Páginas

30 de julho de 2010

"Cinema de Bairro"

“Planeamento Familiar” - 6ª Edição

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) promoveu a sexta edição da Acção de Informação e Sensibilização sobre a temática do “Planeamento Familiar” nos dias 23 e 30 de Junho de 2010. Esta acção foi dinamizada por duas médicas estagiárias, no âmbito de um Protocolo de Colaboração entre a instituição e a Unidade de Saúde Familiar “Novo Cuidar” do Centro de Saúde de Fafe.

Frequentaram com sucesso esta acção 10 beneficiárias do RSI, com idades compreendidas entre os 18 e os 38 anos de idade e que apresentavam alguns défices de informação e conhecimentos a este nível.

Os objectivos da Acção de Informação e Sensibilização sobre a temática do “Planeamento Familiar” passaram por:
- Promover comportamentos saudáveis face à sexualidade;
- Informar e aconselhar sobre os diferentes métodos contraceptivos;
- Esclarecer dúvidas de forma a reduzir a incidência das infecções sexualmente transmissíveis e suas consequências.

A acção foi iniciada com o preenchimento de um inquérito, com vista a proceder a uma reflexão acerca dos conhecimentos e dúvidas das participantes acerca deste tema. As informações recolhidas através deste inquérito, realizado, foram sujeitas a uma análise de conteúdo e entregue às médicas estagiárias que dinamizaram a Acção.

A avaliação final foi também efectuada através de um inquérito as beneficiárias, com vista a proceder a uma autoavaliação final das possíveis mudanças a nível das competências adquiridas, assim como uma avaliação da acção em si.
A opinião foi unânime, tendo as participantes referido que a acção foi “muito interessante”, que no início os conhecimentos ao nível do tema abordado eram alguns e no final da acção passaram a ser muitos (6 respostas); consideraram também que a informação fornecida lhes vai ser útil para o seu futuro, de forma a melhorar a sua saúde (5 respostas) e planear melhor a gravidez (evitar a gravidez não desejada – 4 respostas). Esta análise indica uma avaliação claramente positiva da acção e permite constatar que houve uma aquisição significativa de informação/conhecimentos por parte das beneficiárias.

Rastreio de Saúde Pública – Análises Clínicas ao Colesterol e Glicemia, Controlo da Tensão Arterial e Osteoporose

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz
Vermelha Portuguesa (DFCVP) promoveu um Rastreio de Saúde Pública – Análises Clínicas ao Colesterol e Glicemia, Controlo da Tensão Arterial e Osteoporose no passado dia 15 de Julho de 2010, para adultos dos 40 aos 65 anos de idade pertencentes a famílias do R.S.I. em acompanhamento pelo Serviço.

Esta acção teve como finalidade a prevenção, diagnóstico e encaminhamento de situações, bem como prevenir os riscos que possam conduzir à doença junto de beneficiários do R.S.I em acompanhamento pela Equipa Técnica.

A realização deste Rastreio inseriu-se no âmbito de uma parceria com o Projecto Ambulatório de Saúde Oral e Pública (PASOP) da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que disponibilizou uma Técnica de Análises Clínicas e uma Enfermeira para a execução do mesmo, havendo o compromisso de que posteriormente serão remetidos os relatórios dos resultados dos Rastreios efectuados para o SAAS.

Importa destacar que foram realizados um total de 114 rastreios de Saúde Pública (59 testes de Osteoporose e 55 dos restantes).
Ainda no mesmo dia, promoveu-se uma Acção de Sensibilização sobre Higiene Oral, para crianças dos 5 aos 15 anos de idade, desenvolvida pelo SAAS com a colaboração de um aluno de Medicina Dentária na Universidade Fernando Pessoa (UFP), que contou com a participação de 27 crianças pertencentes a famílias do R.S.I. em acompanhamento pelo Serviço.

Esta Acção teve como finalidade a prevenção (incentivar à criação de hábitos de vida saudável, diagnóstico e encaminhamento de situações, bem como sensibilizar os menores para adoptarem comportamentos, atitudes e procedimentos coadjuvantes a uma correcta Higiene Oral. Para a promoção destes comportamentos foram distribuídos pelos menores escovas, pastas dentífricas e folhetos informativos, cedidos pela UFP.

