Páginas

30 de abril de 2010

Semana da Responsabilidade Social

A Semana da Responsabilidade Social (SRS) tem-se distinguido por ser um evento anual que traz o estado de arte sobre diversos temas relacionados com a ética e a responsabilidade social, e como tal, conta com a presença de várias personalidades provindos de diferentes áreas, desde dirigentes empresariais a líderes sindicais, representantes dos consumidores, ongs, ipss, administração pública, académicos, desporto e comunicação social.

Este ano o tema será “Rumo a uma Ética Global”, inspirado no Manifesto “Ética Global para a Economia”. É com agrado que anunciamos que este ano, a 5ª edição da Semana da Responsabilidade Social 2010, adquiriu um novo formato, fruto do interesse manifestado por diversas entidades em dar a conhecer esta troca de experiências e de conhecimentos a outras áreas geográficas e a novos públicos. O evento expandiu-se a 5 cidades: Lisboa, Porto, Aveiro, Leiria e Viana do Castelo. Terá a duração de cinco dias, de segunda a sexta-feira, entre os dias 3 e 7 de Maio de 2010.

A SGS, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a APEE promovem, em Viana do Castelo, 3 painéis integrados na SRS 10, sendo este o 1º painel que realizar-se-á no dia 4 de Maio, pelas 14.30 horas, na Escola Superior de Educação do IPVC.

Visite o programa Completo da Semana da Responsabilidade Social em: www.srs.apee.pt/

29 de abril de 2010

Grupos de Ajuda Mútua

A violência nas relações de intimidade é um problema que afecta muitas mulheres em Portugal, tendo consequências nefastas a vários níveis. Muitas dessas mulheres poderão beneficiar de uma intervenção terapêutica em grupo, a qual tem diversas potencialidades: validar a sua experiência de vitimação, reduzir o isolamento social aumentando a sua rede relacional, receber/proporcionar encorajamento e suporte, ter a oportunidade de aprender através das experiências de outras mulheres, identificar problemas comuns e partilhar estratégias de resolução de problemas, adquirindo novas competências.G

Neste sentido, a Universidade do Minho (UM) em parceria com Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) estão a desenvolver uma intervenção terapêutica em grupo gratuita para mulheres que se encontrem actualmente em situação de violência conjugal, ou que tenham saído da relação recentemente (últimos 6 meses). Esta intervenção insere-se no Projecto intitulado GAM – Grupos de Ajuda Mútua. Nesse âmbito, para além de pretendermos proporcionar intervenção terapêutica em grupo para essa população, é nosso objectivo estudar a eficácia da intervenção, bem como o processo de mudança subjacente.

Para tal, gostaríamos de ter a colaboração das vossas instituições, quer no encaminhamento de participantes, quer na divulgação desta iniciativa para que as próprias mulheres possam tomar a decisão de se inscreverem.

Para o esclarecimento de qualquer dúvida, por favor contacte a Dra. Andreia Machado (telemóvel 93 202 7984; e-mail: andreiamachado@iep.uminho.pt) ou o nosso site: www.gam-uminho.net.



28 de abril de 2010

“Olimpíadas do Estudo”

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa dinamizou, no período das férias escolares da Páscoa de 2010, pelo terceiro ano consecutivo, uma Acção de Promoção de Competências de Estudo, intitulada por “Olimpíadas do Estudo”, junto de crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos de idade, que se encontram a frequentar o 2.º ou 3.º ciclo do ensino básico, todas elas pertencentes a famílias do R.S.I. acompanhadas pela Equipa Técnica.

A Acção de Promoção de Competências de Estudo concretizou-se através da realização de cinco sessões com a duração de 120 minutos, correspondendo à seguinte estrutura: Módulo 0 – Introdução ao programa (Sessão n.º 1); Módulo I – Organização do tempo de estudo e planeamento de tarefas (Sessão n.º 2); Módulo II – Atenção, concentração, memória e resolução de problemas (Sessão n.º 3); Módulo III – Leitura e Escrita (Sessão n.º 4) e o Módulo IV – Preparação para os testes (Sessão n.º 5).

