Páginas

29 de janeiro de 2010

Seminário "Inovação e Desenvolvimento Social"

A Associação de Investigação e Debate em Serviço Social vem por este meio comunicar a todos os interessados que irá promover, nos dias 11 e 12 de Março de 2010, o Seminário "Inovação e Desenvolvimento Social". A realização do Seminário "Inovação e Desenvolvimento Social" procura fomentar o debate e a apresentação de novas perspectivas para a intervenção social, perante o actual contexto sócio-económico que o nosso país enfrenta. A crise mundial que tem afectado a sociedade dos nossos dias, se por um lado, criou um espírito de incerteza e pessimismo, por outro lado, tem sido o viveiro de novas experiências e, neste sentido, face à incapacidade dos modelos vigentes responderem às necessidades das sociedades contemporâneas, a inovação tornou-se a palavra ao nível da ciência e da tecnologia. É com o intuito de avaliar o que de inovador se tem realizado ao nível da intervenção social que a AIDSS organiza este Seminário, dando assim a conhecer e a debater as novas áreas e experiências ao nível da intervenção social.


INFORMAÇÕES / INSCRIÇÕES

Associação de Investigação e Debate em Serviço Social

Rua da Constituição n.º 814, 5.º andar, sala 29, 4200-195 Porto

Tlf./Fax.: 225093289

Tlm.: 912410718

E-mail: aidssp26@gmail.com

2º Encontro das AAF de Braga

No passado dia 15 de Janeiro, decorreu nas instalações do Centro Cultural e Social de St.º Adrião o 2º encontro das AAF de Braga.

O GAAS de St.º Adrião deu a conhecer o trabalho desenvolvido com as famílias, através da apresentação de uma montagem de vídeos e fotografias ilustrativos das actividades desenvolvidas, bem como de testemunhos de algumas famílias, acerca da importância do trabalho das auxiliares.

Foram abordadas algumas formações que contaram com a participação de um número considerável de utentes, das quais se destacaram: Bijuteria (cuja formadora era beneficiária do RSI), Gestão e Organização Doméstica e Educação para a Saúde. Paralelamente, foram realçadas as actividades desenvolvidas fora das instalações do Centro junto dos mais jovens, tais como: a Caça ao Tesouro (Bom Jesus) e a Colónia de Férias (na Covilhã). Todas estas acções foram relevantes para melhorar a auto-estima (de pais e filhos) e para facilitar o trabalho com as famílias.

A partilha das experiências de trabalho é muito importante para enriquecer o nosso trabalho.

AAF do CCSSA,

Elisabete Rodrigues

Giovana Silva

Isabel Carvalho.

Reunião de Psicólogos/as de Braga - 2010

No passado dia 05 de Janeiro, realizou-se o encontro dos Psicólogos dos GAAS de Braga, organizado pelas equipas de St.º Adrião e Bogalha, onde se procedeu à aplicação da Ficha de Avaliação (versão 4.0) a um caso prático (caso J.). Também se procedeu a uma troca de impressões, acerca da visita ao Lugar dos Afectos.

Outro ponto de discussão, relacionou-se com os aspectos do sigilo profissional e com o papel dos Gestores de Caso.

O próximo encontro decorrerá no dia 09 de Fevereiro, pelas 14:30 horas, no Centro Cultural e Social de St.º Adrião e será organizado pelas equipas da Cruz Vermelha e do Colégio S. Caetano.

A ordem de trabalhos será:

1. Reunir ideias / objectivos de interneção (a partir da identificação das necessidades ou problemas a trabalhar);

2. Reflectir acerca das actividades que poderão ser implementadas no Lugar dos Afectos (e para que públicos);

3. O sigilo profissional nos GAAS;

4. Outros aspectos;

28 de janeiro de 2010

Dinamização dos Núcleos Locais de Inserção

Com o objectivo de definir um modelo referencial de funcionamento e dinamização dos Núcleos Locais de Inserção (NLI), foi iniciado, um projecto experimental com a participação activa de cinco estruturas operativas locais.

