Páginas

27 de janeiro de 2011

“Conviver para Viver” - Gerontologia Social


A Câmara Municipal de Esposende, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vai promover um Ciclo de Educação-Formação em Gerontologia Social, integrado no Programa “Conviver para Viver” - 2011.

Face ao envelhecimento acentuado da população e da heterogeneidade característica desta mesma população, torna-se cada vez mais pertinente dotar os profissionais e responsáveis institucionais de conhecimentos e competências relevantes deste contexto.

Os workshop’s realizar-se-ão na Casa da Juventude às 14h30, de acordo com as seguintes datas e temáticas:
16 de FevereiroProcessos demenciais – Mestre Emília Moreira;
16 de MarçoPsicopatologia do idoso – Professora Doutora Carla Faria;
27 de AbrilPrestação de cuidados na velhice – Professora Doutora Carla Faria.

Para participar nestas iniciativas, é apenas solicitado que se identifiquem como interessados através do endereço electrónico paula.mouta@cm-esposende.pt, até dia 11 de Fevereiro.

25 de janeiro de 2011

Rendimento Social de Inserção - Acção de Sensibilização


O Centro de Novas Oportunidades da Escola Secundária de Vizela convidou a Equipa do Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social a efectuar uma acção de sensibilização acerca do Rendimento Social de Inserção a uma turma de Educação e Formação de Adultos. Esta acção decorreu no dia 26 de Outubro de 2010 e teve como objectivo esclarecer os formandos acerca desta política social.


A acção iniciou-se com uma breve apresentação da Santa Casa da Misericórdia de Vizela citando as valências que a mesma apresenta para, de seguida, particularizar o Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social em termos da sua criação, composição, papel dos elementos que constituem a equipa bem como o tipo de intervenções que esta desenvolve. De modo a, concluir esta primeira parte e criar nos formandos uma visão geral da população beneficiária do RSI, foram apresentados dados estatísticos do número de beneficiários e famílias abrangidas pelo RSI a nível nacional e local.
Posto isto, deu-se início à explanação da legislação aplicável, abordando-se as principais alterações à mesma desde 2003, as duas dimensões (prestação e inserção), os requisitos contemplados, a fórmula de cálculo da prestação para o titular e para os elementos do agregado familiar, as obrigações por parte deste e os motivos que poderão levar à cessação da mesma. De seguida, explicou-se o modo de funcionamento do Núcleo Local de Inserção, em particular o de Vizela, para uma melhor compreensão das acções subjacentes ao programa de inserção. Deste modo, a formação foi finalizada com exemplos de acções de inserção contempladas no RSI.
A apresentação foi dinâmica e interactiva, promovendo a partilha de dúvidas por parte dos formandos e melhorar os seus conhecimentos acerca desta temática. De salientar que se constatou a existência de crenças erróneas quer relativamente à prestação em si, quer relativamente aos próprios beneficiários. Especificamente, denotou-se o desconhecimento da fórmula de cálculo da prestação, existindo a crença de que o valor da mesma seria mais elevado. De igual modo, mostraram desconhecer as obrigações que o RSI exige ao titular e ao agregado familiar. Conclui-se que, esta acção de sensibilização trouxe resultados positivos na medida em que permitiu desmistificar crenças e promover informação fidedigna sobre o RSI.

“Acalorar o Natal dos mais idosos…”


No dia 20 de Dezembro de 2010, beneficiárias do rendimento social de inserção visitaram o Lar Torres Soares, da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, a fim de cumprir um dos objectivos estabelecidos pela Equipa para esta época natalícia, designado “Acalorar o Natal dos mais idosos…”. Deste modo, privilegiou-se o contacto directo com a população-alvo, a fim de despertar as suas consciências para o sentido cívico de solidariedade e partilha humana para com uma das camadas mais fragilizadas da sociedade.

