Páginas

28 de fevereiro de 2011

Encontro de GAAS de Famalicão


A 26 de Janeiro, encontraram-se no Centro de Estudos Camilianos, em Vila Nova de Famalicão as várias equipas dos G.A.A.S.´s de Vila Nova de Famalicão.
Como vem sendo habito, com a coordenação da Dra. Alexandra Constantino, têm sido analisadas as transformações da realidade social inerente a cada uma das equipas, de forma a “criar” e definir instrumentos e formas de actuar cada vez mais uniformes e transversais a todos os gabinetes. 

Neste encontro, cada equipa reflectiu sobre a Participação Activa da nossa população alvo, na intervenção social, trabalhando e discutindo alguns subtemas relacionados, tais como: aspirações e expectativas,motivação, informação, envolvimento, negociação, entre outros. 
No final do encontro,todos os Gabinetes foram unânimes, em afirmar que estes encontros são extremamente positivos, pela partilha de experiencias e possibilidade de ultrapassar algumas limitações que surgem no dia-a-dia.

Manual Prático de Intervenção Sócio-familiar Ajudantes da Acção Directa


(2ª. Parte)

Código deontológico e valores fundamentais para o exercício da profissão

Princípios básicos de deontologia:

1.Toda a pessoa tem valor próprio, independente da sua origem, raça, sexo, idade, crença, ideologia, condição sócio-económica, ou contributo que presta à sociedade.
2.Toda a pessoa se realiza através de uma relação positiva e de dignificação com o meio físico e social onde está inserido.

a.Toda a pessoa tem direito à autodeterminação através de:
b.Consciencialização das suas potencialidades;
c.Capacitação em assumir as suas responsabilidade;
d.Participação ativa no seu próprio desenvolvimento como SER económico, social e cultural
e.Mobilização das capacidades e atitudes para atuar criativamente;
f.Reconhecimento da sua própria realização em inter-comunicação com os outros

Valores fundamentais para o exercício da profissão:

1.Os AAD devem exercer as suas funções com elevado espírito de missão, com consciência de que, com a sua atividade prestam um serviço relevante e socialmente devido à comunidade. O exercício das suas funções deverá pautar-se pelo respeito dos direitos dos cidadãos e dos seus legítimos interesse.
2.OS AAD devem em todas as situações pautar-se por uma objetividade e imparcialidade rigorosas, tendo sempre presente que todos os cidadãos são iguais perante a lei e gozam do mesmo direito a um tratamento isento, sem favoritismo nem preconceitos que conduzam a descriminações de qualquer natureza. Devem ainda, ser isentos nos seus juízos de valor e opiniões e independentes de interesses políticos, económicos ou religiosos nas suas decisões.
3.OS AAD devem adotar uma conduta responsável, serem reservados e usar de discrição e prevenir quaisquer ações que possam comprometer ou dificultar a sua ação futura.
4.Os AAD devem adotar em todas as circunstâncias, um comportamento competente e correto e de elevado profissionalismo.
5.OS AAD não podem pelo exercício das suas funções aceitar ou solicitar quaisquer dádivas, presentes ou ofertas de qualquer natureza que possam pôr em causa a liberdade da sua ação, a independência do seu juízo e a credibilidade das suas funções. Devem ainda usar a lealdade nas suas relações funcionais, evitar gerar descrédito dos serviços e suspeita sobre si próprios e ainda esforçar-se por merecer a confiança e consideração dos cidadãos pela sua integridade.

(Texto elaborado pelas Ajudantes Sócio-Familiares de um Protocolo do RSI dos Açores – Ilha de S. Jorge)

16 de fevereiro de 2011

Clube das Caminhadas


No seguimento da Apresentação do Percurso Vilaverdense da Via Romana XIX, que decorreu no dia 15 de Julho de 2010, a qual pretendia, entre outros objectivos, impulsionar o Clube das Caminhadas, iniciou-se o mesmo no dia 04 de Novembro de 2010. Foram realizados 4 percursos, baseados nas Vias Atlânticas/Percursos da Via Romana XIX, no Concelho de Vila Verde.

O 1º Percurso (realizou-se no dia 04/11/2010) teve início na Ponte de Prado e terminou na Capela S. Sebastião (Freguesia de Oleiros); o 2º (16/11/2010) foi desde o terminus do 1º até à EN201 - Freguesia de Freiriz; o 3º (22/11/2010) decorreu até à Freguesia de Marrancos e o último (31/01/2011) desde essa Freguesia até à Fregusia de Rio Mau.