O principal enfoque foi dado à metodologia de trabalho, dado que, se apostou na definição e sistematização de referenciais através de um processo colaborativo e participativo entre os parceiros obrigatórios dos NLI.

As sessões de trabalho foram individualizadas com o NLI de Braga, Leiria, Loures Norte, Santarém e Serpa, onde a partir da apresentação das suas principais características foram promovidos espaços de discussão e identificação de factores que podem optimizar o funcionamentos dos NLI, tendo em conta, cinco processos-chave:

  1. Organização e Funcionamento do NLI.
  2. Qualificação
  3. Planeamento estratégico/Avaliação
  4. Trabalho com entidades parceiras
  5. Orientação no plano técnico das equipas dos protocolos do RSI

O produto destas sessões de trabalho e a reflexão que cada NLI realizou, constituem um importante contributo à definição de referenciais que optimizem a intervenção destas estruturas.

Joana Vallera

Unidade de Qualificação de Famílias e do Território

Departamento De Desenvolvimento Social

ISS, IP

26 de janeiro de 2010

Violência Doméstica - Compreender, Proteger e Intervir (Formação - Porto)

"Em Portugal, 1 em cada 3 mulheres é vítima de dois ou mais actos de violência, ocorrendo estes actos, na sua maioria, no espaço doméstico. “A Violência Doméstica não é um fenómeno novo, nem um problema exclusivamente nacional”. As Nações Unidas assinalam o fenómeno um pouco por todo o mundo, o qual tem vindo a ser praticado através dos tempos, mesmo em países cultural e geograficamente distintos. “Em nenhum país do mundo as mulheres são tratadas de forma igual aos homens. A violência surge, pois, como um exercício de poder arbitrário do mais forte sobre o mais fraco” (Plano Nacional contra a Violência Doméstica, 2007-2010).

Apesar da Violência Doméstica atingir igualmente crianças e idosos, as estatísticas mostram que as mulheres continuam a ser o grupo alvo onde se verifica a maioria das ocorrências de situações de Violência Doméstica, que neste contexto, se assume também como uma questão de violência de género.

As mulheres vítimas de violência, são mais vulneráveis a perturbações emocionais e inclusive risco de suicídio, recorrendo com mais frequência a consultas de psiquiatria e aos serviços dos hospitais.

Face a esta realidade, importa intervir e adoptar medidas de combate e prevenção da violência exercida sobre as mulheres. É essencial, de acordo com o Plano Nacional contra a Violência Doméstica, apostar na formação, qualificação e especialização junto dos profissionais da polícia, saúde e educação.

Com esta formação, pretende-se sensibilizar e educar para a problemática da Violência Doméstica, dotando-se os participantes de conhecimentos e competências práticas de intervenção junto das vítimas, no sentido da reinserção e prevenção da revitimização."

Mais informações sobre o curso (conteúdos, formadores, horários, preço, local e ficha de inscrição) aqui.

25 de janeiro de 2010

Beneficiários de RSI levados a (Ri)agir!

O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social (GAAS) da Freguesia de S. Lázaro da Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Braga, em conjunto com a associação “Anima com Riso”, organizou no passado dia 14 de Janeiro um Workshop sob o título “(Ri)age”, cujos objectivos principais passavam por rir, descobrir os seus efeitos positivos e as suas características. Como referiu um dos participantes, «ficamos a saber algumas coisas que não fazíamos ideia».

A associação “Anima com Riso” propôs uma série de exercícios respiratórios que combinados com o rir, visavam diminuir os efeitos do stress e estimular a criatividade. Tentou-se utilizar o riso como ferramenta para enfrentar os problemas do quotidiano, «senti-me mais relaxada e optimista para o futuro», como testemunhou outra participante, e deste modo, aprumar o sentido de humor «foi muito divertido e adorei rir». Rir estimula a criatividade e liberta no nosso organismo substâncias que favorecem a saúde física e emocional. Isto mesmo foi testemunhado por um dos membros do grupo que referiu mesmo que «sou uma pessoa hipertensa e a acção veio tornar-me diferente em espírito e em pessoa».

