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29 de outubro de 2010

“Doença de Alzheimer e outras demências: que respostas?” - Seminário


De acordo com os resultados do Projecto European Collaboration on Dementia (Eurocode) conduzido pela Alzheimer Europe e financiado pela Comissão Europeia, a Alzheimer Europe calcula o número de cidadãos europeus com demência em 7,3 milhões. Para Portugal este número é estimado em mais de 90 000. Face ao envelhecimento da população nos estados-membros da União Europeia os especialistas prevêem uma duplicação destes valores em 2040 na Europa Ocidental, podendo atingir o triplo na Europa de Leste. Todos os anos, 1,4 milhões de cidadãos europeus desenvolvem demência, o que significa que a cada 24 segundos, um novo caso é diagnosticado.

A Santa Casa da Misericórdia de Aveiro tem vindo a desenvolver uma maior aproximação às pessoas com demência e seus cuidadores, através das suas estruturas técnicas e através do Núcleo Aveiro da Associação Alzheimer Portugal, fruto do Acordo de Cooperação Celebrado em 2007.

No âmbito das acções desenvolvidas, a informação e a partilha de informação assume importante papel, pelo que se irá realizar, no próximo dia 19 de Novembro de 2010, o Seminário “Doença de Alzheimer e outras demências: que respostas?”.

O objectivo deste Seminário é reflectir sobre as respostas à pessoa com demência e seus cuidadores, bem como às exigências colocadas aos equipamentos sociais, tendo em conta o crescente número de pessoas com demência, contando com intervenções técnicas que, cremos, serem de elevado valor técnico-científico.

Realizar-se-á no Auditório do Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro e poderão as inscrições serem efectuadas até ao próximo dia 12 de Novembro.

"Envelhecimento Activo"


Serve o presente para divulgar a realização, no âmbito das actividades do CLDS - Ponte para a Inclusão, da Sessão de Esclarecimento sobre "Envelhecimento Activo" que se realizará no próximo dia 17 de Novembro pelas 14h30 na Universidade Fernando Pessoa em Ponte de Lima (Auditório).

A qualidade de vida que um sénior pode alcançar é o principal factor a ter em consideração quando pensamos em envelhecimento. Durante muitos anos, a grande preocupação da investigação médica foi a longevidade. Hoje há cada vez mais a preocupação com a qualidade de vida e não se trata só da ausência de doenças físicas. "Envelhecimento activo" é mais inclusivo do que "envelhecimento saudável", já que inclui todos os factores que afectam os indivíduos e as populações. Saber como alcançar essa qualidade de vida e partilhar informação com projectos já no terreno são objectivos desta sessão que conta com a participação de vários especialistas na matéria.

As inscrições serão aceites até ao dia 10 de Novembro.

"DIVERSIDARTES" - Exposições


No próximo dia 3 de Novembro terá início o ciclo de Exposições e de sessões de Apresentação de trabalhos resultantes do Concurso DIVERSIDARTES, promovido no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social e que resulta de uma parceria entre as Câmaras Municipais da Região do Cávado - Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde - e a Rede Europeia Anti-Pobreza (REAPN).
O DIVERSIDARTES tem como objectivo, através da linguagem universal da Arte, sensibilizar a sociedade civil para a importância das responsabilidades individual e colectiva na luta contra a pobreza e a exclusão social.



Nas diversas áreas artísticas - Fotografia, Escultura, Pintura, Teatro, Música e Dança, o concurso envolve a participação de diversas instituições de solidariedade social, associações, escolas públicas e privadas, bem como da população em geral, com residência nos concelhos da região do Cávado.
A calendarização das Exposições e das apresentações dos trabalhos, perante o respectivo júri, é a seguinte:

Exposições:



Pintura
Inauguração – 3 de Novembro, 10 horas.
De 3 a 21 de Novembro de 2010,
(9:00h/18:00h)
Biblioteca Municipal de Vila Verde

Escultura
Inauguração – 4 de Novembro, 15 horas.
De 4 a 19 de Novembro de 2010,
(10:00h-12:30h/ 14:00h-17:30h)
Museu de Arte, Fão - Esposende

Fotografia
Inauguração – 5 de Novembro, 18.30 horas.
De 5 a 19 de Novembro de 2010,
(9:00h/18:00h)
Galeria de Informação, Amares

