Páginas

25 de fevereiro de 2010

Jantar da Mulher

A BOGALHA, organiza, durante o próximo mês de Março, a homenagem à MULHER.
A comemoração do Dia Internacional da Mulher tem como evento central um jantar convívio, de angariação de fundos para apoio à população carenciada, no dia 8 de Março, pelas 20 horas, nas instalações da BOGALHA (Rua Álvaro Dória, 33 – S. Victor).
A ideia é a de homenagear a MULHER, proporcionando-lhe uma noite exclusivamente a pensar nela, com animação e várias surpresas.


As inscrições estão limitadas a 200 MULHERES e só poderão ser feitas até ao dia 3 de Março*. O valor do jantar, com tudo incluído, é de 18 euros.


De nossa parte comprometemo-nos a oferecer:
- Jantar dedicado à mulher, a cargo dos Temperos da Gracinda;
- Oferta de uma semana em serviços Gym Tónico a todas as participantes;
- Oferta de vales de desconto na loja Rituals (BragaParque) a todas as participantes;
- Oferta de 1 brushing às vinte primeiras clientes na Cibioestética Constança e 10% de desconto às restantes;
- Oferta de 1 bebida numa ida ao Latin Passion a todas as participantes;
- Demonstração de dança a cargo do Latin Passion;
- Karaoke;

Contamos com o seu gesto solidário!
*para informações e reservas contacte-nos:
BOGALHA - Rua Álvaro Dória, n.º 33 – tel. 253 240 530 (sede) ou 253251069 e 961940789 (Gabinete de Acção Social)

Encontro dos Psicólogos(as) dos GAAS de Braga

No passado dia 09 de Fevereiro, decorreu nas instalações do Centro Cultural e Social de St.º Adrião mais um encontro dos psicólogos dos GAAS de Braga.
Do encontro resultou uma partilha de experiências relacionadas com o trabalho desenvolvido pelos técnicos, tendo sido igualmente sugeridas algumas ideias para futuras actividades.
A próxima reunião ficou agendada para o dia 16 de Março às 14h30 nas instalações do Centro Cultural de Sto. Adrião.

Breakdance - Empreendedorismo Social

Global Changemakers é uma comunidade de jovens activistas apoiada pelo British Council que dá voz aos problemas mundiais através de uma acção em rede que se quer, e é hoje, global e efectiva. Para representar esta força empreendedora e defensora da mudança - com menos discursos e mais acção -, seis destes activistas foram este ano, a exemplo dos anteriores, ao 40º Encontro Anual do Fórum Económico Mundial (FEM), que decorreu em Davos, na Suíça, entre 27 e 31 de Janeiro.
João Brites tornou-se, em Londres, num dos participantes mais originais, justamente porque "dançar breakdance por uma causa é original, engenhoso e muito eficaz", como disse à revista Visão a directora de projectos comunitários do British Council, Gabriela Jaeger, acrescentando: "é uma estrela. Vimos vídeos de mil candidatos e o do João ficou logo na memória". Motivação é o que corre nas veias deste activista português que percorre com o seu grupo de breakdance, os In Motion, bairros nos subúrbios de Lisboa para fazer chegar às comunidades de jovens mais problemáticas a dança como alternativa à violência e à criminalidade. Como diz João, mostrar que é possível resolver os problemas representa um escape para os jovens destes bairros. João quer fazer a diferença - e já a está fazer -, mas pela via do empreendedorismo social e nunca o da política, para não ter de "abdicar dos meus princípios para ter poder", disse à mesma fonte. O caminho faz-se com inovação para conseguir uma sociedade mais justa, e em rede, acredita.
Através da dança, da música ou da escrita, os mais novos participantes do Encontro de líderes globais em Davos levaram na bagagem muitas ideias para transformar o futuro.
Com um currículo preenchido, este jovem estudante de gestão na Universidade Nova de Lisboa dedica-se também ao voluntariado e ao empreendedorismo social, por exemplo a favor do Desporto, actividades que concilia com o breakdance, na In Motion Crew. Optimista por natureza, acredita na mudança pela positiva. É mesmo por isso que faz parte do grupo de jovens activistas sociais que, apesar de terem apenas entre os 16 e os 25 anos, defendem as suas ideias com a convicção de quem pode transformar a causa das coisas, até porque já transformaram algumas, com a sua intervenção social. Para o jovem português de 19 anos, "é agora tempo de partilhar e pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos, em benefício de uma "acção real", a favor da mudança. Por isso, divulga no facebook: "não percam o próximo episódio. Porque nós não vamos faltar".

Por uma mudança social positiva.