Os objectivos gerais da Acção de Promoção de Competências de Estudo são promover nos participantes um profundo conhecimento e domínio dos seus processos de aprendizagem, assim como das suas capacidades e tendências para controlar esses processos durante a mesma. A Acção focou-se essencialmente na promoção de algumas competências de estudo (como a organização do tempo de estudo e planeamento de tarefas, estratégias de memorização e preparação para os exames), na estimulação de alguns processos cognitivos básicos essenciais para a aquisição de aprendizagens (atenção e concentração) e ainda no desenvolvimento de algumas competências de leitura e escrita.

A iniciativa ocorreu em 3 locais diferentes, nomeadamente:
- nas instalações do SAAS da Delegação de Fafe da CVP (onde participaram 5 crianças de famílias beneficiárias do R.S.I. oriundas do Bairro da Cumieira, do Lugar de Pardelhas (ambos da freguesia de Fafe) e da freguesia de Medelo;
- nas instalações do Centro Social e Paroquial de Regadas (onde participaram 7 crianças pertencentes a agregados familiares beneficiários do R.S.I. das freguesias de Regadas, Arnozela e Silvares S. Martinho);
- nas instalações da Junta de Freguesia de Moreira do Rei (onde participaram 5 crianças de famílias beneficiárias do R.S.I. das freguesias de Moreira do Rei e Estorãos).

A concretização da 3.ª Acção de Promoção de Competências de Estudo contou ainda com a colaboração do Centro Social e Paroquial de Regadas e da Junta de Freguesia de Moreira do Rei, mediante a cedência das suas instalações para a dinamização da iniciativa (tendo a última assegurado também o transporte para as sessões de crianças pertencentes a famílias beneficiárias do R.S.I. da sua freguesia).


21 de abril de 2010

Encontro dos GAAS do concelho de Braga

Realizou-se no dia 16 de Abril no Centro Social e Cultural de Sto. Adrião um encontro com todos os técnicos superiores dos GAAS do concelho de Braga, com o objectivo de se efectuar um balanço do acompanhamento que o NQFT tem vindo realizar junto destas equipas, e consequentemente auscultar as mesmas das suas actuais necessidades, procurando para o efeito modalidades mais adequadas de acompanhamento.
Estiveram presentes quase todos os técnicos dos Gabinetes, assim como, a Dra. Luísa Costa directora do NQDF do C. Distrital de Braga e a própria enquanto técnica de apoio a este Núcleo.

Para a realização deste encontro tinha-se pedido aos 3 grupos de profissionais (Assistentes Sociais, Psicólogos e Educadores Sociais) que efectuassem uma reflexão prévia sobre um conjunto de aspectos considerados relevantes.
Foi com este trabalho que se deu início ao encontro.

Todos os grupos consideraram que a 1ª modalidade de acompanhamento – apoio regular a cada equipa, tinha sido positiva, na medida em que, facilitou a integração das mesmas neste tipo de trabalho o que não tinha sido efectuado até então, clarificou a importância e o papel de cada profissional nesta modalidade de trabalho e também permitiu encontrar o modelo onde todos pudessem interagir de uma forma qualificada. Por outro lado, consideraram que ajudou a organizar os Gabinetes, assim como, a clarificar e harmonizar procedimentos técnicos e a reflectir sobre novas metodologias de intervenção social mais susceptíveis de provocar mudanças.
Como ponto negativo foi apontado o facto de ter havido alguma rotatividade dos técnicos de algumas equipas o que tornou pouco eficaz o acompanhamento a estes profissionais.

Quando aos “Encontros entre Pares” os Assistentes Sociais referiram que os mesmos ficaram abaixo das suas expectativas. Da reflexão que foi efectuada a esta apreciação, conclui-se que, o grupo teve alguma dificuldade em identificar as questões que gostaria de ver reflectidas entre pares.