No 1º Percurso tivemos a oportunidade de contemplar a Ponte de Prado e o imponente Pelourinho da Freguesia. Alguns metros à frente, passamos pela Casa da Botica e pela Rua Direita, onde se situa os antigos Paços do Concelho. No 2º Percurso, a caminhada permitiu a passagem pela Capela S. Sebastião (Oleiros) e por um Marco Miliário, descoberto em 2006 (localizado numa mata - Bouça de Crasto - Lugar das Alminhas - Freguesia de Atiães). No 3º Percurso existiu a oportunidade de usufruir de uma grande beleza paisagística na Freguesia de Marrancos. Depois de passarmos por Marrancos (4º Percurso) caminhamos por zonas de mata e campos de cultivo, passando pela Ponte de Goães (Ponte Medieval, situada sobre o Rio Neiva, na Freguesia de Goães). As caminhadas terminaram na Freguesia de Rio Mau, onde o percurso passou pela igreja Paroquial e as Alminhas do Lugar de Feira Nova - onde termina o percurso pelas terras de Vila Verde. A partir daí o percurso situa-se na Vila de Ponte de Lima, seguindo para Paredes de Coura e Valença, que através da Ponte Velha, sobre o Rio Minho, deixará de pertencer ao nosso País, para continuar por caminhos de Espanha.

Esta Acção teve como finalidades, entre outras, incentivar a actividade física e o conhecimento do património cultural do Concelho de Vila Verde, tendo boa aceitação e adesão da comunidade e dos utentes-participantes da Equipa (10).

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga
Vila de Prado - Vila Verde


14 de fevereiro de 2011

Subprogramas de financiamento “INCLUIR MAIS” e “PARTICIPAÇÃO ESPECIFICA”


Estão abertas até dia 28 de Fevereiro as candidaturas aos subprogramas de financiamento “INCLUIR MAIS” e “PARTICIPAÇÃO ESPECIFICA” destinados a organizações não governamentais com intervenção ou de representação na área de pessoas com deficiência para iniciativas a desenvolver durante o ano de 2011.

O Subprograma “INCLUIR MAIS” tem como objectivo apoiar a nível financeiro Organizações não governamentais que pretendam apresentar projectos que contribuam para o combate à discriminação com base na deficiência, para a promoção dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência e para a sua efectiva participação na sociedade em igualdade de oportunidades. Para mais informações basta consultar o site: http://www.inr.pt/content/1/659/incluir-mais.

O Subprograma “PARTICIPAÇÃO ESPECIFICA” pretende apoiar a nível financeiro organizações não governamentais que apresentem projectos que incidam na informação e sensibilização dirigida aos associados, famílias e publico em geral no âmbito das doenças crónicas e incapacitantes. Para obter mais informações basta consultar o site: http://www.inr.pt/content/1/660/participacao-especifica.

As candidaturas devem ser enviadas para o Instituto Nacional para a Reabilitação até ao próximo dia 28 de Fevereiro.

I Congresso Internacional de Acção Social em Espaço Urbano


11 de fevereiro de 2011

"Intervenção com familias multiproblemáticas" - Formação


O Núcleo Distrital do Porto da REAPN irá desenvolver a ação de formação na área da "Intervenção com familias multiproblemáticas - intervenção psico-social e educativa com a abordagem sistémica". O pacote formativo é de 48 horas, a iniciar-se a 17 de Fevereiro.

Núcleo Distrital do Porto da REAPN
Rua das Taipas, nº 83, 2º andar
4050-600 Porto
telef. 22 2086061
fax: 2220891106
telem. 939439497
e.mail: porto@reapn.org
site: www.reapn.org

IV Seminário Internacional do CESSS


"Projecto +Saudarte" - Formação gratuita


A Fundação Bomfim, no âmbito do Projecto +Saudarte, vai realizar 2 Acções de Formação de 50h cada sobre "Alimentação e Nutrição na Terceira Idade" e "Promoção de Hábitos de vida saudável e primeiros socorros", dirigida a Técnicos de Gerontologia e Ciências Sociais ou Humanas, Estudantes e Público em Geral.
A acção de formação é gratuita e será entregue o respectivo certificado a cada um dos participantes.