Para enfrentarem os desafios que o futuro lhes reserva (leia-se, os que a actual geração lhes deixa em herança), os jovens devem estar preparados para contribuir para uma mudança social positiva e para o fortalecimento do papel da sociedade civil no Ambiente global. É este princípio basilar que move a acção do movimento Global Changemakers, comunidade de jovens activistas que desenvolvem trabalho voluntário e acções de empreendedorismo social, através de um leque alargado de redes locais e internacionais. Objectivos: influenciar afirmativamente as comunidades onde actuam; e fazer lobbying positivo, passando a mensagem da mudança por um mundo melhor junto das esferas de decisores políticos, a diversos níveis.
João Brites, Portugal: percorre bairros periféricos de Lisboa para motivar adolescentes e jovens a enfrentarem situações de exclusão social e de pobreza. Acompanhado pelo seu grupo de breakdance, In Motion Crew, é com a convicção de quem quer construir um Novo Mundo que mostra a estes jovens carenciados que existem alternativas para a violência e para a criminalidade. Mais conhecido por B-boying, este estudante de Gestão defensor da mudança pela positiva - a partir do activismo e do empreendedorismo social - foi o primeiro estudante português a representar a juventude mundial no Fórum de Davos.

por GABRIELA COSTA em VER

23 de fevereiro de 2010

“As Máscaras da Exclusão”

O GRATO é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), semfins lucrativos, fundada em 1995 no concelho de Portimão, que tem comoobjectivos a prestação de serviços à comunidade socialmente desfavorecida eexcluída, apoiando as famílias e fazendo a prevenção, acolhimento,acompanhamento e sua reinserção social, bem como a sensibilização dasociedade em geral para estas problemáticas.Ao longo do ano são desenvolvidas várias actividades no âmbitosócio-cultural, sendo de referenciar a programação de mais um seminário,intitulado “As Máscaras da Exclusão”, a realizar nas instalações do TEMPO -Teatro Municipal de Portimão, no dia 12 de Março do presente ano, o qualcontará com a presença, no painel da tarde, do Dr. Edmundo Martinho.

Catarina Ribeiro
(A Organização: GRATO - Protocolo RSI de Portimão)
Contactos: 282419306 / 969753177

Nota.: O pagamento do seminário supra-mencionado, no valor de 10€, poderáser efectuado para o seguinte NIB: 000700000041509607823, devendo ocomprovativo do mesmo ser enviado por email ou fax para gratorsi@gmail.com /fax: 282419306. O valor da inscrição a partir de 1 de Março será de 15€.

19 de fevereiro de 2010

Encontro de Técnicos(as) de Acção Social G.A.A.S. Guimarães/Vizela

No passado dia 02 de Fevereiro de 2010 decorreu no Lar de Santa Estefânia, em Guimarães, o encontro de Assistentes Sociais do G.A.A.S. Guimarães/Vizela.A ordem de trabalhos do encontro foi a seguinte:
1 – Contratualização dos acordos de inserção: estratégias para um maior envolvimento dos beneficiários e instrumentalização de dinâmicas de grupo para a elaboração dos programas de inserção.
2 – Esclarecimento de dúvidas sobre o Curso da ASIP e a informatização dos processos.
3 – Ajudas Técnicas: legislação sobre os apoios para ajudas técnicas para crianças com necessidades especiais integradas no ensino escolar e qual o papel e obrigações da Segurança Social neste processo.
4 – Exposição, planeamento e organização de uma sessão de esclarecimento sobre os imigrantes da União Europeia que vêm para Portugal e os seus direitos sociais (com a possível colaboração de um Técnico do ACIDI).No seguimento da ordem de trabalhos, debateu-se a questão da contratualização dos acordos de inserção em atendimento e da necessidade de criar novas estratégias de envolvimento dos beneficiários neste processo, no sentido da obtenção de resultados mais alargados. Desta forma, e de acordo com experiências anteriores executadas com beneficiários, concluiu-se que este novo modus operandi teria maiores e melhores resultados com um trabalho que abrangesse grupos heterogéneos e envolvendo a atribuição de reforços (prémios/brindes) aos mesmos, trabalhando e incentivando o desenvolvimento das competências (pessoais e profissionais) dos beneficiários.
Relativamente ao Curso da ASIP, as Técnicas deram o seu parecer sobre o mesmo, sendo que na generalidade todas concordaram que se trata de um curso acessível e prático, pelo que consideraram a aplicação simples e prática para a utilização por parte dos Técnicos.
Dado o decorrer do tempo, não houve a possibilidade para avançar para os pontos 3. e 4. da ordem de trabalhos, que tramitarão, para a próxima reunião, que se realizará no dia 02 de Março de 2010, pelas 14h30m, no local habitual.Nós, Assistentes Sociais, lançamos um desafio aos colegas que sentem e observam tais resistências ao nível dos acordos de inserção, pelo que apelamos ao vosso espírito imagético no sentido de que proponham questões que possam ser exploradas/debatidas com os beneficiários antes da negociação do acordo de inserção, bem como estratégias que nos permitam fazê-los compreender o que significa isto de “acordo/programa de inserção” e de “medidas que visam promover a sua autonomia do RSI”, no fundo, compreender todo este processo no qual são o elemento fundamental.