Esta iniciativa contou com a presença de 22 beneficiários do RSI. As expectativas criadas foram correspondidas, «o tema era sorrir e foi o que aconteceu» e a reacção dos participantes foi bastante positiva, «para mim é algo novo que me deixou liberto e feliz». Deste dia ficou a certeza que «a vida é para seguir em frente com sorriso».


3º Encontro das A.A.F dos G.A.A.S de Guimarães/Vizela

No passado dia 19/01/2010, decorreu no Lar Sta Estefânia em Guimarães o 3º encontro das A.A.F dos G.A.A.S de Guimarães/Vizela.
O G.A.A.S do Centro Social da Paróquia de Polvoreira teve oportunidade de apresentar o trabalho que têm vindo a desenvolver. Além dos instrumentos de trabalho utilizados pelo Gabinete, apresentou-se também as actividades que as A.A.F têm participado nos Projectos de Intervenção Social desenvolvidos: "Agir para a Mudança" e "Renascer no Feminino".
Foi também partilhado algumas dificuldades no trabalho com alguns agregados familiares, levando desta forma a uma troca de experiências e de novas estratégias de actuação.

20 de janeiro de 2010

Acção de Sensibilização Educação para a Saúde - “SOMOS O QUE COMEMOS”

A saúde de todos é hoje, claramente considerada em todas as sociedades, um direito fundamental do ser humano. É cada vez mais importante, para mantermos a saúde (bem estar físico e psicológico) darmos atenção aos alimentos que seleccionamos para a nossa alimentação diária. A frase “somos o que comemos”, representa bem o paradigma da importância da alimentação como fonte de bem-estar e de qualidade de vida.

Neste seguimento, realizou-se no passado dia 10 de Dezembro de 2009 nas instalações da Escola Secundária de Vizela uma acção de informação/ sensibilização de Educação para a Saúde: “Somos o que comemos”.

Esta acção teve como objectivo geral a importância da educação alimentar no que concerne à promoção e melhoria da saúde, e ainda com os objectivos de reduzir os factores de risco para doenças crónicas provenientes de hábitos alimentares inadequados e inactividade física, assim como a consciencialização das beneficiárias para a influência da alimentação e actividade física na saúde e para o impacto positivo que têm as acções de prevenção.

Como estratégia recorreu-se à articulação com três enfermeiras do Centro de Saúde de Vizela, de

modo a explicitar às beneficiárias de como as várias formas de contactos regulares com o referido centro de saúde para a manutenção e vigilância da saúde, através da equipa de enfermagem, podem ter

resultados positivos na sua própria saúde. Os temas abordados foram os seguintes: Alimentação e Nutrição, Roda dos alimentos (Quantas porções diárias devemos comer), Nutrição e as doenças Cardiovasculares, Nutrição e a Diabetes, Nutrição e a Obesidade e Alimentação Saudável e Exercício Físico.

Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social

Santa Casa da Misericórdia de Vizela

18 de janeiro de 2010

Resolução do Conselho de Ministros - "Iniciativa Emprego 2010"

Resolução do Conselho de Ministros que aprova a «Iniciativa Emprego 2010» destinada a assegurar a manutenção do emprego, a incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho e a promover a criação de emprego e o combate ao desemprego

Esta Resolução cria o programa «Iniciativa Emprego 2010», envolvendo um conjunto de medidas que visam assegurar a manutenção de postos de trabalho, incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho, criar emprego e combater o desemprego.

A «Iniciativa Emprego 2010» compõe-se de 17 medidas e está estruturada em três eixos: (i) manutenção do emprego; (ii) inserção de jovens no mercado de trabalho; (iii) criação de emprego e combate ao desemprego.

Relativamente à Manutenção do emprego prevê-se:

(i) Manutenção para 2010 da redução em três pontos percentuais das contribuições para a segurança social a cargo dos empregadores que sejam micro e pequenas empresas, para os trabalhadores com mais de 45 anos, durante o ano de 2010;

(ii) Redução em um ponto percentual e durante o ano de 2010 da taxa contributiva para a segurança social a cargo das entidades empregadoras, desde que se trate de trabalhadores que auferiam a remuneração mensal mínima garantida em 2009 e de trabalhadores que auferiam salários até 475 euros resultante de negociação colectiva e cujo aumento em 2010 seja de pelo menos 25 euros;

(iii) Renovação do «Programa “Qualificação-Emprego” para o sector automóvel em 2010 e utilização deste programa para sectores com maior exposição à crise económica e à sazonalidade, como o têxtil e o vestuário, o turismo, o mobiliário e o comércio.