As inscrições encerram dia 11 de Fevereiro.

Sofia Cunha
Coordenadora Projecto +Saudarte
Fundação Bomfim
Rua da Boavista nº152 4700-416 Braga
Tel: 253271267 / 253213749 Fax: 253216236
www.bomfim.org

Cheques-dentista alargados a doentes com VIH/SIDA


Atelier de Natal


No dia 16 de Dezembro de 2010 decorreu, no Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Social da Paróquia de Polvoreira, uma actividade de artes plásticas inerente à época natalícia, na qual participaram cinco beneficiárias do rendimento social de inserção, que elaboraram arranjos e coroas de Natal, com a colaboração da equipa.

Esta actividade culminou com um pequeno lanche, no qual se vivenciou um momento de grande animação e até de algumas inconfidências entre todas as participantes.
A actividade desenvolvida decorre da parceria celebrada entre o Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Social da Paróquia de Polvoreira e o Agrupamento de Escolas de Abação (São Tomé), que visa a promoção de formação à equipa do G.A.A.S. do Centro Social da Paróquia de Polvoreira na área das artes plásticas e recuperação de materiais/objectos, com o intuito de replicar essas aprendizagens em actividades/ateliês desenvolvidos com os beneficiários do rendimento social de inserção acompanhados pelo Gabinete.

O G.A.A.S. pretende, no futuro, desenvolver outras actividades, que constituem uma enorme mais-valia no âmbito do acompanhamento, criando espaços de partilha, interacção e entreajuda entre a equipa e os beneficiários em acompanhamento.


10 de fevereiro de 2011

"A Guerra às Mimosas"


Realiza-se nos dias 26 e 27 de Fevereiro no Parque Nacional da Peneda-Gerês uma acção de voluntariado "A Guerra às Mimosas".

Esta acção é a primeira actividade de voluntariado em 2011 destinada ao combate às mimosas numa das áreas afectadas pelo incêndios florestais de Agosto de 2010, explicam os organizadores.

"Durante estes dois dias, as equipas de voluntários irão colaborar no arranque das plantas infestantes jovens na zona de Lamas, Terras de Bouro, uma das zonas afectadas pelos incêndios".

"Esta acção está aberta à participação de todos que assim podem colaborar na preservação do nosso único Parque Nacional".

Todos os interessados em participar nesta actividade devem contactar directamente os responsáveis pelos seguinte contactos:
Telem: 93 845 03 05 (Rui Barbosa)
Email: rmcsbarbosa@gmail.com

9 de fevereiro de 2011

"RSI" - Sessão de Acolhimento


O GAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu, no dia 4 de Novembro de 2010, a 3.ª edição desta actividade junto de 17 beneficiários com idades compreendidas entre os 19 e os 70 anos em que a prestação do RSI lhes tinha sido deferida recentemente.

Os objectivos desta actividade passam por:
- Fornecer informações sobre a medida do RSI, das condições necessárias para o acesso à prestação e do funcionamento da prestação do RSI;
- Prestar esclarecimentos sobre o Acordo do Programa de Inserção (ex: tipo de acções a desenvolver pelo agregado familiar, entidades responsáveis pelo seu desenvolvimento);
- Elucidar os participantes sobre as obrigações imputadas ao titular da prestação e aos restantes membros do agregado familiar, das consequências do incumprimento das acções de inserção acordadas, das consequências da não comparência para a assinatura do acordo e dos possíveis motivos da suspensão e/ou cessação da prestação;
- Facultar informações relativas ao SAAS (ex: características da Equipa Técnica; área geográfica de intervenção; existência de 2 pólos de atendimento descentralizado; direitos e deveres dos utentes do SAAS; elucidação sobre as várias acções de sensibilização e prevenção a que os beneficiários podem ser chamados a participar, de acordo com o definido no acordo do programa de inserção de cada agregado familiar).

A Acção de Acolhimento /Informação para Novos Beneficiários do Rendimento Social de Inserção inicia-se com uma apresentação de diapositivos de PowerPoint e reflexão/discussão sobre os conteúdos abordados na mesma, procurando clarificar junto dos beneficiários questões colocadas pelos mesmos, de forma a assimilarem convenientemente a informação que lhes é fornecida. No final da Acção são entregues aos participantes folhetos informativos relativos ao GAAS.