Os outros profissionais consideram que estes Encontros tinham sido extremamente úteis, na medida em que, facilitaram o conhecimento e a interacção entre os colegas. Por outro lado, favoreceu a troca de experiências, a melhoria de conhecimentos, o desenvolvimento de novas metodologias e a realização de actividades entre os vários Gabinetes.

Os Psicólogos apontaram como a maior dificuldade a ausência de supervisores no desenvolvimento do trabalho. Consideram que seria muito útil ter a possibilidade de reflectir com um profissional experimentado neste domínio de trabalho, a sua intervenção.

O grupo dos Educadores Sociais realçou a dificuldade inicial de integrarem o seu trabalho na equipa devido ao facto de as Assistentes Sociais assumirem um papel relevante nas mesmas e os Educadores Sociais os coadjuvarem devido ao volume de trabalho. Este obstáculo está completamente ultrapassado.

Na 2ª parte da reunião reflectiu-se sobre a necessidade de novas formas de reflexão e acompanhamento técnico. Após grande discussão, concluiu-se que, os Encontros entre Pares deveriam prosseguir, na medida em que, continuam a responder às necessidades dos técnicos.

Avançou-se, então para outra forma de acompanhamento a qual surgiu a partir das seguintes preocupações: necessidade de aprofundar a reflexão multidisciplinar e a necessidade de aprofundar a partilha com as diferentes equipas.

Tendo em conta, o nº de Gabinetes e o nº de técnicos foi necessário definir critérios para que reflexão fosse possível, viável e funcional. Por este motivo, optou-se por criar 2 grupos de trabalho: um constituído pelos GAAS com Protocolos do RSI e outro grupo com os GAAS com Acordos Atípicos, visto que, existem entre eles características e identidades semelhantes.

Decidiu-se que, uma vez por ano, organizar-se-ia um encontro geral para troca de experiências.

A 3ª. parte da reunião foi orientada pela Dra. Luísa Costa tendo a mesma dado algumas informações gerais e auscultado os técnicos sobre as implicações deste acompanhamento na participação no NLI e finalmente sobre o papel dos Gabinetes nas CSIF.

A minha apreciação pessoal a reunião é a de que para além de ter sido uma boa oportunidade de participação de todos no processo de avaliação ao trabalho que se realiza com as equipas e que se pretende que responda às necessidades reais dos técnicos foi particularmente um momento de consolidação e de viragem de um grupo profissional empenhado e dedicado uma causa difícil, complexa mas desafiante.

Maria Alexandra Constantino

"Cinema de Bairro"

No seguimento do Projecto "Cinema de Bairro" finalmente anunciamos a data e o local de exibição do filme em Guimarães:

30 de Abril

Auditório

da Associação dos

Viajantes e Técnicos

de Vendas de

Guimarães

21h30


Dia 27 pelas 21h30 estreia no Teatro da Trindade em Lisboa, o GAAS da Casa do Povo de Fermentões estará representado e acompanhará os 6 jovens do Bairro de Mataduços em Fermentões que participaram no Projecto.

III Seminário de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária

O Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho vai realizar no dia 4 de Maio de 2010 o III Seminário de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, tendo como principais objectivos:

- Divulgar o Mestrado em Educação na área de especialização Educação de Adultos e Intervenção Comunitária;

- Proporcionar a partilha de saberes entre a universidade e a comunidade;

- Dinamizar o intercâmbio de conhecimentos e experiências provenientes de Instituições diversificadas;

- Perspectivar novas dinâmicas de educação e intervenção comunitária.

Este evento, de relevante importância para todos aqueles que trabalham na área da educação e da intervenção comunitária, contará com dois momentos principais:

A manhã será dedicada ao tema: “Educação de Adultos e Intervenção Comunitária: Complexidade em Reflexão”.
Contará com a presença e a dinamização de dois especialistas: Professor Doutor António Fragoso de Almeida da Universidade do Algarve e do Professor Doutor Licínio Lima do Instituto de Educação da Universidade do Minho que apresentarão comunicações pertinentes, quer do ponto de vista investigativo e conceptual, quer do ponto de vista das praxis.