Na chegada às instalações do Lar Torres Soares, foram recebidas pelo pessoal responsável por esta valência, que as conduziu à sala de convívio dos idosos. Estas puderam conversar com os idosos, partilhar e ouvir histórias de vida, e, por fim, puderam oferecer postais de boas festas, com mensagens natalícias escritas à mão pelas próprias. Demonstrou ser um momento bastante aprazível para todos, particularmente, para as beneficiárias, que revelaram que os sorrisos estatelados nos rostos dos idosos foram em si suficientes para sentir que a sua missão foi cumprida, demonstrando vontade em realizar novas visitas.


Outra Voz… Outra Vez


O grupo vocal Outra Voz vai novamente desvendar trilhos de um Guimarães desconhecido aos nossos sentidos. Num 'assalto a Couros', as suas vozes serão acompanhadas pela Orquestra de Sopro da Academia Moreira de Sá e pelos bailarinos da Academia de Bailado de Guimarães.

O espectáculo tem lugar no dia 30 de Janeiro, com início marcado na igreja de São Francisco pelas 15h, conta com a coordenação artística de Amélia Muge, António José Martins e Cristina Mendanha. A orquestração está a cargo de Miguel Duarte Oliveira e direcção musical por Vasco Faria.

São já muitos os testemunhos de pessoas conquistadas pelas performances deste grupo vocal, o qual se caracteriza pela multiplicidade etária, de formação e de interesses dos participantes oriundos das muitas freguesias de Guimarães. Um espectáculo a não perder!




Dezembro – Mês de Visitas Guiadas


No passado mês de Dezembro algumas utentes da Equipa de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Braga) participaram numa série de Visitas Guiadas: Visita Guiada ao Museu D. Diogo de Sousa (9 de Dezembro); Visita Guiada ao Mosteiro de Tibães, onde estava exposto um presépio (28 de Dezembro) e Visita Guiada à Casa da Música (29 de Dezembro).

Com estas visitas pretendia-se combater o isolamento social; promover actividades de lazer sem custos económicos associados; estimular e desenvolver o interesse pela área cultural; entre outros objectivos. O balanço destas actividades foi muito positivo, sendo alcançado um dos principais objectivos - proporcionar aos utentes actividades de lazer que seriam difíceis de realizar sem a colaboração da Equipa. Na Visita Guiada ao Mosteiro de Tibães, uma das utentes viu alguns dos seus trabalhos manuais expostos, os quais produz para serem comercializados, à venda no referido Mosteiro (exemplo: saco de pão; tabuleiro de puxados).

A utente nunca tinha visto os panos que tece em exposição, demonstrando muita satisfação por ver o seu trabalho exposto e reconhecido. Todas as utentes gostaram das Visitas Guiadas, referindo que tiveram os dias bastante preenchidos – “Até parece que vou mais animada para casa”;”Foi mesmo uma tarde diferente”.

GAAS Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga
Vila de Prado – Vila Verde


24 de janeiro de 2011

Intervenção - Curso de Alfabetização


No dia 22 de Novembro de 2010, em consequência de uma parceria estabelecida entre o GAAS Sempre a Crescer e a Escola E B 2 e 3 de Gualtar, iniciou o Curso de Alfabetização a decorrer nas instalações da Escola Aldeia do Rio em Adaúfe.

Para a concretização do projecto foi necessário, o representante da Escola de Gualtar conseguir autorização para realizar esta formação, uma vez que a freguesia de Adaúfe pertence ao agrupamento escolar de Palmeira. De seguida, o projecto de constituição de uma turma, com um mínimo de 15 formandos teve de ser apresentada à Delegação de Educação da Região Norte para obter a sua aprovação. Após a confirmação da turma, foi necessário a Escola de Gualtar abrir um concurso para a contratação de um professor do Ensino Básico para o ano lectivo de 2010/2011, com experiência no ensino com adultos.

