Páginas

28 de maio de 2010

Acção de Sensibilização de Higiene Oral

O GAAS da ASCREDNO irá promover uma Acção de Sensibilização de Higiene Oral, no dia 2 de Junho de 2010 na Junta de Freguesia de Nogueiró, dirigida a cerca de 85 famílias, todas beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (RSI), dando continuidade à acção realizada no ano anterior.

Esta acção será levada a cabo por dois médicos Dentistas da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar: Eduarda Palmeira e David Alfaiate.

A acção abrange os beneficiários do RSI das freguesias de Lamaçães, Tenões, Nogueiró, Pedralva, Sobreposta e Espinho, e tem por objectivo promover hábitos de higiene saudáveis. A sessão será dividida em duas partes, uma pequena palestra e um rastreio gratuito ao cancro oral.

27 de maio de 2010

Convívio Comemorativo do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe Cruz Vermelha Portuguesa (DFCVP) promoveu, no passado dia 22 de Maio, das 15h00 às 17h00, um Convívio Comemorativo do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento (dia 21 de Maio).

Este Convívio Comemorativo inseriu-se ainda na celebração de 2010 como Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, de forma a sensibilizar a sociedade em geral para a importância do respeito pela diversidade cultural e a existência de situações de pobreza e exclusão social em que ainda vivem muitos portugueses e reconhecendo a importância da realização de intercâmbios culturais na promoção do respeito pela diversidade das culturas, da tolerância, do diálogo e da cooperação entre diversos grupos da sociedade, num clima de confiança e de entendimento mútuo.

O Convívio realizado contou com a participação de 15 adultos beneficiários da medida protagonizaram a Peça de Teatro “Um mundo cheio de pessoas coloridas”, todos eles desempregados, 15 crianças que frequentam o “Atelier Colorir o Sábado”, projecto promovido pela Juventude Cruz Vermelha de Fafe, representaram a peça de teatro “Meninos de todas as cores”, assim como a coreografia de uma música, 2 ciganas beneficiárias do R.S.I. apresentaram aos presentes coreografias de Danças Ciganas. O lanche que se realizou no final do espectáculo contou com a animação de uma criança que tocou concertina e cantou ao desafio.

Importa referir que todos os adereços utilizados no cenário foram construídos pela maioria dos participantes na peça, num Atelier de Trabalhos Manuais, dinamizado pela nossa Equipa e que teve como um dos objectivos preparar a animação deste Convívio.
O espectáculo teve como assistência aproximadamente 70 espectadores, dos quais 50 são beneficiários do R.S.I..

A nível institucional e para além dos elementos da Direcção da Delegação de Fafe Cruz Vermelha Portuguesa, estiveram presentes as seguintes individualidades: Dr. Pompeu Miguel Martins (Vereador da Educação, Cultura e Juventude do Municipio de Fafe), Carlos Mota (Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Fafe), Dr.ª Fernanda Alberta Gonçalves (Directora do Centro de Emprego de Fafe), Dr.ª Dalila Oliveira (Técnica Superior do Serviço Social da Câmara Municipal de Fafe), Dr. José Costa (Técnico do Centro de Emprego de Fafe) e Dr.ª Vera Peixoto (Técnica de Formação da COFAFE – Cooperativa de Produtores Agrícolas de Fafe)

Esta celebração foi considerada como muito positiva, na medida em que serviu para desmitificar alguns preconceitos presentes na opinião pública sobre alguns grupos desfavorecidos associados a fenómenos de pobreza de exclusão social, designadamente sobre aqueles que beneficiam do Rendimento Social de Inserção, apelando ao envolvimento da sociedade para a inclusão social dos mais vulneráveis.

É importante que todos nos mobilizemos contra a pobreza, porque… POBREZA É FICAR INDIFERENTE!

Importa aqui destacar que no próximo dia 09 de Junho a Equipa irá realizar um encontro com os Beneficiários do R.S.I. que participaram no Atelier de Trabalhos Manuais que preparou a animação do Convívio, de modo a exibir o filme da actividade e recolher alguns testemunhos dos participantes na actividade, que oportunamente será enviado.

Educação para a Saúde: “Gestos que salvam vidas”

Foi realizada uma acção de sensibilização de Educação para a Saúde: “Gestos que salvam vidas” no passado dia seis de Maio de 2010, no Auditório da Escola Secundária de Vizela.

