Páginas

28 de dezembro de 2009

Atelier Eco-Natal

Com base numa avaliação diagnóstica das famílias acompanhadas pelo Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro, foi possível verificar que as principais vulnerabilidades das famílias são: baixa escolaridade, baixa qualificação profissional, desemprego de longa duração, falta de hábitos de trabalho, ausência de expectativas e baixo auto-estima.

Neste sentido, o Atelier Eco-Natal visou promover uma estratégia de actuação de combate à pobreza e à exclusão social, através da promoção do desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais, junto de pessoas com dificuldades no acesso ao sistema de ensino e formação, nomeadamente aqueles que provêm de meios desfavorecidos e de famílias desestruturadas.

O Atelier Eco-Natal teve início no dia 9 de Novembro e terminou a 16 de Dezembro de 2009 e funcionou todas as segundas e quartas das 10h às 11h30 nos Ateliers de Tempos Livres do Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro.

Foram desenvolvidas as seguintes acções:

· Elaboração das prendas para oferecer no S. Martinho;

· Elaboração de dois pinheiros de Natal (um feito de rolos de papel higiénico e outro com tampas de frascos de Mokambo);

· Elaboração de dois presépios de Natal (um para exposição no Centro Comunitário e outro para os utentes exporem nas suas casas). Nesta actividade, foram utilizados os seguintes materiais: cones de linhas, jornal, sprays prateado e dourado, pauzinhos de gelado, ráfia, papel de várias cores e texturas;

· Pintura de frascos e boiões de iogurte para suporte de velas;

· Decoração de velas.

Estas actividades proporcionaram aos participantes uma ocupação útil dos seus tempos livres, como também uma consciencialização para a reutilização de materiais recicláveis e para uma melhor gestão dos recursos sólidos.

21 de dezembro de 2009

Ordem dos Psicólogos

"Como é de conhecimento geral, não existia, até há relativamente pouco tempo, um organismo em Portugal que regulasse a profissão de Psicólogo. Como tal, a Ordem dos Psicólogos (OP) surgiu como a instituição a quem o Estado delega competências para esse efeito através da publicação da Lei n.º 57/2008, de 4 de Setembro." (...)
"A partir" de "14 de Dezembro, está aberto o registo de Psicólogos na Ordem. O registo é obrigatório para o exercício da profissão e uso do respectivo título."
O registo pode ser feito através do site da OP:

16 de dezembro de 2009

Reunião de Psicólogos/as de Braga

A próxima reunião de Psicólogos/as, será no dia 05 de Janeiro, pelas 09:30 horas, no Centro Cultural e Social de St.º Adrião.

A ordem de trabalhos será a seguinte:
- Continuação da análise e da implementação da Ficha de Avaliação;
- Blog (utilização);
- Avaliação da visita ao Lugar dos Afectos e proposta de actividades futuras;
- Outros assuntos.

14 de dezembro de 2009

Reunião de Psicólogos/as de Guimarães

No próximo dia 15/12/2009, os/as Psicólogos/as dos Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social de Guimarães reunirão, pelas 14h30, no Lar de Sta. Estefânia em Guimarães, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Análise de instrumento de avaliação do risco psicossocial das famílias;
2. Especificidade da nossa área profissional nas equipas (e diferenças entre protocolos com e sem Educadora Social);
3. Estratégias de motivação dos utentes para integrar formação profissional;
4. Outros assuntos.