No final de todos estes procedimentos e contando com a colabora do Presidente da Junta de Freguesia de Adaúfe, que cedeu o espaço, foi possível iniciar o Curso de Alfabetização para utentes do nosso gabinete, beneficiários da Acção Social e beneficiários do Rendimento Social de Inserção na Escola Aldeia do Rio.
A turma é constituída por 21 formandos, 14 formandos são beneficiários do RSI, 7 são beneficiários da Acção Social e teve início a 22 de Novembro de 2010 e tem término previsto para 15 de Julho de 2011. O curso decorre de segunda a sexta feira, das 14 h às 17 h.
Convém referir que dos 14 formandos beneficiários do RSI, 2 são acompanhados pela equipa de Santo Adrião.
A concretização deste projecto vem dar resposta às necessidades e anseios dos formandos, embora muitos deles apresentassem muitas resistências face ao regresso à escola, porque esta experiência evoca memórias desagradáveis que estavam esquecidas. Assim, compreende-se que esta turma, só foi possível após um longo trabalho de sensibilização e motivação, desenvolvido com estes utentes, desde a existência deste gabinete.

Sem dúvida, afirmamos que tal experiência tem sido muito importante, quer para a equipa do Gabinete da Sempre a Crescer quer para os próprios utentes, que estão motivados, interessados e assíduos e para alguns deles, esta é a oportunidade de realizar o “sonho” de apreender a ler.
Com certeza é para nós muito gratificante ver e perceber não só o contentamento dos formandos assim como a sua evolução.

A Equipa do GAAS da Sempre a Crescer

Reunião dos GAAS do Distrito de Braga


No dia 4 de Novembro de 2010 foi organizada, pelo Núcleo de Qualificação de Famílias e Territórios, uma reunião de trabalho entre psicólogos dos Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social (GAAS) do distrito de Braga. Este encontro, moderado pela Dra. Luísa Costa, propiciou um espaço de partilha de experiências, de práticas e de reflexão acerca do papel dos psicólogos nas equipas e relevância das suas intervenções.

Destacam-se da agenda de trabalhos quatro apresentações elaboradas por psicólogos onde evidenciaram o contributo dos mesmos nos GAAS, os modelos de intervenção utilizados por cada um deles no acompanhamento às famílias em situação de pobreza e de exclusão social, bem como as dificuldades com que se deparam na sua prática. Estas apresentações serviram de mote para discussão em grande grupo acerca das questões abordadas tendo-se constatado que os mesmos anseios eram partilhados todos.

Se até há bem pouco tempo no nosso país, estava relacionada ao Psicólogo uma imagem demasiado reducionista conotada com os aspectos clínicos e mentais dos sujeitos, actualmente com a criação da ordem dos psicólogos e com a mudança de mentalidades no aspecto cultural, temos vindo a assistir, ainda que de forma ténue, à desmistificação do conceito e do papel do Psicólogo.

Esta iniciativa veio confirmar o desejo que os psicólogos expressam pelo reconhecimento da sua função nos GAAS, salientando a importância e relevância do seu papel no âmbito da pluralidade das suas intervenções, não querendo com isto diminuir obviamente a importância dos outros profissionais, antes pelo contrário, relevando sim a importância do psicólogo como elemento integrador ao nível da multidisciplinaridade e complementaridade de papéis no trabalho de equipa com todos os profissionais.

Carla Moreira
Psicóloga GAAS APAFC

Manual Prático de Intervenção Sócio-Familiar


Ajudantes Sócio-Familiares /Ajudantes da Acção Directa

Gostaria de partilhar convosco algumas ideias desenvolvidas no Manual Prático para a intervenção sócio-familiar feito pela entidade externa SEIS que teve a colaboração das Ajudantes Sócio-Familiares /Ajudantes da Acção Directa de um Projecto-piloto de RSI da ilha de S. Jorge nos Açores.

Hoje, divulgaremos alguns dos princípios básicos de deontologia definidos para o exercício da profissão que deverão ser objecto de reflexão nas equipas.

1 – Toda a pessoa tem valor próprio, independentemente da sua origem, raça, sexo, idade, crença, ideologia, condição sócio-económica, ou contributo que presta à sociedade;
2 – Toda a pessoa se realiza através de uma relação positiva e de dignificação com o meio físico e social onde está inserido;
3 – Toda a pessoa tem o direito à autodeterminação através de:
- consciencialização da suas potencialidades
- capacitação em assumir as suas responsabilidades
- participação activa no seu próprio desenvolvimento com SER económico, social e cultural
- mobilização das capacidades e atitudes para actuar criativamente
- reconhecimento da sua própria realização em inter comunicação com os outros.
4 – Todas as sociedades deverão maximizar a qualidade de vida humana e social.