28 de julho de 2010

2 º Seminário Internacional sobre Deficiência e Reabilitação

Vai decorrer nos dias 24 e 25 de Setembro, na Universidade do Minho, Campus de Gualtar - Braga.

Este evento constitui oportunidade para encontro entre teoria e prática, entre ciência e técnica. Toma as organizações vocacionadas para o tratamento da deficiência física e mental como contexto e a gestão da qualidade e a reabilitação como objecto.
Está organizado em dois dias específicos: o primeiro, orientado para apresentação de resultados de pesquisas e de reflexões sobre a qualidade e a terapêutica; o segundo, orientado para a aplicação prática de protocolos terapêuticos.


As inscrições podem ser realizadas on-line no seguinte endereço:
http://qualityalive.selfip.com:8081/inscricoes.php

Mais informações:
Raquel Araújo
Avenida da Liberdade, Edifício Granjinhos n.º 432, 5º piso, sala 29
4710-249 Braga
Tel: 253 20 20 10 (Geral) - 253 20 20 13 (nº directo) Fax: 253 20 20 19

27 de julho de 2010

Visita ao Mosteiro de Tibães

Esta visita realizou-se no âmbito do plano anual de actividades, o que compreende as visitas guiadas, sessões de auto-estima, intervenções em grupo, entre outras.
O objectivo fundamental desta e outras acções é promover o convívio e enriquecimento cultural de todos os utentes, bem como proporcionar uma tarde diferente para aqueles que são menos protegidos socialmente.

O dia de quinta-feira fica marcado pela alegria evidente nos rostos dos cidadãos que são acompanhados pela equipa e acima de tudo o conhecimento de um espaço tão nobre como é o Mosteiro de Tibães. Recorde-se que grande parte destas pessoas apenas sai de casa quando surgem actividades deste género e a título gratuito.
Durante a visita guiada ao espaço os comentários de todos os visitantes era de plena satisfação, pois estavam num espaço tão próximo de casa que apenas ouviam falar e nunca tinham tido o prazer de visitar e contactar.

Após à visita ao espaço interior foi sugerida a visita ao espaço exterior, local onde todos puderam interagir com a natureza e apreciar as paisagens maravilhosas com aromas naturais e sons relaxantes.
No final da visita os comentários eram animadores e satisfatórios "…gostamos muito de vir aqui…", "…obrigado por este momento diferente…", "…não se esqueçam de nós numa próxima."

A equipa agradece a colaboração de todos, nomeadamente ao Mosteiro de Tibães que nos proporcionou este momento a título gratuito.


A Equipa de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Comunitário de Prado, da Cruz vermelha Portuguesa, Delegação de Braga

26 de julho de 2010

Convite para "Cinema de Bairro"

"Sou mais eu quando sou o outro" Paul Celan

Numa iniciativa da Área de Comunidade da CEC 2012 decorrerá no Paço dos Duques de Bragança (Guimarães), dia 29 de Julho, às 21h45, a exibição de uma longa-metragem documental realizada por jovens moradores de cinco bairros sociais de todo o pais, no âmbito do Ano Europeu do Combate a Pobreza e Exclusão Social.

A sessão sera seguida de um debate que contará com a presenqa dos jovens artistas do Bairro de Mataduços e com Joao Lopes, programador para a área de cinema e audiovisual.

Este programa resulta do trabalho conjunto de vários Parceiros: Paço dos Duques de Bragança, Cineclube de Guimarães, grupo de Voluntários Pivots, Junta de Freguesia de Fermentões, Casa do Povo de Fermentões, Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da Casa do Povo de Fermentões, Agrupamento de Escolas Fernando Távora, Casfig, Sol do Ave, Fundaqso Inatel, Câmara Municipal de Guimarães.

20 de julho de 2010

Apresentação do Percurso Vilaverdense da Via Romana XIX

No passado dia 15 de Julho foi realizada uma Apresentação do Percurso Vilaverdense da Via Romana XIX, no Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Braga), organizada pelo Serviço de Animação e Desenvolvimento Comunitário e dinamizada pela Dra. Adélia Santos, do Departamento de Acção Cultural, da Câmara Municipal de Vila Verde.