Os novos beneficiários da medida acolheram com agrado esta iniciativa, mostrando interesse pelos conteúdos e participando através da colocação de questões de modo a esclarecerem as dúvidas que lhes foram surgindo no decorrer das sessões. A Equipa Técnica tem vindo a constatar que os novos beneficiários do R.S.I. (e que têm participado nesta acção) se manifestam mais elucidados relativamente à medida; verificando-se uma maior adesão às acções de inserção propostas nos acordos; dirigindo-se ao GAAS com mais frequência e com maior rapidez sempre que surgem alterações na composição do agregado familiar ou até ao nível dos rendimentos.

"Rastreio Auditivo" | "Estilos de Vida Saudáveis"


 Esta actividade decorreu no dia 21 de Dezembro de 2010, com a colaboração da Empresa JP Aparelhos Auditivos, e teve como objectivo geral detectar problemas auditivos frequentes na terceira idade e efectuar os encaminhamentos necessários para a correcção/atenuação do problema.

Participaram neste rastreio15 indivíduos, com idades compreendidas entre os 60 e os 80 anos de idade, pertencentes a famílias beneficiárias do R.S.I. em acompanhamento pelo SAAS.
Foi realizada também uma sessão de informação para a promoção de estilos de vida saudáveis na terceira idade, incentivando a importância da alteração de hábitos de vida e da prática de uma alimentação saudável, de forma a promover a qualidade de vida e a saúde, física e psicológica.

Nesta sessão foi distribuído um folheto informativo sobre a adopção de Estilos de Vida Saudáveis elaborado no âmbito da iniciativa Causa Maior, promovida pela rede de Hipermercados Modelo, que visa proporcionar uma melhor qualidade de vida à Comunidade Sénior através da acção social desenvolvida pela Cruz Vermelha Portuguesa e a sua rede de delegações locais.
O Rastreio Auditivo e a Sessão de informação para a promoção de estilos de vida saudáveis na terceira idade foram bem aceites pelos participantes, uma vez que todos avaliaram positivamente a actividade.

"Gestão Familiar"


O GAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu nos dias 2 e 3 de Dezembro de 2010, uma Acção de Informação/Sensibilização sobre Gestão do Orçamento Familiar:

Esta Acção teve como objectivo ajudar os beneficiários a estar aptos a:
- Compreender a importância de planificar e gerir os seus gastos e rendimentos;
- Elaborar um Orçamento Familiar de forma adequada (analisar as despesas previstas e os rendimentos mensais do agregado familiar);
- Prevenir situações de endividamento (dívidas e imprevistos);
- Explorar formas de reduzir as despesas mensais;
- Elaborar uma lista de compras e ementas económicas;
- Realizar uma gestão de economia doméstica autónoma.

Participaram nesta Acção 10 beneficiários do RSI que apresentavam algumas necessidades de aquisição de conhecimentos ao nível da Gestão do Orçamento familiar.
Para a dinamização da mesma utilizaram-se as seguintes estratégias:
- Apresentação de power-point;
- Reflexão com os beneficiários sobre o tema abordado;
- Realização individual de uma Grelha de Orçamento Familiar;
- Dicas para poupar;
- Dinamização do jogo “Vamos às compras”.

Após apresentação dos diapositivos, reflexão acerca do tema e sobre dicas para poupar, cada beneficiário preencheu uma grelha de Orçamento Familiar. Na segunda sessão realizou-se o jogo “Vamos às compras”, em que os participantes foram divididos em três grupos, tendo sido entregue, a cada grupo, um hipotético cheque no valor de 300€. O objectivo deste jogo consistiu na distribuição de um conjunto de panfletos com produtos e respectivos preços, tendo cada grupo que gerir o valor do cheque da melhor forma para proceder às compras para um mês, para um agregado familiar composto por 4 pessoas.

A avaliação final da acção foi efectuada mediante o preenchimento de um inquérito e de uma reflexão com os beneficiários. Podemos concluir que a avaliação da acção foi positiva. Constatou-se que houve uma aquisição significativa de conhecimentos.

"Competências Parentais" - 6ª Edição


A Equipa Técnica do GAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu, nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2010 a 6.ª Edição da Acção de Promoção de Competências Parentais que teve como objectivo geral promover práticas educativas parentais adequadas no sentido de aumentar a eficácia na parentalidade e simultaneamente prevenir ou reduzir a utilização de práticas educativas parentais inadequadas, ou seja, pretende-se alterar o comportamento dos filhos através de uma mudança no comportamento dos pais (Ramalho, 2001).