Sessões de Apresentação:


Música
6 de Novembro de 2010, 15:00h
Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos

Dança
13 de Novembro de 2010, 15:00h
Praça Sony, Terras de Bouro

Teatro
20 de Novembro de 2010, 15:00h
Auditório do Instituto Português da Juventude, Braga

"Excluir a Exclusão" - Exposição

Inaugura hoje, na escola EB/S Vieira de Araújo, em Vieira do Minho, a exposição de pintura "Excluir a Exclusão" realizada no âmbito do projecto "Ave mais solidário", promovido pela REAPN em parceria com Municípios do Ave. As pinturas, alusivas à pobreza e à exclusão social, foram elaboradas pelos alunos do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, contando para o efeito com a orientação dos respectivos professores.

Programa:

10h00Grupo de Percussão “Incluir o Ritmo” - Projecto Incluir

10h15Intervenções
Jorge Dantas, Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho
Aurora Marques, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vieira do Minho
Ivo Domingues, REAPN – Coordenador do Núcleo Distrital de Braga
Cristina Sanches, ISS-IP, Centro Distrital da Segurança Social de Braga
Alberto Rui Monteiro da Silva, Director do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo

11h00Visita à Exposição


A exposição, aberta ao público, está patente na EB/S Vieira de Araújo até ao dia 30 de Novembro e, depois, passa para o Centro Cultural Casa de Lamas, de 3 a 31 de Dezembro.

27 de outubro de 2010

Encontro de Psicólogos dos GAAS do Distrito de Braga

4 de Novembro de 2010

9h30Um olhar sobre a particularidade da Psicologia num Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social – O SAAS da ADCL – Cláudia Miranda

10h30A fórmula PPR – Prevenção, Promoção e (Re)Inserção” - A intervenção de Psicologia no GAAS de Fafe – Paulo Martins

Almoço

14h00"Inclusão Social: Ecos do vivido, reflexos do pensado"
Reflexão acerca do contributo dos profissionais de Psicologia para a mudança de paradigma no âmbito da intervenção social – Carlos Oliveira


15h00Intervenção comunitária: perspectiva psicológica - direcções, desafios e dilemas – Letícia Campelo



Moderadora: Dra. Luísa Costa

Local: CCD – Centro Cultural e de Desporto dos Trabalhadores da Segurança Social e da Saúde
Rua Prof. Machado Vilela, 160 R/C – Braga
(na lateral do edifício do Centro Comercial Sta. Tecla – frente à Segurança Social)

26 de outubro de 2010

1º Encontro de Educadores Sociais

No dia 18 de Outubro de 2010 realizou-se o 1º Encontro de Educadores Sociais, na Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa. Participaram neste encontro a Dra. Alexandra Constantino (representante do Núcleo de Qualificação e de Famílias e Territórios da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital da Seg. Social de Braga) e 5 Educadoras Sociais (do GAAS dos concelhos de Fafe, Celorico de Basto e Vieira do Minho).

Procedeu-se a uma reflexão sobre o papel/funções do Educador Social. Foram identificadas 3 áreas de intervenção prioritárias:

>   Trabalhar a Educação não-formal no acompanhamento realizado às famílias.

No que concerne a esta área definiram-se os conceitos de competências pessoais e sociais, que se revelam de uma importância fulcral na intervenção com os beneficiários, na medida em que poderão ser facilitadores para a sua autonomização. Neste sentido, abordou-se a importância de desenvolver um conjunto de competências nestas famílias, por forma a que a sua integração social e profissional seja possível.

> Realizar actividades em grupo com/entre beneficiários, numa lógica de prevenção primária/secundária, tendo em conta as necessidades encontradas na elaboração dos diagnósticos familiares, em áreas temáticas que se considerem prioritárias.

> Coordenar o trabalho dos Ajudantes de Acção Directa (AAD). A opinião foi unânime relativamente à importância de realizarem reuniões com os AAD, no sentido de discutir casos e trocar informações pertinentes, definir estratégias de intervenção e alternativas para superar eventuais dificuldades, elaborar instrumentos de trabalho, entre outros.

