos de utentes beneficiários do RSI e Acção Social para além de crianças das freguesias de Sequeade, Bastuço S.João e Bastuço S. Estêvão.

Os participantes receberam um saco de pipocas e bebidas, cortesia das Junta de Freguesia, para que a experiência se aproximasse a uma ida ao tradicional cinema.

Com estas iniciativas terminou o Ciclo de Cinema Infantil de Inverno, estando previsto realizarmos novas sessões ao longo das férias de verão.


11 de julho de 2011

I Acção de Informação sobre Práticas Parentais


No dia 8 de Julho de 2011, o GAAS da ASCREDNO promoveu uma sessão de informação sobre Práticas Parentais dirigida aos seus utentes beneficiários de RSI. 

Esta acção teve como objectivo geral a exploração de práticas parentais adequadas e eficazes na educação dos filhos, desmistificando-se alguns conceitos e ideias enraizadas. O foco principal da sessão assentou na abordagem ao conceito de Investimento Parental, como meio indispensável à condução do processo de crescimento e desenvolvimento de um filho, conceito que foi explorado através dos seguintes tópicos: características dos diferentes estilos parentais e suas consequências no desenvolvimento da criança, comunicação positiva, aplicação de regras e consequências do seu incumprimento, consistência dos pais, reforço positivo e, ainda, pais como modelos comportamentais dos filhos. 



Ao longo da sessão, foram realizadas actividades que permitiram a discussão e partilha de experiências em grande grupo, importantes para o cumprimento dos objectivos pré-definidos.

Importa referir que esta acção de informação teve a duração de 90 minutos, na qual estiveram presentes 13 utentes (12 mães e 1 pai). No final da sessão, foi entregue a cada um dos presentes um certificado de participação.

Embora conscientes da difícil tarefa de mudança de práticas e estilos parentais, pensamos que esta acção permitiu a reflexão em grupo e sensibilização destes pais para a sua maior responsabilidade: os filhos!

8 de julho de 2011

As 129 profissões estratégicas da próxima década. Sabe quais são?


Catarina Almeida Pereira - Jornal de Negócios

Tirador de cortiça, preparador de sumos, técnico de dinamização de redes sociais, maquinista de comboios ou operador de call center. Estas estão entre as 129 profissões que foram definidas como estratégicas para o País, com o objectivo de promover a requalificação de desempregados.

A lista consta do relatório preliminar elaborado do grupo de trabalho criado para o efeito, composto por representantes dos parceiros sociais, do IEFP, da Agência Nacional para a Qualificação e do gabinete de planeamento do Ministério da Economia.

O grupo de trabalho concentrou-se nas profissões com potencial de expansão e que, simultaneamente, possam ser ocupadas por pessoas com o ensino secundário e pós-secundário. A escolha baseia-se em estudos que projectam uma criação líquida de 495 mil postos de trabalho, em 2020, em sectores como o turismo, a construção os transportes ou a energia.

É nesta lista que se baseará a requalificação de 20 mil desempregados, de acordo com o objectivo previsto no acordo tripartido assinado em Março.

A lista deverá orientar os programas de formação profissional já a partir do segundo semestre deste ano e servir de base à reformulação do Catálogo Nacional de Qualificações, que deverá incluir cerca de 60 novas profissões.

Saiba quais são aqui...


Quinta Pedagógica - "Encontro de Gerações"


O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da ASCREDNO, em Nogueiró, Braga, com vista a proporcionar um dia agradável, às crianças do GAAS, que se encontram em férias, organizou uma actividade conjunta com os idosos do Centro de Dia de Nogueiró, que consistiu na visita à quinta pedagógica de Braga.

Esta actividade realizou-se no dia 6 de Julho, onde participaram 6 crianças do GAAS e 16 idosos do Centro de Dia de Nogueiró, e durou o dia todo. Da parte da manhã as crianças fizeram um ateliê de cozinha, onde aprenderam a fazer pão de milho, que foi posteriormente comido e muito elogiado pelos idosos do centro de dia e por eles mesmos. O almoço consistiu num piquenique oferecido pela ASCREDNO, seguido de uma visita conjunta à quinta, para verem os animais e as plantas.