Foram alvo de intervenção 3 módulos: a) Competências Interpessoais – Gestão de conflitos; Resolução de problemas; Comunicação; Gestão emocional; b) Estilos Parentais – Características; Consequências; c) Competências/Práticas Parentais – Regras e limites; Discussão e treino de estratégias de disciplina positiva.

Dos beneficiários do R.S.I. que foram convocados para esta Acção 10 participaram na mesma com assiduidade, pontualidade, interesse e motivação, considerando-se por isso que concluíram a Acção. De salientar que destes 9 eram do sexo feminino e apenas 1 do sexo masculino (nenhum dos participantes formavam um casal). No final da Acção todos os participantes receberam um Certificado de Participação e uma sebenta com os conteúdos abordados nas sessões.

A avaliação final da 6.ª Edição da Acção de Promoção de Competências Parentais foi efectuada mediante o preenchimento, na última sessão, por parte dos participantes, de um questionário de avaliação da Acção, com vista a efectuarem uma autoavaliação das competências adquiridas, assim como uma avaliação da Acção em si. As informações recolhidas através deste questionário foram sujeitas a uma análise de conteúdo que em baixo se descreve.
- Dos oito participantes que preencheram o questionário, seis consideraram as sessões como “muito boas” e 2 como “boas”, o que indica uma avaliação significativamente positiva das mesmas.
- Todos os participantes referiram ter apreciado globalmente o programa, tendo surgido as seguintes respostas: “gostei de tudo” (5); “aprender as maneiras certas de educar as crianças” (2); “ouvir a opinião dos outros participantes sobre as formas que usam para educar as crianças” (2); “o convívio entre os participantes” (1); “forma como o tema foi abordado/explicado” (1).
- A maioria dos participantes referiu ter adquirido ou visto reforçadas algumas competências importantes na educação e gestão do comportamento dos seus filhos, tendo surgido as seguintes respostas: 2 participantes apontaram “ser mais compreensivo e ouvir melhor os meus filhos” e outros 2 “aprendi um pouco de tudo”; com uma resposta cada foram referidos “ter calma”, “tentar ter mais tempo para o meu filho”, “novos truques para educar os meu filhos”, “estabelecer regras”, “melhorar a educação que dou aos meus filhos”, “respeitar certas atitudes dos filhos”, “maneiras certas como se deve castigar as crianças”, “formas adequadas de falar com as crianças, não se deve dizer «tu és sempre a mesma» ” e “lidar melhor com as birras”.

Em baixo poderão ser consultados alguns dos trabalhos e reflexões efectuados pelos participantes, designadamente alguns dos postais que os participantes elaboraram numa das sessões para entregar aos filhos no dia 20 de Novembro – Dia Universal da Criança.



3º Atelier de Trabalhos Manuais - Adultos


O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu, nos meses de Outubro e Novembro de 2010, o 3º Atelier de Trabalhos Manuais onde participaram 15 beneficiários (do sexo masculino e feminino) do Rendimento Social de Inserção.

O Atelier de Trabalhos Manuais teve como principais objectivos, fomentar as relações interpessoais e interacção entre os beneficiários, assim como, desenvolver a criatividade e o sentido 
crítico; ocupar os tempos livres; combater o isolamento social; proporcionar momentos lúdicos e recreativos; partilhar saberes e conhecimentos; promover a socialização e reconhecer e respeitar a existência da diversidade cultural.

Uma vez que este atelier se realizou numa data aproximada do Natal, as actividades desenvolvidas foram alusivas ao tema (elaboração de arranjos de Natal; realização de figuras em gesso para decoração da árvore de Natal; decoração de frascos para colocação de doce de abóbora e a confecção do mesmo). Além destas, realizaram-se ainda algumas dinâmicas de grupo e tapetes em trapo.

Esta acção terminou com um lanche convívio entre os participantes do Atelier e os colaboradores do GAAS.
De uma forma geral, os beneficiários participaram de forma assídua e empenhada no decorrer da acção, tendo-se mostrado bastante satisfeitos com a mesma.