De seguida, concluiu-se que se evidencia vantajosa a apresentação do trabalho das Educadoras Sociais, tendo ficado definido que será o SAAS de Fafe a iniciar este trabalho, no 2º Encontro de Educadores Sociais, a realizar no dia 22 de Novembro de 2010, no Centro Social e Paroquial de Gagos – Celorico de Basto.

21 de outubro de 2010

“Inclusão Social das Comunidades Ciganas”

Com o objectivo de desenvolver uma política de maior proximidade às comunidades de imigrantes e minorias étnicas, o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, IP (ACIDI) irá promover nos dias 25 e 26 de Outubro, no distrito de Braga, a iniciativa “ACIDI Junto das Comunidades” desta vez subordinada à temática das comunidades ciganas.

No âmbito da iniciativa está prevista a realização de um Seminário com o tema: “Inclusão Social das Comunidades Ciganas”. Este Seminário decorrerá no dia 26 de Outubro, das 9h30 às 13h00, no Auditório Multimédia do Instituto de Educação da Universidade do Minho.





18 de outubro de 2010

"Marcha pela Inclusão"

"Capacitação e Participação dos públicos sociais desfavorecidos"

Acção de formação para Técnicos superiores e dirigentes: “Capacitação e participação dos públicos sociais desfavorecidos” a realizar-se a 27 de Outubro de 2010 no Café-Concerto da Casa das Artes de V.N. de Famalicão.

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até 25 de Outubro para:
Núcleo Distrital de Braga da REAPN
Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq. Real, 4700-251 Braga
Tel: 253 331 001 Fax: 253 331 002
E-mail: braga@reapn.org

14 de outubro de 2010

“Economia Familiar”

O Gabinete de Atendimento / Acompanhamento Social (GAAS) do Centro Social de Gagos, realizou uma formação intitulada “Economia Familiar”, que decorreu nos meses de Junho e Julho de 2010, ao longo de 9 sessões. Nesta formação participaram oito beneficiárias do RSI.

Os principais objectivos foram: promover o desenvolvimento de competências ao nível da gestão económica e aprender a administrar o dinheiro de forma correcta. Neste sentido foram abordados os seguintes temas: conceito de economia familiar; gestão de recursos financeiros; orçamento familiar; simulação de ida às compras; endividamento; dicas para poupar. Dada a qualificação das beneficiárias houve a preocupação de estruturar a formação de uma forma clara e concisa, focalizada em aspectos básicos do quotidiano.

Ao longo da formação, as beneficiárias mostraram-se sempre muito interessadas e participativas, fazendo perguntas e expondo as suas próprias experiências e dúvidas. Todas as formandas revelaram ter gostado da formação, tendo considerado pertinente as temáticas abordadas. Aderiram à formação, aplicaram-se na aquisição de conhecimentos e aplicação dos mesmos na prática.

Dada a fraca rede de transportes que a zona apresenta, foi necessária a articulação com o Centro Social de Molares para a cedência de uma carrinha para efectuar transporte das formandas.
No final da formação, realizou-se uma visita ao IKEA de Matosinhos, assim como ao Jumbo, para que as formandas colocassem em prática o que aprenderam em contexto de sala, o que se tornou uma experiência muito enriquecedora.

Para concluir, podemos identificar como sucessos: a motivação das formandas para a participação no curso e a motivação para mudanças de hábitos no seu quotidiano.

Férias em Movimento 2010 – 2.ª Edição

O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social (GAAS) do Centro Social de Gagos, promoveu, pela segunda vez o Campo de Férias “Gagos Mais Movimento” em parceria com a Associação Mais e o Instituto Português da Juventude, que decorreu de 19 de Julho a 30 de Julho de 2010.

Tendo em conta que é, sobretudo, a partir da aposta nas camadas mais jovens que poderemos partir para uma política de prevenção e de promoção da verdadeira inserção dos mesmos na comunidade, esta Equipa desenvolveu este projecto, proporcionando às crianças dos 6 aos 14 anos, praticar e desenvolver aptidões e experiências físicas, entre as quais passeios pedestres, natação, jogos tradicionais, equitação, cinema entre outros.