No tocante à inserção de jovens no mercado de trabalho estabelece-se:

(i) Reforço do apoio à contratação sem termo de jovens à procura do primeiro emprego e desempregados inscritos nos centros de emprego há mais de seis meses, até aos 35 anos, concedendo um apoio directo no montante de 2500 euros, em acumulação com isenção do pagamento de contribuições para a segurança social a cargo da entidade empregadora, pelo período de 24 meses, ou, em alternativa, isenção por 36 meses;

(ii) Reforço do «Programa Inov», incluindo programas de estágios para licenciados em áreas específicas, nomeadamente nas áreas da mediação sociocultural, do ambiente, da protecção civil e das energias renováveis;

(iii) Criação de um programa de estágios profissionais para jovens portadores de cursos profissionais e tecnológicos e de outras formações qualificantes de nível secundário e de níveis três ou quatro;

(iv) Criação de um programa de apoio à contratação dos jovens que concluíram os estágios profissionais

(v) Requalificação de 5000 jovens licenciados em áreas de baixa empregabilidade de forma a facilitar a sua adequada inserção no mercado de trabalho.

Quanto ao eixo da Criação de emprego e combate ao desemprego estabelece-se:

(i) Reforço do apoio à contratação sem termo de desempregados inscritos nos centros de emprego há mais de seis meses

(ii) Apoio à contratação de desempregados com mais de 40 anos, inscritos nos centros de emprego há mais de nove meses para a celebração de contratos sem termo,

(iii) Criação de um programa de estágios para desempregados não subsidiados, com mais de 35 anos e que tenham concluído o ensino básico ou secundário através do programa «Novas Oportunidades» ou que tenham obtido uma licenciatura, apoiando as entidades beneficiárias do estágio com 75% da bolsa de formação, no caso de se tratar de uma entidade sem fins lucrativos, ou com 60% da bolsa de formação, no caso de se tratar de uma entidade com fins lucrativos;

(iv) Nos casos previstos na subalínea anterior, é ainda concedido um apoio directo no montante de 2500 euros, em acumulação com isenção do pagamento de contribuições para a segurança social a cargo da entidade empregadora, pelo período de 24 meses, ou, em alternativa, isenção por 36 meses, à entidade que celebrar um contrato de trabalho sem termo com o estagiário;

(v) Prolongamento por um período de seis meses da atribuição do subsídio social de desemprego inicial ou subsequente ao subsídio de desemprego que cesse no decurso do ano de 2010;

(vi) Prolongamento até 31 de Dezembro de 2010 do prazo para a apresentação das candidaturas de acesso à linha de crédito extraordinária destinada ao financiamento de 50 % da prestação mensal a cargo das pessoas que tenham estabelecido um contrato de crédito à habitação própria permanente, desde que se encontrem na situação de desemprego há, pelo menos, três meses;

(vii) Introdução das alterações necessárias ao sistema integrado de gestão da oferta formativa (SIGO)

(viii) Reforço para 50 000 do número de trabalhadores a abranger pelos «contratos de emprego-inserção», que são destinados a desempregados subsidiados que desenvolvem actividades consideradas socialmente úteis, e para 12000 os «contratos de emprego-inserção +», que são destinados aos desempregados beneficiários de «Rendimento Social de Inserção» que desenvolvem actividades consideradas socialmente úteis;

(ix) Reforço da linha de crédito específica e bonificada com o objectivo de apoiar a criação de empresas por parte de desempregados.

NOVOS VALORES DAS PENSÕES - 2010

Em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2010

As pensões dos regimes de segurança social foram actualizadas, com efeitos a partir de 01/01/2010, nos termos do Decreto-Lei n.º 323/2009, de 24 de Dezembro, e da Portaria n.º 1 458/2009, de 31 de Dezembro.