Este evento foi dirigido à Comunidade em geral, contando com a participação de utentes do Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Comunitário de Prado. Com esta actividade pretendia-se, entre outros objectivos, impulsionar o Clube das Caminhadas, de modo a incentivar o exercício físico e a aliar a esta prática a vertente Turística e Cultural do Concelho.

Durante esta acção foi apresentado o Percurso da Via Romana XIX, no Concelho de Vila Verde. De igual modo, foi demonstrado que ao longo do percurso existe um património cultural diversificado, representado nos vestígios arqueológicos; na arquitectura civil e religiosa; nos aspectos etnográficos da cultura popular; no artesanato; nas lendas e tradições; nas festas, feiras e romarias; na gastronomia tradicional e na riqueza paisagística.

Toda a apresentação demonstrou que o percurso é de uma extrema riqueza turística. Os participantes adquiriram muitos conhecimentos culturais sobre o Concelho onde residem, manifestando muita satisfação pela participação na actividade.

16 de julho de 2010

"Requalificação Habitacional" - Casos Reais

Caso 1:

Fomos chamados para intervir na habitação de um senhor com problemas psiquiátricos graves. Ao chegar à habitação o cenário não era nada agradável. A casa que o senhor morava era um rés-do-chão, onde era notória a falta de condições, pois a casa não tinha iluminação suficiente, as portas e janelas estavam danificadas e havia carência de alguns electrodomésticos, tais como esquentador e máquina de lavar, como se isto não bastasse o senhor era um coleccionador…de lixo. O senhor pelos caminhos que andava durante o dia, encontrava roupa quer de homem quer de senhora, objectos estragados, nomeadamente quadros, malas, enfim um misto de objectos que estavam destinados às lixeiras, levava tudo para casa armazenando-os nos móveis e pelo chão.

A minha primeira impressão foi de que não iria ser nada fácil resolver as problemáticas que lá encontrei, mas após umas conversas com o senhor e algumas estratégias, para este não se chatear com a limpeza, lá consegui, em conjunto com a equipa fazer com que o senhor aceitasse a nossa ajuda e tudo correu pelo melhor. Conseguimos então eliminar os objectos e roupas, que há muito já deviam estar no lixo e limpar a habitação, sempre com a colaboração de funcionárias do apoio domiciliário de uma instituição da freguesia do utente, que nos disponibilizou utensílios para a limpeza, e conseguimos alguns electrodomésticos que o utente necessitava através da verba dos apoios complementares.

No final da intervenção, devido ao conjunto de dificuldades com que me deparei não pensei que fosse tarefa fácil, mas após começarmos, as dificuldades começaram a ser ultrapassadas e no fim o que restou foi uma enorme satisfação quer por mim, pela equipa, mas principalmente pelo utente, que no inicio não estava a perceber bem o que nós iríamos fazer na casa dele, mas no fim ficou bastante satisfeito com o trabalho realizado, reconhecendo que todos fizemos um excelente trabalho e que a partir daquela nossa intervenção iria viver muito melhor.

A ideia com que fiquei após este trabalho é que toda a gente tem o direito de viver como quer, e nós apenas temos de tentar orientar todas as pessoas, até com problemas psiquiátricos, para que estas vejam o que é melhor para elas, pois se ninguém se preocupar com estas questões e não lhes mostrar que podem viver melhor, essas pessoas irão viver para sempre em condições pouco dignas de um ser humano.

Marcelo Alves, Auxiliar de Acção Familiar
GAAS – Santa Casa da Misericórdia de Vizela


Caso 2:

A intervenção habitacional que realizei foi com uma família monoparental (feminina) com cinco filhos.
A habitação estava muito desorganizada, havia roupas amontoadas dentro dos armários, as paredes estavam escritas, os armários da cozinha tinham muitos alimentos, sendo que, alguns já estavam fora de validade. A parte da lavandaria estava cheia de roupa, toda misturada não se conseguindo saber qual era a lavada e qual era a suja.