Esta iniciativa pretendeu ocupar as crianças em actividades que os estimulassem e os despertassem para o bem-estar e convívio social, tendo como objectivos específicos: incutir valores tais como o respeito pelo próximo e pela natureza em todas as suas vertentes educacionais; proporcionar novas experiências a todos os nossos participantes programando actividades pedagógicas e de lazer; atingir com as nossas actividades, um grau positivo e complementar da educação familiar e escolar.

A maioria destes jovens seleccionados pela equipa estão diagnosticados como tendo Necessidades Educativas Especiais – NEE, requerendo por isso um maior esforço ao nível da sua integração social e um maior investimento por parte desta Equipa.

O último dia foi reservado para o convívio com os pais, onde foram apresentadas actividades, ensaiadas durante o período em que decorreu o Campo de Férias. Dentro das várias actividades salientam-se as danças, a representação e o desfile de moda que deu a conhecer aos pais a Boutique social que se encontra em desenvolvimento e que pretende dar resposta às necessidades das famílias que esta Equipa acompanha.

"Capacitação e participação dos públicos sociais desfavorecidos" - Formação

O Núcleo de Braga da REAPN realiza, no próximo dia 27 de Outubro, no Café-Concerto da Casa das Artes de VN de Famalicão, a acção de formação "Capacitação e participação dos públicos sociais desfavorecidos".
Esta acção, dirigida aos dirigentes e técnicos superiores de intervenção social, tem como principal objectivo aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias de implementação de participação e empowerment das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para mais informações:
Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal
Núcleo Distrital de Braga
Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq.
4700-251 Braga
T. +00351 253.331001
www.reapn.org

13 de outubro de 2010

"Prevenção do Cancro da Mama" - Caminhada

"Emprego e Inclusão Social" - Workshops

"A Pobreza e a Exclusão Social"

Dias Europeus do Emprego 2010

Uma iniciativa que terá lugar em Braga - Universidade do Minho (Edifício dos Congregados, Av. Central), a 18 e 19 de Outubro, e Lisboa, a 21 e 22 de Outubro. No âmbito deste evento, serão promovidos espaços de informação e aconselhamento personalizado, nos quais os candidatos a emprego poderão iniciar ou consolidar os seus projectos de mobilidade transnacional ou transfronteiriça. Os visitantes poderão contar com a presença de Conselheiros EURES provenientes de 12 países europeus, para além de Portugal. Estarão igualmente presentes alguns empregadores, estrangeiros e nacionais, divulgando as suas necessidades de recrutamento e seleccionando sobretudo nas áreas da Saúde, Serviço Social, Hotelaria e Restauração, Construção Civil e Engenharias.

A mobilidade dos trabalhadores nunca foi tão importante como no contexto actual, para combater a crise que actualmente se atravessa, tanto para os candidatos a emprego como para as empresas – na medida em que, mesmo numa situação em que o mercado de trabalho se contrai, continuam a coexistir, sobretudo em determinados sectores e/ou áreas profissionais, necessidades de profissionais em algumas regiões/países da UE/EEE e Suíça.

Mais informação sobre o evento disponível em www.iefp.pt/dee2010.

Marcha contra a Pobreza e Exclusão Social

A Cáritas Arquidiocesana de Braga, em conjunto com o Centro Classe Business de Braga do Banco Barclays estão a organizar uma Marcha contra a Pobreza e Exclusão, de forma a assinalar o “Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza”.

Esta iniciativa decorrerá no dia 17 de Outubro de 2010 com início às 10h na Rua dos Falcões, na sede da Cáritas Arquidiocesana de Braga e término na Agência do Barclays na Avenida da Liberdade.

Pretende-se realizar uma marcha de 2 km de forma a simbolizar os 2 milhões de pobres existentes em Portugal. Esta acção servirá também para recolher assinaturas para a petição Contra a Pobreza a apresentar pela Cáritas Europa ao Parlamento Europeu.

A marcha terá como percurso o centro da cidade. Será solicitado a todos os participantes que colaborem com a compra de uma t-shirt no valor de 5,00€ (à venda no dia da marcha em 4 postos devidamente sinalizados ao longo do percurso), ou oferecendo géneros alimentares que servirão para apoiar as famílias sinalizadas pela instituição.