No seguimento do conjunto de acções de sensibilização que têm vindo a ser promovidas pelo Núcleo Local de Inserção se Vizela, no âmbito da promoção da saúde efectuou-se uma acção de sensibilização específica acerca do tema primeiros socorros para beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, tendo como oradoras duas enfermeiras do Agrupamento de Centros de Saúde Guimarães /Vizela. Esta acção teve como objectivos, desenvolver competências básicas de primeiros socorros, bem como dotar as beneficiárias de técnicas de socorro.

A acção foi dividida em duas partes (Prática/Teórica), sendo que na primeira parte foram abordados os seguintes temas: O que é ser socorrista, Desmaio, Hemorragias, Feridas, Queimaduras, Picadas de Insectos, Hipoglicémia e Intoxicação. A segunda parte foi uma componente prática onde as beneficiárias poderem exercitar algumas técnicas de limpeza de feridas, através de casos práticos hipotéticos.

26 de maio de 2010

Desenvolvimento da Pro-actividade para a Empregabilidade

O Protocolo de Rendimento Social de Inserção (RSI) do Gabinete de Atendimento à Família é uma resposta social integrada, sistemática e pluridireccionada. Pretende promover a aquisição de competências nas mais diversas áreas do social, através da participação pro-activa dos beneficiários RSI na definição do projecto de mudança e consequente automatização.

Este trabalho centra-se nas necessidades, experiências e interesses das famílias, envolvendo-as activamente na resolução dos seus problemas e no desenvolvimento das suas competências e potencialidades. A intervenção psico-sócio-educativa da equipa, que tem por fim último a (re)integração social destas famílias, é direccionada para as seguintes áreas: a organização doméstica, a gestão financeira, a saúde, o emprego / ocupação, a educação e a gestão das dinâmicas familiares.

A área do Emprego, é um dos principais investimentos da nossa equipa. Para os(as) beneficiários(as) em situação de desemprego, a equipa tem disponíveis os seguintes serviços:

Passaporte de Emprego”: trata-se de um instrumento de procura activa de emprego, da autoria da equipa. Tem por objectivo ser um auxílio, para a pessoa desempregada, na procura de emprego. Visa que ela seja capaz de pôr em prática os conhecimentos e atitudes de procura activa de emprego, aprendidas nas sessões colectivas de "Técnicas de Procura de Emprego", de modo a facilitar a sua integração no mercado de trabalho. O “Passaporte do Emprego” permite construir um plano pessoal de emprego. Nele é possível: a) registar os dados pessoais, as empresas de interesse para candidatura espontânea, as acções ou diligências planeadas na procura pro-activa de emprego; b) definir essas acções em calendário anual; e c) registar o resultado dessas acções, obtendo comprovativos da procura de emprego. Contém também algumas orientações para facilitar a integração no mercado de trabalho e os recursos locais na procura de emprego (e.g., sites oficiais e não oficiais de emprego, as empresas de recrutamento e selecção que operam localmente, as entidades formais de emprego, jornais, a rede de relações pessoais, entre outros recursos).
Base de dados de emprego: permite inscrição do(a) beneficiário(a) para emprego, através do preenchimento da Ficha de Caracterização Sócio-Profissional. É útil, pois permite à equipa encaminhar os/as inscritos/as para ofertas de emprego compatíveis com o seu perfil.
Dossier de ofertas de emprego: permite a consulta de ofertas de emprego recolhidas pela equipa em jornais, sites de emprego, I.E.F.P - Centro de emprego, ofertas directas de empregadores, contacto com empresas, etc.
Atendimentos personalizados: consistem num apoio individualizado e especializado na procura de emprego. Podem ir desde uma simples consulta de de ofertas, até ao apoio na elaboração do Curriculum Vitae e de cartas de apresentação e de candidatura espontânea.
Colaboração em iniciativas de auto-emprego: trata-se de um serviço de informação e mediação entre os(as) beneficiários(as) interessados na criação do próprio emprego e a Associação Nacional de Direito ao Crédito (Microcrédito).
Sessões colectivas de Técnicas de Procura de Emprego - TPE’s: tratam-se de acções em grupo, de participação gratuita e com a duração de 18 horas (3 dias). Têm como objectivo geral garantir que os/as participantes ponham em prática os conhecimentos e atitudes de procura activa de emprego, de modo a facilitar a sua integração no mercado de trabalho. Mais especificamente visam que estes sejam capazes de 1) conhecer e explorar as oportunidades de emprego; 2) responder a anúncios de emprego; 3) escrever uma carta de candidatura a um emprego; 4) escrever uma carta de candidatura espontânea; 5) elaborar um curriculum vitae, de acordo com o modelo europeu; e 6) sentir-se à vontade numa entrevista de emprego.