"Violência no Namoro" - Acção de Sensibilização


O GAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu uma Acção de Informação e Sensibilização sobre a Violência no Namoro, que decorreu no dia 22 de Dezembro de 2010 das 14h30m às 16h30m (duração de 120 minutos).
Esta Acção teve como objectivo geral sensibilizar os participantes para a problemática da violência nas relações no namoro, com destaque para a violência exercida sobre o sexo feminino. Compareceram na Acção 12 jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos (média de idades dos presentes era de 18 anos), dos quais 5 eram do sexo feminino e 7 do sexo masculino.
Para a dinamização desta Actividade recorreram-se à utilização de diapositivos de PowerPoint para a parte informativa e de sensibilização, assim como à exibição de vídeos de campanhas de prevenção/informação sobre o tema e da realização de dinâmicas de grupo para a apresentação dos elementos do grupo e dos dinamizadores e da caracterização de relações afectivas saudáveis vs. violentas.

No final da Acção foram entregues a cada participante um Certificado de Participação, assim como um folheto informativo da Comissão para a Igualdade de Género (CIG), produzidos no âmbito da Campanha “Namoro violento não é amor”, e um folheto de divulgação do Gabinete do Município de Fafe para a área da Violência Doméstica (designado por “Espaço Informação Mulher”).

A generalidade dos participantes apreciou positivamente a sessão, tendo referido ter aprendido ou visto reforçados conhecimentos relacionados com o tema, considerando de forma unânime que a actividade lhe será útil para o seu futuro, realçando os seguintes comentários: “no futuro saberei lidar melhor com uma situação de violência”, “fiquei mais informada sobre situações em que há violência no namoro”, “vai-me ajudar a ter um namoro saudável”, “fiquei a saber como me defender para evitar ser vítima, “vai ajudar-me a estar mais atenta em futuras relações de namoro”. De um modo genérico, todos os participantes na Acção, manifestaram atenção e interesse nos conteúdos abordados, facto este comprovado pela participação activa na sessão.
Em baixo poderá ser consultado as reflexões efectuadas pelos participantes num exercício em que tinham que dar a sua opinião sobre Namoro Saudável vs. Namoro Violento.

“Olimpíadas do Estudo” - 4.ª Acção de Promoção de Competências de Estudo


O GAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa dinamizou, no período das férias escolares do Natal de 2010, uma Acção de Promoção de Competências de Estudo, intitulada por “Olimpíadas do Estudo”, junto de crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos de idade, que se encontram a frequentar o 2.º ou 3.º ciclo do ensino básico, todas elas pertencentes a famílias do R.S.I. acompanhadas pela Equipa Técnica. A Acção foi dinamizada nas instalações do Centro Social e Paroquial de Regadas, ao abrigo do protocolo de cedência de instalações existente.

A Acção de Promoção de Competências de Estudo concretizou-se através da realização de cinco sessões com a duração de 120 minutos, correspondendo à seguinte estrutura: Módulo 0 – Introdução ao programa (Sessão n.º 1); Módulo I – Organização do tempo de estudo e planeamento de tarefas (Sessão n.º 2); Módulo II – Atenção, concentração, memória e resolução de problemas (Sessão n.º 3); Módulo III – Leitura e Escrita (Sessão n.º 4) e o Módulo IV – Preparação para os testes (Sessão n.º 5).

Grupo de participantes que participaram na Acção
Os objectivos gerais da Acção de Promoção de Competências de Estudo são promover nos participantes um profundo conhecimento e domínio dos seus processos de aprendizagem, assim como das suas capacidades e tendências para controlar esses processos durante a mesma. A Acção focou-se essencialmente na promoção de algumas competências de estudo (como a organização do tempo de estudo e planeamento de tarefas, estratégias de memorização e preparação para os exames), na estimulação de alguns processos cognitivos básicos essenciais para a aquisição de aprendizagens (atenção e concentração) e ainda no desenvolvimento de algumas competências de leitura e escrita.

Considerou-se que as crianças que frequentassem 4 das 5 sessões ficariam com a Acção concluída, na medida em que no início de cada sessão era efectuada uma revisão dos conteúdos abordados na sessão anterior. Os 5 participantes que frequentaram e concluíram a acção com sucesso tinham idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos (dos quais três do sexo masculino e duas participantes do sexo feminino), encontrando a frequentar a escola entre o 5.º e o 8.º ano de escolaridade.