A proclamação do Ano 2010 como Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social constitui para todos nós uma esperança e uma oportunidade para alertar a Europa e o Mundo para a injustiça social que significa a probreza e exclusão social e para (re)definir caminhos que nos levem à erradicação destes flagelos.

A participação de toda a comunidade bracarense é fundamental para o sucesso desta iniciativa.

7 de outubro de 2010

I Congresso Nacional de Inclusão pelo Desporto

A Associação Mandinga de Iúna e a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra estão empenhadas em introduzir em Portugal um modelo de desenvolvimento de desporto inclusivo aberto e sustentável, que aposte numa gestão participada e na qual a iniciativa das autarquias, do movimento associativo e das entidades públicas e privadas sejam o motor da mudança, tendo em consideração a especificidade das diferentes populações desfavorecidas e as exigências actuais de combate à exclusão social num mundo definitivamente globalizado.

É com este objectivo muito claro e ambicioso que segue o presente convite a participar com os demais interessados, no fenómeno social e desportivo, as experiências, os recursos e os conhecimentos que possam contribuir para fazer do I Congresso Nacional de Inclusão Pelo Desporto - CNID um verdadeiro fórum nacional de reflexão sobre o combate à exclusão social, e de como a prática desportiva no nosso país é um factor de mudança.

Necessitamos do seu contributo para a construção de um novo contrato de responsabilidade social no domínio do desporto e da inclusão social de crianças e jovens.

Contamos consigo no I Congresso Nacional de Inclusão pelo Desporto, no próximo dia 13 de Outubro, no Teatro Cerca de S. Bernardo, em Coimbra.

Informações:
Associação Mandinga de Iuna
Quinta D. João Lt11, 3º Esq.
3030-114 Coimbra
telf.239 722 733
Tlm: 918182024 / 963412090
Email: associação.mandinga.iuna@gmail.com / geral@lutacontrapobreza.com
URL: www.lutacontrapobreza.com

4 de outubro de 2010

“Gestão de Projectos com o Microsoft Project 2007” - Dirigentes Associativos

No âmbito do Programa Formar (modalidade apoio formativo plurianual), estamos a proceder à abertura das inscrições para o curso “Gestão de Projectos com o Microsoft Project 2007”, a realizar-se no IPJ de Évora.
Convidamos, assim, à divulgação desta formação (de carácter inicial) junto dos membros dos órgãos sociais da vossa associação.
Pedimos a vossa atenção para o perfil mais adequado dada a temática do curso e o cumprimento dos pré-requisitos exigidos (conhecimentos na óptica do utilizador do Windows e conhecimentos básicos na área de gestão de projectos).

Inscrições: de 1 a 10 de Outubro - envio de ficha para: rita.braz@ipj.pt

Curso: Gestão de Projectos com o Microsoft Project 2007
Nível: Fundamental
Local: IPJ de Évora (no centro de formação da FDTI)
Data: 15 a 17 de Outubro
Duração: 14 horas
Horário: 6ªf 17h30-21h;
Sáb. 10h-13h e 14h-18h;
Dom. 9h30-13h
Nº Participantes: 14

Entidade formadora: Fundação para Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI)

Destinatários: dirigentes associativos (pertencentes aos órgãos sociais das associações inscritas no RNAJ).

Linhas Gerais Programáticas
Definir o objectivo, características e fases do projecto;
Criar projectos no Microsoft Office Project 2007;
Utilizar os diferentes métodos de visualização;
Identificar e criar operações com tarefas;
Atribuir relações de dependência;
Utilizar calendários;
Reconhecer e criar listas de recursos;
Definir custos e recursos a tarefas;
Calcular e solucionar constrangimentos;
Publicar um projecto;
Assegurar o acompanhamento do projecto;
Gerir subprojectos;
Usar a partilha de informação entre aplicações do Office.

Condições
Frequência gratuita.
Inclui coffee-breaks e almoço no sábado.
Não são suportados custos de alojamento, transporte ou outros custos adicionais.

A inscrição dos candidatos deverá cumprir os seguintes requisitos:

a) a inscrição é efectuada mediante o preenchimento de uma Ficha de Inscrição do IPJ e Ficha de Diagnóstico;
b) todos os campos da Ficha de Inscrição são de preenchimento obrigatório;
c) a entrega da Fichas de Inscrição e Diagnóstico é feita via e-mail;
d) o candidato deve pertencer aos órgãos sociais de uma associação inscrita no RNAJ.