Inicialmente não estava muito a vontade, pois não sabia qual iria ser a reacção da família e era estranho entrar lá e dar orientações, seria como uma invasão de privacidade, mas essa fase passou rápido pois utilizei algumas estratégicas para cativar a família, sendo esta também muito acessível tendo aceite bem as tarefas.
Para conseguirmos realizar esta tarefa de requalificação foi necessário pedir ajuda a algumas instituições do concelho, e até aos próprios familiares. Assim sendo, toda a ajuda conseguida passou pela aquisição móveis, tintas, roupas, mão-de-obra e ainda ao nível das roupas uma instituição que tinha lavandaria levou todas as roupas existentes na habitação para lavar, passar e sem dúvida alguma que foi de todo uma ajuda preciosa.

No final da intervenção e após muito tempo de esforço, a habitação parecia outra, a família ficou muito contente e a senhora comprometeu-se daí em diante ter sempre tudo organizado e iria ter mais cuidado para não voltar a acontecer o mesmo.
Em suma, para mim foi um grande desafio, que caracterizo hoje como muito positivo, pois são estas vitórias que nos ajudam a ultrapassar momentos que por vezes possam ser menos bons e que vão me tornando melhor profissional.

Ana Machado, Auxiliar de Acção Familiar
GAAS- Santa Casa da Misericórdia de Vizela

14 de julho de 2010

"O Alcoolismo"

No dia 8 de Julho nas instalações do CCD em Braga realizou-se um encontro de reflexão com a participação da Comunidade de Inserção de Esposende da Associação de Esposende Solidário, sobre pessoas com problemas com o álcool.

Este encontro teve 2 objectivos:

- Proporcionar às equipas técnicas dos Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social dos concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Vieira do Minho, Amares e Vila Verde (Prado) uma reflexão sobre a problemática do alcoolismo com técnicas preparadas e especializadas nesta área de intervenção social.

- Divulgar metodologias com maior poder de mudança nas famílias, associadas às características reais de cada uma delas.

As formadoras, Dras. Ana Sofia e Patrícia começaram por apresentar o percurso desta experiência até à actual realidade e ainda o trabalho de prevenção desenvolvido com a comunidade local e com um conjunto vasto de parceiros.

Tivemos o privilégio das formadores aplicarem a metodologia do sócio-drama (onde todos participámos como podem ver nas fotografias!!!) o que nos permitiu reflectir sobre as nossas posturas técnicas e, por outro lado, tornarmo-nos mais conscientes da existência do Outro no nosso trabalho e da dificuldade que afinal temos de nos colocarmos nesse papel.

Um agradecimento muito especial à Dra. Ana Sofia e Patrícia.

"Empowerment, mais poder para intervir" - GAAS de Braga

O Encontro dos GAAS de Braga teve como cenário a Quinta de S. Cristóvão (Valdreu-Vila Verde) e a participação de 80 técnicos dos vários GAAS do distrito de Braga.

As actividades desenvolvidas pela Dr.ª Susana e pelo Dr. Nuno, durante a manhã, permitiram reforçar as relações entre as diversas equipas e desenvolver competências de auto e hetero-conhecimento, bem como permitiram um aumento do bem-estar que se reflectirá na melhoria do desempenho profissional.
Durante a tarde, tiveram lugar actividades de carácter mais radical, quer pemitiram aplicar o "teambuilding", através da cooperação e interajuda.

Com certeza será uma actividade a repetir!


13 de julho de 2010

"Virar a Página"

O projecto «Virar a página» pretende promover a leitura e elevar os níveis de literacia das crianças e jovens das famílias de RSI.
O projecto tem vários parceiros e as bibliotecas municipal e local (Associação Sócio-Cultural S. Gens de Salamonde) são fundamentais para a implementação do mesmo.

Aproveitando a lista de livros recomendados no programa nacional de leitura, aposta-se na leitura domiciliária para as crianças em idade pré-escolar e do ensino básico. As ajudantes familiares dinamizam com as mesmas a leitura expressiva, de forma a despertar o gosto pela leitura, recorrendo à pintura, elaboração de fantoches e dramatização de histórias.

No dia 7 de Julho realizou-se, na biblioteca Municipal, com os filhos e mães e Auxiliares de Acção directa uma tarde lúdica com dramatização de várias histórias infantis: «Papagaio à janela», «História de um balão» e «O leão e o ratinho». No final da actividade e com vista a fomentar os laços afectivos entre pais e filhos, a educadora de infância dinamizou modelagem de balões.

