Páginas

31 de agosto de 2010

“Copos, quem decide és tu”

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa (DFCVP) promoveu no passado dia 25 de Agosto de 2010, das 14h30m às 18h00, uma acção de sensibilização para a prevenção do consumo excessivo de álcool junto de 11 adolescentes, dos quais 7 eram do sexo feminino e 4 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos (média de idades 15 anos), pertencentes a famílias beneficiárias do R.S.I. em acompanhamento.

A actividade foi dinamizada através de uma parceria interna com a Juventude Cruz Vermelha Portuguesa de Fafe (JCVFAFE), inserida no âmbito do projecto de âmbito nacional “Copos, quem decide és tu”, que resulta de uma parceria entre a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e a Direcção-Geral de Saúde (DGS), tem como público-alvo jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos.

O projecto visa a Educação para a Saúde através da sensibilização e prevenção de comportamentos abusivos em relação ao álcool, uma vez que os jovens portugueses apresentam uma baixa percepção dos riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicas, justificando-se intervir de forma a tornar esta percepção mais ajustada ao risco efectivo destes consumos.

A actividade realizada teve como objectivo geral sensibilizar os participantes para o problema do consumo excessivo de álcool e como objectivos específicos problematizar a questão do álcool, debater sobre questões relativas ao consumo em excesso de álcool, clarificar as consequências nefastas associadas, tanto a nível físico e psicológico, como a nível social do consumo excessivo de álcool, especialmente em relação aos consumos recreativos e aos policonsumos, e esclarecer possíveis falsas crenças (mitos).

A actividade foi realizada num espaço adaptado para o efeito, o “Espaço Copos”, no qual se procurou sensibilizar os jovens recorrendo a diferentes actividades lúdico-pedagógicas de cariz experiencial, acompanhadas de momentos de reflexão, dinamizadas voluntários da JCVFafe, com o apoio dos técnicos da Equipa técnica do SAAS.

"Violência nas Relações Íntimas" - 4.ª Edição

A Equipa Multidisciplinar do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu pela quarta vez uma Acção de Informação e Sensibilização para a prevenção primária/secundária da violência nas relações íntimas, que se desenrolou nos meses de Julho e Agosto de 2010, através da realização de 5 sessões com a duração de 120 minutos cada.

Esta Acção teve como objectivo geral sensibilizar as participantes para a problemática da violência nas relações íntimas, com destaque para a violência exercida sobre as mulheres. Os objectivos específicos trabalhados nas sessões foram os seguintes: a) definir os diferentes conceitos de violência; b) desmistificar mitos em torno da violência; c) identificar situações de violência; d) conhecer as estatísticas relativas à violência; e) identificar os motivos que levam o agressor a ser violento; f) identificar as razões que levam a vítima a permanecer na relação violenta; g) enumerar as consequências da violência para as vítimas; h) identificar os sinais de alarme para uma situação de violência; i) reconhecer as estratégias utilizadas pelos agressores na Violência nas Relações Íntimas; j) conhecer formas adequadas de agir numa situação de violência.

A Acção contou ainda com a consultadoria técnica e parceria do Gabinete do Municipio de Fafe para a área da Violência Doméstica (designado por “Espaço Informação Mulher”) que dinamizou a última das sessões, com o objectivo de divulgarem o serviço e a intervenção deste, assim como prestar informação especializada aos participantes sobre os procedimentos a adoptar numa possível situação de violência doméstica.

Participaram nesta Acção 11 beneficiários do Rendimento Social de Inserção em acompanhamento pela Equipa Multidisciplinar do SAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, dos quais 9 eram do sexo feminino e apenas 2 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 22 e os 61 anos.

A generalidade dos participantes apreciou positivamente as sessões, tendo seis dos participantes referido “gostei de tudo o que vi e ouvi”; ao passo que dois participantes salientaram ter gostado “de debater um tema tão grave como a violência doméstica”. Foram ainda salientados por outros participantes os seguintes aspectos: “esclarecimento sobre tudo o que tem a ver com as relações íntimas violentas, em que situações ocorrem”; “saber que existem apoios e ajudas para estes problemas”; “eu adoro estas coisas, fazem bem para abrir-nos os olhos”; “aprendi mais sobre este tema”.

No final da Acção, e de uma forma global, a maioria dos participantes referiu ter adquirido ou visto reforçados conhecimentos ou informações sobre a violência nas relações íntimas, principalmente sobre a que é exercida sobre as mulheres. De realçar as seguintes afirmações: “fiquei a saber lidar melhor com uma possível situação de violência”, “os efeitos negativos que a violência tem nos filhos” e “aprendi como me proteger, como me defender ou defender/proteger outras mulheres”.

30 de agosto de 2010

"Ave mais Solidário"

Entre Agosto e Dezembro de 2010, serão realizadas Campanhas informativas, nos concelhos de Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

Estas campanhas, inseridas no projecto “Ave mais solidário”, têm como objectivo informar e sensibilizar para as problemáticas da pobreza e da exclusão social, com vista a uma maior compreensão e co-responsabilização pela resolução dos mesmos.