Critérios de Selecção

- Cumprimento dos pré-requisitos exigidos ao candidato;
- Associações com menos anos de constituição (no pressuposto que terão tido menos oportunidades de formação e que contam com menos experiência);
- Preferência a candidatos de associações que ainda não tenham beneficiado do Programa Formar, na modalidade de apoio formativo plurianual, no ano (no caso de se tratar de uma 2ª inscrição);
- Garantir, se possível, a heterogeneidade da proveniência geográfica (por Concelho) e a igualdade de género, aquando da constituição do grupo;
- No caso de serem cumpridos os anteriores requisitos, mas o número de candidatos ultrapassar o permitido, deverá considerar-se a ordem de chegada das candidaturas.

No processo de selecção será inicialmente escolhido apenas um participante por associação, até ao preenchimento total das vagas. Por entidade, só poderão ser seleccionados no máximo três participantes (a menos que haja vagas).

A resposta sobre a selecção dos participantes será dada pelos Serviços Centrais, até 4 dias antes do início de cada acção de formação.

Em caso de desistência do formando, esta deverá ser feita via e-mail (conceicao.soares@ipj.pt e rita.braz@ipj.pt) ou fax (nº 213179214), até 3 dias antes do início de cada acção de formação, sob pena da entidade candidata sofrer penalizações relativamente à frequência futura de outras acções de formação promovidas pelo IPJ, na presente modalidade de apoio.


A Equipa do Programa Formar
Instituto Português da Juventude
Departamento de Associativismo

www.juventude.gov.pt

"Espalhem a notícia" - Fafe

A Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN), em concertação e parceria com 6 Municípios da Região do Ave (Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vizela, Fafe, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho) apresentou uma candidatura ao Programa Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010 (PNAECPES). O projecto designado por “Ave Mais Solidário” tem como objectivos:
- Sensibilizar para os fenómenos da pobreza e exclusão social, com vista à construção de uma sociedade mais coesa, solidária e responsável.
- Promover a participação das pessoas nos processos de tomada de decisão, iniciativa e mudança sobre as situações que directamente lhes dizem respeito.

Assim sendo, e no concelho de Fafe, irão realizar-se várias campanhas de informação e sensibilização sobre o tema da Pobreza designadas por “Espalhem a notícia” dinamizadas por diversas Entidades do concelho, junto de beneficiários dos diversos programas (ex: RSI) e pelas Escolas (envolvendo alunos e professores).

Importa realçar, que a Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa (enquanto parceiro da Rede Social do concelho) se associou ao Projecto “Ave Mais Solidário” pelo que está responsável pela dinamização de uma das Campanhas de Informação e Sensibilização que irá decorrer no próximo dia 7 de Outubro a partir das 10h00m no Auditório da Biblioteca Municipal.

O programa da Campanha Informativa será, em princípio, o seguinte:
· Sessão de abertura (REAPN-Portugal, Município de Fafe, DFCVP);

· Peça de Teatro “Um mundo cheio de pessoas coloridas” (representada por beneficiários do R.S.I., tem a duração de 20 minutos);

· Apresentação da Campanha “O nosso mundo. A sua Acção.” Com a duração de 15-20 minutos (que promove a participação dos públicos desfavorecidos na resolução dos problemas locais, factor considerado decisivo para o sucesso das politicas sociais);

· Reflexão Final/Comunicação (Presidente da DFCVP, Município de Fafe, REAPN-Portugal) alusiva à Campanha, assim como sobre a temática da pobreza, informando e chamando à atenção para a realização da Exposição no dia 15 de Outubro pelas 10h00m no Auditório da Biblioteca Municipal e das datas das outras iniciativas.

1 de outubro de 2010

Auxiliares - Intervenção

Os Ajudantes de Acção Directa do SAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, realizam um acompanhamento regular a agregados familiares do RSI, nomeadamente ao nível da higiene pessoal e saúde corporal.