Acção de Promoção de "Técnicas de Procura de Emprego"

Encarando a procura de emprego como uma tarefa bastante desgastante e ingrata, principalmente para indivíduos com baixas qualificações escolares e profissionais, pertencentes a agregados familiares economicamente e socialmente desfavorecidos e reconhecendo que a procura activa de emprego é um aspecto fulcral no (re)ingresso no mercado de emprego, A Equipa Multidisciplinar do SAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu a realização da terceira edição da Acção de Promoção de Técnicas de Procura de Emprego, de forma a dotar os participantes de técnicas capazes de os guiar numa situação de desemprego e prepará-los para a procura activa na obtenção de emprego. Esta acção decorreu nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2009.

A Acção teve a duração de 18 horas e foi concretizada mediante a realização de 9 sessões (1.ª sessão - 09-10-2009; 2.ª sessão - 14-10-2009; 3.ª sessão - 21-10-2009; 4.ª sessão - 30-10-2009 5.ª sessão - 04-11-2009; 6.ª sessão - 11-11-2009; 7.ª sessão - 18-11-2009; 8.ª sessão; 25-11-2009; 9.ª sessão - 03-12-2009).


Todos os participantes que concluíram a Acção elaboraram um anúncio próprio de emprego, uma carta de candidatura espontânea a posto de trabalho, assim como uma carta de apresentação e do seu próprio curriculum vitae.
Na última sessão, todos os participantes na Acção, foram alvo de uma simulação de uma entrevista de emprego com o presidente da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, com o objectivo de por em prática e testar a aprendizagem dos conteúdos abordados nas sessões, tendo cada um entregue o seu CV e uma carta de apresentação. De destacar que todos os participantes obtiveram um feedback favorável do entrevistador quanto aos seus comportamentos e atitudes adoptados na entrevista. No final da Acção, foi entregue um certificado de participação a cada participante.


De destacar que no decorrer das sessões foram divulgados serviços específicos de apoio à procura/criação de emprego existentes na Comunidade [ex. Unidade de Inserção na Vida Activa (UNIVA) existente no concelho de Fafe, que funciona no Centro de Emprego e no Serviço Local da Câmara Municipal de Fafe; Gabinete de Apoio ao Emprego e ao Empreendedorismo do CLDS Territórios_IN), mediante a distribuição de folhetos, aos quais estes poderão recorrer para o fornecimento de apoio técnico especializado.



- Objectivo geral: Sensibilizar os beneficiários para comportamentos, atitudes e procedimentos a adoptar durante o processo de procura de emprego.
- Objectivos específicos: a) identificar atitudes positivas a adoptar durante o processo de procura de emprego; b) descrever os procedimentos necessários para responder a um anúncio de emprego; c) adquirir competências para a elaboração de uma carta de apresentação, de um currículo e de uma candidatura espontânea; d) reconhecer a importância de uma candidatura espontânea; e e) conhecer a dinâmica de uma entrevista de emprego e as atitudes que devem ou não adoptar.
- Público-alvo: 7 participantes concluíram a acção com sucesso devido à sua assiduidade na mesma, com idades compreendidas entre os 16 e os 40 anos de idade, dos quais do 5 eram do sexo feminino e do 2 sexo masculino, que se encontravam em situação de desemprego, dos quais 5 se encontravam desempregados à procura de novo emprego e 2 eram desempregados à procura do primeiro emprego.

- Avaliação: De um modo genérico todos os participantes manifestaram atenção e interesse nos conteúdos abordados, facto este comprovado pela participação activa nas sessões. A avaliação final da Acção foi efectuada mediante o preenchimento, por parte dos participantes, de um questionário de avaliação do programa, com vista a estes, efectuarem uma autoavaliação das competências adquiridas, assim como uma avaliação à acção. A maioria dos participantes classificou as sessões da Acção como “muito boas”, o que indica uma avaliação significativamente positiva da mesma, realçando terem adquirido ou visto reforçadas algumas competências importantes na procura de emprego (ex. maior preparação para a situação de entrevista de emprego; maior preparação para a procura de emprego; aprender a fazer o próprio CV; aprender a fazer o próprio anúncio de emprego; aprender a fazer uma carta de apresentação e/ou candidatura espontânea).