Implicam a realização de actividades de carácter informativo, lúdico, de rua, cultural e artístico, tais como, palestras, teatros, danças, músicas, exposições, marchas, reportagem-vídeo, banda desenhada, telas de pintura.

O projecto “Ave mais solidário” é financiado pelo PNAECPES e resulta de um trabalho de parceria entre Municípios do Ave e a REAPN, sendo objectivo geral do projecto, a promoção de uma sociedade mais coesa, solidária e responsável através da sensibilização do público para os fenómenos da pobreza e exclusão social.
Para um melhor esclarecimento, anexa-se programa das Campanhas.

Para mais informações, contactar os respectivos Municípios (Rede Social/Acção Social) ou o Núcleo Distrital de Braga da REAPN.


Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal
Núcleo Distrital de Braga
Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq.
4700-251 Braga
T. +00351 253.331001
www.reapn.org

“Gestão do Orçamento Familiar”

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu, nos dias 28 e 30 de Julho de 2010, a segunda edição da Acção de Sensibilização “Gestão do Orçamento Familiar” na qual participaram 7 beneficiários que apresentavam algumas necessidades de aquisição de conhecimentos ao nível da Gestão do Orçamento familiar.

Os objectivos da Acção passaram por ajudar os beneficiários a estar aptos para: compreender a importância de planificar e gerir os seus gastos e rendimentos; elaborar um Orçamento Familiar de forma adequada (analisar as despesas previstas e os rendimentos mensais do agregado familiar); prevenir situações de endividamento (dívidas e imprevistos); explorar formas de reduzir as despesas mensais; elaborar uma lista de compras e ementas económicas; realizar uma gestão de economia doméstica autónoma.

A avaliação formativa da acção foi realizada nas sessões através da observação directa da adesão e desempenho das tarefas, bem como de um resumo da sessão anterior, feito pelos participantes.
A avaliação final da acção foi efectuada mediante uma reflexão com os beneficiários, com vista a proceder a uma autoavaliação final das possíveis mudanças a nível das competências adquiridas, assim como uma avaliação da acção em si. De uma forma geral, os participantes consideraram esta acção muito importante, uma vez que adquiriram conhecimentos essenciais para aprender a economizar e melhorar a gestão do orçamento familiar. Referiram ter gostado de “aprender a elaborar o Orçamento Familiar” e “aprender algumas dicas para economizar”.

No que respeita a aspectos negativos e a melhorar na Acção, todos consideraram “estar tudo bem” e “não é preciso mudar nada”, acrescentaram ainda que tiveram muito interesse e motivação para participar nesta acção, uma vez que a mesma contribuiu para que os seus conhecimentos ao nível do tema abordado aumentassem significativamente.

Tendo em conta tudo o que foi supracitado, podemos concluir que a avaliação da acção foi claramente positiva, permitindo constatar que houve uma aquisição significativa de informação/conhecimentos por parte dos beneficiários.

"Higiene Infantil"

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) promoveu no dia 6 de Agosto de 2010, a primeira Acção de Sensibilização sobre “Higiene Infantil” que contou com a participação de 10 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos de idade, pertencentes a agregados familiares do R.S.I. em acompanhamento pela Equipa.

Os objectivos genéricos desta acção passaram por:
- Despertar nas crianças atitudes positivas em relação à higiene;
- Incutir hábitos de higiene diários;
- Promover a aquisição de hábitos de vida saudáveis;

A acção iniciou-se com a realização de um teatro de fantoches, representativos de diversos produtos de higiene, estando sempre patente a transmissão de informações e a interacção com as crianças, que respondiam a perguntas colocadas pelos fantoches, expondo a sua opinião sobre assuntos relacionados com o tema.

De seguida, foi entregue a cada criança um livrinho com informações acerca da higiene corporal/oral e actividades lúdicas relacionadas com o tema (ex. selecção de figuras associadas à higiene, imagens para colorir, labirintos, sopa de letras, recortes e elaboração de um desenho, etc.). A Acção foi concluída com a exibição de alguns vídeos e músicas alusivos ao tema.

A opinião foi unânime, todas as crianças se mostraram muito satisfeitas e entusiasmadas tanto no decorrer como no final da Acção, tendo referido tratar-se de uma experiência a repetir.

"Promoção de Competências Parentais" - 5ª Edição

A Equipa Técnica do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu, nos meses de Maio, Junho e Julho de 2010, a 5.ª Edição da Acção de Promoção de Competências Parentais mediante a realização de 8 sessões com a duração de 2 horas cada.

A Acção de Promoção de Competências Parentais teve como objectivo geral promover práticas educativas parentais adequadas no sentido de aumentar a eficácia na parentalidade e simultaneamente prevenir ou reduzir a utilização de práticas educativas parentais inadequadas, ou seja, pretende-se alterar o comportamento dos filhos através de uma mudança no comportamento dos pais.