A tarde será preenchida com uma mesa redonda subordinada ao tema: “Intervenção Comunitária: Práticas e Quotidianos”, que contará com a presença de várias individualidades a desempenhar funções na área de educação de adultos e intervenção comunitária em diversas áreas e instituições, nomeadamente, no âmbito do desenvolvimento local.

INSCRIÇÕES:

Estudantes: Grátis
Outros: 10€

As inscrições podem ser efectuadas por e-mail (secdteeaf@ie.uminho.pt) indicando: nome, morada, profissão e nº de contribuinte.

20 de abril de 2010

“Copos, quem decide és tu”

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa (DFCVP) promoveu no passado dia 07 de Abril de 2010, das 10h00 às 13h00, uma acção de sensibilização para a prevenção do consumo excessivo de álcool junto de 16 adolescentes, dos quais 11 eram do sexo feminino e 5 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos (média de idades 15 anos), pertencentes a famílias beneficiárias do R.S.I. em acompanhamento.

A actividade foi dinamizada através de uma parceria interna com a Juventude Cruz Vermelha Portuguesa de Fafe (JCVFAFE), inserida no âmbito do projecto de âmbito nacional “Copos, quem decide és tu”, que resulta de uma parceria entre a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e a Direcção-Geral de Saúde (DGS), tem como público-alvo jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos.

O projecto visa a Educação para a Saúde através da sensibilização e prevenção de comportamentos abusivos em relação ao álcool, uma vez que os jovens portugueses apresentam uma baixa percepção dos riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicas, justificando-se intervir de forma a tornar esta percepção mais ajustada ao risco efectivo destes consumos.

A actividade realizada teve como objectivo geral sensibilizar os participantes para o problema do consumo excessivo de álcool e como objectivos específicos problematizar a questão do álcool, debater sobre questões relativas ao consumo em excesso de álcool, clarificar as consequências nefastas associadas, tanto a nível físico e psicológico, como a nível social do consumo excessivo de álcool, especialmente em relação aos consumos recreativos e aos policonsumos, e esclarecer possíveis falsas crenças (mitos). A actividade foi realizada num espaço adaptado para o efeito, o “Espaço Copos”, no qual se procurou sensibilizar os jovens recorrendo a diferentes actividades lúdico-pedagógicas de cariz experiencial, acompanhadas de momentos de reflexão, dinamizadas voluntários da JCVFafe, com o apoio dos técnicos da Equipa técnica do SAAS.

“Higiene Pessoal, Habitacional e Social”

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa dinamizou nos dias 19, 23 e 26 de Março de 2010 a quarta edição da Acção de Sensibilização sobre “Higiene Pessoal, Habitacional e Social”. A acção contou com a participação de 14 beneficiárias (12 mulheres e 2 dois homens), com idades compreendidas entre os 23 e os 61 anos de idade e que apresentavam algumas necessidades de aquisição de conhecimentos nesta área.

Os objectivos da Acção passaram por:
- Procurar melhorar a qualidade de vida das famílias beneficiárias;
- Identificar a origem das palavras título do tema – Higiene, Higiene Pessoal, Habitacional e Social/Ambiental;
- Promover hábitos saudáveis ao nível da higiene pessoal, habitacional e social/ambiental;
- Reflectir sobre a ligação existente entre a higiene e a auto-estima;
- Promover um momento de reflexão quanto à importância da higiene e possíveis doenças causadas pela falta desta;
- Esclarecer dúvidas e curiosidades em relação ao tema.