A criação desta panóplia de apoios veio colmatar a necessidade de orientação dos(as) beneficiários(as) na actuação no mercado de emprego. Tem sido notório que o know-how adquirido pelo usufruto dos nossos serviços desencadeia nas pessoas uma maior auto-confiança e auto-eficácia, valorização pessoal e um sentimento de empowerment.

Marcha pela Amizade

A Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência (AFPAD), em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, vai organizar no dia 13 de Junho pelas 10:00h, uma Marcha pela Amizade.

Contamos com a sua colaboração para levarmos esta marcha avante e para divulgar esta marcha junto dos seus amigos, parceiros, clientes e comunidade.

No dia da marcha será vendida uma t-shirt a um preço simbólico para utilizar durante o percurso.

Poderá efectuar a sua inscrição indicando o seu nome e idade das seguintes formas:

Na sede da AFPAD: Rua António Sérgio, nº 103, 4760 – 298 Vila Nova de Famalicão.
Por Telefone: 252378790/1
E-mail: geral@afpad.org

Traga todos os seus amigos e vista a camisola a favor deste grandioso valor que é AMIZADE….
AFPAD conta com a sua presença!!!!

24 de maio de 2010

“Saber ser, saber estar em família”

Adoptando as palavras de Machado e Morgado (1992, p.43) em que a família é percepcionada como uma “instituição prioritariamente responsável por favorecer, inibir ou alterar o crescimento e o desenvolvimento das crianças”, a equipa do Centro Social de Gagos – Celorico de Basto -, desenvolveu uma acção intitulada “Saber ser, saber estar em família”.

Esta acção tem como finalidade apoiar os pais, proporcionando-lhes informação de carácter prático, transmitindo-lhes princípios de aprendizagem e modificação de comportamentos, promovendo competências parentais, de comunicação e de resolução de problemas.

Esta acção teve início no dia 18 de Maio e irá decorrer nos meses de Maio, Junho e Julho.

"O Consumo e a Poupança"

O gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da Associação Juvenil "A Bogalha" irá realizar no próximo dia 26 de Maio, no Auditório da Junta de Freguesia de S. Victor, pelas 14.30h, uma palestra subordinada ao tema "O Consumo e a Poupança", aberta a toda a população.


Pretende-se que esta acção seja de sensibilização/informação sobre medidas de poupança, endividamento familiar e direitos do consumidor.

21 de maio de 2010

II Semana da Saúde Mental

OPORTUNIDADES - Associação Portuguesa de Prevenção e Apoio à Saúde Mental, IPSS com fins de Saúde, convida a participar na II SEMANA DA SAÚDE MENTAL que vai decorrer no Auditório da Casa da Botica da Póvoa de Lanhoso, no dia 24-28 de Maio de 2010.

Para qualquer informação, queira entrar em contacto com os nossos serviços.

A DIRECÇÃO
Paula Soares
Tel: 253 632645
Telm: 916174807

20 de maio de 2010

Curso Aquisição de Competências II

À semelhança do ano passado a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga - teve a aprovação do Curso Aquisição de Competências II.
Esta acção tem como destinatários desempregados de longa duração e beneficiários de RSI. Mais uma vez se torna fundamental a vossa colaboração no encaminhamento de formandos.

Nesta formação os formandos terão acesso a bolsa de formação, subsídio de alimentação e subsídio de transporte.

Caso necessitem de esclarecimentos adicionais contactar: aquisicaocompetencias@gmail.com e/ou 253 274 001.

Tânia Crista

19 de maio de 2010

Convívio “A Odisseia do Social 2010”

A data do “Convívio do Social 2010” foi alterada e agora não há desculpas para faltar a este evento único. Teremos formação, convívio, piscina, animação, actividades de grupo, jogos de Teambuilding e mais (algo mais). O local anteriormente indicado mantém-se (Quinta de S. Cristóvão, Valdreu, Vila Verde), no dia 18 de Junho, sexta-feira, às 8h30.