GAAS Associação S. C. S Gens de Salamonde
Vieira do Minho

Atelier das Artes

O Atelier das Artes, dinamizado pelas beneficiárias de RSI, Auxiliares de Acção directa e voluntários, participa no Mercado da Vila, iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal de Vieira do Minho aos fins-de-semana para a comercialização de produtos tradicionais.

O Atelier funciona semanalmente e tem efectuado vários trabalhos de reaproveitamento de materiais tais como caixotes, revistas, tecidos, cordas, entre outros.
Durante este mês, e com a colaboração de toda a equipa do GAAS e beneficiárias de RSI, o Atelier das Artes divulga à comunidade os trabalhos realizados. Os produtos encontram-se à venda, da qual a receita final será aplicada numa actividade de entretenimento.

GAAS Associação S. C. S Gens de Salamonde
Vieira do Minho



12 de julho de 2010

Ano Europeu do Combate à Pobreza no OPTIMUS ALIVE

Desafio aos Ajudantes da Acção Familiar

Tendo em atenção, a riqueza de trabalho que as/os Ajudantes da Acção Directa do distrito de Braga têm vindo a desenvolver no seu quotidiano profissional junto das famílias beneficiárias do RSI, pareceu-me interessante tornar mais visível esta intervenção.

Assim, foi apresentado ao grupo presente um desafio: relatarem algumas dessas experiências, realçando os aspectos mais positivos e também os negativos mas todos de grande significado para si próprias e para toda a equipa em termos pessoais e profissionais.

Em conjunto, adoptou-se a seguinte metodologia de trabalho: designar uma problemática que ao longo de um mês serviria de motivo para que as AAD pudessem relatar histórias de vida de famílias que estariam ou já estiveram a ser acompanhadas pelas equipas, servindo este espaço, de reflexão sobre as metodologias de trabalho utilizadas.

Assim, definiram-se para cada mês, até ao final do ano, as seguintes áreas de intervenção:

JULHO – HABITAÇÃO

SETEMBRO – SAÚDE CORPORAL (higiene, beleza e estética)

OUTUBRO – ALIMENTAÇÃO (alimentação saudável, organização, confecção de refeições)

NOVEMBRO – GESTÃO ORÇAMENTAL

DEZEMBRO – LAZER E CULTURA

AS AAD de Guimarães e Vizela desafiam todas as colegas do distrito e não só, a participarem neste espaço de partilha de experiências e de valorização do seu trabalho.




GAAS da Casa do Povo de Fermentões

Trabalho no âmbito das melhorias habitacionais:

Desde o início do trabalho no terreno com famílias, a equipa do GAAS de Fermentões, tem trabalhado bastante a área da habitação. Fez-se recolha de bens (móveis, roupas de cama e utensílios diversos) na comunidade que foram distribuídos conforme a necessidade das famílias e com a urgência que estas apresentavam, tornando desta forma a respectiva habitação mais funcional e confortável.

Ana Maria Cardoso

Família A:
No início da intervenção junto da família A, o espaço habitacional encontrava-se sujo e desorganizado, com espaços confusos e móveis em excesso.
Através do uso de alguns instrumentos de trabalho como por exemplo Plano de Limpezas, conseguiu-se envolver todos os 4 elementos da família. Foi sugerido a eliminação de móveis em excesso para o espaço ficar mais funcional. Junto da comunidade adquiriram-se uns sofás, visto que, havia ausência dos mesmos, loiças, cortinados, roupas de cama etc. A família foi colaborante e conseguiu-se uma mudança positiva e a continuidade do trabalho desenvolvido. Negociou-se com os filhos, eliminar o excesso de brinquedos (muitos deles danificados) existentes no quarto destes, o mesmo aconteceu ao excesso de roupas sem utilidade.
No decorrer destas várias intervenções, senti algum receio que a família resistisse à mudança, pois podiam encarar como radical. Compreendi que temos que acompanhar o ritmo da própria família, percebendo quer os avanços quer os retrocessos da mesma.