A avaliação formativa da Acção foi realizada ao longo das sessões através da observação directa da adesão e desempenho das tarefas, bem como de um resumo da sessão anterior, feito pelos participantes. Globalmente todos tiveram uma boa recordação dos conteúdos trabalhados nas sessões, o que demonstra a atenção e interesse dos participantes nos conteúdos trabalhados, facto este comprovado pela participação activa nas sessões.

A avaliação final da Acção foi efectuada mediante o preenchimento, por parte dos participantes, de um questionário de avaliação, com vista aos mesmos, em conjunto com os técnicos efectuarem uma autoavaliação final das possíveis mudanças a nível das competências adquiridas, assim como uma avaliação da Acção em si. As informações recolhidas através deste questionário foram sujeitas a uma análise de conteúdo. De realçar que o grupo evidenciou uma avaliação significativamente positiva da Acção, manifestando ter aprendido ou visto reforçadas algumas competências ao nível da Higiene, considerando a mesma como útil para o seu futuro.

“A brincar e a jogar descobre como te alimentar”

Acção de Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis
(crianças dos 8-12 anos)
Jogo “A brincar e a jogar descobre como te alimentar”


O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa (DFCVP) promoveu no passado dia 06 de Abril de 2010, das 10h00 às 12h00, uma Actividade de Sensibilização para a promoção de hábitos alimentares saudáveis, tendo como público-alvo crianças dos 8 aos 12 anos de idade pertencentes a famílias beneficiárias do R.S.I. acompanhadas pelo SAAS.

A actividade foi dinamizada através de uma parceria interna com a Juventude Cruz Vermelha Portuguesa de Fafe (JCVFAFE), inserindo-se num projecto de âmbito nacional do sector de voluntariado Jovem da Cruz Vermelha Portuguesa, na área da Promoção da Educação para a Saúde, mais concretamente na Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis, com a designação de “A brincar e a jogar descobre como te alimentar”, que tem o patrocínio da Kraft Foods e o apoio da Plataforma contra a obesidade da Direcção Geral de Saúde, tendo como destinatários crianças dos 8 aos 12 anos de idade.

O projecto concretiza-se através da dinamização de um jogo da glória designado por “Jogo da Alimentação Saudável” com as crianças e durante o qual são trabalhados numa lógica lúdico-desportiva o tema da alimentação, sendo distribuído material informativo e divulgativo da acção (panfleto, toalhete individual, pulseira).

A actividade decorreu no exterior das instalações do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa (DFCVP), tendo participado 12 crianças pertencentes a agregados familiares em acompanhamento, oriundas do Lugar de Pardelhas da freguesia de Fafe (6) e das freguesias de Antime (3), de Quinchães (1), de S. Gens (1) e de Moreira do Rei (1).

19 de abril de 2010

"Limpar Guimarães"

No passado dia 20 de Março, o G.A.A.S. do Centro Social e Paroquial de Ronfe participou, juntamente com duas dezenas de utentes (beneficiários do Rendimento Social de Inserção), no movimento cívico “Limpar Portugal”.

Este dia foi o culminar de duas acções de sensibilização levadas a cabo pelo nosso serviço nos dias 9 e 11 de Março, com a colaboração do coordenador concelhio do projecto – Sr. Alberto Ferreira.

No dia 20 de Março realizou-se então limpeza de dois locais de depósito ilegal de lixo, previamente identificados, nas freguesias de Ronfe e Selho S. Jorge.

O saldo foi extremamente positivo, verificando-se grande disponibilidade e espírito de entreajuda nos utentes, pelo que foi possível remover grandes quantidades de lixo.

Pensamos ter sido uma excelente iniciativa – este movimento mobilizou cerca de 100.000 voluntários a nível nacional e permitiu recolher mais de 50 mil toneladas de lixo em todo o país – tendo sido igualmente uma excelente oportunidade para sensibilizarmos alguns dos nossos utentes para a problemática ambiental.

15 de abril de 2010

Seminário Internacional sobre Violência Intrafamiliar

A RUTIS e a Universidade da Terceira Idade de Ferreira de Zêzere vão organizar o Seminário Internacional sobre Violência Intrafamiliar, dia 21 de Abril em Ferreira de Zêzere.