Uma vez que haverá actividades que exigirão o uso, não só do intelecto, mas também do “cabedal”, convém levar uma muda de roupa e de calçado (e, já agora, fato de banho, pois temos a piscina à disposição). Uma vez que um dos objectivos é a confraternização, em contacto com a natureza, o almoço será um piquenique. Tragam o que desejarem para o almoço, lanche e afins (não, não teremos o Tony Carreira, esse já foi convidado para outro).

A actividade destina-se a todos os elementos das equipas dos protocolos e acordos atípicos e elementos dos NLI do distrito de Braga.

O custo, por pessoa, será de 12 euros.

O ponto de encontro será no estacionamento do estádio do Braga (AXA), às 08h30 (assim poderemos ir todos/as juntos/as). Ponderamos a hipótese de alugar um autocarro. Assim, quem desejar deixar o carro no estacionamento do estádio e embarcar no autocarro deverá comunicar o interesse no momento da inscrição na actividade (terá um custo acrescido de 2 ou 3 euros).


A CONFIRMAÇÃO DA SUA PRESENÇA DEVERÁ SER FEITA ATÉ AO DIA 31 DE MAIO DE 2010, PARA ESTES MAILS: ccssa.rsi@gmail.com ou MAria.A.Constantino@seg-social.pt


PROGRAMA PREVISTO:
- Actividade “quebra-gelo” – apresentação dos/as presentes
- Formação “Empowerment”
-Actividades Cordas
-Trilho Aventura
-Carreira de Tiro (Tiro com Arco + Zarabatana )
- Jogos Sem Fronteiras
- Piscina
* Preço por participante 10€ (IVA não incluído)*

Nelson Rodrigues
GAAS do Centro Cultural e Social de Sto. Adrião - Braga

"DAR VOZ" - Teatro Fórum

No âmbito do projecto "10Construir" financiado pelo Programa Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, a Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal em parceria com os Municípios da região do Cávado - Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde - promove um Ciclo de Peças de Teatro Fórum intitulado "DAR VOZ", com a presença do Grupo de Teatro do Oprimido de Coimbra.

Com esta iniciativa pretende-se através do teatro promover uma reflexão conjunta sobre vivências de pobreza e de exclusão, inclusive com vista à desconstrução de preconceitos acerca da pobreza e da exclusão social e, por essa via, contribuir para fomentar uma cultura de justiça, de solidariedade e de coesão social. O Teatro do Oprimido (TO) caracteriza-se pela utilização das técnicas da dramaturgia que visam precisamente favorecer a compreensão e a procura de alternativas para problemas pessoais e comunitários, estimulando reflexões sobre problemas vividos e explorando histórias do quotidiano.

A entrada é livre mediante inscrição prévia/ obrigatória.
As inscrições podem ser realizadas, até cinco dias antes da respectiva peça, por telefone ou por e-mail para o(s) seguinte(s) contacto(s):

REAPN - Núcleo Distrital de Braga
Tel: 253 331 001
E-mail - braga@reapn.org

Com os melhores cumprimentos
A Técnica Núcleo Distrital de Braga REAPN
Isabel Amorim

18 de maio de 2010

Acção de Promoção da Auto-Estima

O GAAS da Sempre a Crescer em parceria com o Centro de Formação Profissional de Mazagão está a desenvolver uma Acção de Promoção da Auto-Estima para as utentes deste gabinete.

Esta acção consiste em idas previamente definidas ao cabeleireiro com o objectivo dos utentes usufruírem gratuitamente dos vários serviços prestados por aquele Centro.

Com esta acção pretendemos promover a auto-estima, hábitos de cuidados pessoais, convívio, aquisição de novas experiências e a promoção da autonomia.

Esta acção vai decorrer entre os meses de Abril a Agosto de 2010.


17 de maio de 2010

V Congresso Internacional de Psicologia Forense e da Exclusão Social

De 25 a 27 de Maio no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona de Lisboa.

Para mais informações por favor contacte a organização através dos seguintes telemóveis 966072409 ou 968073916 ou através do e-mail: carlos.poiares@ulusofona.pt.