CASO 1
Beneficiária com 44 anos, solteira e desempregada. Sofre de depressão, hipertensão e obesidade mórbida, apresentando despesas elevadas com medicação. Associado a todos estes problemas apresenta a agravante de viver sozinha, num quarto cedido pela irmã. Não tem água (tem que ir buscar a uma fonte), nem WC, mas realiza todas as tarefas quotidianas nesta divisão, o que dificulta significativamente que proceda a uma correcta higiene pessoal.
Articulou-se com a irmã, de forma a averiguar a possibilidade da titular utilizar o seu WC para efectuar a higiene pessoal diária. Esta inicialmente revelou alguma receptividade, no entanto, acabou por se constatar que na prática não permitia que tal acontecesse. Ao longo da intervenção percepcionou-se que a titular possui uma relação conflituosa com a irmã. Assim, revela-se evidente uma rede de suporte social e familiar deficitária da beneficiária.
Conseguiu-se motivá-la para realizar a higiene em bacias no quarto, com maior regularidade.
Tendo em linha de consideração que a titular apresenta uma baixa auto-estima, convocou-se para participar na Acção de Promoção da Auto-Estima “Imagem Positiva”, dinamizada pelas AAD. Esta acção baseou-se em levar algumas beneficiárias a um salão de cabeleireiro, que realizou mudanças de visual, nomeadamente corte de cabelo, manicure e pedicure.
No final desta acção, a beneficiária em referência mostrou-se visivelmente agradada com a nova imagem.
Esta é uma situação que tem avanços e retrocessos, na medida em que há semanas em que se apresenta mais cuidada ao nível da higiene e outras menos.
Importa, no entanto realçar que esta situação se prende sobretudo com o facto da beneficiária não possuir as mínimas condições de habitabilidade, agravada pela obesidade de que padece, o que lhe dificulta bastante a locomoção para ir buscar água à fonte (que fica afastada da habitação) e os movimentos necessários para realizar a limpeza corporal.
Tomámos conhecimento que a Autarquia realizou um levantamento de situações carenciadas, com o intuito de dar apoio no pagamento de rendas. De forma a colmatar a necessidade da beneficiária, encaminhou-se a mesma para esta iniciativa.
 Joana Cunha, Marisa Guimarães e Marisa Santos

Caso 2
Beneficiária do R.S.I., acompanhada desde Maio de 2008, após terem sido diagnosticadas pelos Técnicos Superiores da Equipa Multidisciplinar vulnerabilidades ao nível dos cuidados de beleza e estética corporal, associadas à presença de uma baixa auto-estima originada pelos baixos recursos económicos, problemas de saúde (depressão) e isolamento social.
Inicialmente, e através de visitas domiciliárias quinzenais ajudávamos a utente a escolher as roupas que iria usar, assim como os respectivos acessórios, incentivando-a a pintar as unhas e mudar o corte de cabelo.
No mês de Agosto foi realizada uma acção de promoção da Auto-Estima designada por “Imagem Positiva” para a qual a utente foi convidada a participar. Esta acção consistiu em acompanhar a beneficiária a dois cabeleireiros que se voluntariaram a realizar uma mudança/transformação visual que passou por um novo corte de cabelo e um tratamento de unhas.
A Acção realizada junto de um grupo de quatro pessoas com vulnerabilidades comuns ao nível dos cuidados de beleza e estética corporal, associadas à presença de uma baixa auto-estima e problemas de saúde, teve um efeito muito positivo, denotando-se que desde esse dia a beneficiária passou a ser mais cuidadosa com o seu aspecto físico, combinando melhor as suas roupas, pintando as unhas e arranjando o cabelo a si própria com regularidade.
Segundo informações prestadas pela beneficiária, como resultado desta intervenção verificou-se uma melhoria a nível da sua auto-estima, na medida em que a utente além de se sentir melhor com o seu novo visual, o seu relacionamento amoroso viu reacendida a chama da paixão.
Adriano Teixeira, Maria José Peixoto

I Congresso do Hospital de Santa Maria Maior - Barcelos


Auditório São Bento Menni
Casa de Saúde São João de Deus
Avenida Paulo Felisberto
5750-194 Barcelos


Organização e Secretariado
Campo da República
Apartado 181
4754-909 Barcelos
Tel: 253 80 92 00
Fax: 253 81 73 79
Email: secadm@hbarcelos.min-saude.pt