O seminário tem a participação da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação – Dr. ª Idália Moniz, do Juiz Conselheiro jubilado Dr. Armando Leandro - Presidente da Comissão Nacional de protecção de Crianças e Jovens, Dr. Francisco Moita Flores - Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Dr. Juan Luís Linares - Psiquiatra e outros.

Ver Programa.

Inscrições em www.rutis.pt

I Encontro de Profissionais que Trabalham com a População da Etnia Cigana

O I Encontro de Profissionais que Trabalham com a População da Etnia Cigana resulta de uma organização conjunta da Associação Planeamento e Famílias e da REAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal no sentido de proporcionar um espaço de partilha de experiências de trabalho e de discussão de objectivos e metodologias mais ajustadas às características das Comunidades Ciganas. Este encontro decorrerá no dia 30 de Abril de 2010 no Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca - Matosinhos.

As inscrições deverão ser entregues (fax/mail) até ao dia 27 de Abril de 2010 para os seguintes contactos: API.biquinha@gmail.com / Fax: 229388187.

O custo da inscrição para sócios/as da APF ou REAPN - 10 euros e Não Sócios/as - 15 euros.
O pagamento deverá ser enviado por cheque à ordem da APF até ao dia 27 de Abril de 2010 para a seguinte morada: Rua Raúl Brandão, loja 18/20 - 4450-233 Matosinhos.


Nota: As inscrições só serão consideradas até ao dia 27 de Abril de 2010 e só serão válidas após pagamento.

14 de abril de 2010

V Jornadas Nortenhas de Psicologia

28 DE ABRIL DE 2010 (4º FEIRA): REUNIDOS COM O OBJECTIVO de definir, reflectir e partilhar experiências e saberes que contribuam para a qualidade instrutiva e para as práticas profissionais. As V JORNADAS NORTENHAS DE PSICOLOGIA têm como ponto focal: «Identificar dimensões relevantes dos vários contextos de intervenção, em torno da Escola, Família, Saúde e Stress».

Deverá proceder a uma pré – reserva por telefone ou e-mail, (válida por dois dias) de forma a garantir a inscrição. O pagamento da inscrição poderá ser realizado por transferência bancária através do NIB: 0032 0306 0020 1024 6344 2, Banco Barclays.

INSCRIÇÕES LIMITADAS À CAPACIDADE DO AUDITÓRIO

A localização: Auditório GRANDE HOTEL DO PORTO (Rua Santa Catarina n. 197 – Baixa do Porto).

INFORMAÇÕES (INSCRIÇÕES E RESERVAS) DETALHADAS V JORNADAS

Tel. /Fax. 22 203 30 46 - Telm. 96 76 48 777 / 91 637 03 57/ 93 654 35 36

VALOR DA INSCRIÇÃO: PROFISSIONAIS 35€ ESTUDANTES 30€

O VALOR DA INSCRIÇÃO INCLUI (Diploma, Declaração de Presença, CD Informatizado power point e Recibo)

Formação - "Intervenção contra a Pobreza Infantil"

A REAPN vai promover nos dias 4, 11 e 18 de Maio do corrente, uma acção de formação subordinada a Intervenção contra a Pobreza Infantil.

Esta acção destina-se a técnicos e dirigentes de Organizações Não Governamentais, profissionais que desenvolvem a sua actividade no domínio da infância e estudantes.

Inscrições até ao dia 30 de Abril.