Maria de Belém Freitas

Família B:
Iniciei uma intervenção numa habitação de uma família composta por dois elementos adultos, um dos elementos estava acamado devido a problemas de saúde.
A habitação encontrava-se muito desorganizada com ausência de móveis e pouca higiene.
Conseguiu-se junto da comunidade a doação de móveis bem como vizinhos para ajudar na pintura da habitação no seu interior. Após a pintura do interior e reposto o mobiliário, arranjaram-se cortinados e outros objectos, tais como um cesto para a roupa suja, caixote do lixo, estendal.
As condições da habitação melhoraram significativamente quer com a ajuda de um dos elementos da família quer com a ajuda dos vizinhos. A partir desse dia as intervenções tiveram progressos mais significativos e o objectivo proposto foi alcançado com sucesso, tendo em parte dado continuidade à supervisão na manutenção das condições conseguidas.

Sara Silva

Formação para a Inclusão

30 Beneficiários do R.S.I. em acompanhamento pelo GAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa iniciam a frequência de cursos de Formação para a Inclusão

Entre os meses de Junho e Dezembro de 2010 encontram-se a decorrer na Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa dois cursos de Formação para a Inclusão, financiados pelo Eixo 6, Tipologia 6.1 do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), nas áreas de Cozinha e Pintura de Construção Civil e dirigidos aos Beneficiários do Rendimento Social de Inserção.

Os conteúdos programáticos contemplam 100 horas de Formação Base em cada um dos cursos, nas áreas de Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida, Tecnologias de Informação e Comunicação e Cidadania e Empregabilidade. A componente Científico-tecnológica corresponde a 400 horas no curso “Trinchas e Rolos” (Construção Civil) e 375 horas no curso “Pratos e Panelas” (Cozinha), visando o desenvolvimento de competências técnicas nas respectivas áreas.

Com 15 formandos cada, os Cursos de Formação para a Inclusão, embora não confiram certificação escolar nem profissional, têm como objectivo o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais, tendo em vista a aquisição de capacidades que permitam integrar ou concluir acções de formação que confiram certificação e/ou reintegrar o mercado de trabalho.

De referir que o Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social colaborou na elaboração na candidatura, designadamente na divulgação do curso junto de beneficiários em acompanhamento disponíveis para integração profissional e/ou em cursos de formação profissional, mediante a realização de sessões de esclarecimento e sensibilização junto dos beneficiários (o que motivou na altura a adesão de aproximadamente 60 beneficiários, mediante a sua pré-inscrição nos cursos). Antes do início do curso, o GAAS colaborou ainda no recrutamento e selecção dos formandos para os cursos, na medida em que o número de inscritos era significativamente superior ao número de vagas disponíveis.

8 de julho de 2010

24h pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social

O Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social tem como objectivo reafirmar e reforçar o empenho político em tomar medidas com impacto decisivo no que respeita à erradicação da pobreza. Procura-se com este ano dar visibilidade à luta contra a pobreza e exclusão social e sensibilizar os diferentes sectores da sociedade para a responsabilidade de todos no combate à pobreza.

No âmbito das comemorações deste ano europeu, a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) encontra-se a promover o desenvolvimento de Focus Weeks nos diferentes Estados Membros. Com estas Focus Weeks pretende-se concentrar numa única semana diferentes actividades de sensibilização e lobby, procurando assim garantir uma maior projecção e visibilidade à luta contra a pobreza e um maior impacto das actividades desenvolvidas. Em Portugal, a Focus Week irá decorrer entre os dias 4 e 10 de Outubro.

É neste contexto que um grupo de organizações da sociedade civil se reuniu para desenvolver o evento “24h pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social”, um evento de activismo, mobilização e sensibilização para a problemática da pobreza e de sensibilização para uma percepção, por parte da sociedade portuguesa, da pobreza enquanto uma efectiva violação dos Direitos Humanos. Este evento irá ocorrer no dia 6 de Outubro quer em Lisboa, quer no Porto, já existem actividades programadas.

Neste sentido apelamos à vossa participação na organização de actividades no seu território que decorram nas 24 horas do dia 6 de Outubro. As actividades são da responsabilidade da entidade que as organiza, devendo no entanto, corresponder aos objectivos da iniciativa. São dados alguns exemplos de actividades que irão decorrer e que poderão replicadas nos diferentes territórios, sem prejuízo para a criatividade de cada organização.