"Sexualidade Juvenil" - Acção de Sensibilização


O GAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa realizou uma Acção de Sensibilização sobre Sexualidade Juvenil, que ocorreu no dia 17 de Dezembro de 2010. Teve como objectivo geral informar os adolescentes nas áreas da educação sexual e planeamento familiar, tendo como intuito a promoção de comportamentos saudáveis a este nível e que levem a um bom relacionamento com a sua própria sexualidade. Os objectivos específicos passaram por: promover comportamentos saudáveis face à sexualidade; informar, esclarecer dúvidas e aconselhar sobre a sexualidade e os diferentes métodos contraceptivos de modo a reduzir a incidência das doenças sexualmente transmissíveis e a evitar a gravidez não desejada.

Participaram 4 adolescentes dos 13 aos 17 anos (2 do sexo feminino e 2 do sexo masculino).
Para a dinamização da Acção utilizaram-se as seguintes estratégias: discussão em grupo, tendo em consideração as experiências dos participantes, que funcionam como mais valia para o enriquecimento das sessões; reflexão verbal, no sentido de esclarecer dúvidas; breve exposição dos conteúdos ajustando a linguagem evitando termos demasiado técnicos; visualização de filme; apresentação de alguns métodos contraceptivos.

Abordaram-se os métodos contraceptivos, as Doenças Sexualmente Transmissíveis e visualizou-se um filme na área da sexualidade e reprodução. No final esclareceram-se as dúvidas colocadas.
De realçar que esta acção foi dinamizada com a colaboração de 2 médicas estagiárias, no âmbito de um Protocolo de Colaboração entre a Delegação de Fafe da CVP e a Unidade de Saúde Familiar “Novo Cuidar” – Centro de Saúde de Fafe, celebrado a 17 de Novembro de 2008.
Os adolescentes revelaram-se introvertidos e pouco participativos. Mesmo assim referiram que foi muito interessante e importante para o seu futuro.


3 de fevereiro de 2011

"Interação Pais-Filhos" - Grupo de Reflexão


A Equipa de Atendimento Acompanhamento Social do Centro Comunitário, da Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Braga), promoveu um Grupo de Reflexão, que se reuniu durante 13 sessões, desde Outubro de 2010 a Janeiro de 2011. Este programa foi desenvolvido para dar resposta a uma das necessidades apresentadas por algumas utentes da Equipa - melhorar e/ou aprofundar competências parentais. Assim, a constituição deste Grupo tinha como principais objetivos refletir sobre a importância de estratégias assertivas na interação pais-filhos e promover estratégias de controlo de comportamento inadequado.

Com estas sessões pretendia-se dar continuidade aos grupos que foram moderados pela Equipa em anos transatos (2008 e 2009). Nos anos anteriores abordaram-se os seguintes temas: a) o papel de pai/mãe; b) relações de vinculação; c) a influência intergeracional; d) a comunicação no seio familiar; e) os sentimentos; f) rotinas e hábitos; g) a atenção, o reforço e o elogio.

Neste último Grupo de Reflexão abordaram-se outros temas que complementaram os supracitados, nomeadamente: a) os comportamentos (ex: como se aprendem os comportamentos); b) a atenção (ex: atenção positiva e negativa); c) os rótulos (ex: influência dos rótulos na Auto-Estima da criança) ; d) as regras (ex: regra dos 3 C`s); e) as ordens (ex: como dar uma ordem), f) as chamadas de atenção (ex: características das chamadas de atenção).

Com este Grupo de Reflexão pretendia-se aprofundar o conhecimento sobre alguns temas relacionados com as práticas educativas. Deste modo, um dos objetivos principais era melhorar e/ou aprofundar estratégias educativas ajustadas a cada filho, de modo a ajudar os pais nas funções parentais e, consequentemente, na relação pais- filhos.

No decurso das sessões de Grupo, as utentes tiveram a oportunidade de participar em várias atividades que a Equipa estava envolvida. Por exemplo, na Festa de Natal do Centro Comunitário, da Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Braga), as utentes tiveram uma participação ativa, atuando na mesma, com a música "A todos um bom Natal" (Lúcia Carvalho).

O Grupo de Reflexão foi encerrado com um lanche convívio entre as utentes e os elementos da Equipa, que decorreu num ambiente de descontração e bastante animação.

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga
Vila de Prado - Vila Verde