Inscrições e Informações:
Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN)
Rua de Costa Cabral, 2368 4200 – 218 Porto
Tel: 225420800 Fax: 224503250
E-mail: fatima.veiga@reapn.org
Site: www.reapn.org

13 de abril de 2010

Ciclo de Conferências em Serviço Social - 2010

Local Auditório do Arquivo Distrital de Vila Real


23 Março
Sociedade de Risco e Políticas Sociais para a Infância

29 Abril
Serviço Social na Contemporaneidade. Conhecimento, Coesão e Desenvolvimento

13 Maio
Identidade e Saber dos Assistentes Sociais

Convidados
Manuel Jacinto Sarmento - professor associado com agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Jorge Ferreira - professor do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa – Universidade Lusíada de Lisboa.
Berta Granja - Professora Auxiliar – ISSSP e Professora convidada na UCP - Pólo de Viseu.

Contacto(s)
Prof. José Luís d'Almeida

Email: mmourao@utad.pt

Organização
DESG

4as Jornadas de Educação para a Saúde


A Casa da Juventude da Câmara Municipal de Barcelos promove, nos dias 16 e 17 de Abril de 2010, no Auditório Municipal de Barcelos, mais uma edição das Jornadas de Educação para a Saúde. O tema central desta 4ª edição é “Estilos de Vida Saudáveis e Factores de Inclusão”.

A iniciativa conta com a parceria do Agrupamento de Centros de Saúde Cávado III - Barcelos/Esposende e realiza-se no âmbito do projecto ‘Agarra-te à Vida’, promovido pela Casa da Juventude, nas áreas da Educação para a Saúde, Educação Sexual e Prevenção das Toxicodependências.

A realização das Jornadas de Educação para a Saúde tem como objectivos «abarcar temáticas fundamentais nos domínios da educação e da saúde, da prevenção e informação à comunidade, com a participação de diferentes oradores e instituições, ao nível local, regional e nacional».


Inscrição:
As inscrições para as quartas Jornadas de Educação para a Saúde deverão ser feitas até dia 31 de Março, através de correio electrónico: casadajuventude@cm-barcelos.pt, após preenchimento da ficha de inscrição, disponível em http://www.cm-barcelos.pt/

Reunião de Educadores(as) de Braga

Na reunião de educadores realizada no dia 19 de Fevereiro de 2010 em Stº
Adrião, estiveram presentes nesta reunião: Dr.ª Alexandra, Margarida,
Cristiana, Rita, Filipa, Sofia, Liliana, Nuno e Nelson.

No decorrer da reunião foram abordados os seguintes assuntos:

- Os colegas dos Protocolos que irão realizar a formação no Montepio sobre
"Gestão Financeira para beneficiários de RSI" ficaram de dar uma secção
desta formação aos colegas dos Acordos;

- O Nelson ficou responsável por enviar um e-mail a solicitar pedido de
acções ou actividades às entidades (Lusomundo, Velha-a-Branca, Teatro do
Circo), em nome de todos os gabinetes. (Já enviou o e-mail)

- A Sofia ficou responsável por contactar a biblioteca Lúcio Craveiro da
Silva e comunicar a todos os gabinetes, as acções e actividades a
desenvolver por esta entidade;

- A Margarida mencionou que tem alguma facilidade em contactar pessoas que
trabalham na área da higiene oral, e se algum gabinete estivesse interessado
que poderemos falar com ela.

- Fiquei de enviar os instrumentos sobre a gestão financeira a todos (seguem
em anexo).

- A actividade da Quinta das Manas, a confecção de sopa e pão foi
apresentada aos colegas presentes e foi de comum acordo a realização desta
actividade para adultos com o mesmo procedimento da actividade rilhadas.
Assim sendo, eu e o Nelson ficamos de elaborar a proposta e de a apresentar
em reunião N.L.I. (segue em anexo). A proposta já foi apresentada e a Dr.ª
Helena achou a actividade muito interessante e irá apresentar à Dr.ª Luísa.
Solicito a cada Gabinete que me envie o nome de 5 beneficiários para a
actividade até dia 23 de Março. Se o parecer for favorável comunico a forma
de apresentar em NLI esta acção e posteriormente apresentarei os dados para
o mapa de apoio complementar bem como as datas.