Para a semana alargarei esta reflexão aos Valores fundamentais definidos para o exercício da profissão.

M. Alexandra Constantino

Encontro de Ajudantes de Acção Familiar dos Protocolos de Braga


No passado dia nove de Dezembro realizou-se mais um encontro de Ajudantes de Acção Familiar (AAF), dos protocolos do RSI do concelho de Braga, que decorreu no Centro Cultural e Social de Santo Adrião. Neste foi realizada uma reflexão sobre o nosso trabalho (das AAF).

Durante a partilha de experiências e dos trabalhos propostos pela Drª Alexandra Constantino, chegámos à conclusão que enfrentamos obstáculos que são comuns a todos/as. De entre os quais, existe algum consenso, que pode existir invasão da privacidade dos/as beneficiários/as (nas primeiras visitas). Para evitar que tal aconteça, considerou-se que, numa primeira fase realizar-se-á um contacto telefónico prévio, a dar conhecimento da data e hora da visita. Outro obstáculo à intervenção relaciona-se com as dificuldades em trabalhar com pessoas de culturas diferentes, às quais temos de tentar adaptar o nosso trabalho, através de estratégias diversificadas, de forma a conseguirmos que eles cumpram as acções previstas no Plano de Inserção e consigam ultrapassar as dificuldades e carências, atingindo um maior nível de integração comunitária.

Verificámos também que as acções programadas pelos gabinetes estão a ser mais eficazes, quando os/as beneficiários/as vêm aos encontros em conjunto, consoante as problemáticas identificadas (em vez de serem realizadas deslocações a casa dos próprios). Também constatamos que partilhando experiências existe homogeneidade nas temáticas, uma vez que afinal há mais pessoas com os mesmos problemas, permitindo partilhar dificuldades e soluções, bem como ajudarem-se mutuamente.

Foi um encontro rico em experiências, e como o tempo foi pouco, foi marcado outro para dia 17 de Janeiro às 14h30, no mesmo local.

Ajudantes de Acção Familiar do GAAS Santo Adrião
Elisabete Rodrigues
Isabel Carvalho
Giovana Silva

20 de janeiro de 2011

"Pensar o Riso"


Intervenção - Gestão Orçamental


O nosso gabinete tem trabalhado a gestão orçamental, com as famílias em acompanhamento, com o auxílio de um panfleto que recolhemos na segurança social intitulado “Poupe-se… Poupando!”. Este folheto, além de várias dicas e conselhos sobre poupança, tem ainda incluído um mapa de gestão do orçamento familiar mensal. Este mapa é aplicado nas famílias, preenchido pelas próprias, uma vez que todos os meses têm gastos diferentes para além das despesas fixas. Com este método, conseguem perceber se o saldo do orçamento mensal é positivo ou negativo.

Por exemplo, na família A denotou-se que num determinado mês o saldo foi negativo. Desta forma reflectiu-se sobre os gastos acrescidos, sensibilizando para uma melhor gestão no mês seguinte. Com o recurso a algumas estratégias de poupança sugeridas no panfleto, a família A compreendeu que seria possível colmatar as despesas existentes e cumprir com o pagamento de um empréstimo contraído com uma pessoa amiga a quem precisou de recorrer no mês anterior.
Tem sido um instrumento de trabalho muito útil, com boa aceitação nas famílias e com o qual se tem obtido resultados bastante positivos.


Ana Maria Cardoso
Maria de Belém Freitas
Sara Silva
AAD GAAS Casa Povo Fermentões

Intervenção - Actividades de Lazer


No mês de Dezembro proporcionou-se a deslocação de um grupo de senhoras, beneficiárias de RSI, através de convite pela escola de Formação Profissional ESCFOP, onde decorre um curso de Estética e Beleza com algumas das formandas encaminhadas pelo nosso gabinete.


Foi uma manhã de agradável convívio para todas. As formandas receberem-nos com um lanche oferecido e confeccionado pelas próprias e proporcionaram a todas as senhoras alguns tratamentos de beleza nomeadamente: manicura, esfoliação facial e depilação.