A actividade terminou com um agradável lanche, e com o pedido das crianças, para que se façam mais passeios.


7 de julho de 2011

12 meses 12 temas


“Primeiros Socorros no Domicílio”

No passado dia 01 de Julho de 2011, realizou-se no Centro Comunitário de Prado, da Cruz Vermelha Portuguesa, da Delegação de Braga, um Workshop subordinado ao tema “Primeiros Socorros no Domicílio”. Esta actividade, foi promovida pelo GAAS Prado e dinamizada por uma Estagiária Curricular, do Curso de Medicina, da Universidade do Minho.

Este Workshop teve como principal objectivo a transmissão de conhecimentos básicos sobre as primeiras atitudes e acções a realizar numa situação de emergência.
No decorrer da acção, foram abordados os seguintes temas: suporte básico de vida, feridas e hemorrogias, queimaduras e imobilizações.
A componente prática consistiu na elaboração de diferentes imobilizações: braço, ombro, antebraço, clavícula, pé e perna.

Nesta actividade, participaram 11 utentes da Equipa de Atendimento/Acompanhamento Social; estas mostraram-se satisfeitas com a participação no Workshop, uma vez que este foi bastante prático e poderá ter aplicabilidade no domicílio, caso exista uma situação de emergência.

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga
Vila de Prado – Vila Verde

"Fabricar" - Teatro do Oprimido


12 meses 12 temas


“Dicas para a Poupança”

No dia 30 de Maio e 7 de Junho, realizou-se no Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa da Delegação de Braga, uma sessão de formação/sensibilização, que incidiu sobre o tema “Dicas para a Poupança”.

Esta actividade foi promovida e dinamizada pelo GAAS de Prado. Esta acção teve como principal objectivo identificar os problemas do orçamento doméstico, orientar na organização e aplicação correcta do rendimento mensal e favorecer algumas dicas para poupar dinheiro.
Apresentaram-se várias propostas para uma melhor gestão do orçamento familiar, debatendo várias “dicas” para poupar na alimentação, comunicações, electrodomésticos, energia, água, vestuário e calçado.

Nesta acção apresentamos vários vídeos que se revelaram muito úteis para perceber melhor de que forma se pode economizar.
Na 1ª sessão contamos com a participação de 8 utentes, na 2ª sessão participaram 4 utentes da Equipa de Atendimento e Acompanhamento Social.
As utentes demonstraram-se interessadas pelas “dicas” apresentadas referindo várias vezes que iriam tentar pô-las em prática.

Durante a acção as utentes ficaram surpreendidas com algumas estratégias de poupança que foram apresentadas.

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga
Vila de Prado – Vila Verde

Visita ao Centro Histórico de Guimarães


No dia 01 de Julho de 2011, o Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Social da Paróquia de Polvoreira levou um grupo de beneficiárioss da prestação do rendimento social de inserção a participar numa visita guiada ao Centro Histórico de Guimarães.

A actividade, decorrente do Projecto CulturArte, que tem vindo a ser implementado pelo G.A.A.S. do Centro Social da Paróquia de Polvoreira, contou com a estreita colaboração da Câmara Municipal de Guimarães, a quem o G.A.A.S. agradece a estreita colaboração na prossecução desta actividade, tendo a mesma decorrido com a colaboração de uma guia, que deu a conhecer os locais históricos e as memórias associadas a cada um dos monumentos visitados.

A visita foi do agrado de todos os participantes, que ficaram a conhecer um pouco melhor a sua cidade e a História marcante de cada um destes lugares históricos!