VALORES MÍNIMOS DE PENSÃO E COMPLEMENTOS - 2010

Os valores mínimos de pensão e complementos a vigorar no ano de 2010 constam do mapa seguinte:

Pensões e Complementos

Pensões do Regime Geral (Velhice e Invalidez Relativa):

(Número de anos de contribuições)

Até 14 anos € 246,36

De 15 a 20 anos € 274,79

De 21 a 30 anos € 303,23

De 31 e mais anos € 379,04

Pensões do Regime Geral (Invalidez Absoluta):

(Números de anos de contribuições)

Até 30 anos € 303,23

De 31 e mais anos € 379,04

Outras Pensões e Complementos:

Do Regime Geral:

Complemento de pensão por cônjuge a cargo (pensionistas anteriores a 1994) € 36,80

Complemento por Dependência:

- 1.º Grau € 94,77

- 2.º Grau € 170,58

Pensão do Regime Especial de Segurança Social das Actividades Agrícolas € 227,43

Complemento por Dependência (RESSAA):

- 1.º Grau € 85,28

- 2.º Grau € 161,09

Pensão Social €189,52

Complemento Extraordinário de Solidariedade:

- Pensionistas com idade inferior a 70 anos € 17,54

- Pensionistas com idade igual ou superior a 70 anos € 35,06

Complemento por Dependência

- 1.º Grau € 85,28

- 2.º Grau € 161,09

O valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS) para 2010 mantém-se fixado em € 419,22.

NOVOS VALORES DAS PENSÕES

Em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2010

ACTUALIZAÇÃO DE PENSÕES – 2010

REGIME GERAL

- Pensões de montante igual ou inferior a € 628,83

- Pensões de montante superior a € 628,83 e inferior

ou igual a € 1 500,00

- Pensões de montante superior a € 1 500,00

1,25%

1,00%

Limites de Actualização

O aumento das pensões não pode ser

inferior a € 7,86.

Não são actualizadas.

No entanto, as pensões de valor entre

€ 1 500,01 e € 1 514,99 são aumentadas

para € 1 515,00.

15 de janeiro de 2010

Cruz Vermelha Portuguesa apela à ajuda dos portugueses às vítimas do terramoto

Perante o terramoto devastador de 7.3 na escala de Richter que atingiu o Haiti no passado dia 12 de Janeiro, e que deverá ter provocado mais de 100 mil mortos, a Cruz Vermelha Portuguesa apela à Comunidade portuguesa para apoiar as vítimas daquele país, actualmente contabilizadas em cerca de três milhões de pessoas afectadas.

O terramoto atingiu a capital Port-au-Prince e outras áreas do país, mas a zona ocidental do Haiti, com uma população de 2,2 milhões, foi a mais atingida.

A Cruz Vermelha Portuguesa vai enviar imediatamente 25.000 Euros do seu Fundo de Emergência como primeiro passo para suportar o enorme esforço de socorro que se está a organizar. No entanto, a colossal dimensão deste desastre demonstra que muito mais vai ser necessário.

Segundo Luís Barbosa, Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, "É muito importante que a ajuda humanitária chegue nos primeiros dias após este tipo de catástrofe. Quanto mais depressa a ajuda chegar, mais vidas se podem salvar."

Os voluntários da Cruz Vermelha estão no terreno a assistir os feridos e a apoiar os hospitais que não têm capacidade para lidar com esta emergência. As necessidades mais urgentes, até ao momento, são salvamento e resgate, hospitais de campanha, cuidados de saúde de emergência, purificação de água, abrigos de emergência, logística e comunicações.

As formas de donativo para o Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa - apelo vítimas do Haiti, são as seguintes:

1. Nas caixas multibanco ou por netbanking, optando por "pagamento de serviços" e marcando entidade 20999 e referência 999 999 999.