No final todas estavam satisfeitas com o resultado, por um lado as formandas puderam demonstrar tudo o que já aprenderam e por outro as senhoras porque passaram uma manhã diferente em que cuidaram um pouco delas próprias e todas se sentiam mais bonitas.


Ana Maria Cardoso
Maria de Belém Freitas
Sara Silva
AAD GAAS Casa Povo Fermentões

Programa de Promoção e Intervenção com Agressores Conjugais


A violência conjugal é uma problemática que afecta muitas relações íntimas em Portugal, tendo consequências nefastas a vários níveis. Se, por outro lado, uma elevada percentagem de mulheres vítimas de violência doméstica regressa para os seus companheiros abusivos, ou não é sua pretensão abandonar a relação e o companheiro, mas apenas o término dos episódios abusivos. Por outro lado, homens perpetradores de violência tendem a manter comportamentos e dinâmicas: abusivas mesmo com companheiras diferentes. Ademais, a actual legislação consagra a possibilidade de frequência de programas de tratamento no âmbito de suspensão provisória do processo ou de suspensão da execução de pena de prisão.

Neste âmbito, muitos indivíduos perpetradores de violência conjugal podem beneficiar da integração em programas de intervenção com o intuito de cessar os comportamentos abusivos (e promoção da segurança da vítima), promover a aceitação da responsabilidade pela conduta abusiva e diminuição do sentimento de impunidade, promoção do ajustamento psicológico, modificação das crenças irracionais em torno dos papéis de género e do uso da violência contra as mulheres, promoção do respeito pelas mulheres, promoção de relações saudáveis, aquisição de competências pessoais e sociais e promoção de estratégias de não-violência na resolução dos conflitos domésticos.

Neste sentido, o Serviço de Psicologia da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (UM) está a desenvolver uma intervenção terapêutica em grupo gratuita para homens perpetradores de violência conjugal. Este programa, denominado Programa de Promoção e Intervenção com Agressores Conjugais (PPRIAC), insere-se num Projecto de Doutoramento, sendo que, além de ser proporcionada intervenção terapêutica em grupo para essa população em específico, será também estudada a eficácia do programa de intervenção, bem como o processo de mudança subjacente.

Deste modo, agradecíamos a Vossa colaboração no encaminhamento de participantes.

Para o esclarecimento de qualquer dúvida:

Olga Cunha
E-mail: ppriac@gmail.com | olgacunha27@hotmail.com
Rui Abrunhosa Gonçalves
E-mail: rabrunhosa@psi.uminho.pt
Telefone: 253 604 267
Serviço de Psicologia da Universidade do Minho
Telefone: 253 604 245; 253 604 681
Fax: 253 604 229

Danças de Salão – "Bem Envelhecer"


No passado dia 29 de Novembro de 2010, 15 utentes do GAAS do Centro Comunitário de Prado, da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, participaram numa Acção Colectiva, intitulada “Danças de Salão”, que decorreu na Discoteca Populum (Braga) e foi promovida pela REAPN – Braga.
Esta Acção enquadra-se no Projecto “Bem Envelhecer”, que visa a promoção do envelhecimento activo junto de um conjunto de utentes de diversas IPSS do Distrito de Braga. Como com esta acção pretendia-se realizar uma actividade de finalização do referido Projecto, no corrente ano civil, e como decorreu num espaço amplo, foi aberta aos diversos Serviços das IPSS, nomeadamente ao nosso GAAS, embora os nossos utente não estejam a participar no Projecto supracitado.
A Actividade foi dinamizada por um DJ e vários/as animadores/as. Os utentes puderam ouvir, dançar e ver demonstrações de várias músicas/danças de salão. Na actividade os utentes também tiveram a oportunidade de ouvir e dançar músicas populares portuguesas. No final, houve um lanche convívio para todos os utentes dos serviços das várias instituições representadas. Os utentes participaram activamente nesta acção e demonstraram apreço em actividades deste género.


GAAS da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga
Vila de Prado - Vila Verde