A próxima reunião está agendada para dia 9 de Abril sexta-feira às 9.30h, em
Stº Adrião com a seguinte ordem de trabalhos:

- Ponto da situação da actividade Quinta das Manas;
- Ponto da situação dos pedidos às entidades Velha-a-Branca, Lusomundo,
Teatro do Circo e Biblioteca;
- Apresentação dos instrumentos de gestão doméstica.

Liliana Pereira

12 de abril de 2010

Rilhadas 45

Gabinetes de Braga promovem tarde radical

No dia 5 de Agosto de 2009, realizou-se no Complexo Turístico de Rilhadas em Fafe, uma actividade que envolveu 45 crianças e jovens de famílias beneficiárias do RSI, com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos.

Esta actividade foi organizada pelos Técnicos de Educação, dos Gabinetes envolvidos e consistiu na realização de: dinâmicas de grupo; jogos de activação, integração, acolhimento e cooperação; karting; caça ao tesouro; voleibol; piscina e futebol.

Esta iniciativa teve como objectivo principal proporcionar aos jovens um dia diferente, através da realização de actividades radicais, que visaram promover a aquisição dos valores da amizade, da actividade, da disciplina, do espírito de grupo e respeito pelos outros, bem como promover hábitos de vida saudáveis, experiências positivas de lazer e oportunidades de socialização.

A avaliação desta iniciativa permitiu constatar que os objectivos propostos foram atingidos, uma vez que as crianças/jovens manifestaram bastante contentamento e vontade de repetir. Sendo assim, consideramos que este tipo de iniciativa dever-se-á repetir neste verão.

8 de abril de 2010

Páscoa Estimulante

Proporcionar uma manhã educativa, estimulante e repleta de diversão era o objectivo para o dia 8 de Abril.
Assim, os GAAS de Sto Adrião e da ASCREDNO decidiram juntar algumas crianças utentes dos respectivos gabinetes.
O Parque das Camélias foi o cenário escolhido. Ultrapassada a timidez inicial, as gargalhadas soltavam-se ao ritmo do chilrear dos habitantes do Parque, que seguiam com interesse as várias actividades e desafios que os mais novos iam trilhando com a avidez própria de quem quer aproveitar cada segundo.

“A repetir” disseram eles, “a preparar” murmuramos nós.


5 de abril de 2010

"Pobreza no Feminino"

O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social (GAAS) da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Vizela, promoveu no passado dia 31 de Março de 2010, pelas 14h30, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Vizela, um colóquio subordinado ao tema “Pobreza no Feminino”.
A abertura deste evento foi efectuada pelas entidades promotoras, tendo o Sr. Presidente Dinis Costa e o Sr. Provedor Domingos Vaz Pinheiro dirigido algumas palavras aos presentes.

Esta iniciativa, que contou com a participação da Dr.ª Rosa Oliveira da Delegação do Porto da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, na qualidade de oradora, e de Sandra Pereira, jornalista da RTP, insere-se na comemoração do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Neste âmbito, importa referir que em Vizela, Câmara Municipal em colaboração com as entidades que desenvolvem intervenção social no concelho, organizaram para o presente ano uma série de iniciativas, definindo temas específicos para cada mês.

Realça-se que, o convite para a parceria na organização da actividade do mês de Março, alusiva ao tema “Pobreza e Exclusão Social no Feminino”, foi dirigida à Santa Casa da Misericórdia de Vizela, através do seu Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social, devido ao facto de ser relevante o elevado número de mulheres beneficiárias da prestação pecuniária do rendimento social de inserção, quer no nosso concelho, quer a nível nacional.

A adesão a este colóquio foi francamente positiva, estando presentes cerca de 130 pessoas, destacando-se a presença maioritária de mulheres. É de salientar a presença de um número elevado de pessoas que se encontram integradas em processos de aumento de qualificações escolares e profissionais e de beneficiários do rendimento social de inserção. Importa ainda referir que este evento contou com a presença de Técnicos das Instituições Locais, nomeadamente da área social e educação.