5 de julho de 2011

12 Meses, 12 Dicas


Mês de Junho

Gestão do Orçamento Pessoal/Familiar


Este mês sugerimos-lhe:

Programas com as crianças

Os momentos de lazer e de diversão passados em família não têm de implicar gastar muito dinheiro, mesmo quando estão envolvidas as crianças. Aqui ficam algumas ideias:

Lá fora… Nos dias mais quentinhos e maiores:
- Preparem o saco para a praia e instalem-se à beira-mar a fazer castelos de areia ou a jogar. Se tiver o equipamento necessário, também pode levar a criança à pesca consigo.
- Ponha a jardinagem em dia com a ajuda das crianças – elas vão adorar poder mexer na terra e na água! Na hora da rega, ligue o regador automático e deixe que as crianças brinquem na água com os seus fatos de banho vestidos.
- Se tiver coragem…Acampe com elas, uma noite, no jardim lá de casa, ou no da avó, família ou amigos. Elas vão ficar fascinadas! Também pode organizar uma “caça ao tesouro”.


Dentro de Casa… Quando os dias refrescarem ou ficarem pequeninos:
- Porque não uma fazer maratona de jogos de tabuleiro? Há quanto tempo não jogam todos aqueles jogos que estão fechados em caixas? Ou divirtam-se a fazer um puzzle gigante.
- Proteja a mesa da cozinha com jornais velhos, espalhe papel, cartolina, marcadores, lápis de cera, tesouras, revistas velhas para recortar, cola e fita-cola, e dediquem-se às artes manuais.
- Coloque algumas almofadas e mantas em torno da lareira, junte as crianças e leia-lhes as suas histórias preferidas ou então leiam passagens dos livros à vez.
- Ponha a tocar a música mais animada que tiver e elabore uma coreografia simples para ensinar às crianças. Ou porque não uma sessão de karaoke, principalmente se for com a música preferida delas?

“Desejamos a todos muitos bons programas e umas boas férias. Divirtam-se!”

4 de julho de 2011

Apresentações públicas dos grupos “Krisis”


Entre 7 e 10 de Julho, realizam-se no Paço dos Duques, as apresentações dos grupos integrados no projecto "Krisis", da área de Comunidade. Cerca de cinco centenas de pessoas tornarão públicos os temas que elegeram como objecto de trabalho, recorrendo a formas de expressão como teatro, música, dança, filmes, edições, exposições e debate.


“Famílias em Férias”


No âmbito da dinamização do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Vizela e em parceria com o Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, a Delegação de Vizela da Cruz Vermelha Portuguesa vai implementar a actividade “Famílias em Férias”.

Durante os dias 4, 5 e 6 de Julho, na Pousada da Juventude de Vila Nova de Cerveira, 6 mães e 12 filhos terão momentos de lazer e convívio, visitas culturais e actividades desportivas, que para além de reforçarem os laços familiares, contribuiram para eliminar alguns factores de exclusão social.




1 de julho de 2011

Reciclagem Decorativa


Entre o dia 04 de Maio e 15 de Junho, os GAAS de S. Lázaro da Cruz Vermelha Portuguesa e do Centro Cultural de Sto. Adrião realizaram uma acção conjunta que visou o aproveitamento de material reciclável para o fabrico de objectos decorativos.
Para além de facilitar o relacionamento interpessoal, as sessões permitiram desenvolver a criatividade através da aplicação de técnicas muito simples em produtos muitas vezes desaproveitados.
No total, foram convidadas 10 participantes do sexo feminino, 5 de cada gabinete. Os trabalhos repartiram-se ao longo de 7 sessões:
1ª sessão – cestinhos de garrafas de plástico.



2ª e 3ª sessão – bases de molas de madeira.

4ª e 5ª sessão – sabonetes decorados.

6ª e 7ª sessão – bonecas de lã.


Esta acção é o reflexo de uma parceria profícua entre os 2 gabinetes, tendo a CVP cedido uma AAD que orientou as sessões e o Centro Cultural de Sto. Adrião as suas instalações.


Visita ao Espaço Oficina


O GAAS do Centro Social da Paróquia de Polvoreira no dia 29 de Junho de 2011 convidou 8 crianças beneficiárias do Rendimento Social de Inserção a participar numa Oficina de Azulejaria do Espaço Oficina do Centro Cultural Vila Flor.

As crianças tiveram ainda oportunidade de conhecer a oficina de olaria e do bordado de Guimarães.

Durante a visita, mostraram-se bastante participantes e divertidos.