2. Efectuando um depósito ou transferência bancária para as contas "CVP - Fundo de Emergência."

Bancos e NIB

Millennium BCP - 0033 0000 4530 7610691 05
CGD - 0035 0027 0008 2402230 53
BPI - 0010 0000 3631 9110001 74
Santander Totta - 0018 0003 1469 1778020 27
BES - 0007 0000 00149687394 23
C.E.Montepio Geral - 0036 0087 99100053716 51
Barclays - 0032 0117 00201022464 75
BANIF - 0038 0057 00629520771 72
BPN - 0079 0000 26511345101 76

3. Enviando um Cheque ou Vale Postal pagável à CVP - Fundo de Emergência para o Departamento Financeiro da Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa (Jardim 9 de Abril, nº1 a 5, 1249-083 Lisboa).

Estes donativos são enquadráveis na legislação sobre Mecenato Social podendo beneficiar do respectivo regime fiscal.

Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa

O Fundo de Emergência da CVP pretende garantir uma resposta rápida e eficaz, tanto a nível nacional como internacional, a todas as pessoas que tenham a sua vida, saúde ou dignidade humana ameaçadas pela ocorrência de catástrofes, fornecendo-lhes alimentos, água, abrigo, cuidados médicos, sistemas de saneamento e apoio psicológico.

Através deste Fundo, a CVP poderá também efectuar campanhas de sensibilização e preparar-se, treinando pessoal, adquirindo equipamento especializado - como unidades móveis de telecomunicações e hospitais de campanha -, estabelecendo locais de acolhimento e criando stocks de emergência, incluindo alimentos, água, medicamentos, tendas, cobertores e vestuário, entre outras acções de prevenção.

7 de janeiro de 2010

Festa de Natal - Projectos de Intervenção Social da Fraterna

No passado dia 20 de Dezembro, pelas 15h00, foi realizada uma festa de Natal em parceria com os Projectos de Intervenção Social da Fraterna, no auditório da Universidade do Minho de Guimarães.

Nesta festa, foram apresentadas, por parte das crianças, uma peça de teatro “À Procura do Pai Natal”, uma dança de hip-hop, o grupo de Musicoterapia, desvendou alguma das suas danças de relaxamento, houve também, um desfile intitulado “Amigo do Ambiente” e, o grupo Ritmos Urbanos deu-nos um pouco de música, através de objectos do quotidiano. Ao longo da festa, tivemos, ainda, um cantor que foi alegrando todos os momentos.

No decorrer da festa, todos os participantes tiveram um lanche e, mais tarde o Pai Natal desceu pela chaminé para entregar a todas as crianças um presente. Presentes, esses, que foram doados por algumas empresas, do concelho de Guimarães.


"Maus-tratos em crianças e jovens - Intervenção da saúde"

Julgamos ser do interesse de todos os técnicos que trabalham nos GAAS o conhecimento do Despacho nº 31292/2008 do Gabinete da Ministra do Ministério da Saúde, publicado em DR , 2ª série - nº 236, de 5 de Dezembro de 2008.
O mesmo despacho aprova o documento "Maus-tratos em crianças e jovens - Intervenção da saúde" e respectivas orientações técnicas e especifica as funções dos Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR) em funcionamento nos centros de saúde e dos Núcleos Hospitalares de Apoio a Cianças e Jovens em Risco (NHACJR) em funcionamento nos hospitais com atendimento pediátrico.

Sendo a saúde um parceiro com o qual todos os GAAS articulam e sendo as situações de crianças e jovens em risco uma realidade presente no nosso trabalho, a leitura atenta deste documento poderá elucidar não só as especificidades de intervenção dos NACJR e dos NHACJR, mas também potenciar formas mais eficazes de agilizar uma intervenção atempada e especializada.

A Equipa do GAAS da Casa do Povo de Fermentões.


O despacho :
http://www.min-saude.pt/NR/rdonlyres/60846E49-2D67-4F72-A8AC-41B26FFCB44E/0/4920749231.pdf

Documento técnico "Maus tratos em crianças e jovens": http://www.portaldasaude.pt/NR/rdonlyres/1850421D-5FD7-45F4-BB3A-CB66499CFB96/0/AccaoSaudeCriancasJovensRisco.pdf

4 de janeiro de 2010

Feliz 2010!

O Blog "GAAS - Braga" deseja a todos os gabinetes/serviços e parceiros um 2010 muito produtivo e muito feliz!