14 de maio de 2010

XVI Jornadas do GAF - Construir alternativas para a Inclusão Social

Com o intuito de promover a reflexão em torno de diversas problemáticas, todos os anos o GAF organiza conferências e workshops dirigidos a profissionais de diversas áreas. Neste sentido, este ano, a equipa da Comunidade de Inserção do GAF organiza as XVI Jornadas a decorrer nos dias 27 e 28 de Maio, com o tema "Construir alternativas para a Inclusão Social" na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Com este evento pretende-se aprofundar o debate sobre a problemática da pobreza e da exclusão social, tendo em conta as linhas orientadoras do Ano Europeu para o Combate à Pobreza e Exclusão Social, decidido pelo Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia.


A equipa organizadora das XVI Jornadas:

Cátia Cebolo
Célia Cerqueira
Sofia Filgueiras


Para mais informações visite: http://www.gaf.pt/jornadas/

12 de maio de 2010

Encontro dos GAAS de Guimarães

À semelhança do ocorrido em Braga, realizou-se no dia 6 de Maio de 2010 um encontro com todos os técnicos dos GAAS do Guimarães, com igual objectivo, ou seja, efectuar em conjunto uma reflexão aos resultados atingidos nos Gabinetes a partir do trabalho que foi desenvolvido com o NQFT ao longo deste ano e meio e, procurar igualmente novas modalidades de trabalho, tendo em atenção, as necessidades actuais dos mesmos. Estiveram presentes quase todos os técnicos, assim como, a Dra. Fátima Araújo, Coordenadora do NLI de Guimarães e Coordenadora de Zona e ainda a Dra. Manuela Sousa, Coordenadora do NLI de Vizela.

A parte da manhã foi ocupada com a avaliação à adequabilidade de cada um dos objectivos definidos pelo NQFT no início deste trabalho, sendo eles:

- Contribuir para a qualificação do funcionamento dos SAAS do concelho;
- Potenciar a qualificação individual dos profissionais e do trabalho em equipa;
- Melhorar a compreensão do trabalho de qualificação de famílias aperfeiçoando métodos de trabalho que melhor respondam aos processos de desenvolvimento pessoal e familiar;
- Aprofundar conhecimentos, tendo em conta, diferentes públicos e diferentes problemáticas;
- Desenvolver instrumentos de trabalho facilitadores da intervenção desenvolvida.

Houve uma discussão participada e de uma forma geral, as apreciações feitas indicaram que estes encontros contribuíram positivamente para alterar e melhorar a eficácia dos SAAS, os procedimentos técnicos, os modelos e as estratégias de intervenção, o conhecimento e a relação entre todos os técnicos dos diferentes Gabinetes e a articulação e potenciação do trabalho entre/com os GAAS.

Foi unânime que seria necessário explorar mais os 2 últimos objectivos e por isso, foi proposto criar grupos de trabalho, tendo em conta, as problemáticas de maior incidência nos SAAS e cuja intervenção social é difícil de delinear. A designar: emigração/minorias étnicas; deficiência e doença mental; toxicodependência; violência doméstica e menores em risco.

Destas, foram priorizadas 3, (deficiência /doença mental; maustratos e violência doméstica e protecção de menores em risco), e foram de imediato constituídos os respectivos grupos e agendadas as 1ªs reuniões.

Os técnicos consideram que os “Encontros entre Pares” deveriam continuar, visto que, os objectivos dos mesmos ainda se mantinham.

Foi feito o reparado pelas Coordenadoras do NLI de que as acções conjuntas desenvolvidas pelos Protocolos deveriam ser propostas aos respectivos NLI para aprovação e apoio caso se justifique.

Ficou combinado realizar no final do ano uma nova reunião com as respectivas Coordenadoras dos NLI.


Maria Alexandra Constantino
NQFT

Acção de Sensibilização de “Gestão do Orçamento Familiar”

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa dinamizou a primeira edição da Acção de Sensibilização de “Gestão do Orçamento Familiar”, que ocorreu nos dias 27 e 30 de Abril de 2010. Para a frequência desta acção foram convocados 16 beneficiários do RSI, com idades compreendidas entre os 16 e os 50 anos de idade e que apresentavam algumas necessidades de aquisição de conhecimentos ao nível da Gestão do Orçamento familiar. Destes participaram 7 beneficiários (6 do sexo feminino e 1 masculino).