Foram alvo de intervenção 3 módulos: a) Competências Interpessoais – Gestão de conflitos; Resolução de problemas; Comunicação; Gestão emocional; b) Estilos Parentais – Características; Consequências; c) Competências/Práticas Parentais – Regras e limites; Discussão e treino de estratégias de disciplina positiva.

A avaliação formativa do programa foi efectuada ao longo das sessões, mediante a observação directa da adesão e desempenho dos exercícios pelos participantes, assim como da consulta de opiniões dos elementos do grupo acerca das actividades e conteúdos trabalhados. De um modo genérico, os participantes que acabaram por concluir a Acção, na medida em que participaram na maioria das sessões realizadas, manifestaram atenção e interesse nos conteúdos abordados, facto este comprovado pela participação activa nas sessões.

"Brigada de Protecção Solar"

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa (DFCVP) promoveu no passado dia 11 de Agosto de 2010, das 09h30m às 11h30m, no exterior das instalações da sede da instituição, uma Actividade de Sensibilização relativa à exposição solar excessiva no período do Verão, tendo participado 7 crianças pertencentes a agregados familiares acompanhados pelo Serviço.

A actividade decorreu em parceria com a Juventude Cruz Vermelha Portuguesa de Fafe (JCVFAFE) que dinamizou a mesma, na medida em que esta foi efectuada no âmbito da Campanha Nacional denominada “Brigada de Protecção Solar”, inserida na área da Promoção e Educação para Saúde e promovida, a nível nacional, pela Juventude Cruz Vermelha, através de parcerias com a marca Vichy, com a Associação Nacional de Farmácias e com a Liga Portuguesa contra o Cancro.

O objectivo da Campanha “Brigada de Protecção Solar” é alertar as crianças e jovens portugueses para os riscos existentes durante a época balnear, nomeadamente de uma exposição solar excessiva, mediante a realização de vários jogos (ex. jogo do lenço, jogo da pesca, jogo da reciclagem, adivinhar qual a bandeira consoante as ondas do mar, coreografia de uma música de hip-hop sobre o tema, etc.). Pretende-se sensibilizar as crianças e jovens para os comportamentos de risco que estes podem ter nas praias, praias fluviais e piscinas, permitindo assim que consigam identificar situações potencialmente perigosas e evitá-las.

Os participantes na actividade participaram activamente e com interesse na mesma, avaliando-a positivamente, tendo apreciado muito as dinâmicas utilizadas na actividade, tendo salientado terem aprendido ou visto reforçados conhecimentos e os comportamentos adequados na exposição solar, protegendo-se melhor do sol e “vai ser mais difícil apanhar escaldões e cancro de pele” (cit.).

No fim da actividade foram entregues às crianças livrinhos com informação sobre a protecção solar indicada tendo em conta o tipo de pele de cada criança, os segredos para uma boa protecção dos raios ultra violeta (EVA e UVB) e as regras da Brigada de Protecção Solar (compromisso de conduta) e ainda jogos lúdicos (jogo do labirinto, Sudoku, colorir desenhos e sopa de letras).

“Imagem Positiva”

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) promoveu no dia 27 de Julho de 2010, a primeira Acção de Promoção da Auto-Estima designado por “Imagem Positiva”.

Para a frequência desta acção foram convocadas 4 beneficiárias do R.S.I. em acompanhamento pela Equipa, com idades compreendidas entre os 27 e os 52 anos de idade, e que apresentam diagnóstico de Depressão, associado à presença de uma baixa auto-estima e auto conceito, assim como pouca motivação ao nível dos cuidados de beleza e do tratamento da imagem.

Os objectivos genéricos desta acção passaram por:
- Promover melhorias a nível da auto-estima e do auto conceito das participantes;
- Facilitar uma maior motivação ao nível dos cuidados de beleza e do tratamento da imagem;
- Incutir hábitos de higiene e de cuidados pessoais do corpo a nível estético.

A acção consistiu em acompanhar as beneficiárias a uma cabeleireira local, que se voluntariou a realizar as mudanças de visual de forma gratuita, contando ainda com a colaboração de um ajudante e praticante de cabeleireiro. Importa ainda referir, que além do corte e secagem de cabelo, as beneficiárias usufruíram ainda do serviço de manicure e pedicure, realizados pelas Ajudantes de Acção Directa da Equipa que prepararam e promoveram esta iniciativa.

No final, a opinião foi unânime, todas as beneficiárias se mostraram bastante satisfeitas e agradadas com as mudanças efectuadas.

“Entre a Territorialidade e a (CRI)atividade: Reflexões na Mudança”

I Encontro Territorial do CRI Porto Oriental

4 e 5 de Novembro 2010

Local: Auditório da Universidade Fernando Pessoa - Porto

As inscrições são gratuitas e decorrem até 22 de Outubro.

Informações/Inscrições:
Instituto da Droga e Toxicodependência, I.P.
Rua Damião de Góis, 270
4050-233 Porto
Tel: 22 0045010
e-mail: jorge.barbosa@idt.min-saude.pt