Para congregar e divulgar todas as iniciativas que vão decorrer no país neste dia, solicitamos o preenchimento da ficha de participação (ver no site) e o seu envio para o email 24hcombatepobreza@gmail.com até ao próximo dia 17 de Setembro. Para a sua divulgação e para que tenha um impacto maior na comunicação social e logo na população em geral, contamos com a coloboração de uma agência de comunicação profissional.

Adira à iniciativa porque POBREZA É FICAR INDIFERENTE!


Para mais informações:

Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal
Núcleo Distrital de Braga
Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq.
4700-251 Braga
T. +00351 253.331001
www.reapn.org

Acção Qualidade de Vida - Associação Salvador

A Acção Qualidade de Vida é um processo de candidatura anual criado pela Associação Salvador para atribuir apoios directos e pontuais a pessoas com deficiência motora (paraplegia, tetraplegia ou ainda portadores de outro tipo de deficiência motora com mobilidade reduzida) cuja integração social possa estar limitada pela falta de recursos financeiros.

Os candidatos podem pedir qualquer tipo de apoio, (na área da saúde, informática, desporto), desde que a pessoa que se candidata fundamente a necessidade do pedido, no seu projecto pessoal (documento disponível no site). No projecto pessoal os candidatados devem definir, de forma flexível, objectivos e planear a sua execução. O apoio solicitado deverá ser um meio facilitador da integração social da pessoa e consequentemente aumentar a sua qualidade de vida.

O período de candidaturas para a “Acção Qualidade de Vida 2010”, promovido pela Associação Salvador, termina a 30 de Julho de 2010.

Para mais informações consulte: www.associacaosalvador.com

7 de julho de 2010

Pós-graduação em Comportamentos Adictivos

Início a 25 de Setembro de 2010 - Conclusão a 21 de Maio de 2011

Realização quinzenal - Sábados das 9h às 13h e das 14 às 18h - Total: 144 horas (136h presenciais)



Coordenação do Curso: Profª. Doutora Zélia de Macedo Teixeira

Destinatários:
Psicólogos (Licenciados Pré tratado de Bolonha e Mestres pós tratado de Bolonha), Assistentes Sociais, Licenciados em Aconselhamento Psicossocial, Educadores Sociais, Enfermeiros, e outros profissionais com prática na área do Comportamento Desviante e da Saúde.


Valor total do Curso: 1100 Euros

Taxa de matrícula de 200 Euros a descontar no valor total do curso

Pagamento mensal de 100 Euros

Máximo: 15 alunos

Formadores:
Profª. Doutora Zélia de Macedo Teixeira
Dra. Margarida Soliz (Psicóloga)
Prof. Doutor António José Soares (Psicólogo)
Mestre Jorge Barbosa (Assistente Social)
Mestre Manuela Brito (Psicóloga)
Mestre Marta Rodrigues (Psicóloga)
Dra. Clara Pimentel Soares dos Reis (Psicóloga)
Dr. Jorge Marques (Psiquiátra)
Dra. Maria João Roque (Psicóloga)
Dra. Sónia Morais (Assistente Social)
Dr. José Manuel Ramos (Aconselhamento Psicossocial


5 de julho de 2010

V Encontro dos Auxiliares de Acção Familiar dos Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social de Guimarães/Vizela

No passado dia 28 de Junho de 2010 pelas 10h00, decorreu nas instalações do Lar Santa Estefânia em Guimarães, o V Encontro dos Auxiliares de Acção Familiar dos Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social de Guimarães/Vizela, tendo sido dinamizado pelos AAF do GAAS de Vizela.

O GAAS de Vizela deu a conhecer aos protocolos presentes neste encontro, através de uma pequena apresentação, o trabalho que vem sendo desenvolvido junto das famílias em acompanhamento. A apresentação foi dividida em duas partes, a primeira parte foi a exposição dos instrumentos de trabalho, sendo a segunda parte dirigida para trabalho directo com as famílias.