Os objectivos da acção passaram por ajudar os beneficiários a estar aptos para:
compreender a importância de planificar e gerir os seus gastos e rendimentos; elaborar um Orçamento Familiar de forma adequada (analisar as despesas previstas e os rendimentos mensais do agregado familiar); prevenir situações de endividamento (dívidas e imprevistos); explorar formas de reduzir as despesas mensais; elaborar uma lista de compras e ementas económicas; realizar uma gestão de economia doméstica autónoma.

A avaliação formativa da acção foi realizada nas sessões através da observação directa da adesão e desempenho das tarefas.

A avaliação final foi efectuada mediante uma reflexão com os beneficiários, com vista a proceder a uma autoavaliação final das possíveis mudanças a nível das competências adquiridas, assim como uma avaliação da acção em si. A opinião foi unânime, tendo os participantes referido que a acção foi “muito boa e interessante”, que gostaram de “aprender a elaborar o Orçamento Familiar”, o que indica uma avaliação claramente positiva da acção e permite constatar que houve uma aquisição significativa de informação/conhecimentos por parte dos beneficiários.

11 de maio de 2010

FOTOSSÍNTESE

VI Fórum Nacional de Educadores Sociais

15 de Maio de 2010 é a data do VI Fórum Nacional de Educadores Sociais, que irá decorrer desta vez na bonita cidade de Leiria, no auditório da ESECS- Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. É um acontecimento único para a classe profissional dos educadores sociais portugueses, considerando este como o único espaço de relevância para o debate das questões que se relacionam com a profissão e a prática dos educadores sociais portugueses.

Numa organização conjunta entre a APES- Associação Portuguesa de Educadores Sociais e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, este espaço de discussão vai contar com uma série de exposições profissionais de educadores sociais, com a perspectiva das Misericórdias portuguesas sobre a nossa profissão, com o testemunho da Federação Nacional de Educação sobre o papel dos educadores sociais nas escolas portuguesas e ainda com um ilustríssimo painel internacional com a participação do Colégio de Educadores Sociais da Galiza (Espanha) e de uma representação da AIEJI- Associação Internacional de Educadores Sociais, onde o seu presidente, Dr. Benny Andersen nos poderá esclarecer sobre o movimento mundial dos educadores sociais. Porque enquanto portugueses, devemos reconhecer o nosso colectivo profissional numa dimensão mundial. Imperdível!!!

Certamente um momento que nenhuma verdadeira educadora social quererá perder. Um espaço de encontro e convívio entre estudantes e profissionais da Educação Social, num dia que será decisivo para a Educação Social em Portugal! Também as inscrições para os participantes são bastante acessíveis (desde 6€), para que possamos ter um auditório cheio por uma classe profissional que se assume com cada vez maior evidência no mercado de trabalho. Faça a sua inscrição através da internet e o pagamento da respectiva inscrição por transferência bancária.

Inscreve-te já!!!

10 de maio de 2010

Encontro das AAF - SAAS do Colégio S. Caetano

No passado dia 03 de Maio de 2010, decorreu nas instalações na Delegação da Cruz Vermelha de Fafe, o Encontro das AAF, o qual foi durante a tarde, dinamizado pelas AAF do SAAS do Colégio S. Caetano, onde se apresentou: a caracterização da população alvo, as dinâmicas de trabalho do SAAS (funcionamento da equipa), os instrumentos de trabalho, casos em acompanhamento, actividades desenvolvidas pelo SAAS e actividades propostas para serem desenvolvidas.

Foram apresentados casos de agregados em acompanhamento, a fim de mostrar as estratégias utilizadas em várias situações, de modo a mostrar que nem tudo são sucessos. Na realidade existem vários obstáculos, que vão sendo trabalhados até serem ultrapassados. Viemos mostrar que nem tudo é positivo! Que todo o nosso trabalho passa por um longo caminho onde temos constantemente entraves que temos de contornar até chegar ao final do nosso percurso.

Desde o início da nossa intervenção, efectuaram-se várias actividades, nomeadamente visitas: a Museus, à Quinta Pedagógica, à Biblioteca, entre outras, no sentido de efectuar actividades colectivas para se conseguir trabalhar aspectos individuais.
Concluímos esta acção com uma reflexão acerca do nosso desenvolvimento enquanto profissionais ao longo deste percurso. Notou-se uma evolução ao nível das competências de análise e acompanhamento aos beneficiários, aumentando a capacidade de dar uma resposta célere e adequada a cada situação, favorecida por uma maior maturidade profissional, que se traduziu numa postura mais confiante perante os desafios que se foram apresentando. Daqui resultou uma relação mais próxima para com os agregados familiares.