Acção de (In)Formação "Educação para a Saúde" - Programa Cuida-te IPJ

O SAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu no passado dia 27 de Novembro (sexta-feira), no Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, uma Acção de (In)Formação para pais subordinada ao tema da Educação para a Saúde, mais concretamente sobre a Saúde Sexual e Reprodutiva de jovens. Esta Acção foi executada no âmbito de uma candidatura da Delegação de Fafe da CVP à medida 2 (Formação) do Programa Cuida-te do Instituto Português da Juventude.

O Programa Cuida-te promovido pelo Instituto Português da Juventude, I.P. visa trabalhar na área da saúde juvenil e na promoção de estilos de vida saudáveis, inserindo-se na área da Educação para a Saúde, tendo como principal objectivo promover a aquisição de conhecimentos e competências nesta área, de forma global e integradora, inter-relacionando as suas diferentes componentes: somáticas, psico-afectivas e sociais.

A Acção de (In)Formação foi ministrada pela Associação para o Planeamento da Família, tendo participado 54 beneficiários pertencentes a famílias em acompanhamento pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da instituição.
Ainda no mesmo dia ocorreu, em horário pós-laboral, uma Acção de Formação subordinada à mesma temática e com a duração de 3 horas, mas tendo como destinatários elementos da direcção, funcionários e voluntários da instituição.

Importa destacar que, ainda no âmbito da candidatura ao Programa Cuida-te realizou-se no dia 10 de Setembro de 2009 um Teatro Debate (medida 3 do Programa), com a duração aproximada de 2 horas, tendo participado 17 jovens pertencentes a famílias beneficiárias do R.S.I. em acompanhamento pelo SAAS com idades compreendidas entre os 15 e os 22 anos, dos quais 10 eram do sexo feminino e 7 do sexo masculino. Pretendeu-se através do teatro debate "Nem muito simples, nem demasiado complicado" chegar ao público-alvo de uma forma subtil, informando-os e sensibilizando-os de que determinados tipos de comportamento a nível da sexualidade são um factor de grande risco para a sua saúde.

17 de fevereiro de 2010

Delegação de Braga da Cruz Vermelha - Centro Comunitário de Prado

Av. do Cávado 4730 - Vila de Prado
Tel.: 253 921 823 Fax: 253 921 764

Equipa Técnica
Serviço Social: Marco Silva
Psícologa: Sílvia Carvalho
Educação: Júlia Fernandes

A.S.: Concelho de Vila Verde.

Delegação de Braga da Cruz Vermelha - GAAS à População Cigana

Rua Dr. Francico Machado Owen, 146 r/ch 4715-021, Braga
Tel.: 253 271 185 Fax: 253 271 114

Equipa Técnica
Coordenação:
Lídia Peixoto

Serviço Social: Patrícia Couto
AAF: Mª José Rebelo / Paula Barolo


A.S./R.S.I.: Bairro do Picoto e S. Gregório.

Convívio "VALDREU 2010 – A Odisseia do Social"

O trabalho social sofreu alterações radicais (para melhor) nos últimos anos, em grande parte devido ao trabalho articulado, à união de esforços e à partilha de informações.
Por isso, pareceu-nos ter chegado a oportunidade para nos conhecermos a todos, para trocarmos experiências, para relaxar e tornar mais leve esta actividade. Para isso, pensamos organizar um dia convívio e de divertimento aproveitando a boa energia do verão.
O convite é dirigido a todas as pessoas, do distrito de Braga, que trabalham nos Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social (Acordos Atípicos e Protocolos do RSI) e a todos os parceiros que pretendam convidar.
O preço será simbólico, pois propomos que o almoço seja um Piquenique (cada um leva o seu ou então combina com outros elementos / equipas os géneros que deverão ser levados).
Conte com boa-disposição, animação, actividades divertidas, piscina (traga fato de banho, biquini, calções, ou então não traga nada, pois temos mentes abertas), tudo num espaço onde se respira a natureza.
O local previsto será uma quinta em Valdreu (localização: entre Vila Verde e Vieira do Minho) no dia 19 de Junho de 2010. O ponto de encontro será no estádio novo do Sporting Clube de Braga, de modo a partilhar viaturas.
Em breve forneceremos mais informações.
Pense bem e compareça. Passe a palavra e confirme até 15 de Maio de 2010.