Foi apresentado primeiramente os instrumentos utilizados no serviço de triagem do GAAS, bem como, os instrumentos de trabalho usados no trabalho directo com as famílias.

O destaque foi para o Placard Informativo, tendo sido criado para informar os utentes dos recursos existentes em Vizela, sobre locais e contactos que são sempre necessários, desde locais onde procurar emprego, bombeiros, instituições do concelho, serviços de saúde entre outros.

Seguidamente foram apresentados, os instrumentos que são utilizados no acompanhamento às famílias. Foram expostos diversos instrumentos, desde a recolha de informação pessoal das famílias, até ao momento da intervenção directa, nomeadamente instrumentos que nos permitem avaliar as necessidades efectivas das famílias, quer ao nível pessoal, quer ao nível habitacional.

A última parte foi dedicada aos temas que são abordados junto das famílias, destacando-se, a higiene pessoal, organização doméstica, e o orçamento doméstico, sendo estes temas em que as famílias têm maior dificuldades e precisam mais da nossa intervenção. E para finalizar abordou-se as Acções de Sensibilização que foram feitas com a colaboração das diversas entidades do concelho.

Concluída a apresentação sobre o trabalho que desenvolvemos foi visível que, estas apresentações servem para acrescentar um pouco mais ao nosso conhecimento acerca do trabalho que vamos realizando com as famílias, contribuindo para que vamos adquirindo mais capacidades para enfrentar todos os desafios que nos aparecem no dia-a-dia, para assim dar uma resposta mais célere e adaptada a cada situação. Em suma, pensamos que estes encontros são bastante importantes para o nosso crescimento profissional, pois são partilhadas variadas experiências que nos enriquecem cada vez mais e nos permitem acima de tudo, ser amanhã melhores que ontem.



Marcelo Alves e Ana Maria Machado
Auxiliares de Acção Familiar
GAAS- Santa Casa da Misericórdia de Vizela

"Segurança Infantil"

Os acidentes e as suas consequências são a principal causa de morte nas crianças e nos adolescentes, a partir do primeiro ano de vida, por outro lado, geram um grande número de situações de deficiência e perda de funcionalidade, com elevados custos económicos e psicossociais, embora muito difíceis de calcular.

Neste seguimento, e no âmbito do Núcleo Local de Inserção de Vizela, decorreu no passado dia 22 de Junho de 2010 uma acção de sensibilização de segurança infantil na antiga biblioteca da Escola Secundária de Vizela, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde de Guimarães /Vizela com a colaboração de duas enfermeiras. Esta sessão destinou-se a cerca de 20 beneficiárias do Rendimento Social de Inserção que estão a ser acompanhadas pela equipa do Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da Santa Casa da Misericórdia de Vizela.

Na questão da segurança infantil, a intervenção activa dos adultos é fundamental na vigilância das crianças e na implementação de medidas de segurança, ensinando às crianças a viver com os diferentes riscos que a rodeiam. Sendo que esta sessão surgiu no sentido de suprimir a necessidade detectada pela equipa no que concerne aos acidentes domésticos com crianças e adolescentes. Com este tipo de sensibilização pretende-se prevenir para a gravidade dos acidentes e das suas consequências nas crianças e adolescentes, demonstrando assim às mães como podem estar mais cautelosas com este tema, bem como, evitar e minimizar as situações de risco.

Nesta acção foram abordados os seguintes temas: acidente de viação como prevenir; prevenção de acidentes domésticos; sinais de perigo e o que fazer numa situação de urgência, e para finalizar foi feito uma breve síntese dos conhecimentos transmitidos, onde as utentes participaram e partilharam algumas das experiências pessoais.

1 de julho de 2010

Workshop Transnacional

A Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal promove um Workshop Transnacional, dirigido a Técnicos de Intervenção Social e Entidades Empregadoras, no âmbito do desenvolvimento de Projecto JANUS, que decorrerá no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Verde, no dia 13 de Julho de 2010.


Informações/Inscrições:

Carlos Barbosa
Coordenador do Projecto JANUS
Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal – Núcleo Distrital de Braga

Rua Ana Teixeira da Silva, 34 – 1º Esq.; Real
4700-251 Braga
TEL.: 253 331 001; Fax.: 253 331 002
email: braga@reapn.org