Não podemos deixar de referir a importância deste trabalho na nossa valorização pessoal como fonte de experiências gratificantes. Disto resultou uma maior consciência da importância do nosso papel enquanto cidadãos.

Andreia Silva e Sameiro Braga
AAF do Colégio São Caetano

"No Riso encontro o que preciso"



Uma semana a promover a Animação com Riso pelo Concelho de Braga!


Mais informações:
Tlm.: 934141667
www.animacomriso.com
geral@animacomriso.com

II Jornadas de Gerontologia Social - "Máscaras do Envelhecimento"

20 de Maio

Âmbito e Objectivos

As II Jornadas de Gerotologia Social são um espaço de reflexão científica e crítica da responsabilidade do Mestrado de Gerontologia Social Aplicada da Faculdade de Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

Ao dar asas a este evento pretendemos que sejam reflectidos alguns temas e desafios que nos surgem perante o actual panorama de envelhecimento da população, de forma a encontrar respostas eficazes na satisfação das necessidades associadas ao envelhecimento.


Destinatários

Estas jornadas, que têm carácter multidisciplinar, estão direccionadas para profissionais e estudantes de várias áreas, tais como Enfermagem, Medicina, Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Animação Social, Gerontologia Social e demais áreas associadas, bem como a administradores de instituições de índole gerontológica e a toda a comunidade em geral.


Não deixem de visitar o site das II Jornadas de Gerontologia Social, onde podem obter todas as informações sobre o evento.



Para esclarecimento de dúvidas/sugestões podem entrar em contacto com a Comissão Organizadora através do seguinte email:

jornadasgerontologia2010@gmail.com

6 de maio de 2010

Encontros para a INCLUSÃO SOCIAL 2010

A Câmara Municipal de Esposende numa organização conjunta com o Instituto da Segurança Social - Centro Distrital de Braga e outros parceiros, está a promover ENCONTROS PARA A INCLUSÃO SOCIAL 2010, como mais uma forma de assinalar o Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social.

O programa é constituído por duas iniciativas, dirigidas a diferentes públicos: no dia 14 de Maio durante a manhã, realizar-se-á um Seminário subordinado ao tema “Pobreza e Exclusão Social - Desafios para a Intervenção Social”, e no dia 15 de Maio a comemoração do Dia Internacional da Família com actividades lúdicas e recreativas.

O Seminário “Pobreza e Exclusão Social - Desafios para a Intervenção Social” visa sensibilizar os profissionais e a comunidade em geral, para a importância da intervenção social junto das famílias multiproblemáticas.

As inscrições para a participação no seminário, até ao próximo dia 10 de Maio, efectuam-se no site: www.cm-esposende.pt .

3 de maio de 2010

Jogo de Futebol - RSI

Os Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social (GAAS) dos concelhos de Vizela e Guimarães promoveram no passado dia 23 de Abril de 2010, pelas 14h30, no Pavilhão gimnodesportivo dos Bombeiros Voluntários de Vizela, um jogo de futebol com beneficiários do rendimento social de inserção.

Esta iniciativa, que contou com a participação de três jogadores de futebol federados, no sentido de fornecer algumas técnicas e tácticas de futebol aos beneficiários que foram, “jogadores por um dia”, foi bastante interessante. O objectivo principal desta iniciativa foi fomentar a inclusão e integração social dos próprios beneficiários do rendimento social de inserção. Paralelamente, constituíram-se ainda como objectivos, a promoção de hábitos de vida saudáveis e a sensibilização dos beneficiários para a importância que o desporto assume nas nossas vidas.

A adesão a este jogo foi positiva, estando presente cerca de 14 beneficiários dos vários protocolos de Vizela e Guimarães.
No final do jogo e para “retemperar energias”, houve um pequeno lanche - convívio, onde os “jogadores” puderam partilhar experiências e discutir tácticas de futebol, bem como, a perspectiva de novas iniciativas semelhantes. Foi entregue um diploma e um porta-chaves a cada participante.

De salientar ainda a presença de meios de comunicação social, nomeadamente a “Guimarães TV”, que registou esta actividade para posterior divulgação.