Para mais informações contacte:
GAAS do C.C.S. de Sto Adrião – ccssa.rsi.@gmail.com
M. Alexandra Constantino – MAria.A.Constantino@seg-social.pt

10 de fevereiro de 2010

V Encontro dos Auxiliares de Acção Familiar de Guimarães/Vizela

O V encontro dos Auxiliares de Acção Familiar decorrerá no dia 2 de Março, pelas 10 horas, no Lar Santa Estefânia em Guimarães, sendo a apresentação responsabilidade do Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da Santa Casa da Misericórdia de Vizela.

5 de fevereiro de 2010

Dinâmicas de Grupo “Como Gerir uma Família – dilemas da vida quotidiana”

Entre o dia 07 de Outubro de 2009 e 11 de Novembro de 2009, foram realizadas, pela auxiliar de acção directa do Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da Casa do Povo de Fermentões, seis dinâmicas de grupo abrangendo diversas áreas do quotidiano familiar.

O grupo escolhido foi formado por 6 senhoras com idades compreendidas entre os 25 e os 50 anos. O grupo era composto por senhoras com dificuldades nas várias áreas abordadas e com outras senhoras que tinham sucesso nas diversas áreas.

Estas dinâmicas foram realizadas com o objectivo de se exporem algumas situação-problema de modo a que o grupo formulasse soluções que visavam combater as situações expostas.

Antes de se iniciarem as sessões propriamente ditas solicitou-se o preenchimento de um pequeno questionário, cujas questões incidiram sobre as várias temáticas a trabalhar nas sessões. As senhoras auto-avaliaram-se nas situações apresentadas, numa escala de “Muito bem” a “Muito mal”.

Numa 1ª sessão abordou-se o tema “Economia”, que teve como objectivo principal dar a conhecer metodologias mais assertivas para que a gestão económica do agregado familiar fosse realizada com sucesso.

Aquando de uma 2ª sessão tratou-se do tema “ Alimentação”. Uma vez que a maioria das senhoras não realizava uma alimentação saudável, em grupo trocaram-se receitas saudáveis, económicas e de fácil confecção. As senhoras foram aliciadas a realizar um novo prato até á sessão seguinte, situação que realizaram com agrado.

Relativamente à 3ª sessão, esta centrou-se na questão “Como lidar com os filhos”. Neste grupo estavam mães que conseguiam lidar com os filhos facilmente e outras que a relação estava num ponto de ruptura. O ponto de partida deu-se com um caso prático em que as senhoras deram a sua opinião em como lidariam com a situação. A partir daí, trocaram-se experiências de vida e metodologias para um melhor relacionamento com filhos. Uma vez que a maioria das senhoras tinha menores em casa, foram convidadas a realizar uma actividade lúdica (á sua escolha) com estes, de modo a criarem/manterem uma relação de maior proximidade com estes.

Na 4ª sessão, lidou-se com o tema “ Educação”, não só relativamente aos valores passados de geração em geração, mas também ao nível escolar. Foram dadas dicas, entre as senhoras, em como cativar os filhos a frequentarem a escola. Foi debatida a importância da educação no futuro de um jovem, sendo que a maioria concordou que aposta na educação.

No que concerne á 5ª sessão, tratou-se o tema “Relações”, que teve como objectivo a compreensão de uma das respostas realizadas no questionário anterior às dinâmicas, ao qual todas as senhoras responderam que em caso de terem algum problema, não recorreriam á família, nunca aos vizinhos, indo pedir ajuda aos amigos. Nesta sessão tentou-se compreender como é que estas senhoras lidavam com a família, com o grupo de pares, com os vizinhos, se cultivavam ou não amizades, etc… Durante a sessão e uma vez que as senhoras eram conhecidas umas das outras, foi reforçado o laço enquanto grupo de ajuda.

Por fim, na última dinâmica foi abordado o tema “E eu?” que era direccionado com o tempo que estas 6 senhoras despendiam para cuidar de si mesmas. Durante esta última dinâmica foi realizada mais uma escuta activa, uma vez que esta sessão tornou-se pessoal e as senhoras fizeram revelações que sentiam necessidade de realizar.

Ao longo deste período, o grupo de senhoras foi constante e a adesão às dinâmicas foi realizada quase sempre na sua totalidade. Estas dinâmicas foram realizadas não como algo obrigatório, mas visto como um espaço de partilha e aprendizagem.

A avaliação das senhoras, das dinâmicas de grupo e da dinamizadora foram bastante satisfatórias, referindo algumas das senhoras que mais actividades destas são necessárias para uma troca de conhecimentos.